amoviseu

Page 22

22

AMBIENTE

Droseras pygmys As Droseras pygmys são encontradas principalmente no Sul da Austrália Ocidental. Como o nome indica estas plantas do género Drosera são plantas de pequeno tamanho. Normalmente não ultrapassam os 1,5 a 2,0 cm de diâmetro, mas algumas das maiores espécies do grupo podem crescer mais, principalmente em altura, como por exemplo, a Drosera scorpioides, que depois de poucos anos o caule fica completamente rodeado de folhas secas e atinge uma altura considerável para este grupo de Droseras (Figura 1).

experiência própria aconselho que se use uma mistura de turfa com areia de sílica em vez da habitual mistura de turfa com perlite, pois a areia diminui em muito a probabilidade da propagação de algas e musgo indesejado que tanto afeta estas pequenas plantas (Figura 3).

Figura 3 - Plantas em solo rico com areia de sílica

Figura 1 - Drosera scorpioides Estas Droseras são geralmente encontrados em zonas caracterizadas em termos meteorológicos por um inverno chuvoso e um verão seco. Durante o inverno e a Primavera, as plantas crescem e florescem. Durante o verão, elas passam por um período de repouso com o centro da planta revestido com estípulas brancas. Para obterem água essencial à sua sobrevivência num verão tão agreste estas plantas produzem raízes compridas que retêm a humidade do fundo do solo. No outono começam a aparecer no centro da planta, folhas modificadas (gemmae), as gemmae (Figura 2), permitem que estas plantas possam reproduzir-se assexuadamente o que é uma mais-valia para a disseminação destas plantas, as gemmae são espalhadas no local através do vento e da chuva, embora em apenas distâncias curtas.

As Droseras pygmys apreciam Sol directo o que influencia o crescimento, a cor e as vezes que floresce, a maioria das espécies produz sementes se as flores forem polinizadas, o que já não acontece com a maioria dos híbridos que geralmente não são viáveis. As sementes tal como as gemmae devem ser colocadas na superfície do substrato ou ligeiramente enterradas. No caso de futuramente querer transplantar as plantas há que ter muito cuidado pois é muito difícil transplantar estas Droseras sem ter uma alta taxa de mortalidade porque tendem a ter uma única raiz longa e dificilmente formam novas se a única que têm for danificada (Figura 4).

Figura 4 - Flor de Drosera nitidula

Figura 2 - Drosera carbarup com gemmaes no centro da planta Em cultivo são muito fáceis de cuidar e ficam espetaculares quando plantadas próximas umas das outras formando uma superfície reluzente de armadilhas prontas a capturar a sua próxima refeição, podem ser cultivadas no exterior o ano inteiro sem qualquer problema. Não são muito exigentes ao tipo de solo, no entanto por

Concluindo… As Droseras pygmys não são das plantas carnívoras mais imponentes, mas são igualmente curiosas e fascinantes e de muito fácil cultivo em Portugal, e uma coisa é certa… há sempre espaço para mais uma!


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.