1 minute read

Orquestra Theatro São Pedro promove projeto social para jovens

Iniciativa oferece aulas de música sem custos para crianças e adolescentes entre 9 e 20 anos em situação de vulnerabilidade

Por Tobias Araújo

Advertisement

Coordenado pelo maestro Evandro Matté e pela musicista Keliezy Severo, a Orquestra Jovem Theatro São Pedro (OJTSP) desenvolve o potencial musical de 120 crianças e jovens através de aulas gratuitas no Multipalco Eva Sopher, em Porto Alegre. A iniciativa, promovida pela Orquestra Theatro São Pedro (OTSP), existe desde 2021 e conta com o apoio do Instituto Providência.

“O objetivo é atender jovens e crianças em vulnerabilidade de comunidades e bairros periféricos. Temos uma parceria com o Instituto Providência, que realiza uma triagem de todas as crianças que se apresentam”, relata Keliezy.

Segundo a coordenadora, a música incentiva jovens de comunidades periféricas da capital a se desenvolverem através da arte. “A importância de terem o papel de líderes e mostrar que eles podem incentivar outras crianças faz parte disse. A música, num contexto de extrema violência, resgata um olhar de valorização desses jovens, que passam a se sentir capazes e a fazer algo realmente importante”, afirma.

Participante do projeto, Mariana Alves, 18 anos, destaca que a música mudou a sua vida e a fez descobrir novos talentos. “Sempre fui muito apaixonada por música erudita e sempre tive vontade de tocar violino. A música para mim é uma forma de escape. Muitas vezes eu tocava para me distrair, mas na verdade era um estudo. Arte cura, arte é tudo”, sentencia. Erick Klippel, 18 anos, relata que conquistou uma vaga no curso de Licenciatura em Música na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) através do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Ele destaca que a dedicação à música tem o poder de levar as pessoas a lugares inimagináveis. “Eu não conhecia o Theatro São Pedro e agora estou na faculdade de música graças ao projeto e ao incentivo da professora Keliezy. Essa será minha profissão”, conta. Atualmente, a OJTSP atende crianças e adolescentes desde a iniciação musical à orquestra. Todas as aulas ocorrem nas dependências do Multipalco, inaugurado em 2009. O espaço conta com salas de música e dança, múltiplos teatros, instrumentos musicais e restaurante.

“A maioria dos alunos que estão aqui vieram de um projeto na Lomba do Pinheiro, mas faltavam salas e instrumentos. Poder estar no São Pedro é uma evolução gigantesca”, comemora Jony Junior, aluno mais antigo da orquestra. As inscrições para novos alunos são abertas periodicamente no site oficial da OTSP. Para mais informações sobre as aulas é possível enviar um e-mail para orquestra@orquestratsp.com.br ou visitar pessoalmente os ensaios que acontecem nas segundas e sextas-feiras, das 11h às 17h. O Multipalco fica localizado na Praça Mal. Deodoro s/n,Centro Histórico, em Porto Alegre.

This article is from: