1 minute read

Jogadoras enfrentam desafios para conciliar estudos e futebol

A rotina de treinos e a frequência de viagens são obstáculos enfrentados por jogadoras de base que estão em fase escolar. O futebol demanda investimento de tempo e comprometimento, além de envolver uma sequência de jogos e deslocamentos, tornando desafiador equilibrar a carga horária acadêmica e o foco nos treinamentos. “Não tem como conciliar. Eu só passo de ano porque sou jogadora”, revela Kathrylin Basilio, 15 anos, volante do Internacional sub-17. Como o esporte envolve competições regionais, nacionais e, até mesmo, internacionais, as atletas precisam viajar com regularidade. Esses deslocamentos, contudo, podem ocorrer no meio da semana, resultando em ausências na escola e perda de exames. “Você abre mão de muita coisa, inclusive de se dedicar aos estudos porque sempre está viajando”, afirma Agatha Basílio, 19 anos, ex-goleira do Internacional sub-18. chamado a atenção com reviews que exploram o potencial histórico e cultural do Centro Histórico. Além disso, o padre Rogério está todos os dias no café recepcionando os visitantes e os guiando pelos ambientes.

A exaustão das atletas afeta o rendimento acadêmico e, inclusive, a performance dentro de campo, deixando as jogadoras com dificuldades de concentração nos estudos, treinos e jogos. “Eu estudo esquema tático nos treinos e em casa e durmo nas aulas da escola porque estou sempre cansada”, relata Kathrylin.

Advertisement

Para sanar essas dificuldades, os clubes de futebol buscam estratégias para adaptar o horário dos treinos ao contraturno escolar. Ainda assim, Agatha admite que já pediu a ajuda da irmã para realizar trabalhos escolares. Ela ainda enaltece o papel da família, que considera fundamental na busca por suas conquistas, seja dentro ou fora de campo.

A Catedral Metropolitana de Porto Alegre fica localizada na rua Duque de Caxias, nº 1047, sendo acessada pela rua Dom Sebastião.

This article is from: