1 minute read

Jovens criam startup voltada à culinária africana

Projeto conta com um cardápio de seis pratos típicos originários de países como África do Sul, Quênia, Angola e Zanzibar

Por Valentina Lopardo

Advertisement

Com o objetivo de resgatar a cultura africana em diferentes contextos, a estudante e empreendedora porto-alegrense Luiza de Oliveira, 19 anos, criou a startup IPANU. Segundo ela, as escolas estudam e recuperam a herança negra apenas em datas específicas, a exemplo do Dia da Consciência Negra. “Queria sair desse cotidiano de só lembrar das pessoas negras em novembro”, afirma. A empresa carrega a representatividade afro nas histórias das suas comidas e, até mesmo, no seu nome, já que a palavra IPANU significa “refeição” na língua oficial da Nigéria, o Yorubá.

O projeto foi vencedor do Prêmio Jovens Visionários Prudential 2022. No total, 112 empresas disputaram a premiação. O sucesso da startup partiu de uma ideia que Luiza teve no início do ano passado, ao ingressar no curso Food Makers, da Rede Calábria. Nesse curso, ela formou um grupo com outras seis meninas negras da periferia de Porto Alegre com o intuito de lançar um projeto totalmente pensado e criado por pessoas negras.

Os principais diferenciais da IPANU vão além da pauta histórica por trás dos pratos. Para Edmundo Francisco, arquiteto e membro da Associação de Afroempreendedorismo ODABÁ, o que chamou sua atenção ao consumir os produtos da startup foi a qualidade dos pratos que compõem o cardápio.

“A IPANU se sobressai em comparação aos outros, pois as meninas fazem comidas saborosas e sabem explicar direitinho a história por trás de cada uma delas”, declara.

Após receber diversos convites para participar de palestras e eventos representando a startup, Luiza conquistou uma bolsa na PUCRS para cursar Administração. “A ideia é mostrar que meninas negras também podem formar uma empresa e ter uma noção do que é o empreendedorismo”, relata. Todas as fundadoras da startup participam da produção dos pratos típicos e um dos objetivos futuros é aprimorar a gestão administrativa da empresa.

Atualmente, a IPANU está em processo de captação de investimentos para manter e expandir sua área de atuação. Os serviços oferecidos vão desde cestas sob encomenda à catering de eventos para diversas ocasiões, resgatando aspectos da cultura africana através da culinária. Para entrar em contato, contribuir financeiramente com o projeto ou contratar algum dos serviços, basta acessar a conta da IPANU no Instagram (@ipanu. africana) ou enviar um e-mail para ipanu. cozinha.africana@gmail.com.

This article is from: