
1 minute read
avulsas e discriminatórias para as empresas
CCP considera medidas do Estado de Emergência pouco claras, avulsas e discriminatórias para as empresas
Na sequência da publicação do diploma que regulamenta o Estado de Emergência, Decreto 08/2020, a Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP) manifestou a sua preocupação sobre o profundo impacto das medidas apresentadas nos sectores do comércio e serviços ao consumidor.
Advertisement
Percebendo a necessidade de se adoptarem medidas de contenção da pandemia, a CCP considera, em particular no que se refere à proibição de circulação depois das 13h00 aos sábados e domingos, "desproporcionadas face aos objectivos de saúde pública que se pretende salvaguardar".
A CCP relembra também ao governo "os avultados investimentos que as empresas estão a fazer para
Liverpool tem 3.886 licenças de táxi. O sector foi muito afectado pela pandemia, sobretudo por uma retracção sem precedentes na indústria hoteleira.
Sensível aos problemas gerados pela forte quebra no serviço de táxi gerado pela Covid-19, a autarquia de garantir a protecção de trabalhadores e consumidores e, uma vez mais, vêm as suas expectativas de negócio serem frustradas com base em medidas avulsas, cujo impacto no combate à pandemia nem sempre é obvio".
A CCP está convicta que, a manterem-se estes níveis de restrições, muitas micro e PME do comércio e serviços vão encerrar ou reduzir o seu quadro de pessoal, conduzindo ao desemprego de muitos milhares de trabalhadores.
Afirma também que as medidas de apoio anunciadas pelo Governo," pouco impacto terão se não forem Liverpool aprovou um plano de ajuda financeira para o sector de 663.400 libras (cerca de 730.000 euros), o que dá a magra quantia de 210 libras por licença.
Embora esta seja apenas uma gota num oceano de graves prejuízos acumulados desde o passado ampliadas para compensar tantos meses de perdas sucessivas de vendas, e num contexto de incerteza quanto às restrições futuras. No mínimo, estas medidas de apoio devem ser de concretização imediata, de acesso simples e serem extensivas ao conjunto das micro, pequenas e médias
Taxistas de Liverpool recebem subsídio para minimizar prejuízos causados pela pandemia
empresas dos sectores afectados. mês de Março, o porta-voz do sindicato local de motoristas de táxi agradeceu esta pequena ajuda, mas fez questão de sublinhar que "não é só o bem estar financeiro dos taxistas que está em jogo, mas também a sua saúde mental e o impacto nas suas famílias".