Zenóbia - Edição 03.2020

Page 1

BOLETIM. 05

ZENÓBIA

Eleições brasileiras por Freepik

PPG.au UFV


NOVEMBRO.2020. 3_zenóbia

04 Equipe Zenóbia

06 Matéria principal

CARTA ABERTA À SOCIEDADE E AOS CANDIDATOS E CANDIDATAS À PREFEITURA DE VIÇOSA

2


zenóbia_NOVEMBRO.2020. 3

08

09

COVID e o Processo Seletivo Eventos e Publicações 3


NOVEMBRO.2020. 3_zenóbia

E se fosse uma cidade desenhada? O que veria Kublai Khan? Desenho de observação feito pelo Prof. Arquiteto Urbanista Rogerio Braga de Assunção IV Encontro Nacional Urban Sketchers Ouro Preto - MG (2019)

equipe zenóbia 2020.3

4


zenóbia_NOVEMBRO.2020. 3

O caminho é por aqui, Zenóbia de Ítalo Calvino, enquanto cidade invisível, com cidadãos desejosos num espaço topológico, delgado e sobre palafitas. Cidade invisível, mas apenas pelo órgão da visão. Explicamos. É como o Dr. Antônio Damásio, médico e neurocientista português, aponta a interferência contagiosa da memória em imaginações, e consequentemente, nas representações. Todas as cidades são contaminadas por memórias. Em As Cidades Invisíveis de Ítalo Calvino, o viajante Marco Polo discorre sobre 55 cidades, as quais o Imperador Kublai Khan acaba por desconfiar de suas descrições. Isso parece se justificar pelo olhar viciado do viajante relator, um veneziano, que vê um pouco de Veneza em tudo. Assim como todas as pessoas veem um pouco do que são e de onde vem em todos os lugares. A partir de Zenóbia, uma das cidades de Calvino, nasceu a primeira edição do BOLETIM ZENÓBIA e neste momento nasce a quinta. Tenta-se aqui encaixilhar as percepções, os feitos, os desejos, os olhares, as mutações e as perspectivas do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo do Departamento de Arquitetura e Urbanismo (PPG. au) da UFV. Tudo fica mais jocoso, “cômico se não fosse trágico”, no espaço e no tempo do ano de 2020. Quem vos escreve pensa que as “cidades visíveis” são ainda mais inimagináveis, complexas e improváveis do que as invisíveis de Calvino. E isto, entre muitas outras reflexões postas ao longo deste material, motiva esse boletim.

Aqui agrupam-se os eventos futuros do PPG. au, publicações dos alunos, professores e tantas outras oportunidades de ingresso, publicação e participação em geral neste programa de pós graduação. ZENÓBIA, o boletim, não é apenas para alunos e professores do PPG.au, mas para todos que avistam as combinações prováveis, e até improváveis, entre arquitetura, tecnologia, cidades, planejamento urbano e regional, patrimônio histórico, meio ambiente, entre outros. A equipe recebe contribuições e sugestões de textos, relatórios, desenhos, fotografias e o que mais possa surgir tanto de dentro quanto de fora dos portões da Universidade Federal de Viçosa - MG. Os antigos integrantes, Caio de Carvalho Lucarelli, Débora Mela, Mariana Camillo Sant’Ana e Mariana Navarro Benevides, gentilmente guiaram a nova equipe até aqui. Ana Carolina Santos, Blanca Valadares Ferreira, Érica Ferraz de Andrade Souto e Tiffany França assumem, a partir desta edição, o BOLETIM ZENÓBIA. A nova equipe é integralmente composta por arquitetas urbanistas e alunas regulares da PPG. au UFV sob supervisão do Prof. Dr. Ítalo Itamar Caixeiro Stephan. As integrantes desenvolvem pesquisas vinculadas ao planejamento do espaço urbano e regional, estudo de tecnologias e aspectos ambientais no espaço construído, além de produção do edifício e do espaço urbano nas pequenas e médias cidades. Bem vindos ao Zenóbia!

5


NOVEMBRO.2020. 3_zenóbia

Carta aberta à sociedade e aos candidatos e candidatas à prefeitura de Viçosa Às vésperas de novas eleições municipais, embasados numa carta modelo produzida pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo – CAU/MG – produzimos uma carta aberta à sociedade e aos candidatos e candidatas à prefeitura da cidade de VIÇOSA. Manifesta-se aqui, a preocupação sobre o insustentável modelo de crescimento urbano e o alerta para a responsabilidade dos futuros prefeitos e prefeitas perante seus cidadãos. A construção da carta possui o objetivo de inaugurar uma ação que tem por intenção expor a importância da contribuição dos profissionais de arquitetura e urbanismo, além de áreas correlatas e interessadas na temática, na política urbana, efetivando assim as suas responsabilidades sociais no desenvolvimento municipal em VIÇOSA, cidade que amamos e prezamos. Ressalta-se a noção de nossos direitos e deveres para uma cidade melhor,

6

sempre cobrando o que nos é devido. Visto esse cenário, apresentamos os principais pontos do documento. Para finalizar, entendemos que a conjuntura atual coloca para a futura gestão municipal alguns desafios muito claros que nortearam a presente carta em pautas diversas: Saúde e meio ambiente • Compreender o saneamento básico de maneira integrada a outros planos, como as políticas públicas de planejamento urbano, saúde, habitação, arborização, recursos hídricos e resíduos sólidos; • Propor ações para minimizar os danos ambientais e as perdas materiais e humanas, agregando qualidade na infraestrutura e na paisagem; • Prezar pela totalidade do território atendido por saneamento básico; • Implementar políticas de conservação de valorização das margens do leito dos cursos d´água de forma integrada com os municípios limítrofes; • Planejar as áreas rurais e suas fronteiras com as áreas urbanas, visando o desenvolvimento local. Mobilidade • Priorizar o pedestre, criando condições para que as pessoas utilizem as ruas e se sintam seguras. • Entender como primordial a execução do Plano de Mobilidade do município; • Pensar sobre a pauta viária regional, pois VIÇOSA é cortada por rodovias e estradas municipais, que precisam se comunicar, ter seu uso e traçado planejado para uma otimização no deslocamento da população local.


zenóbia_NOVEMBRO.2020. 3

Inclusão social • Assegurar investimentos crescentes em infraestrutura urbana e em serviços públicos e sociais nas áreas mais vulneráveis, para garantir a sua integração e a redução da segregação e da desigualdade urbana; • Prevenir o espraiamento urbano como forma de inclusão social, coibindo assim o mercado exploratório de terras afastadas; • Intensificar a regularização fundiária de forma associada à qualificação dos territórios, priorizando o direito de posse do imóvel a indivíduos de grupos minoritários; • Incorporar a assistência técnica em habitação de interesse social (ATHIS) pública e gratuita.

e utilizar intensamente boas práticas de comunicação social; • Construção de instrumentos que possibilitem uma ampla participação popular. A Carta é finalizada com a cobrança de cumprir as metas previstas da Agenda 2030 para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente às do Objetivo 11 (Tornar as Cidades e os Assentamentos Humanos Inclusivos, Seguros, Resilientes e Sustentáveis).

Planos e projetos pautados no conhecimento técnico e que priorizem a coletividade • Revisão urgente e importantíssima do Plano Diretor de 2000, o tornando participativo na sua construção; • Implementar e revisitar as localidades apontadas como áreas de risco de deslizamento e inundações no município; • Criar e manter canais de cooperação mútua com a Universidade Federal de Viçosa. Transparência na tomada de decisões públicas • Fortalecimento e criação de novos conselhos, aplicação de modos horizontalizados de participação popular e tomadas de decisões; • Disponibilizar informações com total transparência

Caricatura. Acervo Prof. Dr. Ítalo I. C. Stephan

7


NOVEMBRO.2020. 3_zenóbia

COVID e o Processo Seletivo

Ensino à distância. Imagens vetorizadas de IrynaDanyliuk.

8

O ano de 2020 certamente não foi como outro ano qualquer e não foi como imaginávamos. Nos solidarizamos com todas as vítimas da pandemia de COVID-19, celebramos a recuperação de muitos, somos gratos aos que cuidaram uns dos outros e celebraremos (com certeza) a chegada da tão esperada vacina. Tivemos então que nos adaptar à nova realidade, aos novos tempos, à distância física, à ansiedade com o futuro, para seguir em frente enfrentando os novos desafios diários da vida em isolamento. Para nós, estudantes, a pandemia da COVID-19 reformulou o ensino e deixou os edifícios educacionais vazios à medida que aderiu-se à quarentena. O distanciamento social, até agora a medida mais eficaz para combater a disseminação do vírus, forçou uma massiva migração para o “home office” e transformou o ensino antes presencial em remoto. No contexto acadêmico, a transição forçada para o ambiente virtual está fazendo tanto alunos quanto professores refletirem sobre as vantagens e desvantagens do sistema presencial e forçando também uma reinvenção dos métodos e processos presenciais, na tentativa de mantê-los remotamente. Nesse contexto, foi possível que as inscrições para o processo seletivo de mestrado e doutorado do PPG.au estivessem abertas no período de 09 de setembro a 02 de novembro de 2020, oferecendo doze vagas para o mestrado e dez vagas para o doutorado. Assim como em 2020, o edital contemplou três linhas de pesquisa: • LP1 - Planejamento do Espaço Urbano e Regional,


zenóbia_NOVEMBRO.2020. 3

• LP2 - Tecnologias e Aspectos Ambientais do Espaço Construído; • LP3 - Produção do Edifício e do Espaço Urbano nas Pequenas e Médias Cidades. O processo de seleção que teve início no dia 10 de novembro de 2020, será desenvolvido em quatro etapas para o mestrado e em três etapas para o doutorado. No dia 26 do mesmo mês, o resultado da primeira etapa da seleção do mestrado foi divulgado pela Coordenação no PPG.au em sua página eletrônica (www.ppgau.ufv.br) para que os candidatos se preparassem para as etapas seguintes. Tanto a prova escrita que ocorrerá no dia 02 de dezembro, em horários divulgados no site, quanto as entrevistas nos dias 03 e 04 de dezembro, ocorrerão de maneira remota com conexão em sala virtual. Para isso, será necessário que os candidatos preparem certa infraestrutura contendo computador, câmera e conexão de internet. Outros detalhes estão disponíveis em: http://www.ppgau.ufv.br/Acoes/Download. php?tipo=Paginas&id=68. No dia 15 de janeiro de 2021 será divulgado o resultado final do processo seletivo. Para maiores informações, os interessados podem acessar o edital, disponível em www.ppgau.ufv.br.

9


NOVEMBRO.2020. 3_zenóbia

Eventos e Publicações

Diagrama desenvolvido e apresentado pela mestranda Elisa B. Matos e pela Profa. Dra. Andressa C. P. Martinez no evento SIGraDi2020. Concedido pelas autoras.

Evento: ARCHTHEO’20 - XIV INTERNATIONAL THEORY AND HISTORY OF ARCHITECTURE CONFERENCE - Istambul ARCHTHEO ‘20 / XIV é a Conferência Internacional sobre Teoria e História da Arquitetura e foi realizada na forma de uma conferência online. A conferência é coordenada pelo DAKAM (Centro de Pesquisa Acadêmica do Mediterrâneo Oriental) e foi organizada pelo BILSAS (Ciência, Arte, Produções Esportivas). Website:https://www.dakamconferences.org/ archtheo Local: Evento online Data: Novembro de 2020 Autores: Juliana Moraes Araújo; Luciana Bosco e Silva Título: An environmental perception study of a green vegetable garden: a case study in Viçosa, MG.

10

Evento: SIGraDi 2020 O congresso anual da Sociedade Ibero-Americana de Gráfica Digital foi realizado em 2020 na Escola de Arquitetura e Design da Universidade Pontifícia Bolivariana em Medellín, na Colômbia. Seu enfoque temático abordou o potencial transformador do design, enfatizando o papel crucial do design, da arquitetura e das diferentes disciplinas projetuais para a manutenção da vida, por meio de uma sinergia com tecnologias convencionais e disruptivas. Website: https://sigradi2020.upb.edu.co/ Local: Evento online Data: Novembro de 2020 Autores: Elisa Bomtempo Matos, Andressa Carmo Pena Martinez Título: Gridshell structural evaluation criteria based on Upward and Downward Modelling Methods in Karamba3D.


zenóbia_NOVEMBRO.2020. 3

Autores: Marina Pires Iasbik, Andressa Carmo Pena Martinez e Jorge Lira de Toledo Gazel Título: Integration of BIM and Algorithmic Design logics through data exchange between Grasshopper plugin and Revit and Archicad software. Evento: IXVIII ENTAC O Encontro Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ENTAC) é uma realização bienal da Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC) que tem como objetivo disseminar e discutir a produção científica, bem como debater políticas e problemas relacionados ao Ambiente Construído. O tema central do XVIII ENTAC 2020 foi o Futuro da Tecnologia do Ambiente Construído e os Desafios Globais. O evento propôs o debate desse tema com a participação do meio acadêmico, representantes de órgão públicos e de empresas privadas, a fim compreender o Futuro da Tecnologia do Ambiente Construído alinhado aos Desafios Globais da Organização das Nações Unidas (ONU). Website: www.entac2020.com.br Local: Evento online Data: novembro de 2020 Autores: Mario Alves da Silva, Thaís de Souza Magalhães (graduação) e Joyce Correna Carlo Título: Viabilidade técnica e econômica de sistemas BIPV em habitações da região Sudeste. Autores: Renata Soares Faria, Matheus Freitas De Oliveira e Paulo Roberto Pereira Andery Título: Processo de projeto em ambientes universitários: uma análise a partir do conceito de Performance Based Building.

de pesquisas de mestrado, de doutorado ou de densidade similar. Website: https://www.amigosdanatureza.org. br/publicacoes/index.php/gerenciamento_de_ cidades/article/view/2263/2174 Data: Janeiro 2020 Autores: Karine de Almeida Paula Título: O patrimônio histórico cultural e a verticalização: uma análise das mudanças na paisagem urbana de Viçosa, MG. Publicação: Inovação em Cidades O livro Inovação em Cidades parte de uma iniciativa do grupo VIA Estação Conhecimento, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia do Conhecimento da UFSC. Ele reúne diversos artigos que tratam sobre iniciativas e experiências inovadoras em cidades do Brasil e do mundo. CORRÊA, Lucas B.; STEPHAN, Ítalo I. C.; BOSCO E SILVA, Luciana. O acesso à informação como política pública de planejamento e gestão urbana: a experiência de Pelotas. In: Inovação em Cidades. Clarissa Stefani Teixeira; Ágatha Depiné (Orgs.). P. 86-100. São Paulo: Perse, 2020. E-book. Disponível em: https://via.ufsc.br/downloadebook-inovacao-em-cidades/ Autores: Lucas Berdague Corrêa, Ítalo Itamar Caixeiro Stephan e Luciana Bosco e Silva. Título: O acesso à informação como política pública de planejamento e gestão urbana: a experiência de Pelotas. p. 86-100.

Publicação: Revista Nacional de Gerenciamento de Cidades A Revista Nacional de Gerenciamento de Cidades está direcionada para a divulgação de trabalhos científicos na área de Arquitetura e Urbanismo, resultado de pesquisa de natureza empírica, experimental ou conceitual, resultantes

11


NOVEMBRO.2020. 3_zenóbia

Título: Caracterização do crescimento urbano: uma análise de Rio Pomba - MG Autores: Tiffany Nicoli Faria Latalisa França; Yanka Flor Pinheiro Eleutério; Ítalo Itamar Caixeiro Stephan. Título: O paradigma da cidade compacta: uma discussão sobre a relação da “cidade em 15 minutos” e a democracia Autores: Livia Maria de Souza Almeida Coura, Ítalo Caixeiro Stephan, Teresa Cristina de Almeida Faria Título: O Paradigma da casa própria e o direito à moradia Autores: Francislaine Graveli de Assis, Lívia Maria de Souza Almeida Coura Título: Lagoa da gávea: a produção do espaço público em Muriaé - MG Banner do evento: III Seminário “Cidades, Territórios e Direitos”. Disponível em: https://www.posgeografia.ufv.br/iii-seminario-cidades-territorios-edireitos/

Evento: III Seminário “Cidades, Territórios e Direitos” O Seminário “Cidades, Territórios e Direitos” chega em sua terceira edição trazendo a temática “A cidade como território de luta”. A proposta foi a de refletir sobre a temática das cidades, seus territórios e o distinto acesso aos direitos, além de situar a própria cidade na lógica global. Discutiu-se a cidade desigual e o seu território de vivências múltiplas que muitas vezes se organizam na forma de lutas. O evento ocorreu de forma remota neste ano e, talvez por isso, pôde aproximar ainda mais os participantes, integrando diversas áreas do conhecimento como Arquitetura e Urbanismo, Ciências Sociais, Geografia, História, Educação e Direito, assim como os programas de pós-graduação e laboratórios dessas áreas da Universidade Federal de Viçosa. Website: https://ctd2020ufv.wixsite.com/website

Local: Evento online Data: outubro de 2020

Autores: Blanca Valadares Ferreira, Tiago Augusto da Cunha, André Teixeira da Costa

12

Autores: Ana Clara de Souza Pereira e Sérgio Luiz Milagre Júnior Titulo: Políticas públicas sobre o direito à cidade: uma análise sobre condomínios horizontais fechados e a segregação no espaço urbano Autores: Ana Clara de Souza Pereira e Sérgio Luiz Milagre Júnior Titulo: Políticas públicas sobre o direito à cidade: uma análise sobre condomínios horizontais fechados e a segregação no espaço urbano Autor: Angélica Silva Arruda Vidal e Ítalo Stephan Título: Características de um pequeno municipio: análise e classificação do porte da cidade de Piraúba-MG Autores: Angélica Silva Arruda Vidal e Gabriela Cassiano Martins Título: A racialização do território urbano e a pandemia do Covid-19 no Brasil Evento: SIA O Simpósio de Integração Acadêmica da UFV (SIA) teve um novo formato em sua 11ª edição que foi realizada conjuntamente pelos três campi da instituição e de maneira totalmente virtual.


zenóbia_NOVEMBRO.2020. 3

Neste ano, o evento se consolidou como atividade multicampi, ampliando sua abrangência como evento institucional e que pretende favorecer o alargamento da ação social da UFV sobre as comunidades locais. O objetivo desse evento foi o de estimular atividades acadêmicas de ensino, pesquisa e extensão que tenham como meta o tratamento de temas científicos e tecnológicos relacionados ao desenvolvimento social, além de gerar discussões que visem incentivar descobertas que sejam importantes para o desenvolvimento do país, em diversos níveis do conhecimento. Website: https://www3.dti.ufv.br/sia/ Local: Evento online Data: outubro de 2020 Autora: Marina Pires Iasbik Título: Interoperabilidade em BIM na geração de geometrias complexas

Ministrante de palestra Local: Disciplina de Urbanismo III, do curso de Arquitetura e Urbanismo do Instituto Federal de Rondônia - IFRO (Online) Data: outubro de 2020 Autor:Tiffany Nicoli Faria Latalisa França Título: Urbanismo tático e formas alternativas de planejamento Ministrante de palestra e de mesa redonda Local: Disciplina de URB122 - Ecologia Urbana, do curso de Engenharia Urbana da Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP (Online) Data: Setembro de 2020 Autor: Érica Ferraz de Andrade Souto Título: Eficiência energética em iluminação pública e acústica urbana

Autores: Aline Pereira da Silva, Teresa Cristina de Almeida Faria Título: Uma análise da expansão urbana em Rio Paranaiba-MG após implantação da Universidade Federal de Viçosa Autores: Thamires de Castro Lopes Ramos, Teresa Cristina de Almeida Faria e Aline Pereira da Silva Título: Efeito da implantação do Campus da Universidade Federal de Viçosa no setor terciário de Rio Paranaiba-MG Autores: Ana Clara e Italo Titulo: Configuração urbana e análise morfológica da região central de Conselheiro Lafaiete-MG Palestras, mesas redondas e minicursos Ministrante de minicurso Local: Disciplina de Conforto Ambiental, do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário - UNIFACIG (Online) Data: outubro de 2020 Autor: Caio De Carvalho Lucarelli Título: Introdução ao uso do DiaLux para projeto luminotécnico de interiores

“ O arquiteto não é um apêndice de uma máquina constrangedora e terrível. Ao contrário, cabelhe ajudar a dominar, a submeter a estrutura impositiva que transforma o homem em coisa, em vítima de sua própria criatura.” Villanova Artigas

13


ZENÓBIA.2020.3


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.