Boletim eletrônico do mandato do Vereador Alberto Heck - Maio 2022

Page 1

ALBERTO HECK DEFENDE QUE UERGS PERMANEÇA NO LOCAL ONDE ESTÁ Na sessão da Câmara de Santa Cruz do Sul, do dia 2 de maio, o vereador Alberto João Heck (PT) ocupou a tribuna para ressaltar a importância da Uergs (Universidade do Estado do Rio Grande do Sul) Unidade Santa Cruz do Sul permanecer onde está, na Avenida Independência, no bairro Renascença. “Três estudantes da Uergs, representando os alunos, estiveram em nosso gabinete preocupadas com o futuro da instituição, devido ao contrato de cedência da área que a Administração Municipal firmou com a empresa Sacyr”, explicou Heck. Segundo o vereador petista a Uergs é a única universidade pública da cidade, com dois cursos de graduação e traz alunos de vários lugares e até de outros estados. Ela está localizada em uma área de fácil acesso com uma infraestrutura muito boa que vem sendo construída com dinheiro público a mais de 15 anos,

salientou ele. “Quando votamos aqui na Câmara a cedência da área à Sacyr nos mostraram num mapa, que não se mexeria no prédio da Uergs”, lembrou Heck. Alberto Heck destacou a relevância do fato das estudantes terem procurado os vereadores, pois elas não se basearam em boatos, mas suas preocupações estão respaldadas em notícia divulgada na imprensa, no dia 22 de abril, que ouviu o vice-prefeito e secretário de Planejamento e Orçamento, Elstor Desbessel, e ele disse que a Uergs poderia sim ter que sair de onde está.

Cidade sustentável Heck elogiou, na sua manifestação na tribuna, os mutirões de limpeza feitos por algumas comunidades que são necessários e importantes, principalmente pela falta de pontos de coleta seletiva. “Defendo a instalação de eco-pontos (são pontos fixos de coleta seletiva de materiais recicláveis) pela cidade, mas sabemos que isso exige a conscientização da população, contudo, é um passo importante para uma cidade sustentável”, apontou. Precisamos como cidadão nos engajarmos na separação e destinação correta do lixo, reforçou.

Executivo responde pedidos de informações do vereador Na sessão do dia 2 de maio, Alberto Heck comentou as respostas a quatro pedidos de informações encaminhados ao Executivo Municipal que o vereador recebeu. Pedidos de Informações são recursos que o vereador tem para saber oficialmente de algum assunto, já que o órgão deve responder, num prazo de 15 dias, com conteúdo fidedigno. É uma forma de fiscalizar as ações do Executivo e outros setores.

Pacto Santa Cruz Pela Paz Sobre a resposta ao seu pedido referente aos investimentos no Programa Pacto Santa Cruz Pela Paz, Heck comentou que a cultura da paz e da não violência deve ser ensinada nas escolas, efetivamente, através de valores e não com o adestramento de crianças. A maior parte dos R$10 milhões destinados ao Programa foi investida em equipamentos de segurança, como câmeras de monitoramento facial, diz o documento recebido por Heck.

Comunidade Santo Antônio Heck parabenizou, ainda, a comunidade Santo Antônio do Salão Wehner de São Martinho pelos 50 anos da construção de sua igreja. No sábado de manhã, Heck esteve participando lá de uma celebração animando a missa. Ele enfatizou que é preciso fortalecer as relações comunitárias, a humanidade, a civilidade e a democracia, num tempo em que vivemos de tanta intolerância, violência e agressividade.

Dia do Trabalhador Alberto Heck saudou, também, os trabalhadores pela passagem do seu dia, em 1º de Maio. Ele disse que o trabalhador seja ele do campo ou da cidade, funcionário público ou da iniciativa privada, enfim, é todo aquele que participa da produção da riqueza do nosso país. E a riqueza quem gera é o trabalho humano. Então, nossos parabéns a todos os trabalhadores, principalmente, aqueles que lutam por melhores condições de vida e trabalho pra todos, frisou Heck.


Árvore do Livro e o acesso

Alberto Heck solicita a manutenção asfáltica na estrada em Linha Nova

Em resposta ao pedido de informações sobre o contrato firmado entre o Município e a empresa Árvore de Livros Comércio, Distribuição e Serviços S/A Heck salientou que foi pago por um ano de acesso aos livros online. Mas que, efetivamente, os professores terão apenas seis meses desse serviço, pois a plataforma começou a funcionar no começo de maio. Heck sublinhou que a prefeitura vai, provavelmente, renovar por mais um ano o contrato. Portanto, o município pagou por seis meses um serviço que não conseguiu utilizar.

Lâmpadas de LED Já em resposta ao pedido de informações sobre a substituição na iluminação pública por lâmpadas de LED, o Município informou que 20% do total já foram trocadas e a prioridade são as ruas do centro, praças públicas e uma via por bairro, por enquanto. As lâmpadas estão sendo substituídas por de LED (Light Emitting Diode), porque estas têm baixo custo, a vida útil é mais longa e, ainda, é um produto sustentável.

Parecer do Aditivo da Corsan Sobre a resposta ao pedido de informações referente ao parecer do terceiro termo Aditivo firmado entre o Município e a CORSAN, Heck ressaltou: -“Perguntamos se a prefeita tinha recebido o parecer da procuradoria jurídica do Estado, pois na época da votação do termo aditivo da Corsan que privatiza o saneamento básico em Santa Cruz se disse que tinha esse parecer. Pois, bem descobrimos que não era verdade e que não fazia diferença votar o projeto à toque de caixa como foi, ou alguns dias depois”

O vereador Alberto João Heck (PT) ocupou a tribuna na sessão da Câmara de Santa Cruz do Sul, do dia 9 de maio, para solicitar que seja realizada a manutenção do asfalto, sejam instalados equipamentos de redução de velocidade, colocadas placas de sinalização de limites de velocidade e, ainda, alerta de travessia de animais na estrada pavimentada em Linha Nova. Heck mostrou, durante sua fala, fotos das precárias condições de alguns trechos do asfalto. A estrada geral de Linha Nova, no seu trecho asfaltado, entre a RST-418 e a Escola Municipal Félix Hoppe, possui três retas que favorecem o desenvolvimento de altas velocidades de veículos, pondo em risco os pedestres, argumentou o vereador petista. Considerando, que a localidade é uma área rural, tendo circulação de carroças, implementos agrícolas e a travessia de animais na pista, a prevenção através de limitações e alertas se faz ainda mais necessárias, continuou.

DEMISSÃO NAS EMPRESAS DE ÔNIBUS

EMEF Guilherme Simonis

Alberto Heck saudou, ainda, a comunidade de Boa Vista pelo Dia da Família na Escola realizado na EMEF Guilherme Simonis. “Foi um evento maravilhoso, em que a comunidade se fez presente e, participou muito ativamente, também, foi muito bem organizado pela direção, CPM e professores da escola”, salientou. Um momento de reencontro das famílias, por isso a importância de termos lutado, nós da comunidade, para que a escola não fosse fechada e a consequente municipalização, lembrou Heck. A escola é o coração de cada comunidade, sem ela a comunidade perde suas raízes, explicou.

O vereador declarou seu apoio, também, a um funcionário de empresa de ônibus que foi demitido por motivos políticos. Os proprietários do transporte público assumiram o compromisso de que não haveria retaliações aos funcionários que reivindicaram as não demissões de cobradores de ônibus, quando dá mobilização que aprovou a reforma no sistema de transporte coletivo urbano, explicou Heck. Contudo, um servidor que trabalhava há cinco anos numa das empresas de ônibus voltou de férias e foi demitido com a justificativa que não se enquadrava na política da empresa. “Isso aconteceu, porque ele foi um dos articuladores do movimento, não só da categoria, mas de todo o transporte público de Santa Cruz, inclusive, as empresas se beneficiaram, com a aprovação da reforma no sistema de transporte coletivo urbano”, avaliou Heck. Esperamos que a empresa revisse esta demissão, apontou.


Vereador manifesta apoio às lutas dos servidores públicos municipais Na sessão da Câmara de Santa Cruz do Sul do dia 16, o vereador Alberto João Heck (PT) manifestou seu apoio aos servidores públicos e professores municipais, alguns presentes no plenário, que fizeram uma assembleia conjunta, no dia 17, durante todo o dia, em frente ao Palacinho. Eles reivindicam além da não exoneração dos servidores aposentados marcada para 1º de junho, um regime complementar de previdência e um plano de saúde, entre outros pontos. Heck elencou em seu discurso uma série de perdas sofridas pelos funcionários do Executivo longo da história. “Meu apoio aos servidores públicos municipais que ingressaram por concurso público, e, portanto, pela porta da frente. Que desde 1999 quando nos foi empurrado goela abaixo o estatuto do servidor que está aí, ele foi aprovado num período de recesso, no final do ano, às pressas. Meu apoio a todos os servidores que foram coagidos a assinar o estatuto, senão seriam demitidos”, ressaltou. A todos os servidores que durante todo esse tempo alimentaram a esperança de ter um regime complementar de previdência e um plano de saúde que desse um pouco mais de dignidade e segurança, o vereador petista, também, declarou

seu apoio. E continuou, aos servidores, neste caso da educação, que perderam seus triênios e a todos os servidores que perderam o fundo de garantia. Alberto Heck lembrou, ainda, de todos os servidores que perderam o vale alimentação nas férias e em períodos de licença saúde e de todos aqueles servidores aposentados que estão nas listas para serem exonerados. “Tem gente que acha que este problema é dos servidores aposentados, mas não é, hoje são eles e amanhã seremos nós que estares nesta situação, é um problema de todos os servidores”, salientou. Mas tudo isso é consequência de algo mais amplo que foram as reformas trabalhistas e da previdência, que retiraram direitos de todos os trabalhadores, e na época, muitos de nós, não nos mobilizamos para barrar e agora estamos sofrendo seus resultados, analisou Heck.

Servidores e professores municipais vão protestar novamente na Câmara Muitos ser vidores públicos e professores municipais foram protestar novamente no plenário, na sessão da Câmara de Santa Cruz do Sul do dia 23 de maio. O vereador Alberto João Heck (PT) reiterou, para a platéia que veio até o Parlamento protestar contra as demissões dos servidores aposentados, que segundo a avaliação do jurídico dos dois sindicados, Sinfum e Sinprom, a decisão do Supremo de demitir os aposentados não transitou em julgado, por isso, estes estão exercendo seu direito de continuar trabalhando. “É uma pauta política sim, mas também é uma pauta jurídica e de luta dos servidores e nós estamos com vocês”,

salientou o vereador petista. “Não preciso fazer discurso pra torcida ou oportunista, pois sou servidor público municipal há 36 anos e, estou muito a vontade aqui pra falar, nós sabemos das lutas, de todas as conquistas durante este tempo”, continuou ele. Alberto Heck ressaltou que os servidores públicos e professores municipais passaram para o Regime Jurídico Único, mas continuaram regidos pelo Regime Geral de Previdência, contudo, não receberam as vantagens de ser nem estatutários nem de ser celetistas. Heck apontou, ainda, que a categoria não recebeu a reposição da inflação de 2020 e 2021 e, portanto, vamos ter que entrar na justiça, pois existe uma lei municipal que garante o reajuste.

Faixa elevada na São José

Melhorias no Corredor Schuck

O vereador, também, aprovou duas indicações. Que o Executivo Municipal providencie a instalação de uma faixa elevada para travessia de pedestres em frente à Escola Estadual Professor José Wilke, na Rua São José, no bairro Avenida. Conforme Heck a comunidade está preocupada com a segurança dos estudantes e, demais pessoas, que precisam atravessar a Rua São José, defronte ao educandário, pois há um intenso fluxo de veículos no local, sendo necessária a sinalização da via para minimizar possibilidades de acidentes.

Alberto Heck pede, ainda, que a Administração providencie o patrolamento e o encascalhamento do Corredor Schuck, no bairro Dona Carlota. Os moradores do Corredor estão reivindicando melhorias na sua rua, disse o vereador. Não sendo pavimentada a via está com muitos buracos que empossam água em dias de chuva. Em alguns pontos laterais, a água também fica retida, causando transtorno à circulação das pessoas e veículos, apresentou ele.

Acompanhe as ações do mandato pelo instagram @albertoheck


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.