
1 minute read
Ambiente
Europa
Advertisement
Uma análise feita pela JATO Dynamics aos 27 mercados europeus determina que, pela primeira vez desde que há registo, as vendas de veículos movidos a combustível alternativo (electricidade) superaram as vendas de carros diesel – que, há cinco anos, dominavam o mercado europeu.
Relativamente a Setembro de 2019, o mercado automóvel cresceu 1,2% em Setembro deste ano. Mas é nos tipos de combustível preferido que se verificam as
Os incentivos para a aquisição de veículos eléctricos (VE) contemplados no Orçamento do Estado de 2021, ainda em discussão, vão manter-se e serão maiores para particulares do que para as empresas.
João Pedro Matos Fernandes, ministro do Ambiente e da Acção Climática, esclarece que “as empresas, como podem deduzir o IVA da aquisição dos veículos, já têm maiores alterações. A procura por veículos com motor de combustão interna (ICE) caiu ao passo que o volume de veículos electrificados aumentou 139% para 327.800 unidades – um recorde quer em termos de volume e de quota de mercado.
É a primeira vez que as soluções electrificadas ultrapassam a marca das 300 mil unidades matriculadas num mês e apenas a segunda vez que representam mais de 20% das matrículas na
Menos incentivos às empresas para compra de veículos eléctricos em 2021
Europa dos 27. hoje soluções mesmo muito competitivas no momento da compra”.
O ministro assegurou que os incentivos à compra de VE vão manter-se e terão um valor semelhante ao que esteve contemplado no OE deste ano – “à volta dos quatro milhões de euros”.
“Mais do que aumentar este valor, é consignar uma parcela destes quatro milhões de euros aos veículos que vão ser adquiridos por particulares para aumentar a introdução desses VE por parte das pessoas e das famílias”.

