Clipping 17 06 2014

Page 6

Com esse cenário, diversas são as propostas de mudança para que os organismos de segurança e justiça sejam mais eficientes. E uma ferramenta pode ser fundamental para que essas transformações ocorram: a tecnologia. Centros de inteligência, sistemas integrados de informação, redes de monitoramento, que utilizam smartphones e tablets de policiais, estão entre as ferramentas usadas por órgãos governamentais para entenderem melhor como a violência se dá no país e as formas de prevenir e combater os crimes. E com a tecnologia, a segurança deixa de estar a cargo exclusivo das instituições governamentais. Internet, smartphones, aplicativos e redes sociais podem ser de grande importância para que os cidadãos participem também dos planos para diminuição da criminalidade. Assim, o Correio traz projetos e ferramentas que usam a tecnologia a favor da segurança e aponta como as inovações da área podem ajudar ainda mais no combate à violência nos próximos anos.

AGÊNCIA BRASIL (17/06) USP descobre nova substância que pode ser usada contra doença de Chagas Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) estão desenvolvendo nova molécula para tratamento da doença de Chagas. Segundo a professora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto, vinculada à USP, Ivone Carvalho, a substância é menos tóxica e mais eficiente no tratamento do que os medicamentos usados atualmente. “Nesses estudos, ela mostrou uma resposta interessante. Não foi tóxica para a célula. Teve maior atividade para matar o parasita do que o próprio fármaco”, destacou em entrevista à Agência Brasil. Os estudos tiveram como base a estrutura do benznidazol, remédio utilizado no Brasil para combater o Trypanossoma cruzi, parasita transmitido pelo inseto conhecido como barbeiro e causador da doença. Ivone explica que a ideia é aperfeiçoar o tratamento. “Nós temos problemas com o tratamento atual, que é antigo. O medicamento disponível tem problemas de toxicidade, de ineficácia na fase crônica. E também desenvolvimento de resistência ao tratamento”, explicou. Na fase inicial, a doença tem sintomas como febre e mal-estar, podendo ser confundidas com outras enfermidades. Caso não seja tratado adequadamente, o paciente pode desenvolver a forma crônica da doença, quando o Trypanossoma se


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.