Boletim eletrônico do mandato do Vereador Alberto Heck - Janeiro 2023

Page 1

Janeiro / 2023

Informe Cidadão albertoheck13

Vereador ALBERTO HECK

PARTIDO DOS TRABALHADORES

albertoheck_

Não à privatização da Corsan Alberto Heck se manifestou na tribuna, por outro lado, ainda no dia 6, contra o processo de privatização da Corsan, que chegou a ser suspenso por uma liminar, mas acabou indo a leilão no dia 20 de dezembro, não antes de muita luta e uma batalha judicial, do Sindiágua, do próprio PT, entre outras entidades. O vereador encaminhou com sua suplente Dieni Berté Schwendler, que assumiu a vaga na Câmara na sessão do dia 12, uma indicação aos conselheiros do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul, solicitando para que adotassem medidas para suspender a privatização da Companhia Rio-Grandense de Saneamento até que se pudesse garantir maior transparência e envolvimento dos municípios, os quais são os titulares do poder concedente dos serviços de água e esgoto. A Corsan foi arrematada pelo grupo Aegea por pouco mais de 1% acima do valor mínimo, contudo abaixo do valor real da companhia. Segundo o Sindiágua o preço de R$ 4,1 bilhões que a Aegea pagou pela estatal equivale a 15 meses de arrecadação da Corsan. Além de ter pago barato, a Aegea comprou a Corsan com um empréstimo de R$ 19 bilhões que recebeu do BNDES.

Ataque racista em bar no centro de Santa Cruz não foi um fato isolado Na primeira sessão da Câmara de Santa Cruz do Sul do mês de dezembro, no dia 06, o vereador Alberto João Heck (PT) usou a tribuna para condenar o episódio dos ataques racistas sofridos pelo funcionário de um bar, no centro da cidade, Renato Santos, que ganhou repercussão nacional. “Se o fato não foi bom para Santa Cruz do Sul, temos que dizer que não foi um ato isolado, são muitos os crimes de racismo ou injúria racial tratados por advogados de nosso município”, ressaltou. Segundo Heck o racismo acontece no nosso cotidiano, infelizmente. O vereador petista salientou, ainda, que precisamos aprender como sociedade a denunciar e a indignarmos com as situações de racismo. “Nós vivemos no século XXI, é inadmissível que nos comportemos como há quatrocentos anos, não podemos ver a raça negra como inferior”, destacou Heck. Além de lutar contra o racismo, o vereador acrescentou que são necessárias políticas públicas de combate a discriminação e a segregação do negro.

Atendimentos odontológicos O outro pedido de informações encaminhado à Administração Municipal visa fazer um levantamento de qual a estrutura de atendimento odontológico oferecida pela Prefeitura aos munícipes. Heck faz uma série de indagações sobre este serviço tanto na cidade como no interior. “Este pedido se deve à importância que têm os atendimentos odontológicos para a saúde de nossa população. Neste sentido, temos a preocupação de saber como estão os serviços deste setor e qual a estrutura oferecida às pessoas que buscam atendimento, especialmente, no interior onde temos informações que a situação é mais precária”, sinalizou.

Guard-raill na Linha Nova Agnes Por fim, Heck encaminhou uma indicação para que seja instalada rede uma proteção do tipo ‘guard-raill’ na Estrada que liga a ERS418 – Rodovia Arno Frantz, à localidade de Linha Nova Agnes, nas imediações do Frigorífico Gassen. “Solicitamos a atenção da Administração em relação a uma situação crítica, pois diversos acidentes têm sido registrados neste local, sobretudo aos finais de semana, quando ocorrem festas, jogos ou reuniões em espaços existentes na localidade”, argumentou.


Carnaval e Associações Teuto-Brasileiras podem ser declaradas Patrimônios Culturais do Município Na última sessão ordinária da Câmara de Santa Cruz do Sul no dia 19 de dezembro, o vereador Alberto João Heck (PT) colocou em votação dois projetos de lei de sua autoria, mas acabou retirando de pauta depois de fazer a defesa deles na tribuna. Os projetos de lei nº 42/L/2022 que declara as Escolas de Samba e os Desfiles de Carnaval Santa-Cruzenses como Patrimônio Cultural Imaterial do Município e o nº 45/L/2022 que declara Patrimônio Cultural Imaterial de Santa Cruz do Sul as Associações Culturais, Recreativas e Desportivas TeutoBrasileiras obtiveram parecer jurídico contrário da Casa, por considerá-los inconstitucional já que caracterizariam vício de iniciativa. Temos certeza dos méritos dos dois projetos, mas os pareceres ressaltam que essa atividade é prerrogativa do Executivo, declarou Heck. Segundo o vereador petista as Escolas de Samba e os Desfiles de Carnaval Santa-Cruzenses devem ser Patrimônio Cultural Imaterial do Município, pois o carnaval é uma das mais antigas festas populares em Santa Cruz do Sul, e nos anos de 1920, temos registros estas manifestações.

Lombadas na Rua Rui A. Kaercher A outra indicação é para que o Poder Público Municipal providencie a instalação de lombadas ao longo da Rua Rui A. Kaercher, sinalizando aos condutores a necessidade de redução na velocidade dos veículos. A Rua Rui A. Kaercher, no Bairro Independência, tornou-se um “atalho” entre a Avenida Independência e a BR 471, ressaltou Heck. Conforme o vereador, além dos muitos caminhões que trafegam pela via, não raras vezes em velocidade excessiva e com cargas pesadas, conforme informam moradores das imediações, tem-se um fluxo intenso de automóveis e motocicletas ao longo do dia, produzindo insegurança aos moradores e todos os transeuntes.

“Possuímos uma tradição enorme de clubes e blocos carnavalescos, como por exemplo, a Sociedade Cultural e Beneficente União (SCB União) que completará 100 anos de fundação em julho de 1923”, completou. Já o projeto de lei que declara Patrimônio Cultural Imaterial do Município as Associações Culturais, Recreativas e Desportivas Teuto-Brasileiras, também, é de grande relevância, disse Heck. Uma das peculiaridades culturais e da sociabilidade de Santa Cruz do Sul deriva das diversas entidades criadas nas comunidades do interior do município por parte de imigrantes germânicos e seus descendentes, discorreu o vereador. Foram e são associações congregando vizinhanças, buscando o aprimoramento individual e coletivo através da arte, cultura, esportes e integração pelo lazer, pelas festividades anuais e por tradições próprias que passam de geração em geração, resumiu. Alberto Heck irá encaminhar ao Executivo uma indicação para que as Associações Culturais, Recreativas e Desportivas Teuto-Brasileiras sejam declaradas Patrimônio Cultural Imaterial do Município. Por outro lado, a indicação para que as Escolas de Samba e os Desfiles de Carnaval SantaCruzenses sejam declarados Patrimônio Cultural Imaterial do Município, foi encaminhada, na própria sessão, pelo vereador professor Cleber. “É melhor copiar coisa boa que inventar coisa ruim”, ironizou Heck.

Comunidade Terapêutica Recomeçar Por fim, Alberto Heck mostrou-se preocupado com a Comunidade Terapêutica Recomeçar que está passando por um momento muito delicado de falta de recursos financeiros. “Desde o tempo que atendia como Ultravarp o trabalho da Comunidade não tem como mesurar, tamanho é sua importância para o nosso município”, destacou. No momento a clínica apresenta uma grande redução no número de atendimentos, pois não está mais credenciada pelo SUS e, ainda, precisa regularizar seus atendimentos para pacientes do gênero feminino que devem ser tratados somente por mulheres, relatou. “Pedimos à Administração Municipal que dê a devida atenção a Comunidade Recomeçar para que ela possa continuar prestando seu grande trabalho”, concluiu.


O término de 2022 representa a metade deste mandato, no nosso caso o quarto mandato de vereador pelo Partido dos Trabalhadores. Foi um ano de lutas, mas também de muitas realizações. Pela primeira vez concorremos a deputado estadual, com uma expressiva votação em Santa Cruz e na região. Foram quase 10 mil votos que nos deixaram muito satisfeitos, e queremos agradecer a cada um e a cada uma pela confiança em nós depositada. Em nível federal conseguimos derrotar o fascismo, o ódio, a extrema-direita conservadora e, o presidente Lula irá assumir em primeiro de janeiro garantindo a democracia, o diálogo e políticas públicas de inclusão social. O ano de 2023 será importante, pois teremos que lutar por um país com a participação de todos, e ao mesmo tempo reconstruir o Brasil. Este mandato seguirá ao lado dos trabalhadores e na defesa de um Brasil justo e realmente democrático. Que 2023 seja um ano cheio de prosperidade, amor e paz para todos nós!

Acompanhe as ações do mandato pelo instagram @albertoheck


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.