Zenóbia - Edição 01.2021

Page 1

BOLETIM. 06

ZENÓBIA

Ensino à distância. Ilustração: Estúdio Kiwi. Via Nova Escola.

PPG.au UFV


MARÇO.2021_zenóbia

Boas vindas: sistemas e 04 datas importantes ensino remoto:

sob a perspectiva dos professores

08

parceria:

ppgau e unilÚrio

concessão de bolsas:

critérios inéditos

12 2

06

10

publicações, ações e eventos


zenóbia_MARÇO.2021

Chegou mais um

Boletim Zenóbia! Em sua sexta edição, a publicação do Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo do Departamento de Arquitetura e Urbanismo (PPG.au) da UFV, acolhe os alunos de mestrado e doutorado, discorre sobre o andamento do ensino remoto, parcerias entre os programas de pósgraduação da Universidade Federal de Viçosa e da Universidade Lúrio, além de apresentar os novos critérios para concessão de bolsas lançados pela CAPES. O boletim é destinado não só aos estudantes e professores do PPG.au, mas a todos os que se interessam pelas relações entre arquitetura e cidades, tecnologia e inovações, planejamento urbano e regional, patrimônio histórico, meio ambiente, dentre outras áreas englobadas pelas pesquisas de nossa pós-graduação. Nossa equipe, que é composta por Ana Carolina Santos, Blanca Valadares, Érica Ferraz e Tiffany França, arquitetas urbanistas e alunas regulares do PPG.au, e está sob supervisão do Prof. Dr. Ítalo I. C. Stephan, recebe contribuições e sugestões de textos, relatórios, desenhos, fotografias e outros materiais que possam auxiliar na produção do próximo boletim.

Infelizmente, por conta da pandemia do Covid-19, as aulas e principais atividades serão realizadas exclusivamente em regime remoto, até a Universidade e os órgãos de saúde competentes considerem que seja seguro que os funcionários, professores e alunos, voltem a se reunir presencialmente. Apesar de a vacinação contra a Covid-19 ter iniciado no Brasil em janeiro de 2021, com os grupos prioritários (idosos com mais de 60 anos, trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência e população indígena aldeada), até o momento menos de 2% dos brasileiros receberam as duas doses da vacina. Por isso, não se tem previsão de quando as atividades presenciais na Universidade Federal de Viçosa serão retomadas. Esperamos, então, que através do boletim e das interações virtuais vocês sejam acolhidos da melhor maneira, e que possamos passar por esse momento juntos!

equipe

zenóbia 2021.1

3


MARÇO.2021_zenóbia

boas-vindas Nós do PPG.au UFV e da equipe do Zenóbia parabenizamos aos ingressantes pela conquista e desejamos sucesso na pesquisa que será realizada nos próximos dois ou quatro anos. Durante esse período o pesquisador deve assumir algumas ações que dependem exclusivamente do aluno, por isso fiquem atentos aos prazos de matrícula em todos os semestres, à seleção de disciplinas e elaboração do plano de estudos, à programação do exame de qualificação, e à obtenção dos créditos necessários. Para mais informações referentes às datas e procedimentos, basta acessar o site do PPG.au: http://www.ppgau.ufv.br/pt-BR.

Departamento de Arquitetura e Urbanismo. Via Blog: Por amor às cidades.

4

mestrado + doutorado


zenóbia_MARÇO.2021

sistemas SAPIENS: O Sistema de Apoio ao Ensino da UFV, Sapiens, é uma plataforma importante em que você terá acesso ao seu histórico, às disciplinas matriculadas, notas nas disciplinas e análise curricular. Para os que não estão familiarizados, recomendamos acessar o link abaixo, que consiste em um tutorial com orientações sobre o acesso ao Sistema: https://www.youtube.com/watch?v=rBdPpVYy85k PVANET: Nesta plataforma que é utilizada para apoiar as aulas, você terá acesso a materiais variados (texto, vídeos etc.) relativos ao conteúdo das disciplinas e poderá utilizar as ferramentas interativas, como o Fórum ou Chat, na proposição de atividades. Por isso, lembre-se de acessar o PVANET com frequência para se manter atualizado com os conteúdos disponibilizados. Segue abaixo o link para o tutorial de orientações de uso: https://www.youtube.com/watch?v=sBThrSfi0j0 ACADEMICOPG: Este sistema foi desenvolvido para gerenciar as funcionalidades acadêmicas do estudante de pós-graduação, relacionadas à comissão orientadora, plano de estudo, linha de pesquisa e banca de dissertação/ tese e qualificação. Além disso, outras funcionalidades estão disponíveis, como: consulta às disciplinas oferecidas, dados pessoais do estudante, formação acadêmica, histórico escolar e projeto de pesquisa. Abaixo, segue o link do “Manual do sistema acadêmico da pós-graduação – ACADEMICOPG” com orientações de uso: https://www3.dti.ufv.br/academico/manuais/ manual1-apresentacao.pdf

datas importantes 2021/1 08/03/2021 a 26/03/2021: Período de acerto de matrícula, pelos estudantes, via SAPIENS; 15/03/2021: Início do período de aulas remotas do primeiro semestre letivo de 2021; 21/06/2021 a 02/07/2021: Período para solicitação de matrícula, para o segundo semestre letivo de 2021, via SAPIENS; 02/07/2021: Término do período de aulas remotas do primeiro semestre letivo de 2021. 02/07/2021: Último dia para aprovação dos planos de estudos, elaborados via ACADEMICOPG, pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. 2021/2 26/07/2021 a 13/08/2021: Período de acerto de matrícula, pelos estudantes, via SAPIENS; 02/08/2021: Início do período de aulas do segundo semestre letivo de 2021; 03/12/2021: Término do período de aulas do segundo semestre letivo de 2021; 24/01/2022 a 04/02/2022: Período para solicitação de matrícula, para o primeiro semestre letivo de 2022, via SAPIENS.

links importantes PPG: http://www.ppg.ufv.br/ Calendário Escolar da Pós-Graduação 2021: h t t p : // w w w . p p g . u f v . b r / w p - c o n t e n t / uploads/2012/08/SEI_UFV-0380965Resolu%C3%A7%C3%A3o.pdf Sistemas: http://www.ppg.ufv.br/?page_id=327

5


MARÇO.2021_zenóbia

ensino remoto: sob a perspectiva dos professores A necessidade de fazer uso do ensino remoto na pós-graduação para adaptar a pesquisa científica ao momento de pandemia nos direcionou a conhecer novas ferramentas online e também a explorar novas metodologias que pudessem ser aplicadas remotamente. Dessa forma, assim como nós pós-graduandos, os professores do nosso departamento tiveram que repensar o modelo de aulas e também se adaptar ao desafio de continuar o trabalho (muito obrigado, professores, vocês são demais!). A equipe Zenóbia elaborou uma pequena entrevista para saber como eles têm lidado com tantas mudanças e quais os desafios (e alegrias, porque não?) desse momento. Aproveitamos para agradecer imensamente aos professores que participaram da entrevista: Andressa Martinez, Ítalo Stephan, Joyce Carlo, Luciana Bosco e Silva e Teresa Faria. (obs: nomes em ordem alfabética, não corresponde à ordem de respostas a seguir)

1) Como a pandemia da COVID-19 afetou as suas atividades como docente na pós-graduação? (A)Trouxe muitas incertezas a princípio, chegando a angústias transferidas de terceiros para mim. A dedicação ao trabalho tornou-se maior, pois depende do professor disciplinar o seu horário e, mesmo ao fazê-lo, outros não respeitam e a demanda aumentou demais. A todo momento do dia ou noite chegavam mensagens com demandas e dúvidas. No entanto, trouxe oportunidade de crescimento com técnicas inovadoras de ensino, assim como adaptações interessantes para sistemas remotos. O ensino não será o mesmo ao retornarmos ao trabalho presencial. (B)A pandemia mesclou as atividades de trabalho

6

com o gerenciamento da casa e família. Com isso, os limites entre a vida profissional e familiar foram alterados. Sinto-me constantemente com foco compartilhado, o que dificulta o bom andamento de ambos. Além disso, reduziu drasticamente as práticas em laboratório. (C)Passei a fazer as atividades de aula, orientação e bancas de forma remota. A intensidade das horas trabalhadas aumentou. (D)Pouca coisa. Apenas passei a ministrar aulas e fazer orientações e reuniões de grupo de pesquisa de forma remota. A internet as vezes atrapalha. Só isso (E)De presencial, passei a dar as aulas remotamente.

2) Quais foram/são as facilidades e os desafios da experiência do ensino remoto? (A)Desafios: necessidade de investimentos pessoais em tecnologias. A administração da UFV não estava preparada para o ensino remoto, trazendo transtornos como a alteração do PVANet durante o período em que estávamos em aula. Facilidades: O sistema Google da UFV ajudou muito, aprendi a usálo com maior efetividade. (B)Estar conectado com diferentes contextos geográficos é a melhor facilidade. Poder trabalhar, independente do local, também é uma grande vantagem. No entanto, os desafios são gerenciar o tempo de tela e as rotinas do lar. (C)Participar de bancas, orientações e palestras de forma remota evita deslocamentos. Dar aula de forma remota exigiu ajustes e maior capacidade de internet.


zenóbia_MARÇO.2021

(D)Acredito que os primeiros meses foram difíceis por conta da adaptação ao novo modelo. No momento, no entanto, estou muito bem adaptada. Na verdade acredito que minhas aulas da pós poderiam, em sua maioria ser remotas (E)Facilidades: maior foco e concentração da turma nos debates. Desafios: lidar com os mecanismos de interação virtual

3) Qual será o “legado” dessa pandemia para a pesquisa brasileira? Você acredita que sairemos fortalecidos desse período ou sairemos ainda mais fragilizados? (A)Fortalecidos, em outras questões, diferentes, nem melhores nem piores. Uma relação muito interessante foi feita pela The Economist: https:// www.economist.com/the-world-in-2021. (B)Acredito que seremos fortalecidos: aulas remotas para estudantes em outras regiões, de outros programas ou cursos; facilidade de incorporar membros externos em bancas; parcerias interinstitucionais; aprimoramento das plataformas de comunicação. Acredito que a pandemia nos tornou mais adaptáveis e dispostos ao novo, o que é uma qualidade fundamental para fomentar a inovação. (C)Provavelmente um sistema híbrido de ensino, orientações e maior interação com instituições fora de Viçosa.

4) Após esse período de pandemia, você acredita que o ensino remoto na pós-graduação pode se tornar uma tendência na educação brasileira? (A)Não integralmente. O crescimento como contato presencial é insubstituível, e a vivência em pesquisa é essencial para a maturidade do pesquisador. Veja bem, pesquisa. No entanto, algumas adaptações do ensino remoto vieram para ficar. Em especial, vejo estudantes (graduação em geral) que reclamam que o professor não dá mais aula, ele apenas indica os vídeos a assistir. Isso não tem volta: o professor dos anos 50 não tinha recursos, tinha que fornecer o conteúdo e contar com o complemento do estudo em casa. Nos viciamos neste modelo. Hoje, o material está disponível, o estudante assiste e é orientado pelo professor a desenvolver um raciocínio, seja com exercícios ou discussão. Isso se aproxima a modelos de ensino, mesmo presencial, da pós-graduação. Na pós, portanto, este modelo irá se intensificar ainda mais: o aprendizado depende do que o estudante traz para a aula, o professor só fomenta ou direciona uma discussão. (B)Acredito que retornaremos ao presencial, principalmente pela necessidade de práticas em laboratório, mas certamente o ensino remoto mudou a educação no mundo e vai permanecer no caso brasileiro. (C)Pode sim, mas apostaria num sistema híbrido de presença e remoto.

(D)Nos mostrou que somos adaptáveis. Não sei se isso pode ser uma afirmação para a pesquisa brasileira como um todo, mas em nossa área achei que podemos apostar em um modelo híbrido de aulas, encontros e orientações

(D)Como dito anteriormente, não sei dizer se na educação brasileira em todas as áreas. Há questões sócio econômicas a serem consideradas, mas o modelo híbrido, acho que veio pra ficar

(E)Depende. Eu sairei mais fortalecida.

(E)Acho que poderá ser alternativa, mas não substituirá as aulas presenciais.

7


MARÇO.2021_zenóbia

parceria

PPG.au e UNILÚRIO

Chega mais que tem novidades vindo por aí !! Neste semestre, 2021/1, iniciaram-se os procedimentos para uma possível parceria entre o Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFV e a Faculdade de Arquitetura e Planejamento Físico da Universidade Lúrio Unilúrio, localizada na cidade de Nampula, em Moçambique. Aqui na UFV, a pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo conta com as linhas de pesquisa: Planejamento do Espaço Urbano e Regional; Tecnologias e Aspectos Ambientais no Espaço

Logo UFV. Via: https://www.ufv.br/

8

Construído; A Produção do Edifício e do Espaço Urbano nas Pequenas e Média Cidades. Já a Unilúrio, possui um programa de mestrado nas áreas de Desenvolvimento do Território e Gestão Urbana; Patrimônio e Desenvolvimento. Nos dias 22 e 23 de fevereiro ocorreu, de modo remoto, o Workshop de Integração entre as duas universidades para um primeiro diálogo. Professores e pesquisadores de ambas as instituições apresentaram o desenvolvimento de pesquisas nas linhas de planejamento e gestão urbanos e materiais na construção, suas experiências no ensino, pesquisa, extensão e também as publicações, para então discutir o potencial de pesquisas conjuntas, já traçando algumas diretrizes de cooperação. Os temas abordados foram planejamento regional, rede de cidades, política nacional de habitação, Estatuto


zenóbia_MARÇO.2021

Profa. Joyce Carlo

Profa. Iara Vali

Profa. Andressa Martinez

Prof. Bernardo Xavier Prof. Ítalo Stephan 1ª Reunião de negociação. Via: http://www.ppgau.ufv.br/pt-BR/noticia/1a-reuniao-de-negociacao-do-convenio-ufv-unilurio-mocambique

Prof. Valdemiro Abgo

da Cidade, customização em massa, materiais, comportamento ambiental e sustentabilidade.

- Palestras online e disciplinas; - Treinamento para graduação.

Além disso, no dia 26 de fevereiro de 2021, representantes de ambas as universidades estiveram em uma primeira reunião para esclarecer as dúvidas sobre o convênio de cooperação e também compilar as ações discutidas no Workshop de Integração. Essas ações envolverão professores e alunos, e serão dividida em três categorias:

De médio prazo (2022 em diante):

De curto prazo (iniciar em 2021):

- Pesquisas: integrar estudantes de pósgraduação e de graduação; realizar estudos comparativos; diagnosticar o contexto de Nampula como uma pesquisa base; produzir um glossário de conceitos;

- Publicações conjuntas: livros e artigos científicos; - Treinamento entre equipes de professores.

De longo prazo (a avaliar um prazo):

- Cooperação futura para a possibilidade de criar um curso de mestrado; - Espera-se que o convênio seja assinado, pois acredita-se que a iniciativa some para as duas partes envolvidas e produza conhecimentos e notícias futuras.

Logo UNILÚRIO. Via: http://www.unilurio.ac.mz/unilurio/pt/.

9


MARÇO.2021_zenóbia

MODELO DE DISTRIBUIÇÃO INÉDITO: Capes lança concessão de bolsas para pós-graduação

O Ministério da Educação/ Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior publicou no Diário Oficial da União em 17 de fevereiro de 2021 a PORTARIA CAPES Nº 28, DE 12 DE FEVEREIRO DE 2021. A referida portaria dispõe sobre novos critérios para distribuição de bolsas em: • • • •

Programa de Demanda Social (DS); Bolsas e auxílios para pagamento de taxas escolares no âmbito do Programa de Excelência Acadêmica (PROEX); Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Particulares (PROSUP); Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições Comunitárias de Educação Superior (PROSUC).

Segundo Benedito Aguiar, presidente da CAPES, a nova concessão trata-se de um modelo de distribuição inédito, onde mais de 84.300 bolsas serão distribuídas entre o período de março de 2021 a fevereiro de 2022. Em vídeo institucional, divulgado no canal CAPES_Oficial através da plataforma YouTube, o presidente

10

ressalta que o principal critério não foi alterado, ou seja, a nota de avaliação do programa de pósgraduação. Entre os critérios que permaneceram inalterados estão o índice de desenvolvimento humano do município, o qual o curso está situado, e titulação média do curso. A CAPES garante que os novos critérios para distribuição de bolsas minimizam os cortes visto que, uma das principais novas medidas, assegura que nenhum programa perderá mais do que 10% no número total de seus benefícios. Ademais foi determinado um teto para os ganhos de acordo com o conceito atribuído ao programa de pós graduação, conforme quadro abaixo: CONCEITO

GANHO MÁXIMO

=A*, 3 ou 4

20%

=5

40%

=6

80%

=7

Não há limitação para ganho


zenóbia_MARÇO.2021

Em 17 de fevereiro de 2021, o portal institucional UFV EM REDE abordou as implicações da nova concessão de bolsas nos programas de pós-graduação da Universidade Federal de Viçosa. Em entrevista ao pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade, Raul Guedes pontuou que “isso significará uma perda de 106 bolsas do DS e 25 do Proex: quando os beneficiados concluírem seus cursos, as bolsas não serão repassadas para novos estudantes dos mesmos programas de pós-graduação; serão retidas pela CAPES”. O pronunciamento do presidente da CAPES, Benedito Aguiar, ressalta que “a ênfase é o mérito acadêmico indicado pela nota do curso, mas é também levado em consideração o tamanho do curso, pela quantidade média de titulados, bem como um fator de ponderação, com o objetivo de reduzir as assimetrias observadas em municípios com menores índices de desenvolvimento”. Para mais informações sobre Portaria CAPES nº 28, de 12 de fevereiro de 2021 e suas implicações, seguem as referências utilizadas neste texto:

DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO: PORTARIA CAPES Nº 28, DE 12 DE FEVEREIRO DE 2021. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-

capes-n-28-de-12-de-fevereiro-de-2021-303767428 Acesso em: 23-02-2021

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO: Capes lança concessão de bolsas para pós-graduação. https://www.gov.br/mec/ptDisponível em:

br/assuntos/noticias/concessao-de-bolsasinstitucionais-para-2021-consolida-regras Acesso em: 23-02-2021

UFV EM REDE: Capes divulga critérios de distribuição de bolsas de pósgraduação. Disponível em: https://www2.

dti.ufv.br/noticias/scripts/exibeNoticiaMulti. php?codNot=33744&link=corpo Acesso em: 23-022021

YOUTUBE: Presidente da CAPES detalha concessão de bolsas institucionais para 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/ watch?v=7ReKo-VU-iM Acesso em: 23-02-2021

11


MARÇO.2021_zenóbia

publicações, eventos e ações Evento: SIGraDi 2020

Evento: DIGITAL FUTURES 2021

O congresso anual da Sociedade IberoAmericana de Gráfica Digital foi realizado em 2020 na Escola de Arquitetura e Design da Universidade Pontifícia Bolivariana em Medellín, na Colômbia. Seu enfoque temático abordou o potencial transformador do design, enfatizando o papel crucial do design, da arquitetura e das diferentes disciplinas projetuais para a manutenção da vida, por meio de uma sinergia com tecnologias convencionais e disruptivas.

Prazo para submissão dos resumos: até 15 de abril Data do evento: 26 de junho a 04 de julho Local: Online Website: https://www.digitalfutures.world/cdrf-

Website: https://sigradi2020.upb.edu.co/ Local: Evento online Data: Novembro de 2020

Prazo para submissão dos resumos: a partir de 25 de janeiro Data do evento: 17 a 19 de novembro Local: Online Website: https://www.sbqp2021.com/

Título: Material-based design: Improving a continuous changing praxis Autores: Denise Mônaco dos Santos e Ingrid Paoletti Título: The operationalization of “A Pattern Language” by using network analysis tools Autores: Megg Francisca de Sousa, Denise Mônaco dos Santos, Andressa Carmo Pena Martinez e Douglas Lopes de Souza.

12

2021

Evento: sbqp - simpósio brasileiro de qualidade do projeto no ambiente construído

Evento: III enebim - ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM Data do evento: 20 e 21 de maio Local: Online Website: https://www.antaceventos.net.br/index. php/enebim/2021


zenóbia_MARÇO.2021

Evento: XVI ENCAC e XII ELACAC Prazo para submissão dos resumos: 20 e 21 de maio Data do evento: 20 a 23 de outubro Local: Online Website: https://www.even3.com.br/encac2021/

Evento: III Congresso Internacional e Interdisciplinar em Patrimônio Cultural Data do evento: 07 a 11 de julho Local: Online Website: https://www.ciipc2020.rj.anpuh.org/

Evento: sigradi 2021 Prazo para submissão dos resumos: até 29 de março Data do evento: 08 a 12 de novembro Local: Online Website: https://www.sbqp2021.com/

Evento: xvi shcu - seminário de história da cidade e do urbanismo Data do evento: 15 a 18 de junho Local: Online Website: http://xvishcu.arq.ufba.br/

Palestra: “Iluminação e acústica urbana” Evento: Webinar - Encontro &Diálogos Ecológicos Universidade: UFOP Data: 11 de março Ministrante: Érica Ferraz Link: https://youtu.be/Wf1TvBIWqpw

PALESTRA: “Sintaxe e Semântica: desenvolvendo um outro olhar sobre a cidade” Universidade: UFLA Data: 22 de março Ministrante: Renato Sá

ação: fabricação de faceshields Em parceria com os departamentos de Medicina e Engenharia Elétrica, o departamento de Arquitetura e Urbanismo entregou, no início de março, 3610 suportes para faceshields cortados à laser. Participaram da produção alunos da gradução e pós-graduação membros do Nó. lab .

Produção faceshields. Via: Bruna Pengo.

13


ZENÓBIA.2021.1


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.