Boletim eletrônico do mandato do Vereador Alberto Heck - Dezembro 2022

Page 1

Dezembro / 2022

Informe Cidadão Vereador ALBERTO HECK

albertoheck13

PARTIDO DOS TRABALHADORES

albertoheck_

HOMENAGENS

UPA Esmeralda recebe nome de João José da Costa e Viaduto de Rubem Milton Tatsch O vereador Alberto João Heck (PT) aprovou três projetos de lei de sua autoria, na sessão da Câmara de Santa Cruz do Sul do dia 28 de novembro. O projeto de lei n°21/2022, institui que a Unidade de Pronto Atendimento - UPA, localizada na Rua Carlos Swarovski, nº 850, Bairro Esmeralda, passa a denominar-se Unidade de Pronto Atendimento João José Costa e foi subscrito pelo vereador Francisco Carlos Smidt (PSDB). Heck fez uso da tribuna para dizer da importância de João José Costa, “foi um cidadão incansável na defesa da Saúde Pública em Santa Cruz do Sul e do nosso Sistema Único de Saúde (SUS) no Rio Grande do Sul e no Brasil”, destacou. João Costa nasceu em 21 de dezembro de 1944, vindo a falecer aos 09 de abril de 2021, em Santa Cruz do Sul. Atuou como sindicalista, por 24 anos, junto ao Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Fumo e da Alimentação de Santa Cruz do Sul e Região (STIFA), onde se filiou em 1965. Costa esteve, ainda, na estruturação, funcionamento e gestão de diversos órgãos, caso do Conselho Municipal da Saúde de Santa Cruz do Sul (CMS), da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CIST, municipal e estadual), do Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador da Região dos Vales (CEREST/Vales), entre outras iniciativas, campanhas e mobilizações, salientou Heck.

Viaduto Rubem Milton Tatsch O outro projeto de lei aprovado pelos vereadores de autoria de Alberto Heck foi o n°09/2022, nele fica instituído que o viaduto construído na Rua Marechal Floriano, sobre a Avenida Paul Harris, próximo ao 7º Batalhão de Infantaria Blindado – 7º BIB passa a denominar-se Viaduto Rubem Milton Tatsch. O viaduto conhecido como “Ponte Seca” já foi denominado de Viaduto Marabá, homenageando o empresário Rubem Milton Tatsch, pessoas muito conhecida na comunidade santa-cruzense, de muitos amigos e préstimos, fundador do Expresso Marabá, advindo daí o seu apelido Marabá, contou Heck para justificar o nome. Segundo Alberto Heck um acontecimento trágico em 17 de dezembro de 1950 suscitou a denominação, que acabou sem um registro formal, mas foi indicada publicamente em 20

de março de 1954, durante a inauguração do primeiro viaduto, anterior ao atual, mas no mesmo local. Na cerimônia, o deputado Siegfried Heuser solicitou para que a edificação fosse denominada “Viaduto Marabá”, aludindo ao empreendedor do ramo dos transportes, acidentalmente falecido naquele local, quatro anos antes, conforme registra o professor e jornalista José Borowski em publicação na Gazeta do Sul. A estrutura que temos hoje é uma ampliação do que foi inaugurado em 1954, a partir de uma obra iniciada em 1990. Mesmo assim, permaneceu sem uma denominação oficializada. Este projeto de lei, busca resgatar a homenagem original, mantendo a deferência a um empreendedor de décadas passadas, cujo lamentável falecimento suscitou a construção da “Ponte Seca” original, defendeu Heck.

dia municipal da vacina O outro projeto de lei aprovado na sessão foi o nº 57/2022 que institui, no âmbito de Santa Cruz do Sul, o “Dia Municipal da Vacina” a ser comemorado, anualmente, no dia 09 de junho, visando somar-se a atividades de conscientização da população santa-cruzense sobre a importância de manter as vacinações em dia, diminuindo a probabilidade de contrair enfermidades. Segundo consta no projeto, a programação do “Dia Municipal da Vacina” será organizada por um conjunto de entidades públicas, comunitárias e privadas, tendo como objetivo promover ações de conscientização sobre a importância e necessidade da imunização contra doenças entre crianças, jovens e adultos, bem como, o “Dia Municipal da Vacina” deverá constar, anualmente, no calendário oficial de eventos do Município.


DEMOCRACIA

Alberto Heck diz que a vitória de Lula deve ser atribuída a militância e aos mais necessitados Na sessão da Câmara do dia 31 de outubro, o vereador Alberto João Heck (PT) saudou a vitória do ex-presidente Lula na votação do segundo turno. Heck avaliou que a eleição não se decidiu na região nordeste, que já havia mostrado no primeiro turno sua preferência pelo candidato do PT, mas foi o crescimento da candidatura nas regiões sudeste e sul que levou a concretização da vitória de Lula, muito próximo do que mostrou os institutos de pesquisa, muito criticados. Segundo Heck, essa vitória nós temos que atribuir à militância e a muito do nosso povo que estão passando necessidade, que não foram contemplados pelas diretrizes econômicas deste governo que está aí. Alberto Heck destacou, ainda, sobre as eleições que vivenciamos um processo que criou tanto ódio, tanto rancor que precisa ser superado, na nossa família, no trabalho, na igreja, em todos os lugares. “Precisamos ter bons governantes, comprometidos, que promovam a inclusão social, que respeitem a sociedade, que promovam o diálogo”, salientou o vereador petista. Heck ressaltou lamentar que tivesse tido tanto terrorismo, tanta pressão, ameaça, ouvimos relatos terríveis da falta de respeito ao direito sagrado do voto de cada cidadão. Conforme Heck o que temos pela frente é o compromisso de um governo de diálogo, de coalizão, de respeito às instituições e da outra parte esperamos a dignidade do reconhecimento do resultado, do reconhecimento da democracia.

Protestos de 15 de novembro em SCS pedindo intervenção não são legítimos Na sessão da Câmara de Santa Cr uz do Sul do dia 16 de novembro Alberto João Heck (PT) se pronunciou sobre os protestos acontecidos aqui em Santa Cruz do Sul, em 15 de novembro, em frente ao quartel. “Os atos contra o resultado das eleições são sim antidemocráticos, pois a maioria destas manifestações pede a intervenção das forças armadas que têm as suas atribuições específicas e não é interferir no processo eleitoral”, disse Heck, respondendo a alguns vereadores que manifestaram apoio aos protestos. Conforme Heck não tem legitimidade um movimento que protesta somente porque não concorda com o resultado das eleições. Lembramos aos que chamam alguns membros da esquerda de terrorista que Bolsonaro é considerado um terrorista, pois colocou uma bomba no quartel, quando ainda era militar e por isso foi expulso e encaminhado para a reserva, ressaltou Heck. “Nós podemos sim viver num estado democrático de direito e isso é ser republicano. Então, comemorar 15 de novembro é defender a república, é defender o processo eleitoral que não mostrou qualquer indício de fraude ou questionamento”, salientou o vereador petista. O vereador apontou, ainda, que muitas pessoas não têm a mínima ideia do que é comunismo, direita e esquerda, mas usam isso para espalhar fake news, por ignorância ou má fé. A democracia passa pelo povo e pela aceitação do resultado das eleições por todos, assinalou.

Moção à Sociedade de Canto Alberto Heck aprovou, também, uma moção de congratulações à Sociedade de Canto Cruzeiro Sul, de Linha Boa Vista, pela passagem dos seus 95 anos, que se completam no dia 19 de novembro de 2022. A entidade foi fundada em 10 de novembro de 1927, com objetivo de ser um espaço de expressão cultural da comunidade, cultivando a sociabilidade, a integração de uma gente trabalhadora, cheia de fé e esperança, lembrou Heck. Foi na residência de José Müller, sob a regência do Professor Matias Walker, que 14 fundadores realizaram o que era um sonho: fundar uma sociedade para convivência e desenvolvimento humano. Hoje são quase 100 sócios ativos, com mais de 20 coralistas que ensaiam canções diversas, mantendo lindas apresentações durante o ano.


