6 minute read

Consolidado, beach tennis cresce ainda mais na região

De repente, do nada, você se depara com mais uma quadra de beach tennis. Pode parecer exagero, mas não é. O esporte virou mania nacional e na região parece ganhar mais e mais adeptos. O fenômeno impressiona porque acabou se transformando também em um bom negócio, com a abertura de novos espaços e um mercado de consumo de alto poder aquisitivo.

No Rio Grande do Sul, a primeira quadra surgiu em 2011, em Porto Alegre. Mas foi nos últimos anos que o esporte disparou. Em cidades como Novo Hamburgo, o sucesso pode ser medido de diferentes formas. Uma delas, pela quantidade de espaços. ‘‘São pelo menos dez clubes e academias na cidade bem estruturados e novos estão surgindo’’, destaca a jogadora e instrutora Renata Hauschild, referência no tema.

Advertisement

Na avaliação de Renata, a pandemia acabou contribuindo para o crescimento do beach tennis, assim como o fato de ser jogado em um clima de praia. ‘‘É um esporte coletivo que não precisa de tantas pessoas e não exige contato. E a areia encanta as pessoas’’, resume, destacando que no pós-pandemia, já consolidado, o esporte disparou de vez.

Wallau vai sediar grande evento em dezembro

Oriunda do tênis, Renata aderiu ao beach tennis em 2021, jogando na Wallau. O clube, aliás, foi o primeiro da cidade a criar quadras, em 2018. Hoje, além de jogar e treinar, ela também se dedica à organização técnica de torneios.

O número de campeo- nato, aliás, é outra forma de medir o sucesso do esporte na região. São dezenas de campeonatos durante todo o ano. Renata está diretamente envolvida em um deles, em dezembro, justamente na Wallau. ‘’Será um grande evento, bem dentro do espírito família do beach’’, salienta.

A Copa Icatu de Beach Tennis será disputada nos dias 1, 2 e 3 de dezembro, utilizando cinco das nove quadras da Wallau. Por sugestão de Renata, o torneio contará com novidades, como as categorias sub-14 e +50, contemplando novos públicos que vêm aderindo ao esporte.

Copa Icatu segue com inscrições

A Copa Icatu de Beach Tennis é um bom termômetro do sucesso do esporte no Rio Grande do Sul e na região. A competição, cujas inscrições seguem abertas, foi idealizada pelo Bora. Club e tem Renata na organização técnica. Ela e sua equipe são referência entre os beachtenistas. Além de ter a maior seguradora independente do País em Seguro de Vida, Previdência Privada e Título de Capitalização dando nome ao torneio, o evento atraiu outras grandes marcas: Imagine Espaços Criativos, Unimed Vale do Sinos, Jangal das Araucárias, Swan Hotéis, Rio Grande Seguros e Previdência, Joalheria e Óptica Scheffler, Savarauto Mercedes, Nubelle Prevenção e Rejuvenescimento, HBS Informática, Frutaria, Smel Novo Hamburgo, Office Shop, Suns da Lomba, Spider Undergrip e Soul Beach Pro - o maior mix de produtos para beach tennis da região.

XVI Schmierfest em Presidente Lucena

De 10 a 15 de novembro, eu terei o privilégio de apresentar toda a programação de mais uma Schmierfest em Presidente Lucena. A festa mais doce da região inicia nesta sexta-feira, dia 10, aniversário de Presidente Lucena, e segue até quarta-feira, dia 15, no Parque Municipal Egon Guewehr com entrada gratuita. As So- beranas — rainha Jordana Schmitz e princesas Tainara Müller e Taíssa Daniele (que eu tive o prazer de anunciar no dia 9 de junho, no Salão Gewehr) — desde eleitas estão divulgando o maior evento da cidade que residem. Presidente Lucena é um município acolhedor na Encosta da Serra, com identidade germânica acentuada, detentor de exuberantes paisagens naturais, conservador de costumes e hábitos cultivados pela comunidade local. A Schmierfest é a festa mais importante do município, reúne a diversidade cultural existente, com a preservação da identidade germânica, destacando as variadas formas de expressão cultural, através das inúmeras atrações: jogos germânicos, shows musicais, shows de gaiolas, apresentações culturais, Dia D alusivo ao Novembro Azul, além de área gastronômica, exposição de artesanato, indústria e comércio. Durante os dias da festa, vai ser possível acompanhar a confecção artesanal de Schmier.

Bandinha Típica Canecão do Vale!

Atração confirmada nos principais eventos da região, a Bandinha Típica Canecão do Vale nos apresenta a autêntica música alemã! Como eu costumo dizer: Gute Musik! Schöne Musik! (Mú- sica Boa e Música Bonita!) No repertório, as músicas que lembram toda a alegria e toda a energia dos nossos antepassados germânicos que há 200 anos desbravaram nossa região.

A maior festa comunitária do Brasil

A 38ª Festa das Rosas acontece de 11 a 19 de novembro, no Parque do Imigrante, com entrada gratuita. Serão grandes noites alternando nomes de sucesso no cenário nacional: Reação em Cadeia (dia 11), Zé Neto e Cristiano (dia 12), Guilherme e Benuto (dia 14), Morada (dia 16) e Jorge e Mateus (dia 19). A rainha Lívia Maria Flor, ao centro das princesas Amanda Somavilla e Flávia Pires de Souza, estão realizando a divulgação do maior evento do município. Além das atrações nacionais, o evento contará ainda com shows regionais e locais, feiras, exposições, gastronomia típica, chopp artesanal e city tour. No Parque do Imigrante, uma infraestrutura completa foi montada para receber milhares de visitantes por dia, com variado cardápio na área de alimentação (comida colonial, produtos da região, cuca, pães e bolinhos de batata). A Festa das Rosas é uma das maiores festas populares do Estado e recebeu mais de 150 mil pessoas na edição de 2022. O evento é uma realização da prefeitura de Sapiranga e da Associação de Amigos da Festa das Rosas (Amirosas).

Coluna Da Herta

Tamancos de madeira

Era muito comum encontrar nos pés dos imigrantes alemães os tamancos de madeira, que eram fabricados na medida certa de cada pé: o sapateiro ia na casa do agricultor para tirar a medida. Outra curiosidade destes tamancos, que não tinha nem pé direito e nem esquerdo, em nossa região eles não era 100% de madeira. Mas, sim, com a parte de

Direto da Alemanha

Vejam os textos e as fotos que recebi diretamente da Alemanha! Foram enviados por minha sobrinha, a Marina! Adoro ela, minha sobrinha querida!

Oi Tia Herta, estou muito feliz em escrever para o Jornal O Vale. Hoje quero trazer para os leitores uma curiosidade bem legal, de quando visitei o museu da cidade de Boppard. O Richard Thonet é o fundador desse modelo de cadeiras arredondadas, e adivinha só, ele nasceu em Boppard! Para a madeira ficar desse formato arrendado, o Thonet criou uma máquina que curvava as madeiras. Ele desenvolveu uma técnica única para arquear madeira sólida ao vapor. A madeira precisava ser aquecida e então ela era pressionada contra um molde curvo de ferro fundido.

E você, já sabia disso?

Queriitosss – Não rebarem, as vezes eu troca um pouco os letras, quer tizer os letras.

Festival do bolinho

Quem não gosta de bolinhos, pois então no dia 21 no Morro Reuter aconteceu o primeiro festival do Kighelche (festival de bolinho) e, além do tradicional bolinho de batata, teve bolinho de arroz, espinafre, bolinho de chuva, aipim e bolinho de batata com linguiça. Tilicia.....

cima em couro.

os cos que vinham da Alema-

Nossos 200 anos

Não poderia ter iniciando em um lugar melhor o lançamento das comemorações dos 200 anos da imigração alemã no Brasil da nossa Vale TV, no último dia 26 tive a honra de estar presente no Museu Fundação Ernesto Frederico Scheffel, marcar e deixar registrado a história dos nosso imigrante.

Boate da Sociedade Orpheu

No último dia 31 de outubro, eu estive com este time maravilho na Sociedade Orpheu, de São Leopoldo, que reinaugurou sua boate. A Sociedade Orpheu, que no ano que vem completa 166 anos, é a sociedade mais antiga do Brasil em atividade, nosso orgulho.

É desafiador escrever sobre algo que nasceu de forma tão natural e sem grandes pretensões. Falar sobre o projeto Old São Leopoldo também é falar sobre mim, pois toda essa trajetória começa com a curiosidade de um leopoldense que nunca conheceu bem sua própria cidade, e que não se sentia parte dela. Cada descoberta se tornou uma grande surpresa que merecia ser compartilhada.

Assim nasceu o perfil “Old São Leopoldo” no Instagram, que tem em seu principal aspecto a transmissão de conhecimento sobre o nosso território, criando e fortalecendo os vínculos afetivos da população com a cidade. O desafio é não tornar a história desinteressante: trabalhando com a memória afetiva a partir de imagens, trazendo à tona lembranças não tão distantes da realidade do público, relacionando notícias atuais com antigos acontecimentos, além de evidenciar o papel humano na preservação cultural. Por isso, entendo que criar pertencimento é de suma importância.

Sentir-se parte da história local faz parte do processo de construção de um cidadão interessado e protetor da sua cultura e do seu patrimônio histórico. É preciso lembrar que a cidade continua sendo erguida a cada dia, por migrantes e imigrantes de diversos novos cantos, e que essas pessoas precisam de uma imersão acessível em nossa cultura local. Esse é o papel que o Old São Leopoldo ocupa na Internet.

Em 2022, as nossas histórias ga-

This article is from: