1 minute read

Café no Centro Histórico concilia arte e boa culinária

Localizado nos jardins da Catedral Metropolitana de Porto Alegre, espaço está aberto de quinta a sábado

Por Luís Henrique Leite

Advertisement

OCentro Histórico carrega boa parte da memória de Porto Alegre. Nos jardins da Catedral Metropolitana, um espaço voltado à gastronomia local tem conquistado adeptos, conciliando arte e boa culinária.

O local onde atualmente funciona o Café da Catedral era uma rua sem saída que levava a uma estátua do ex-governador Leonel Brizola e conduzia os cardeais até os jardins do palácio. Em 2023, o espaço se transformou após uma reforma custeada pela arquidiocese, que decidiu investir no turismo e transformar o espaço em um café.

Hoje, os jardins da Catedral podem ser apreciados por todos os públicos, especialmente por amantes de história, arquitetura e arte. O Café da Catedral é comandado por Letícia Huff e pelo padre Rogério Prigol, e desde abril, recebe clientes de quinta a sábado.

Letícia era cerimonialista de casamentos e se aproximou da Catedral devido aos eventos que produzia no local. Foi assim que a empreendedora percebeu que aquele era um espaço pouco explorado e acessado, até então, somente pelo clero.

Os sócios explicam que a ideia de inaugurar a cafeteria surgiu após a restauração do espaço. O desejo da arquidiocese, liderada pelo padre Rogério, é que mais pessoas possam conhecer o valor histórico da Catedral Metropolitana.

A reforma investiu na climatização do ambiente, em sua área interna, e no paisagismo para melhorar a experiência de estar em um ambiente histórico. Além disso, o espaço prevê uma ampliação com exposições de arte na sala João Paulo II, que deverá receber objetos, quadros e imagens que contam a história da Igreja Católica na capital. Por ser um patrimônio cultural da cidade, o prédio passou por um processo de legislação para o uso da cafeteria. Nas redes sociais, a novidade tem

This article is from: