1 minute read

Feitoria, Lomba Grande!

Por: Gabriel Stöhr

Advertisement

Éincrível quando descobrimos a origem de alguma expressão popular que ouvimos no dia a dia. Geralmente, elas vêm de algo que é repetido muitas vezes em alguma situação específica, até se tornarem jargões populares. Uma das expressões que mais representam nossa região, sem dúvida, é a “Feitoria, Lomba Grande”, que carre- ga o nome de dois bairros icônicos das cidades de São

Leopoldo e Novo Hamburgo – e também envolve uma rixa histórica.

Para tentar entender um pouco de como surgiu a expressão, falamos com o historiador Márcio Linck. Ele explica que, basicamente, a expressão nasceu por conta de uma linha de ônibus que saia do centro de São Leo- poldo e passava pelo bairro Feitoria, tendo como destino final o bairro Lomba Grande, em Novo Hamburgo. A fala surge, justamente, das palavras do motorista que indicavam os bairros pelos quais o ônibus passaria: “Feitoria, Lomba Grande”. Com a resposta, surgiu outra pergunta: Será que essa linha ainda existe? Foi aí que, no finalzinho da tarde de uma sexta-feira, fomos tentar descobrir. Chegando na rodoviária de São Leopoldo, de cara já tivemos a resposta: Sim, a linha existe. Então, às 16h50 daquele dia, embarcamos no ônibus da Viação Feitoria para conhecer o itinerário. Na viagem, passamos por pontos tradicionais da cidade de São Leopoldo, como a Casa do Imigrante, até chegar à área mais rural do bairro Lomba Grande, ao fim da Estrada Francisco Waldemar Bohrer, onde o ônibus faz o retorno e volta a São Leopoldo.

Apesar de o ônibus ficar cheio em alguns momentos, poucas pessoas ainda usam a linha do início ao fim. Esse é o caso do Hélio Ferreira, de 53 anos, que trabalha como servente de pedreiro no centro de São Leopoldo e mora no bairro rural de Novo Hamburgo. Hélio usa a linha há cerca de três anos e conta até que conhecia a origem da expressão: “Sim, a gente escuta bastante, e que eu saiba é por causa do ônibus”. A popularização da frase se deu muito pela quantidade de pessoas que usavam a linha do início até o fim. “Antes da criação da Estrada Leopoldo Petry, o único caminho que levava da parte urbana de Novo Hamburgo para o bairro Lomba Grande era através da Rua João Aloysio Algayer, por dentro de São Leopoldo”, conta o historiador, explicando a queda do fluxo atualmente com a criação de linhas que vão direto do centro de Novo Hamburgo para o bairro rural.

Lomba

This article is from: