2 minute read

Da “miséria informacional’ à “desordem informativa”

Por Rafaella Schardosim

“De onde viemos?” e “para onde vamos?” são questionamentos que, quase com certeza, todos nós já nos fizemos um dia - ou ainda faremos. Em sua obra “Para Sair do século XX” (um livro dos anos 1970), o pensador Edgar Morin traz questionamentos e fatos que nos levam a pensar se avançamos muito em relação às gerações passadas. E para qual futuro estamos caminhando. Com uma análise crítica da situação da comunicação da época, Morin traz as preocupações relacionadas ao avanço tecnológico e como isso pode influenciar no processo de comunicação. Ele aponta as “falhas” e as necessidades que, menos após 35 anos, seguem atuais.

Advertisement

Ao tratar sobre o destino do mundo, ele infere que ele depende do destino político que, por sua vez, depende do destino do mundo. Com isso, o pensador nos traz essa outra preocupação: como nós, seres políticos devemos nos comprometer com o rumo da sociedade? E como a política, sendo necessária para a vida, deve ser responsável pela manutenção do mundo? Ao trazer essa questão para a atualidade, penso na problemática que vimos ecoar nos últimos quatro anos no Brasil. O descaso, o desmonte na saúde, educação, dos projetos sociais, e como isto influenciou em um momento crucial para a sociedade - produzindo o medo e a falta de crença em dias melhores.

(Leia Unisinos Porto Alegre) é uma publicação experimental produzida por alunos do curso de Jornalismo. REDAÇÃO – TexTos: alunos das disciplinas de Jornal e Notícia, Jornal e Reportagem e Jornalismo Opinativo, sob orientação dos professores Micael Vier Behs, Ronaldo Henn e Taís Seibt. ARTE – ProjeTo gráfico: alunos da disciplina de Planejamento Gráfico (turma 2019/2) Carolina Pinto e Jéssica Montanha, sob orientação do professor Everton Cardoso. Diagramação: Marcelo Garcia (Agência Experimental de Comunicação - Agexcom). imPressão: Gráfica Uma.

Outro ponto muito interessante que Morin aborda é como o avanço da tecnologia beneficia a comunicação, mas, ao mesmo tempo, com potencial de prejudicá-la. Através da Internet, vimos um aumento estrondoso na circulação de informação que, por outro lado, gera muita desinformação. Na década em que escreveu esse livro, o autor diagnostica uma “miséria informacional”. Hoje enfrentamos a “desordem informativa”, No mundo contemporâneo, pouco se fala em certo e errado na comunicação. Mas através deste texto conseguimos entender que as ações e atitudes que tomamos hoje irão impactar no futuro, e que somos responsáveis por isso. Além disso, a humanidade se encaminha para um processo de comunicação cada vez mais digital, e que cabe a nós tornar este processo social e de todos.

Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Campus Porto Alegre: Av. Dr. Nilo Peçanha, 1600 - Boa Vista, Porto Alegre (RS) - 91330 002. Campus São Leopoldo: Av. Unisinos, 950 - Cristo Rei, São Leopoldo (RS) - 93022 750. Telefone: (51) 3591 1122. e-mail: unisinos@unisinos.br. reiTor: Sergio Eduardo Mariucci. Vice-reiTor: Artur Eugênio Jacobus. Pró-reiTor acaDêmico e De relações inTernacionais: Guilherme Trez. Pró-reiTor De aDminisTração: Luiz Felipe Jostmeier Vallandro. DireTora Da UniDaDe De graDUação: Paula Dal Bó Campagnolo. coorDenaDora Do cUrso

This article is from: