3 minute read

A região na telona: quando o morador da Santo Afonso vira “artista” de cinema

nhamos que transformar um conto em curta. Também já fazia Técnico em Publicidade e decidi que queria cursar cinema”, relembra.

Atualmente, ele está à frente da Convergência Produtora, de Novo Hamburgo. No início de 2023, Leonardo rodou o longa Espiral. E um dos sets não poderia ser outro: Lomba Grande, bairro rural de Novo Hamburgo. O filme retrata as dores e alegrias de uma família cujas histórias de vida estão ligadas ao ciclo da indústria calçadista do município.

Advertisement

Da música para a sétima arte. O Rio Grande do Sul é muito importante no cenário audiovisual brasileiro. Terra de onde ocorre a principal premiação do segmento, o Festival de Cinema de Gramado, e berço de nomes como Jorge Furtado, vencedor do Urso de

Prata no Festival de Berlim de 1990 com o curta Ilha das Flores, gravado em Porto Alegre. Como um verdadeiro celeiro de talentos, a região também se destaca na arte audiovisual. Inclusive, um dos principais nomes do Vale neste segmento é o do cineasta Leonardo Peixoto.

Mesmo jovem, já ostenta 11 longas, cinco séries e incontáveis curtas na carreira. Nascido em Pelotas, ele chegou a Novo Hamburgo ainda criança, mas foi no ensino médio que teve contato com o segmento. “Eu estudava na Feevale e lá a gente tinha um projeto onde tí-

O longa é fruto de um grande edital destinado aos projetos audiovisuais. “Os ciclos do audiovisual são muito longos. O edital é de 2020 e, por causa da pandemia, tivemos atrasos. Filmamos em 2023 e, provavelmente, vamos assistir em 2025. Então, demora um pouco para a região se ver na tela”, explica. Para ele,

Mas diante de tudo isso, para onde caminha a produção artística?

O conceito de arte sempre foi amplo. Arte pode ser o belo, Mas e o que é belo? Arte pode ser estética, pode ser movimento, sentimento, desconforto. Se ao longo de toda nossa trajetória civilizatória o conceito e a função da arte tiveram múltiplas interpretações, nos últimos anos, com o avanço da tecnologia e das ferramentas de inteligência artificial (IA), o conceito de produção também ficou mais elástico.

De acordo com o designer, consultor de ino- vação e professor Mauro Sarmento, esse não é um fenômeno recente. “Lá no final da década de 1980, eu trabalhava como desenhista e arte finalista de um jornal. Com a popularização do computador, lembro de ver meus colegas achando que todo mundo ia ficar sem emprego mas, na verdade, a máquina precisa que alguém dê as instruções.” Ao sair do jornal, Sarmento usou a indenização, que na época possibilitaria a compra de um carro popular zero quilômetro, em um computador, se es- pecializou em desenho de calçados e foi modelista das maiores indústrias calçadistas da região. Atualmente, Sarmento atua como consultor de inovação em várias empresas de grande porte e diz não temer a IA. “Tem que aprender e não se assustar. IA e outras tecnologias são aliados, são um dos grandes fomentos para o segmento, atualmente, é a Lei Paulo Gustavo, que prevê destinação de recursos para o setor cultural. Outro trabalho de destaque é o documentário Movimentos – 90 anos de Novo Hamburgo, realizado em parceria com a Vale TV. De acordo com Peixoto, fazer cinema é uma forma de contribuir para a evolução da sociedade. “Quando fiz o documentário sobre os 90 anos da cidade, fizemos sessões em algumas escolas. Em uma das apresentações no bairro Santo Afonso, um menino me perguntou o motivo de eu ter feito o filme. Depois da exibição, respondi a pergunta questionando se em algum momento eles já tinham visto um filme com alguém da Santo Afonso. Com a negativa, eu disse: por isso eu faço filmes. Para a gente se ver. Se a gente não se vê, a gente não evolui”, comenta. conveniência. A tecnologia traz um maior aproveitamento do nosso tempo. A Internet e os meios digitais são um grande campo de expressão.”

Saída em massa do PSDB

Nos próximos dias poderá haver debandada do PSDB de Novo Hamburgo. O grupo que tinha o comando do partido e acabou sofrendo intervenção da Executiva estadual, não deve ficar. Pelo menos em sua maioria. Só não definiram como será a saída, mas uma coisa é certa: os rumos serão diversos. Tem gente que já falou com o MDB, outros com o Cidadania e até Podemos foi procurado.

MDB em peso na região

Principais lideranças do MDB estadual estarão em Novo Hamburgo neste sábado, em mais uma edição do Mobiliza 15. Figuras como o ex-governador José Ivo Sartori, o atual vice-governador Gabriel Souza, os ex-senadores Pedro Simon e José Fogaça, além de deputados e prefeitos emedebistas participam de encontro no NH Hall. Expectativa é pela oficialização da pré-candidatura de Giovani Feltes à Prefeitura.

This article is from: