amoviseu

Page 27

27

cluído o curso de Especialização em Estudos Culturais e o Mestrado em Estudo Anglo-Americanos regressei ao lugar onde viu crescer. Uma decisão baseada na dualidade cultural fruto da minha infância. Por um lado, o berço que me acolhia com amor, mas que me oferecia poucas progressões profissionais e por outro lado o Canada a pátria que me criou. Tendo um espírito aventureiro e gosto pela novidade decidi ser importante mudar o percurso de uma vida. Onde estava Toronto de 1995? Encontrei não só uma cidade cheia de novos arranha-céus, mas também uma cidade que se transformou com as mudanças tecnológicas do século 21. Uma cidade dinâmica e deveras competitiva que me acolhia de braços semi-abertos. Uma cidade que exigia de mim as competências de um novo século, e qualificações académicas e profissionais para enfrentar o exigente mercado estudantil. A profissão de docente tinha sofrido grandes mudanças durante os anos em que estive em Portugal. Os alunos esperavam do professor, não só conhecimentos e informações factuais, mas também que lhes ensinassem a entender um novo mundo. Foi com essa filosofia que decidi ingressar na Universidade de Niagara, nos Estados Unidos

onde conclui o Mestrado em Ciências da Educação. Continuo a exercer a profissão de docente e de director escolar na cidade de Toronto. Toronto, é hoje a minha casa, mas recordo com nostalgia os tempos que passei em Viseu. Recordo principalmente os amigos que aí deixei e que continuo a prezar. Com as férias escolares tenho a oportunidade de regressar a Viseu todos os verões. No berço construí um lar e dele faço o meu refúgio. Aproveito a oportunidade para rever e conviver com amigos e familiares e recordar vivências. A cada partida de Portugal vem-me à mente uma nostalgia de Viseu do tamanho da sua Sé, bem como uma Saudade do tamanho de sua existência.

Mário Guilherme do Sul Silva


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.