3 minute read

Porto Alegre: um destino a ser explorado por todos

Capital gaúcha se reinventou nos últimos anos para atrair interesse de turistas que chegam ao estado

Por Andy Miritz

Advertisement

Porto Alegre é ponto de partida para muitas viagens, mas os turistas que chegam à capital gaúcha pouco ficam na cidade. Segundo estatísticas de 2022 dos Centros de Atenção ao Turista do Rio Grande do Sul, apenas 32% têm Porto Alegre como destino final. A Serra Gaúcha lidera recebendo 47,5% dos turistas.

A revitalização da Orla do Guaíba, com um novo complexo gastronômico e de lazer, incluindo a maior pista de skate da América Latina, o 4º Distrito com foco em uma vida noturna mais animada e diversos novos empreendimentos gastronômicos lançados em outros pontos de interesse, como o Refúgio do Lago, no Parque da Redenção, são bons exemplos de que a capital pode ser um destino atraente.

Ao adentrar a cidade, os visitantes são recebidos por um muro colorido e cheio de vida: o Muro da Mauá, uma iniciativa da atual gestão municipal que explora em telas conteúdos artísticos e institucionais de empresas co-adotantes. São 750 metros de extensão, que ficam entre o pórtico de entrada do Cais do Porto e o Cais Embarcadero, na beira do Guaíba.

“Sou apaixonada por Porto Alegre. Acho lindas as áreas verdes em meio aos prédios, o centro histórico também é muito bonito”, comenta Michele Bueno, de 42 anos, enquanto compra água de coco em uma barraca na Orla para a filha Maria Clara Bueno, de 11 anos. “Eu amo passear na Orla e ver a alegria das pessoas e dos animais, interagir com todos e aproveitar a natureza. A diversidade de pessoas também chama muito a atenção aqui, acho

Museus com entrada franca são atrativos preferidos de Eloá, que prestigia exposição sobre Elis Regina na Casa de Cultura Mário Quintana isso bem legal”, conclui a moradora de Nova Santa Rita, que costuma passear pela capital aos finais de semana.

Quando questionada sobre as mudanças que observou na cidade nos últimos anos, com os investimentos em revitalização, Michele conta que o policiamento e a limpeza dos atrativos turísticos melhorou significativamente.

O fluxo de turistas também melhorou: houve aumento de 53,12% em agosto de 2022, em relação ao mesmo período de 2021, segundo o Sindicato de Hotéis de Porto Alegre.

Diversas facetas

Com prédios históricos, arte e cultura, paisagens naturais, turismo reli-

Lindas

inovação. Em 2023, o evento levou 22 mil pessoas ao Cais Mauá.

O Centro Histórico é onde os principais atrativos turísticos se encontram, como o Mercado Público, a Praça da Alfândega, a famosa Rua da Praia, a Usina do Gasômetro, a Orla do Guaíba e os museus Santander Cultural, Museu de Artes do Rio Grande do Sul (Margs) e a Casa de Cultura Mário Quintana. Além de prédios históricos, como o Palácio Piratini e a Igreja Nossa Senhora das Dores.

“Porto Alegre chama a atenção porque tem diversos museus em que a gente consegue conhecer mais da história da cidade, do país e de figuras importantes, lugares recheados de conhecimento, muitos com entrada franca”, elogia Eloá, uma simpática senhorinha de 82 anos, que perambula atenta pelo acervo da cantora Elis Regina, preservado na Casa de Cultura Mário Quintana.

Futebol e arte

A capital gaúcha sedia uma das maiores rivalidades do futebol brasileiro, o Gre-Nal: clássico entre Grêmio e Internacional. As duas grandes paixões centenárias acumulam, juntas, mais de 170 mil sócios. Os dois estádios, Arena do Grêmio e Beira-Rio, oferecem visitas guiadas.

Já os bairros Floresta e São Geraldo,no 4º Distrito, têm um roteiro para quem gosta de arte: o Distrito Criativo de Porto Alegre, que surgiu em 2013, conta com quase 90 participantes, entre artistas e seus ateliês, galerias de arte, antiquários, lojas de decoração, arquitetos, designers, escolas de música, arte e dança. Na mesma região, fica o polo cervejeiro da cidade que tem a maior concentração de cervejarias por território do Brasil, com mais de 40 fábricas.

Zona rural

Pode parecer estranho falar sobre ruralidade na capital, mas quase 30% do território de Porto Alegre é ocupado pela zona rural. São 11 bairros, com propriedades que fazem parte dos Caminhos Rurais e oferecem atividades como passeio a cavalo, piqueniques com produtos orgânicos em uma bela paisagem e a possibilidade de coletar frutos direto do pé.

gioso e até mesmo trilhas para os mais aventureiros, Porto Alegre é uma cidade multifacetada. A capital está ainda entre as 10 cidades brasileiras que mais recebem eventos internacionais, segundo a International Congress & Convention

Association (ICAA) 2022. São eventos científicos, corporativos, feiras, shows e congressos de diversas áreas. Um dos mais conhecidos é o South Summit Brazil, que reúne startups, investidores e entusiastas de tecnologia e

Quem deseja conhecer mais essa parte da cidade tem direito ao Passaporte Turista Cidadão. O “documento” foi elaborado pela prefeitura em parceria com a Emater. O turista recebe um carimbo a cada propriedade que visita e, ao chegar no quinto atrativo, recebe um desconto de 10% em ingressos ou produtos. Para retirar, basta acessar o site caminhosrurais.com.br.

This article is from: