1 minute read

7.3 A arquitetura

Em 2013, novos vitrais para o altar foram confeccionados e posicionados (Figura 27), assim como a limpeza e sistema de automatização do badalar dos sinos. Nessa mesma imagem, podemos ver a próxima fase da empreitada, que foi realizada em 2014. Realizou-se a grande obra de restauro, que teve como foco o resgaste histórico dos tons originais do edifício, além de novas instalações elétricas e restaurações das portas (Governo do Espírito Santo, 2015). A cor original das paredes foi resgatada por meio de prospecções estratigráficas (processo de raspagem das diversas camadas de tinta) e as cruzes, que marcam a Via Sacra, foram novamente folheadas a outro, resgatando a sua cor original (TULLIUS, 2017). Vale ressaltar que esta obra não apenas foi com o intuito de recuperar a estrutura e a arquitetura do edifício, mas também obedecer às recomendações feitas no Concílio Vaticano II:

[...] o trabalho desenvolvido na Catedral de Vitória atendeu às exigências da adequação litúrgica do edifício sagrado, em vista do espírito e das normas da reforma litúrgica suscitada e promovida pelo Concílio Vaticano II. Todos os elementos da parte interna da Igreja e nas nas fachadas foram recuperados, valorizados e permanecem como conjunto iconográfico, cujo simbolismo convidam o público a admirar e a refletir sobre os mistérios da fé. (TULLIUS, 2017)

Advertisement

Sendo assim, Tullius (2017) afirma que a "arquitetura da Catedral restaurada não é só um elemento que enche os olhos de beleza, mas que, lidos à luz da fé, transformam num verdadeiro itinerário espiritual [...]” . Retomando o que foi discutido em capítulos anteriores, o restauro de um espaço sagrado ultrapassa as fronteiras de mera recuperação de matéria e se estende até o fortalecimento da fé de toda uma comunidade.

7.3 A arquitetura

Segundo Filho, Andrade, Costa e Reis (2010, p. 54), “a igreja possui a planta em forma de cruz latina (Figura 28), voltada para o oriente, onde se encontra Jerusalém, a Terra Santa, e uma nave ampla com cinco acessos: um principal e quatro laterais” .