Vereador questiona sobre supostas listas de empresas que deveriam ser boicotadas Na sessão do dia 21 de novembro Alberto Heck aprovou um pedido de informações encaminhado à Assemp (Associação das Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul) questionando sobre a existência de algumas listas que circulam nas redes sociais, sem autoria definida, com nome de empresas do município, supostamente apoiadores do presidente Lula que deveriam ser boicotadas. Esse tipo de atitude não combina com a democracia, isso é coisa da época do nazismo, ressaltou o vereador, quando marcavam as casas dos judeus para identificá-los e depois persegui-los. “Nós precisamos, ao invés disso, comprar das empresas de Santa Cruz e fortalecer o nosso comércio”, acrescentou ele.

Campeonato de Aspirantes da Lifasc A final do Campeonato de Aspirantes da Lifasc que ocorreu no domingo, dia 20, no campo da Linha Nova ao lado do Ginásio Monumental, com cerca de mil pessoas presentes, também, foi destacado por Heck que a classificou como um belo espetáculo. “Quero parabenizar aos Clubes Aliança e Linha Nova pela partida bem disputada, a toda diretoria da Lifasc pelo campeonato muito bem organizado que tem 20 anos de caminhada e, especialmente, ao Linha Nova pela conquista do bicampeonato”, continuou Heck.

Dia da Consciência Negra Por fim, o vereador Alberto Heck destacou a importância do Dia da Consciência Negra, comemorado no dia 20 de novembro. Segundo o vereador o Compir (Conselho Municipal da Promoção da Igualdade Racial) realizou diversas atividades, principalmente, em escolas, alusivas a data no município. O 20 de novembro homenageia Zumbi de Palmares, o líder quilombola morto em 1695, portanto, celebra a resistência e a construção de alternativas contra a exploração racista, lembrou Heck.

Manifestações que questionam eleições são antidemocráticas O vereador Alberto João Heck (PT) usou a tribuna da Câmara para falar das manifestações que pedem intervenção federal e não aceitam o resultado das eleições que deu a vitória ao ex-presidente Lula, na sessão do dia 7 de novembro. “Ficamos impressionados com o volume das manifestações antidemocráticas que vemos pelo país, e, especialmente aqui em Santa Cruz do Sul. Existem lá pessoas revoltadas, insatisfeitas, fascistas, massa de manobra, mas infelizmente, todas são pessoas que não sabem que perderam as eleições democraticamente”, criticou. Segundo o vereador petista, daqui a quatro anos tem eleições de novo, é assim o jogo democrático e acrescentou,

quando há quatro anos o PT perdeu o pleito não houve questionamentos do resultado. Heck salientou que o clamor deveria ser para que se respeite o resultado das eleições e não questionar só porque perderam. O que se questiona, afinal? O resultado? Perguntou. Heck revelou, ainda, que a comunidade escolar do Colégio Santa Cruz está indignada com as manifestações em frente ao quartel, que fica exatamente em frente à escola. Não está sendo possível dar aulas devido ao barulho e ninguém toma providencia alguma, ressaltou ele. Precisamos mais respeito com os outros e as instituições, disse Heck.

parabéns ernesto alves

tribuna popular Alberto Heck também parabenizou a primeira entidade a usar a Tribuna Popular a partir da retomada pela Câmara de Vereadores deste expediente, a Associação Cultural, Recreativa, Esportiva e Beneficente Imigrantes (Acrebi), de Rio Pardinho, que aproveitou para fazer a divulgação dos festejos dos 170 anos de imigração na localidade, ainda, no dia 7 de novembro.

O vereador, ainda, fez uma saudação especial aos estudantes, pais, professores e direção da Escola Ernesto Alves de Oliveira pelas façanhas protagonizadas que levam o nome da cidade a todo Estado do RS. “Parabenizo nas pessoas dos professores Helmar e Mateus todo o empenho que fazem para levar o nome do Ernesto Alves a todo Estado através das conquistas nos Jogos Escolares do Rio grande do Sul ( JERGS)”,

Acompanhe as ações do mandato pelo instagram @albertoheck


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.