3 minute read

INTRODUÇÃO

IntroduçãoIntrodução

As mesmas paredes que já ouviram súplicas, sons de sinos e salmos entoados são as mesmas da construção de uma história regida por crença, fé e poder. A igreja católica, além de fonte de esperança para milhares de pessoas, se constitui como um império, onde seus templos e os relatos contam mais sobre a história do que os livros. “Quando a fé, particularmente celebrada na liturgia, encontra a arte, cria-se uma profunda sintonia porque podem e querem falar de Deus, tornando visível o invisível” , uma vez falou o Papa Bento XVI (2009). O templo católico, ao longo da história, vem mudando a configuração de seus espaços sagrados e, juntamente com cada nova roupagem, a reação e percepção de seus fiéis também se altera. Excedendo a pura fé, a experiência do usuário dentro do espaço religioso percorre por aspectos ligados a psiqué humana mais do se imagina. Pallasmaa (2013) afirma que os edifícios, além de colocarem um abrigo sobre nossas cabeças, também abrigam nossas mentes e memórias. Definida como o processo pelo qual adquirimos, conservamos e evocamos alguma informação, a memória é grande fonte de dados e, sobretudo, de identidade de uma comunidade (LENT, 2008). Além disso, não apenas as reações emocionais, mas também o contexto, o próprio lugar, são essenciais para a formação de uma nova lembrança (LENT, 2008). Uma religião se perpetua através de tradições e de memórias, que são evocadas através de narrativas contatas entre seus membros. A evocação (ou recall) é a forma que se acessa uma informação que foi armazenada, para utilizá-la na cognição e na emoção, ou através do comportamento (LENT, 2008). A arquitetura e os bens materiais são fundamentais para o processo de recall, podendo ser peças-chaves para histórias que não encontramos nos livros.

Advertisement

Neste contexto, o objetivo desta pesquisa consiste em entender, através de conceitos da neurociência aplicada à arquitetura, os elementos que despertam a atenção do usuário em espaços religiosos e desencadeiam respostas emocionais e evocam memórias . Assim, busca-se desvendar a percepção afetiva do espaço religioso da Catedral Metropolitana de Vitória, advinda da apreensão daquilo que os usuários vivenciaram e evocaram, bem como suas modificações. Vale ressaltar que tal espaço foi escolhido devido sua importância histórica para a cidade de Vitória e pelo seu simbolismo de fé. Como método, esta é uma pesquisa aplicada, qualitativa, que utiliza a coleta de narrativas, a simulação digital e o rastreamento ocular. O trabalho buscou, primeiramente, uma pesquisa bibliográfica e documental a respeito da neurociência e do espaço religioso, em especial sobre a catedral estudada. Logo após, realizou-se um levantamento fotográfico da Catedral Metropolitana de Vitória, e buscou-se a documentação gráfica das plantas da igreja. Para a investigação das memórias e emoções dos usuários, foi feita: (a) uma pesquisa quantitativa, por meio de um questionário feito na plataforma Google Forms, distríbuído de forma randômica online; (b) uma pesquisa qualitativa, com quatro entrevistas abertas e semiestruturadas, de aproximadamente 20 minutos. Através dos estudos da memória afetiva do público, se fez necessário o estudo de duas épocas distintas da igreja, antes e após a restauração. Para tal fato, utilizou-se de modelagens tridimensionais, feitas digitalmente, das duas épocas da igreja. Na fase de investigação de elementos de atenção do público, realizou-se o rastreamento ocular com o aparelho eye-tracker, a partir das simulações digitais supracitadas.

OBJETIVOS

OBJETIVO PRINCIPAL Identificar os elementos de foco e atenção, que despertam memórias e emoções, no interior da Catedral Metropolitana de Vitória, a partir do rastreamento ocular realizado a partir dos modelos tridimensionais, que representam o edifício antes e depois do restauro.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS Para alcançar o objetivo proposto, serão desenvolvidas ações específicas, visando:

A partir da neurociência, compreender os mecanismos de memórias, emoções e sentimentos; Elucidar o espaço religioso, suas características e evolução ao longo da história. Correlacionar esses dois conceitos; Estudar o aparelho de rastreamento ocular e o processo de aquisição de informações através da visão; Estudar a Catedral Metropolitana de Vitória e sua evolução histórica; Propor uma simulação tridimensional da igreja em duas épocas distintas, a fim de comparar os elementos de foco e atenção nas diferentes versões. Realizar o rastreamento ocular do projeto com o auxílio do aparelho eye-tracker.

CapítuloCapítulo 11