Boletim eletrônico do mandato do Vereador Alberto Heck - Fevereiro 2023

Page 1

idadão Inform idadão Vereador Informe ALBERTO

Alberto Heck confirma que o governo federal vai enviar 6 milhões para saúde do município

Na segunda sessão ordinária da Câmara de Santa Cruz do Sul do ano de 2023, no dia 13, o vereador Alberto João Heck (PT) chamou a atenção que Santa Cruz do Sul irá receber 6 milhões de reais para melhorar os atendimentos de saúde, pois nosso município precisa sim qualificar as consultas, exames e cirurgias para a população.

O governo federal está enviando um aporte considerável de recursos para área da saúde no intuito de acabar com as enormes filas que se formaram, por falta de investimentos, principalmente nos últimos 4 anos, nos atendimentos do SUS nos municípios de todo a país, explicou Heck.

O vereador petista destacou, ainda na sessão do dia 13, que o aniversário de 43 anos do Partido dos Trabalhadores, ocorreu no dia 10 de fevereiro. É importante termos partidos fortes e com uma linha ideológica definida como o PT possui, ressaltou Heck. O PT completou seus 43 anos com suas virtudes e seus defeitos, mas sempre ao lado do povo trabalhador, completou.

Em 10 de fevereiro de 1980 Lula com um grupo formado por sindicalistas, intelectuais, estudantes, entre outros, fundava o Partido dos Trabalhadores no Colégio Sion, em São Paulo, com 101 pessoas, o número mínimo exigido para criar uma legenda. Hoje o PT é o segundo maior partido político da América Latina.

O Carnaval e as Escolas de Samba

Alberto Heck usou a tribuna da Câmara, para parabenizar os organizadores do Bailinho da Borges e da Escolha da Corte do Carnaval. Os eventos foram um sucesso e o público prestigiou. Isso significa que esta festa popular que tem mais de 100 anos no município, é muito importante para a nossa gente e faz girar a cadeia produtiva do Carnaval que movimenta nossos bares, restaurantes, hotéis, enfim, nossa economia, afirmou.

Neste sentido, Heck aprovou uma indicação que solicita ao Executivo que declare Patrimônio Cultural Imaterial do Município as Escolas de Samba e os Desfiles realizados no Carnaval santa-cruzense. “É mais uma forma de mostrar a relevância de nossas Escolas de Samba e seus Desfiles”, apontou ele. Somente o Poder Executivo pode conceder o título de Patrimônio Cultural no Município.

A outra indicação pede que o Poder Público que declare Patrimônio Cultural Imaterial do Município as Associações Culturais, Recreativas e Desportivas Teuto-Brasileiras. Alberto Heck argumenta que uma das importantes peculiaridades culturais e da sociabilidade de Santa Cruz do Sul deriva das diversas entidades criadas nas comunidades do interior do município por parte de imigrantes germânicos e seus descendentes.

Foram e são associações congregando vizinhanças, buscando o aprimoramento individual e coletivo através da arte, cultura, desportos e integração pelo lazer, pelas festividades anuais e por tradições próprias que passam de geração em geração, por isso merecem o destaque do Executivo, salientou Heck.

Fevereiro / 2023
PARTIDO DOS TRABALHADORES albertoheck13
albertoheck
As Comunidades Teuto-Brasileiras cul tur a

Para Alberto Heck 8 de janeiro foi dia de ataque à democracia

Na primeira sessão ordinária de 2023 da Câmara de Santa Cruz do Sul, no dia 06 de fevereiro, o vereador Alberto João Heck (PT) condenou os ataques terroristas que depredaram os prédios dos três poderes, em Brasília, em 8 de janeiro deste ano. “Esta data vai entrar para a história como um dia de muita vergonha para o país, como um dia de ataque à democracia e aos poderes constituídos”, afirmou.

O vereador petista pediu uma ampla investigação dos fatos, além de punição aos envolvidos nos atos terroristas. Heck defendeu o presidente Lula, legitimamente eleito e sem processos judiciais. Quem deveria estar preso fugiu do país, disse Heck, referindo-se ao ex-presidente Bolsonaro.

congratulações às Monjas Beneditinas

Alberto Heck aprovou, ainda no dia 06, uma moção de congratulações ao Mosteiro Santíssima Trindade, que completou 26 anos de fundação, em 25 de janeiro. A Ordem de São Bento está localizada em Linha Travessa, distrito de Rio Pardinho.

O Mosteiro se configurava num ambiente de oração, beleza e tranquilidade naturais, hoje um ponto de visitação e celebrações muito especial e único na região, conduzido pelas monjas beneditinas.

O vereador petista atendeu a solicitação da Associação Comunitária do Bairro Renascença, e aprovou na sessão da Câmara do dia 06, quatro indicações de melhorias para aquela comunidade. Um pedido para que vejam pavimentadas as ruas Luís de Camões, Lindolfo Spengler e o Corredor Frantz. Os moradores querem, ainda, um “quebra-mola” ou faixa elevada na Av. Independência, 2824, em frente à Cooperativa – Creche Renascer

A outra solicitação é para que seja providenciado o conserto do muro ao lado do Arroio Lajeado, na Rua Oscar Hugo Martins, 361, Bairro Renascença, pois a estrutura está corroída por baixo. O muro pode ceder em dia de forte chuva e obstruir a sanga, entre outros prejuízos. E, por fim, que seja providenciado calçamento e, também, um aterro na primeira curva da Rua Oscar Hugo Martins, no sentido de quem, vindo do centro pela Av Independência, entra no Bairro Renascença.

O

vereador Alberto João

Heck (PT) foi o único voto contrário ao requerimento em que o Legislativo Municipal deve encaminhar à Câmara Federal e ao Senado, uma moção de repúdio contra o decreto nº 11.366, de 1º de janeiro de 2023, que impõe restrições e suspensões à aquisição, transferência e uso de armas e munições. Heck se destacou na sessão ordinária do dia 23 de fevereiro, por defender o decreto do governo federal.

Heck argumentou ser contra a moção de repúdio por uma questão de princípios, de conceitos e de fatos, pois o libera geral das armas já causou vários episódios lamentáveis em nosso país. Vamos nos ater aqui ao que é técnico e ao que é legal, salientou. Esta semana ainda, nos deparamos em Mato Grosso, com um cidadão que só porque perdeu num jogo de sinuca foi para casa buscou a arma, voltou ao bar e matou sete pessoas. É bom lembrar que este cidadão tem cadastro num Clube de Tiro, disse Heck.

Vereador solicita melhorias para o Bairro Renascença
Alberto Heck defende decreto que impõe limites ao uso de armas e de munições

Vereador do PT pede instalação de CPI na

AL/RS para investigar a venda da Corsan

O vereador Alberto João Heck (PT) defendeu a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito na Assembleia Legislativa do RS para investigar o processo de venda da Companhia Rio-Grandense de Saneamento Os vereadores votaram favoráveis à moção de apoio pela instalação da CPI na AL/RS encaminhada por Heck, na sessão da Câmara de Santa Cruz do Sul do dia 27, que será encaminhada ao presidente da Assembleia.

“Diante das mais variadas dúvidas, levantadas por diversas entidades, particularmente quanto a possíveis irregularidades na fixação do preço de venda da CORSAN e a caracterização de informação privilegiada no processo de arrematação, é cabível e necessário a instalação na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul para investigar o processo de venda da companhia pública gaúcha, que completa 58 anos em 2023”, argumentou Heck.

Segundo o vereador petista, que sempre defendeu a água pública, a CPI poderá trazer esclarecimentos à população do Estado, sobre a negociação a qual existe muitos questionamentos. Ele completou dizendo que já existe uma Ação Popular do SINDIÁGUA/RS ajuizada, visando anular o processo de venda da CORSAN junto ao 2º Juízo da 5ª Vara da Fazenda Pública de Porto Alegre.

Alberto Heck, também, se manifestou sobre as reclamações dos usuários da Corsan em Santa Cruz do Sul que são muito divulgadas, inclusive por vereadores. “Contudo, a gerência local da Corsan nos passou que este percentual é de 0,5%, bem baixo considerando as 42 mil ligações de água do município, mas é claro que não deve haver nenhuma reclamação e estas pessoas devem ter seus problemas solucionados”, ressaltou.

Equiparação salarial para os Agentes Redutores de Danos

O outro expediente encaminhado na sessão do dia 27 foi uma solicitação ao Executivo que o salário dos(as) Agentes Redutores de Danos (RD) seja equiparado ao dos(as) Agentes Comunitários de Saúde e dos(as) Agentes de Combate às Endemias. As Agentes RD ganham bem menos e desempenham função de igual relevância e natureza semelhante, pois pertencem ao sistema de atenção básica de saúde, explicou Heck.

Alberto Heck lembrou que a Casa Legislativa aprovou em julho de 2022 um projeto de lei complementar do Executivo que criou o padrão de vencimentos 4-A para as categorias de Agente de Combate às Endemias e Agentes Comunitários de Saúde e os Agentes RD permaneceram no 2-A.

“São apenas 4 Agentes RD, para atender todo o município e aplicar uma política de redução de danos que é consolidada no país”, salientou. Segundo Heck o trabalho de um Agente Redutor de Danos é exaustivo mentalmente, cansativo fisicamente e não se limita ao horário comercial de atendimento, atuando diretamente com dependentes de drogas e álcool.

Acompanhe as ações do mandato pelo instagram

@albertoheck

Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.