ABIMO em Revista - Edição 10

Page 5

SAÚDE E INOVAÇÃO: DOIS ASSUNTOS DISTINTOS NO BRASIL A saúde é uma das áreas de maior inovação no mundo, com novidades constantes em processos, produtos e serviços. No entanto, o Brasil se mantém estacionado diante desses avanços. Além disso, negócios e ideias relacionados ao tema não vingam no país, que raramente tem suas empresas locais de saúde sobressaindo no cenário mundial.

RUY BAUMER é presidente do SINAEMO (Sindicato da Indústria de Artigos e Equipamentos Odontológicos, Médicos e Hospitalares do Estado de São Paulo)

O motivo para o atraso está, principalmente, na falta de gestão focada no novo. Os dois ministérios que deveriam ser responsáveis pelo setor (Saúde e Ciência e Tecnologia) não se posicionam claramente em relação às inovações da área. O setor público, que deveria guiar as ações para o desenvolvimento de acordos científicos e comerciais, é totalmente isento do papel de gestor de políticas de incentivo e parece não se preocupar com aquilo que deveria ser o mais importante: a saúde do brasileiro. Assim como em outros setores, pequenas e médias empresas da área de saúde sofrem com as altas tributações e não têm as mesmas condições dadas aos importados, com regras e controle sanitário mais claros do que os oferecidos à exportação. Com isso, apesar de o Brasil ser reconhecido como um dos dez grandes no setor, ele representa, para produtos, menos de 0,5% do mercado mundial. Sem os acordos fora do país, temos a internacionalização de produtos e serviços dificultada. O desenvolvimento de um segmento depende de inovação. Por isso, é necessário apoio à micro e pequena empresa, cooperação entre companhias nacionais e estrangeiras, bem como estímulo para acordos científicos e comerciais em âmbito nacional e internacional.

5


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.