Influência da mídia e da publicidade em debate

Page 1

A-8

Cidades

A TRIBUNA

www.atribuna.com.br

Segunda-feira 14

novembro de 2016

A Tribuna

Projeto socioeducativo de incentivo à leitura que utiliza o jornal como recurso didático e pedagógico, contribuindo para a formação de cidadãos leitores conscientes e participativos. Uma iniciativa de A Tribuna, em parceria com a Associação Nacional de Jornais (ANJ). Coordenadora Pedagógica / Editora: Carolina Viana Morgado Chagas Textos: Vagner Lima

na escola

www.atribuna.com.br/atribunanaescola E-mail: atribunanaescola@atribuna.com.br Telefone: (13) 2102-7249

DIVULGAÇÃO

Influência da mídia e da publicidade em debate

Com base em jornal, educadoras discutem com alunos poder dos meios de comunicação FOTOS DIVULGAÇÃO

Em duas escolas da região, educadores partiram de reportagens de A Tribuna para discutir com alunos como a mídia pode influenciar no modo como os fatos são noticiados e como a publicidade pode intervir nos hábitos de consumo da população.

Pensar Global e Agir Local foi o tema, relacionado à alimentação

Colégio promove feira cultural

VERDADE X MENTIRA

Na E.E. Barnabé, em Santos, a professora Daniella Silva realizou um trabalho com as turmas do primeiro ano da unidade, para fazê-las compreender o quão importante uma notícia pode ser para a sociedade, apresentando esse gênero textual aos alunos. Os estudantes deviam escolher uma notícia do jornal e, a partir dela, identificar o que caracteriza uma matéria verdadeira ou falsa, a que ponto uma notícia influencia a sociedade e qual o propósito da reportagem escolhida.

Na E.E. Barnabé, em Santos, alunos escolheram notícia do jornal para identificar influência na sociedade

MÍDIA X CONSUMO

Na E.M. Ronaldo Sérgio Alves Lameira Ramos, em Praia Grande, a professora Luciene Lima trabalhou a relação entre a mídia e o consumismo, questionando a turma do oitavo ano quanto ao excesso de consumo e as consequências negativas trazidas por isso – principalmente na esfera ambiental, com a produção exagerada de lixo. Ela propôs um debate, chamando atenção para o fato de, no geral, a publicidade não esclarecer para o público as possíveis deficiências ou pontos negativos dos produtos oferecidos, além de incentivar o consumo desenfreado. “Tal atitude pode originar-se da influência da mídia sobre o ser humano”, opina Luciene. Os estudantes leram e analisaram propagandas veiculadas em A Tribuna e puderam debater com mais propriedade. “Alguns alunos se posicionaram de maneira coerente com a proposta informativa que a mídia transmite. Alunas disseram que a mídia po-

O Colégio Afonso Pena, em Santos, realizou uma feira cultural, com exposição de diversos trabalhos feitos pelos alunos do Infantil ao Ensino Médio, com o tema Pensar Global e Agir Local. Muitos deles tiveram como suporte reportagens de A Tribuna. Os estudantes dos quartos e quintosanos, por exemplo, fizeram trabalhos relacionados à alimentação. “Através de pesquisas realizadas no jornal, desenvolveram o tema falando sobre a quantidade de açúcar presente nos alimentos que ingerimos no dia a dia”, diz Ana Billi, educadora da unidade. As turmas explicaram sobre a importância de uma alimen-

tação saudável para a saúde, orientando os visitantes sobre os alimentos que são importantes para o bom funcionamento do organismo. Os visitantes ouviram a exposição dos alunos, observaram os trabalhos feitos por meio de cartazes, totens e tabelas, que também indicavam quantos quilômetros o indivíduo teria que pedalar para queimar a quantidade de açúcar consumida com os alimentos relacionados. “Os trabalhos foram esclarecedores para nossos alunos e todos puderam participar do evento”, diz Ana, sobre o sucesso da feira, organizada na escola há 18 anos.

Escolas podem se inscrever para o AT na Escola de 2017

Relação entre a mídia e o consumismo foi trabalhada na escola Ronaldo Sérgio Alves Lameira Ramos

de até influenciar a compra de produtos, mas também informa quanto à qualidade dos serviços prestados, auxiliando os donos de bares e restau-

rantes a conquistar mais clientes, por exemplo”. Mas a maioria dos estudantes questionou a real necessidade de expor os possíveis danos

na sua aquisição. “Geralmente, a mídia aponta para o lado positivo, incentivando ainda mais o consumo, disse outro aluno”, conta.

Continuam abertas até o próximo dia 30 as inscrições para as escolas interessadas em fazer parte do A Tribuna na Escola em 2017. Para inscrever a unidade de ensino, o educador responsável deve preencher um formulário on-line, no link migre.me/vpKVD. São 100 vagas ao todo, para escolas das nove cidades da Baixada Santista e as unidades que já fazem parte do programa devem ser inscritas novamente. No momento do cadastro, precisam ser informados os seguintes dados: nome, endereço, telefone fixo, e-mail e CNPJ dainstituição; nome de um pro-

Click

fessor responsável pelo projeto na escola, bem como telefone celular e e-mail dele; além deuma justificativa(texto curto defendendo a inscrição no projeto), que será usada em caso de desempate para a escolha das escolas que integrarão o programa. As participantes recebem assinaturas de A Tribuna impressas e digitais para uso pedagógico, e os educadores frequentam encontros de formação mensais, concursos e passeios culturais. A lista com as 100 selecionadas para 2017 será divulgada no próximo dia 5 de dezembro.

FOTOS DIVULGAÇÃO

Outubro Rosa.

Visita.

Na manhã de terça-feira, uma turma de oitavo ano da UME Mário de Almeida Alcântara, de Santos, visitou A Tribuna. Os alunos participaram de uma palestra sobre o dia a dia da produção do jornal e aprenderam curiosidades do jornalismo.

Na E.M. Nicolau Paal, em Praia Grande, a equipe escolar realizou uma série de atividades de conscientização e prevenção do câncer de mama, a partir de uma roda de conversa com os alunos e de reportagem publicada em A Tribuna. Em uma oficina, as crianças das classes de primeiro ano confeccionaram o símbolo da campanha de modo coletivo e tornaram-se multiplicadoras, convidando a comunidade e familiares a participar de um momento de reflexão sobre o assunto.

Mais Outubro Rosa.

Na Creche São Jorge, em Santos, a educadora Kátia Fagundes trabalhou o tema com a turma do pré. De forma lúdica, explicou a doença para a turma. “Os pequenos distribuíram corações com mensagens para as tias da escola e levaram para casa. Assim, puderam conscientizar os responsáveis de que se prevenir é importante. Confeccionamos cartazes e fizemos exposição na escola para lembrar todos da importância da campanha”.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.