2 minute read

Tem que valer...

nharam espaço na TV, com o programa Café com História, na Vale TV, que conta com duas temporadas especiais realizadas durante as edições de 2022 e 2023 da São Leopoldo Fest.

Em mais uma iniciativa, o projeto ganhou as ruas, com o Walk Tour, em conjunto com a Interventura Urbana, no intuito de levar as pessoas pelos diferentes caminhos de São Leopoldo, para observar a cidade e levantar questões sobre o patrimônio histórico.

Advertisement

Não fiz parte da maior parte do que conto. Não vivi a São Leopoldo de 50 anos atrás. Não participei do Centenário da Imigração Alemã. Longe de ser um dos primeiros a desbravar estas terras, orgulho-me, no entanto, de contribuir para a construção e permanência de boas histórias que moldam o presente e também o futuro. Me orgulho em saber que faço parte dos 200 anos de uma história tão potente, nesse momento que é tão simbólico.

Oano de 2024 marcará os 200 anos da chegada dos alemães ao sul do Brasil: uma data emblemática. Um marco. Serão muitas comemorações, uma infinidade de celebrações, homenagens e recordações: serão momentos intensos. E quando 2025 chegar? Tudo terá passado? Esperar os 300 anos? Não, definitivamente não! Teremos que parar e pensar, valeu a pena celebrar os 200 anos, com seus legados e avanços.

Um aniversário, sabemos, em datas significativas enseja mudanças: 15 anos, 18 anos, 50 anos, 100 anos, ao serem celebrados mudam paradigmas e o mesmo devo esperar da região do Vale Germânico. Inspiração na Pátria Mãe há de ser buscada em vários segmentos, como em saúde, segurança, educação, gestão pública e tantos outros. Nesta coluna, impossível versar sobre todas as possibilidades, logicamente, então foco em uma, que por ser multifacetada, reflete em todos os ambientes: o turismo.

Viveremos um momento único, com a celebração de 2024, para crescer em nosso turismo, afinal teremos olhares do Brasil inteiro e por que não dizer de vários pontos do mundo, para nossa região. Muitos irão ouvir falar pela primeira vez de pequenos municípios e localidades, além de recordarem de grandes centros de outrora, revividos em sua fama do passado.

Será a hora de evoluir, de ensinar e aprender, de investir em infraestrutura, de plantar para colher. Dia desses, um amigo esteve visitando Dois Irmãos, indo almoçar no tradicional Restaurante Santa Cecília. Na sequência, saiu a passear com sua família, adentrando em uma loja, no centro da cidade. Para sua surpresa, me relatou ele, a atendente da loja fez várias típica atitude que precisa ser replicada, treinada, potencializada. O viajante não pode contar com a sorte para um atendimento assim aparecer em seu passeio.

O mesmo precisa valer em restaurantes, em bares, em pontos turísticos, em lugares públicos. O turista bem tratado, volta e, mais do que isso, recomenda para outras pessoas o passeio. Ele gasta por impulso, movimentando a economia local em várias camadas. E, além disso, além do preparo e do envolvimento da iniciativa privada, o poder público precisa estar atento para receber bem quem está visitando a região: placas de sinalização são essenciais, banheiros públicos asseados vitais, vias conservadas, jardins floridos. Enfim, detalhes.

Se você, empreendedor, já faz tudo isso, ótimo. Faça mais.

Se você gestor pulico já faz tudo isso, ótimo. Faça mais.

Se você, cidadão do Vale Germânico já faz tudo isso, ótimo. Faça mais.

A hora é de somar forças, de crescer, de mostrar nossas belezas. O mundo estará olhando para o lugar onde alemães chegaram há 200 anos. Tem que valer a pena! Temos que ir além de 2024.

This article is from: