Zenóbia - Edição 01.2023

Page 1

ZE NÓ BIA

boletim 09 - 2023 | PPG.au

SEJAM BEM-VINDOS!

Nós, da PPG.au-UFV e da equipe Zenóbia temos o prazer de divulgar o volume 9 do nosso Boletim. Ele é elaborado por uma equipe do programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFV, e destinado a todos os interessados por temas que envolvem as relações entre arquitetura e cidades, tecnologia e inovações, planejamento urbano e regional, patrimônio histórico, meio ambiente, dentre outras áreas englobadas pelas pesquisas de nossa pós-graduação. Este é o primeiro boletim de 2023, um ano com ventos favoráveis para a academia. Temos como tema desta edição “A evolução no sistema de aprendizagem”. O conteúdo está dividido em algumas seções: a seção “Tecnologias”, com o Professor Túlio Márcio de Salles Tibúrcio; a seção “Além das 4 Pilastras”, que mostra a atuação profissional e a experiência acadêmica dos ex-alunos da PPG.au Lina Stephan, Agmar Andrade e Vinícius Ávila; a seção “Com a palavra, o discente”, uma entrevista com Matheus Menezes; e a seção “Laboratórios”, que mostra um pouco do trabalho desenvolvido por cada laboratório ligado à PPG.au.

Desejamos

Convidamos todos e todas, que tiverem interesse em troca de ideias, a entrar em contato conosco por meio do e-mail: zenobia.ufv@gmail.com

boa leitura e um bom ano!

SUMÁRIO

3 5 7
EQUIPE TECNOLOGIAS ALÉM DAS 4 PILASTRAS

COM A PALAVRA, O DISCENTE

SUMÁRIO
DIVULGAÇÃO 11 13 15
LABORATÓRIOS

EQUIPE

Ítalo Itamar Caixeiro Stephan

e-mail: stephan@ufv.br

Coordenador do Grupo Zenóbia e Professor Titular do DAU/UFV, onde desenvolve atividades de ensino, pesquisa, extensão e administração. Arquiteto e Urbanista pela UFRJ (1982), mestre em Urban and Rural Planning pela TUNS-Canadá (1996) e doutor em Arquitetura e Urbanismo pela USP (2005). Desenvolve pesquisas e atividades de extensão na área de planejamento urbano e patrimônio histórico, com foco em cidades de pequeno e médio portes demográficos. É coordenador do Laboratório PUPA e responsável técnico da empresa júnior TETU.

Camilla Magalhães Carneiro

e-mail: camilla.magalhaes@ufv.br

Doutoranda (2022-atual) e mestre (2018-2020) em Planejamento Urbano e Regional pelo PPG.au - DAU/UFV. Arquiteta e Urbanista pela UFV (2018). É membro do laboratório PUPA. Foi professora (2019-2022) e coordenadora acadêmica (2021-2022) do curso de Arquitetura e Urbanismo das Faculdades Doctum de Caratinga-MG. Sua pesquisa de doutorado é intitulada: Análise comparativa da produção do espaço urbano de Caratinga-MG, Manhuaçu-MG e Muriaé-MG.

Jaqueline Teixeira Bousado

e-mail: jaqueline.bousado@ufv.br

Engenheira civil pela FUPAC Ubá (2019), sendo bolsista do PROUNI durante a graduação, especialista em Cálculo Estrutural e Fundações pela Unyleya (2021) e mestranda em Arquitetura e Urbanismo na UFV atuando na linha de pesquisa de Tecnologias e Aspectos Ambientais no Espaço Construído. É membro do laboratório Latecae. Possui experiência em projetos arquitetônicos, estruturais e de licenciamento sanitário e em legalizações municipais de projetos e obras.

Lourdes Caroline Ribeiro Sanches da Silva

e-mail: lourdes.silva@ufv.br

Arquiteta e urbanista pelo DAU-UFV (2023), no qual realizou sua iniciação científica intitulada Artistas brasileiros e sua contribuição ao design gráfico: anos 1950 a 1970 (2019-2020). Foi membro do Coletivo Formigas (2019-2020), Coletivo Lupa (2019-2022) e do projeto de extensão Engenharia Pública (2021-2023). É membro do laboratório PUPA e mestranda em Planejamento Urbano e Regional pelo PPG.au - DAU/UFV (2023-2025), pesquisando sobre o Urbanismo Tático no sudeste brasileiro.

Márcio Henrique do Sacramento Cândido

e-mail: marcio.candido@ufv.br

Arquiteto e urbanista pelo DAU-UFV (2023). Participou da Associação Júnior de Soluções Arquitetônicas (TETU-UFV) como Diretor de Qualidade e Conselheiro Consultivo nos anos de 2019 e 2020, respectivamente. É membro do Laboratório de Pesquisas em Urbanidades e Patrimônio (PUPA-UFV) e mestrando pelo PPG.au - DAU/UFV (2023-2025) na LP1: Planejamento do espaço urbano e regional, pesquisando sobre os processos, agentes e gestão territorial do município de Caratinga (MG).

Patrícia Soares da Silva

e-mail: patricia.s.silva@ufv.br Mestranda em Tecnologias e Aspectos Ambientais no Espaço Construído pelo PPG.au - DAU/UFV (2023 - 2025), membro do LPP, pesquisando sobre fachadas verdes. Arquiteta e Urbanista (2021) e Engenheira Ambiental (2009) pela UFOP. Design de Interiores pela Billy Blue - Torrens University - Brisbane (2018). Atuou como Professora Assistente do curso de "Especialização em Educação Ambiental com Ênfase em Espaços Educadores Sustentáveis" da UFOP. Possui experiência em projetos arquitetônicos e de interiores, avaliação de Diagnósticos Ambientais; elaboração de relatórios; controle de qualidade; treinamento e gestão de equipe técnica; elaboração de Procedimento Operacional Padrão e estruturação de banco de dados.

SALA DE AULA

novos desafios e novos rumos

O cientista social Manuel Castells disse em 1999 que o mundo “atual”(vinte e quatro anos atrás) era informatizado, globalizado, em rede, marcado por tecnologias cada vez mais inovadoras e avançadas que estavam impactando a vida social, as atividades humanas, a produção do ambiente construído. Observamos hoje que ambientes de aprendizagem enfrentam mudanças com a evolução da tecnologia presente na maioria dos espaços de trabalho.

A sala de aula se torna mais complexa, trazendo reflexões sobre possíveis mudanças e/ou novos arranjos espaciais.

Nesta Era da Informação e da Comunicação, discute-se como devem ser as salas de aula e qual o impacto das novas tecnologias no processo de ensino e aprendizagem. Projetar uma sala de aula traz novos desafios para os profissionais envolvidos neste processo, sejam eles arquitetos, engenheiros, psicólogos, pedagogos, professores, dentre outros.

O impacto da inserção tecnológica nas salas de aula e no processo de ensino aprendizagem levanta questões sobre o espaço físico, o espaço virtual, as tecnologias emergentes para a educação e outras que vão sendo incorporadas ou apropriadas para outros usos. Esse uso de tecnologias na sala de aula foi potencializado pela Pandemia do Coronavírus (COVID 19), tendo incentivado e permitido que vários profissionais da educação experimentassem novas tecnologias e, consequentemente, novas maneiras de ensinar e de aprender.

Vale, portanto, ressaltar que não basta inserir tecnologias na sala de aula, ou simplesmente usar “novas” metodologias de ensino, sem um entendimento da relação “tecnologia x espaço x metodologias”, que podem ser pensadas em qualquer ordem. Quem vem primeiro? Por exemplo, utilizar uma tecnologia por si só, sem saber se o espaço é adequado e ou se será necessário mudar a maneira de ensinar-aprender. É um processo comportamental e precisa do entendimento dos dois lados, do “mestre e do aprendiz”.

TECNOLOGIAS
NA

No Grupo de Pesquisas INOVA, temos estudado vários segmentos da educação, buscando entender essa relação supracitada, tendo já perpassado por creches, ensino fundamental, ensino médio, cursos superiores como Arquitetura e Urbanismo, Design, Enfermagem, além de estudar espaços de aprendizagem da UFV, propondo e experimentando novos arranjos espaciais; e também ambientes virtuais de aprendizagem.

Tecnologias sempre existiram ao longo da história da sociedade. Porém, a velocidade dessa Revolução Digital que presenciamos, com tantas inovações surgindo a cada momento, potencializa a inserção tecnológica no processo de ensino e aprendizagem. Chegamos na Sociedade 4.0, na Indústria 4.0 e na Educação 4.0, já vislumbrando 5.0. Nesse momento, estamos imergindo nessa discussão para novos rumos e novas perspectivas.

Cada vez mais, fica clara a necessidade de investigações mais aprofundadas sobre esses ambientes e essas tecnologias para maior assertividade e efetividade na aprendizagem.
Tecnologias emergentes para a educação - Sala de aula do Curso de Design do Instituto Mauá de Tecnologia. Fonte: autor

Disponível em: https://www.ufv.br

ALÉM DAS 4

PILASTRAS

Conheça nossos egressos, suas

atuações e experiências no PPG.au

Agmar Moreira de Andrade

Arquiteto e Urbanista pela UNILESTE, especialista em Geoprocessamento, MBA em Cidades Responsivas e mestre pelo DAU/UFV. Participou da elaboração do PDDI da RMVA no Eixo Mobilidade Urbana e da construção de planos diretores na região do Vale do Aço, Vale do Rio Doce e Vale do Mucuri. Atua como professor e em escritório na execução e coordenação de projetos de Arquitetura e Urbanismo.

Entrei primeiro como aluno não vinculado na Linha de Pesquisa 2 em 2017 e, durante o semestre, descobri que a linha adequada ao meu tema de pesquisa seria a linha 1 - LP1. A partir de então, comecei a participar das disciplinas da Linha de Pesquisa de Planejamento Urbano, até ingressar regularmente em 2018. A opção de iniciar os estudos como aluno não vinculado se deu pelo fato de não ter total disponibilidade. Dessa forma, as idas e vindas semanais foram parte do processo durante 2 anos.

Participei como revisor em evento de pesquisa e extensão na UNIVALE, no REURB do Morro do Tomate, no edital do CAU-ATHIS (arquiteto Roberto Caldeira da LP1 ex DAU) e atuei como professor das disciplinas de Desenho Urbano; Sociologia e Planejamento Urbano; Patrimônio e Planejamento Urbano; Topografia e Geoprocessamento na Unileste - MG e Faculdade Única, também atuei como professor convidado da pós-graduação na Univale em Valadares Interiores Comerciais. Realizo consultoria para municípios em Planejamento Urbano / Patrimônio e participo da execução e acompanhamento de obras Patrimônio Histórico.

A experiência no DAU abriu o leque da atuação docente na área de planejamento urbano e por consequência as disciplinas complementares e consultorias especializadas na área. Acredito que, para além do conteúdo curricular da pós-graduação, o network dentro da instituição também auxilia no crescimento profissional.

Mestre pelo PPG.au - orientador: Teresa Cristina de Almeida

Lina Malta Stephan

Arquiteta e Urbanista pela UFJF, pós-graduada em Gestão Cultural, mestre em Ambiente Construído pela UFJF e Doutora em Arquitetura e Urbanismo pela UFV. Atua em projetos de intervenção em imóveis tombados e desenvolve trabalhos para o Programa ICMS Cultural, desde 2010. Em 2016, iniciou a docência no DAU/UFV como professora substituta e, atualmente, leciona em faculdade particular em Juiz de Fora. Em 2022, assumiu como servidora pública da Secretaria de Planejamento Urbano da Prefeitura de Juiz de Fora.

Eu entrei no programa, em março de 2019. Fui da primeira turma do doutorado do Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFV. Como eu resido em Juiz de Fora e trabalho em uma faculdade particular nesta cidade, no meu primeiro ano de doutorado, eu tinha de viajar para Viçosa duas vezes por semana para assistir às aulas. Em março do ano seguinte, por causa da Pandemia de Covid, todas as disciplinas passaram a ser remotas. Os últimos dois anos foram de pesquisa e trabalho de campo. Eu entrevistei vinte e uma pessoas: dez moradores de Matias Barbosa e onze de Simão Pereira (objetos de estudo da minha tese). Algumas entrevistas foram feitas de forma remota e outras de forma presencial, à medida que a pandemia foi se abrandando. Em março de 2023, eu defendi a minha tese.

Participei como pesquisadora do Laboratório de Pesquisas em Urbanidades e Patrimônio – PUPA, escrevi diversos artigos para periódicos e participei de vários eventos, seminários e congressos, com apresentação de trabalhos e publicação em anais. Infelizmente, por causa da pandemia, a

maioria dos eventos dos quais eu participei foram de forma remota. Eu comecei a trabalhar como arquiteta e urbanista na Secretaria de Planejamento Urbano da Prefeitura de Juiz de Fora, pois fui nomeada em concurso público, quatro meses antes de defender a minha tese. Atualmente, estou trabalhando no Departamento de Uso e Ocupação do Solo e continuo lecionando em faculdade particular alguns dias à noite.

Apesar das dificuldades que aparecem durante o período da pós-graduação, a fase é extremamente importante pois possibilita “abrir portas”, conhecer pessoas e lugares, além de expandir o conhecimento. Já sinto saudades dessa fase na minha vida, porque, enquanto estudante, eu tinha liberdade para, junto do meu orientador, direcionar a minha pesquisa, buscar referências e imaginar um mundo de possibilidades para os problemas os quais eu identificava. Aos pós-graduandos, eu sugiro que aproveitem todas as oportunidades que aparecerem, que participem de eventos, pois estes são importantes para apresentar a pesquisa e para estabelecer contatos.

Doutora pelo PPG.au - orientador: Leonardo Civale

Vinícius Martins Ávila

Arquiteto e urbanista pela UNILESTE, Especialista em Construção Civil pela UFMG, Mestre em Tecnologias e Aspectos Ambientais do Espaço Construído pela UFV. Professor do curso de Arquitetura e Urbanismo do UNILESTE há mais de 10 anos, com ênfase em concepção de projetos, comunicação e representação arquitetônica, sistemas e técnicas construtivas.

Quando ingressei no programa de mestrado do DAU, já era docente de Arquitetura e Urbanismo na UNILESTE há alguns anos.

no SINTAC - Simpósio Interinstitucional De Tecnologia do Ambiente Construído, o qual foi publicado como capítulo de livro do evento e publiquei um trabalho no ENANPARQ - Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo.

Hoje, após finalizar o mestrado, continuo atuando como professor universitário e no mercado de projetos e execução de obras.

Minha formação, até então, era de base mais técnica, atuando paralelamente à docência, no mercado de produção de Arquitetura e Urbanismo há mais de 17 anos através das empresas Grauº Arquitetura, com ênfase em projeto de arquitetura de média e alta complexidade, e da Campos Ávila Gestão de Obras com ênfase na gestão de processos construtivos, execução de obras.

No DAU, tive o prazer de participar do grupo de pesquisa Inova - Inovações Tecnológicas e do Nó-Lab. Durante este período, apresentei um trabalho

Busquei a instituição por ser referência em educação no país, para que pudesse ampliar meu conhecimento, principalmente para prática de ensino.
A melhor experiência durante o período de pós-graduação foi a oportunidade de troca de conhecimento com os colegas da turma e aprendizado com os professores, o que tornou toda a jornada ainda mais valiosa.
Mestre pelo PPG.au - orientador: Túlio Márcio de Salles Tibúrcio

COM A PALAVRA, O DISCENTE entrevista com Matheus

Menezes

Eu entrei no programa em 2016, mesmo ano que formei na graduação. Finalizei meu mestrado em 2017 e, em 2019, entrei na primeira turma de doutorado. Atualmente, sou pós-doutorando vinculado ao PPG.au e desenvolvo atividades em um projeto coordenado pela profª. Joyce e financiado pelo CNPq. O projeto tem como objetivo investigar e adaptar algumas tecnologias prediais para edificações em um cenário de mudanças climáticas no Brasil.

O projeto em questão engloba quase todos os pesquisadores do laboratório. Portanto, auxilio nas respectivas pesquisas dos pós-graduandos envolvidos, cooriento diretamente 4 bolsistas de iniciação científica e 3 alunos de graduação em seus trabalhos de final de curso.

Em relação aos planos futuros, pretendo continuar com as pesquisas no Latecae, onde esse ano faço 10 anos como integrante (comecei como voluntário em uma pesquisa em 2013). Além disso, pretendo continuar na carreira acadêmica e aguardar oportunidades em concursos de instituições públicas. Participo do grupo de pesquisas do TAUMA - Tecnologias em Arquitetura e Urbanismo, vinculado ao Latecae.

Participei de alguns eventos durante o mestrado e doutorado, como os eventos da nossa pós e os ENCACs ENTACs, mais voltados para área de conforto e eficiência energética.

Durante esses anos de pós graduação, foram 9 artigos em eventos, a maioria deles em parceria com outros colegas de laboratório em pesquisas paralelas às minhas (mestrado e doutorado).

Em relação a publicações em periódicos, foram 5 artigos, quase todos relacionados ao mestrado e doutorado:

OLIVEIRA, M. M.; LUCARELLI, C. C.; CARLO, J. C. Uso de materiais de mudança de fase em sistemas construtivos: revisão integrativa de literatura. AMBIENTE CONSTRUÍDO (ONLINE), v. 22, p. 67-111, 2022. (Produzido durante o doutorado).

OLIVEIRA, M. M.; CARLO, J. C. Avaliação do conforto térmico e renovação de ar em ambientes com chaminés solares. AMBIENTE CONSTRUÍDO (ONLINE), v. 21, p. 293-314, 2021. (Produzido durante o mestrado).

ALMEIDA, P. C.; OLIVEIRA, M. M.; CARLO, J. C.; OLIVEIRA FILHO, D. Influência de Medidas de Conforto Térmico, Eficiência Energética e sistemas fotovoltaicos no valor de edificações. Cadernos PROARQ, v. 35, p. 153-173, 2020. (Parceria com a pesquisa de mestrado do Pedro Almeida).

OLIVEIRA, M. M.; CARLO, J. C. Análise da qualidade da simulação do fluxo de ar de chaminés solares com o EnergyPlus. PARC: PESQUISA EM ARQUITETURA E CONSTRUÇÃO, v. 9, p. 86-96, 2018. (Produzido durante o mestrado).

A ideia do meu tema de doutorado surgiu em um café despretensioso em 2017. Todo meu doutorado foi feito em parceria com outros doutorandos, mestrandos e iniciações científicas. Esses colegas participaram de todo o processo, escrita, simulações e tratamento estatístico. Muitas vezes o convite para a participação surgiu em conversas informais.

Outra experiência muito enriquecedora foi participar por dois anos da representação discente no PPG.au. Nesse período aprendi sobre os processos internos e externos da pós, sobre os financiamentos, bolsas e rubricas e sobre o funcionamento do programa, o que facilitou o processo de escrita do projeto submetido para financiamento do pós-doutorado.

Matheus Menezes

Oliveira

Mestre e doutor pelo PPG.auorientadora: Joyce Correna Carlo

e-mail: matheus.menezes@ufv.br

Possuo graduação (2016), mestrado (2017) e doutorado (2023) em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Viçosa. Tenho experiência na área de arquitetura bioclimática, comportamento ambiental do espaço construído, simulação termoenergética e conforto térmico. Atualmente realizo estágio Pós-Doutoral relacionado com adaptações de tecnologias para edicações frente às mudanças no clima.

Minha sugestão, para os estudantes de pós-graduação, é não focar apenas na sua pesquisa. Frequente os laboratórios e grupos de estudo, participe dos cafés, converse com pessoas diferentes, mostre seu trabalho para outros colegas e aprenda a receber críticas relacionadas a sua pesquisa.

LABORATÓRIOS

PUPA

Laboratório de Pesquisas em Urbanidades e Patrimônio

Professores: Ítalo Itamar Caixeiro Stephan, Teresa Cristina de Almeida Faria, Luciana Bosco e Silva, Leonardo Civale, Tiago Augusto da Cunha

O PUPA, Laboratório de Pesquisas em Urbanidades e Patrimônio, foi criado em 2020 e reúne pesquisadores de graduação e pós-graduação das áreas da Arquitetura e Urbanismo, Geografia e História, vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPG.au - UFV), tendo como objetivo o desenvolvimento de estudos e projetos nas temáticas de planejamento urbano, gestão urbana, mobilidade urbana e patrimônio cultural, com foco em cidades de pequeno e médio porte demográfico. A produção do laboratório inclui trabalhos de iniciação científica, dissertações de mestrado e teses de doutorado, que contribuem para outras produções bibli-

ográficas e técnicas: livros, capítulos de livros, artigos e eventos científicos.

Neste ano, o grupo conta com reuniões semanais para a discussão de textos de autores clássicos da área de planejamento e gestão urbana e para a apresentação e discussão das pesquisas de mestrado e doutorado em andamento. Agora, o laboratório também possui mídias sociais, com instagram e site para divulgação de seus trabalhos.

Além disso, o laboratório já ofereceu cursos de capacitação para a equipe técnica da UFV - Campus Rio Paranaíba e Prefeituras Municipais de Carmo do Paranaíba (MG) e Teixeiras (MG).

https://pupa.ufv.br/

Latecae

Laboratório de Tecnologias em Conforto Ambiental e Eficiência Energética

Professores: Joyce Correna Carlo, Rafael de Paula Garcia, Clarissa Ferreira Albrecht

O Latecae, Laboratório de Tecnologias em Conforto Ambiental e Eficiência Energética tem hoje 26 pesquisadores dentre professores, técnico, pós-doutorando, doutorandos, mestrandos e iniciações científicas. Eles também atuam em atividades ensino e extensão, com estágios de docência, oferta de disciplinas extras, seminário internacional online e curso de curta duração previstos para 2023. Os projetos de pesquisa em andamento são guarda-chuva, geralmente com financiamento do CNPq ou Fapemig, envolvendo de dez a três pesquisadores cada. Os principais projetos atuam com parcerias ou em convênios: Universidad de Valadollid, Espanha;

UFVale do Jequitinhonha e Mucuri, UniLúrio de Moçambique; e PennState/EUA. Elas envolvem pesquisas de otimização e machine learning, serviços ecossistêmicos e sustentabilidade, certificações ambientais, adaptação de edifícios a mudanças climáticas, ventilação para mitigação da COVID19, uso da energia fotovoltaica, estratégias bioclimáticas e conforto térmico. A equipe publicou 15 artigos de periódicos qualis A nos últimos três anos, além de capítulos de livros e artigos em congressos, que podem ser consultados em nosso site.

http://www.latecae.ufv.br

Laboratório de Pesquisa em Projetos

Professor: Túlio Márcio de Salles Tibúrcio

O LPP – LABORATÓRIO DE PESQUISA EM PROJETOS investiga os impactos da tecnologia na produção da arquitetura. Abriga o Grupo de Pesquisa Cnqp, INOVA –Inovações Tecnológicas na Produção da Arquitetura. Tem ainda objetivo de aplicar conhecimentos produzidos em casos reais de edificações na UFV e outras instituições. Uma das linhas de pesquisa investiga o impacto da tecnologia em ambientes de aprendizagem, buscando entender as mudanças espaciais nos ambientes tecnológicos de aprendizagem e impactos no processo de ensino e aprendizagem. Um trabalho finalizado recentemente estudou impactos da

tecnologia no ensino remoto. Dois em andamento estão investigando a tecnologia no curso de Design e um terceiro investiga o uso da tecnologia para ensino de simulação clínica nos cursos de Enfermagem e Medicina, ressaltando que a meta é entender o espaço de aprendizagem podendo ele ser físico ou virtual. A outra linha investiga fachadas duplas em clima tropical, onde trabalhos realizados já deram frutos inserindo outros pesquisadores na área. No momento, uma pesquisa sobre fachadas verdes duplas está em andamento. Estamos planejando o WORKSHOP do Grupo INOVA.

LPP

Nó-Lab

Laboratório de Modelagem Digital

Professores: Denise Mônaco dos Santos, Andressa Martinez, Douglas Souza

Criado em 2014, suas pesquisas se concentram nos temas da sintaxe espacial, parametrização, BIM, modelagem generativa e conceitos contemporâneos da produção da arquitetura e do espaço urbano, principalmente através das tecnologias digitais. Busca integrar as ferramentas de design digital e prototipagem rápida em atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão.

Além de um laboratório, o Nó é um grupo de pesquisa que tem como ponto fulcral a interação e colaboração. Possui como interesse o fluxo de conteúdos através de múltiplas plataformas e trabalham colaborativamente com diversas parcerias, tanto com outras instituições como com outros pesquisadores.

Todas as pesquisas e ações desenvolvidas englobam todos os membros da equipe. O foco do NÓ.LAB é a interface entre a arquitetura e os meios digitais, ultimamente tem se debruçado nos processos de

projetos digitais em diversas escalas. Ao longo de sua trajetória realizou diversas ações como workshops de uso de algumas ferramentas digitais, desenvolvimento de projetos, pesquisas, participações em eventos nacionais e internacionais, bem como publicações em periódicos.

Além disso, participa regularmente do Congresso da Sociedade Ibero-Americana de Gráfica Digital (SIGraDi). No decorrer de suas atuações, conseguiu alguns equipamentos de alta qualidade para o desenvolvimento de suas propostas, por meio de editais da FAPEMIG e do Programa Mais Cultura nas Universidades, como: Máquinas a laser, Impressoras 3D, Fresa CNC e um braço robótico. Ademais, durante a pandemia, participou de diversas ações, dentre elas a produção de face shields junto à UFV.

https://www.instagram.com/no.lab_br

DIVULGAÇÃO

O PPG.au se candidatou ao PDPG (Projeto de Desenvolvimento da Pós-Graduação) com proposta de internacionalização, por meio de financiamento de viagens internacionais. Foi contemplado em 2022, com recursos para apoio a essas atividades. A proposta visa financiar visitas técnicas de pesquisadores estrangeiros ao PPG.au e envio de pesquisadores do PPG.au em missão internacional, em 2023 e 2024.

PUBLICAÇÕES

Denise Mônaco dos Santos

Artigo: El paradigma de la sostenibilidad urbana: una discusión sobre la Ciudad de 15 minutos y el Desarrollo Orientado al Transporte Sostenible (DOTS)

Autores: Yanka Flor Pinheiro Eleutério, Denise Mônaco dos Santos e Luciana Bosco e Silva

Data de publicação: 30/12/2022

Local de publicação: Revista Latino-americana de Ambiente Construído & Sustentabilidade

Trabalho completo: Estudo sobre as áreas de expansão urbana de Ouro PretoMG

Autores: Anderson José de Castro Agostinho e Denise Mônaco dos Santos

Data de publicação: 2022 (Não tem o mês. No Locus UFV tem a data do documento da dissertação que é 22/09/2021)

Local de publicação: Anais VI SiBOGU Simpósio Brasileiro Online de Gestão Urbana

Ítalo Itamar Caixeiro Stephan

Artigo: Inserção regional e a centralidade do pequeno município: o caso de Piraúba-MG

Autores: Angélica Silva Arruda Vidal e Ítalo Itamar

Caixeiro Stephan

Data de Publicação: 2022

Local de publicação: Revista Nacional de Gerenciamento de Cidades, v. 10, n.78.

Acesso: https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/gerenciamento_de_cidades/article/view/3138/3182

Artigo: A formação do espaço urbano de Conselheiro Lafaiete, Minas Gerais, Brasil.

Autores: Ana Clara de Souza Pereira e Ítalo

Itamar Caixeiro Stephan

Data de publicação: 2022

Local de publicação: Revista de Geografia e Ordenamento do Território, v. 24.

Acesso: http://cegot.org/ojs/index.php/GOT/article/view/01/01#

Artigo: Distrito Municipal, a escala esquecida: estudo de caso de MuriaéMG

Autores: Livia Maria de Souza Almeida Coura e Ítalo Itamar Caixeiro Stephan

Data de publicação: 2022

Local de publicação: Revista Política e Planejamento Regional, v. 9, n. 3.

Acesso: https://www.revistappr.com.br/artigos/publicados/artigo-distrito-municipal-a-escala-esquecida-estudo-de-ca so-de-muriae---mg.pdf

Capítulo de livro: PEREIRA, A. C. S. ; MILAGRE JUNIOR, S. L. ; STEPHAN, Ítalo I. C. . DEMOCRATIZAÇÃO DO ESPAÇO URBANO E SEGREGAÇÃO SOCIOESPACIAL UMA ANÁLISE DE CONSELHEIRO

LAFAIETE - MG. In: Sérgio Luiz Milagre Júnior; Julieth Laís do Carmo Matosinhos Resende; Wagner Camilo Miranda; Sônia de Oliveira Santos Baccarini. (Org.). Coleção Diálogos Jurídicos FDCL ? Vol. 2 : usos e abusos da democracia. 1ed.São Paulo: Dialética, 2023, v. 2, p. 9-29.

Professores do PPG.au

Joyce Correna Carlo

Artigo: Aplicação de experimento fatorial como método para a definição de zonas bioclimáticas a partir do conforto térmico.

Autores: Camila Carvalho Ferreira e Joyce Correna Carlo

Data de publicação: 2023

Local de publicação: PARC - Pesquisa em Arquitetura e Construção

Acesso: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/parc/article/view/8669076/30994

Artigo: Uso de materiais de mudança de fase em sistemas construtivos: revisão integrativa de literatura

Autores:Matheus Menezes Oliveira, Caio de Carvalho

Lucarelli e Joyce Correna Carlo

Data de publicação: 2022

Local de publicação: Revista Ambiente Construído (online), v. 22

Acesso: https://www.scielo.br/j/ac/a/cv8gbxwWX4Ww8jJb5rCSJ6P/?lang=pt

Artigo: Proposição de critério de incentivo à energia renovável e eficiência energética para as leis de ICMS ecológico no Brasil.

Autores: Leandra Altoé, Delly Oliveira Filho, José Márcio Costa, Joyce Correna Carlo, Francisco Javier Rey Martinez, Luis Manuel Navas Gracia, Osmar Rosa Fernandes

Data de publicação: 2022

Local de publicação: Revista Desenvolvimento e Meio Ambiente, v. 60.

Acesso: https://revistas.ufpr.br/made/article/view/77324/47236

Artigo: Performance assessment of RBFMOpt, NSGA2, and MHACO on the thermal and energy optimization of an office building

Autores: Mario Alves da Silva, Rafael de Paula Garcia e Joyce Correna Carlo

Data de publicação: 2022

Local de publicação: Journal of Building Performance Simulation, v. 16

Acesso: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/19401493.2022.2143568

Publicações em anais de congresso: LUCARELLI, CAIO D.C. ; OLIVEIRA, M. M. ; C. CARLO, JOYCE . Comparative Analysis of Viçosa’s Weather Files: Simulation Adequacy for Urban Microclimate In: Passive Low Energy

Architecture Conference, 2022, Santiago, Chile. Will cities survive? The future of sustainable buildings and urbanism in the age of emergency. Santiago: PLEA, 2022.

Publicações em anais de congresso: BENEVIDES, MARIANA NAVARRO ; TEIXEIRA, DAVID BRUNO DE SOUSA ; C. CARLO, JOYCE .

Proposal of Climatic Zoning for Buildings in Mozambique In: Passive Low Energy Architecture Conference, 2022, Santiago, Chile. Will cities survive? The future of sustainable buildings and urbanism in the age of emergency. Santiago: PLEA, 2022. v. 1.

Leonardo Civale

Parte em livro: Patrimônio e cidadania: reflexões sobre o patrimônio cultural tombado de Viçosa (MG) e sua relação com a educação básica municipal (1984-2010)

Autores: Leonardo Civale e Walkiria de Freitas Martins

Data de publicação: 2022 (Não tem o mês)

Local de publicação: Livro Saberes Históricos, Patrimônio e Espaços de Memória

Maria Isabel de Jesus Chrysostomo

Artigo: La marchandisation de l’émigration française au Brésil: la Maison Beaucourt, 1857-1859

Autores: Laurent Vidal e Maria Isabel de Jesus Chrysostomo

Data de publicação: 2022 (Não tem o mês)

Local de publicação: Ler História

Artigo: A balnearização como fenômeno de fronteira (notas a partir do caso francês, 1830’s–1980’s)

Autores: Laurent Vidal e Maria Isabel de Jesus Chrysostomo

Data de publicação: 2022 (Não tem o mês)

Local de publicação: Terra Brasilis

Paulo Roberto Pereira Andery

Artigo: Development and analysis of an automated performance code checking workflow

Autores: Eduardo Arantes, Paulo Roberto Pereira

Andery, Flávio Andrade, Daniel Paes e Javier Irizarry.

Data de publicação: 2022

Local de publicação: Revista Ambiente Construído, v.22, p. 27-42

Acesso: https://www.scielo.br/j/ac/a/XBB9xDkZRG5XMQkFLFhjrwJ/?format=pdf&lang=en

Rosana Aparecida Pimenta

Artigo: A disciplina de práticas pedagógicas no ensino remoto: possibilidades, desafios e limitações na formação de professores em dança.

Autores: Thamiris Calegari Rodrigues e Rosana

Aparecida Pimenta

Data de publicação: 2023

Local de publicação: Revista Expressão Católica, v. 11

Acesso: http://publicacoes.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/144/83

Publicações em anais de congresso: IMA, BEATRIZ DE OLIVEIRA ; RODRIGUES, THAMIRIS CALEGARI ; PIMENTA, Rosana

Aparecida . CULTURA EM FOCO: UMA BREVE

CARACTERIZAÇÃO DE PAULA C NDIDO (MG)

PARA A CONSTRUÇÃO DO PLANO MUNICI-

PAL DE CULTURA. In: Anais do IV Seminário "Cidades, Territórios e Direitos", 2022, UFV. Anais do(a) Anais do IV Seminário "Cidades, Territórios e

DEFESAS

Mestrado

Aluna: Camila de Oliveira

Título: Urbano performático: o espaço público como palco para intervenções corpográficas

Orientador(a): Luciana Bosco e Silva

Data: 14/10/2022

Aluna: Ana Carolina Santos Vicente

Título: A nova tectônica: Perspectivas conceituais aplicadas aos processos computacionais e à fabricação digital

Orientador(a): Denise Mônaco dos Santos

Data: 06/12/2022

Aluno: Vítor de Souza

Título: Análise dos instrumentos do estatuto da cidade e sua aplicabilidade em pequenas cidades: um olhar sobre Antônio Prado de Minas

Orientador(a): Ítalo Itamar Caixeiro Stephan

Data: 24/02/2023

Aluna: Mariana Pinto Guedes

Título: O enclave de muros invisíveis: regularização fundiária e gentrifigação no bairro

Dom Bosco em Juiz de Fora-MG

Orientador(a): Teresa Cristina de Almeida Faria

Data: 27/02/2023

Direitos". Recife: Even3, 2022.

Tiago Augusto da Cunha

Publicações em anais de congresso: CUNHA, T. A. da. Diálogos entre arreglos domiciliares brasileños y ciclo vital familiar In: X Congreso de la Asociación Latinoamericana de Población (ALAP), 2022, Valparaíso. SR 11Hogares y familia en América Latina 1, 2022.

Túlio Márcio de Salles Tibúrcio

Artigo: O uso das TDICs no processo de ensino e aprendizagem remoto e mudanças espaciais

Autores: Túlio Márcio de Salles Tibúrcio e Jordana Chaves de Melo

Data de publicação: 2023

Local de publicação: Revista Artefactum, v. 21 Acesso: http://artefactum.rafrom.com.br/index.php/artefactum/article/view/2060

Aluna: Cléo Nicolau Adário Lima Nascimento

Título: O plano de mobilidade urbana e sua relação com a dinâmica territorial: o caso de Juiz de Fora – (MG)

Orientador(a): Maria Isabel de Jesus Chrysostomo

Data: 06/03/2023

Aluna: Yanka Flor Pinheiro Eleutério

Título: A “cidade de 15 minutos” sob a perspectiva da percepção ambiental para áreas de alta declividade da cidade de Viçosa - MG

Orientador(a): Luciana Bosco e Silva

Data: 23/03/2023

Doutorado

Aluno: Matheus Menezes Oliveira

Título: Investigação da influência dos materiais de mudança de fase no conforto térmico em escritórios nos climas brasileiros

Orientador(a): Joyce Correna Carlo

Data: 28/02/2023

Aluna: Lina Malta Stephan

Título: As narrativas de patrimonialização em Matias Barbosa e em Simão Pereira, na Zona da Mata Mineira

EVENTOS

UIA WORLD CONGRESS OF ARCHITECTS: Congresso Mundial de Arquitetos. Ocorrerá em Copenhague, Dinamarca entre os dias 2 a 6 de julho

ENCAC 2023: XVII Encontro Nacional de Conforto no Ambiente Construído e XIII Encontro Latino-Americano de Conforto no Ambiente Construído ocorrerá em São Paulo - SP entre os dias 30 de outubro a 31 de novembro.

AEAULP: V Seminário Internacional da Academia de Escolas de Arquitetura e Urbanismo de Língua Portuguesa ocorrerá em Brasília - DF nos dias 06, 07 e 08 de dezembro.

PROCESSO SELETIVO PPG.au

ALUNO REGULAR

Em geral, em agosto ou setembro o edital será publicado e costuma ficar aberto até fim de outubro.

ESTUDANTE NÃO VINCULADO

Datas mais pertinentes:

29/05/2023: Início do período para inscrição em disciplinas como estudante não vinculado para o segundo semestre letivo de 2023.

16/06/2023: Último dia para inscrição em disciplinas como estudante não vinculado para o segundo semestre letivo de 2023.

19/07/2023: Último dia para divulgação do resultado dos pedidos de inscrição em disciplinas, como estudante não vinculado.

04/08/2023: Matrícula dos estudantes não vinculados para o segundo semestre letivo de 2023.

07/08/2023: Início das aulas do segundo semestre letivo de 2023.

Orientador(a): Leonardo Civale

Data: 14/03/2023

Aluno: Thiago Toledo Viana Rodrigues

Título: Benchmark energético para supermercados de médio porte

Orientador(a): Joyce Correna Carlo

Data: 17/03/2023

Aluna: Débora Mela

Título: Geometria para fachadas verdes aplicando modelagem algorítmico-paramétrica

Orientador(a): Andressa Carmo Pena Martinez

Data: 24/03/2023

Aluna: Lívia Maria de Souza Almeida

Coura

Título: A política de habitação social em Muriaé - MG: avaliação da inserção urbana da moradia popular no Distrito do Vermelho a partir de 2010

Orientador: Ítalo Itamar Caixeiro Stephan

Data: 28/03/2023

Aluna: Renata Soares Faria

Título: Modelo para identificação e gestão de requisitos de desempenho em projetos de espaços educacionais em instituições públi-

cas de ensino superior

Orientador: Paulo Roberto Pereira Andery

Data: 28/03/2023

Aluna: Helen Ribeiro Rodrigues

Título: A atuação do poder público e seus impactos no espaço intraurbano de Varginha/MG, no período de 1970 a 2020

Orientadora: Teresa Cristina de Almeida Faria Data: 05/04/2023

Aluna: Áurea Dayse Cosmo da Silva

Título: Da antiga à nova Mutum Paraná: Uma análise da implantação da UHE Jirau e os reflexos na espacialidade urbana de Porto Velho-RO

Orientador: Teresa Cristina de Almeida Faria Data: 27/04/2023

Aluna: Juliana Varejão Giese

Título: Performatividade urbana: a experiência espacial corporificada das pessoas em situação de rua

Orientador: Luciana Bosco e Silva

Coorientador: Elizete Menegat Data: 04/05/2023

ZENÓBIA boletim 09 - 2023

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.