UniNews Edição 41º Setembro de 2024

Page 1


Edição 41 /

Orgulho em pertencer

Unimil realiza Portas Abertas nas Filiais e recebe colaboradores e seus familiares pelos seus 25 anos

Págs. 04 e 05

Setembro 2024

Liderança

Por meio de canais e eventos a Unimil quer integrar, cada vez mais, todos os colaboradores à liderança da empresa. O Conexão Liderança é uma oportunidade de trocarmos experiências, percepções e ideias, esclarecermos dúvidas, celebrarmos conquistas e reconhecermos colegas.

Nesta edição, a UniNews convidou Henio Petrini - Gerente de Operações, para falar sobre os preparativos para a certificação ISO14001 e detalha os últimos investimentos e melhorias na fábrica da Unimil, em Piracicaba. Confira:

Nesta edição, a UniNews convidou o gerente de Operações Henio Petrini para falar sobre os preparativos para a certificação ISO14001 e detalhar os últimos investimentos e melhorias na fábrica da Unimil, em Piracicaba. Confira!

“A Unimil está se preparando para a certificação ISO 14001 de Gestão de Sistema Ambiental. Em outubro teremos a pré-auditoria para a certificação da ISO 14001. Trata-se de mais etapa para a auditoria final em novembro. Vamos nos envolver e participar, para termos sucesso e certificar a Unimil nesta norma tão importante de Gestão Ambiental.

Trazendo os últimos investimentos em nossa fábrica, já iniciamos os testes na máquina Portal, que é um centro de usinagem de grande porte. Além dela, outros novos equipamentos

chegaram para aumentar ainda mais nossa capacidade produtiva, melhorando a segurança e ergonomia dos nossos funcionários e também aumentando cada vez mais nosso estoque de peças. Com isso, atenderemos aos pedidos dos clientes cada vez mais rápido.

Os equipamentos recentemente adquiridos foram dez novas máquinas de solda; duas novas brochadeiras que produzirão coroas, pinhões e engrenagens com mais qualidade, produtividade e segurança; um novo dispositivo para montagem da caixa picadora, melhorando a segurança e ergonomia dos nossos funcionários, aumentando em no mínimo 30% nossa produtividade; um freezer industrial para facilitar a montagem dos rolamentos no cubo, eliminando o uso de martelos nesta operação, melhorando a ergonomia, segurança e produtividade; novas bancadas para instalação de Kanban na área de montagem, melhorando a ergonomia e redução do tempo de espera e procura de peças; compra de cintadeiras para amarração adequada das peças nas embalagens, garantindo segurança maior aos operadores durante a movimentação; novas paleteiras elétricas; 15 novos computadores na área de caldeiraria, para utilização do Uniprod; e oito novos pontos de rede na usinagem, para utilização de computadores.

É a Unimil cada vez mais investindo em meio ambiente, segurança, ergonomia dos nossos funcionários e produtividade, aumentando ainda mais a satisfação dos nossos clientes! E aguardem, pois novos investimentos virão em 2025.”

Surgida no Brasil em 2013, a campanha Setembro Amarelo foi criada com o objetivo de conscientizar e prevenir as pessoas sobre o suicídio, um assunto ainda tabu que atinge o mundo todo. Segundo a última pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2019, foram registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar os episódios subnotificados, que podem aumentar esse número para um milhão de casos. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia.

O lema da campanha desse ano foi “Se precisar, peça ajuda!” e a Unimil, dentro do seu propósito de cuidados com o bem-estar de seus colaboradores, organizou palestras que foram e serão ministradas internamente sobre o Setembro Amarelo, com o objetivo de conscientizar, informar e combater os preconceitos sobre este assunto. A psicóloga Paula Gouveia conversou com a UniNews sobre o tema e também sobre a importância de cuidar da saúde mental. Confira!

UNINEWS – Além de eventos pontuais em setembro, quais ações constantes a Unimil adota para cuidar da saúde mental do seu colaborador?

PAULA GOUVEIA – Nossas ações para o cuidado e promoção da saúde mental não se restringem somente a esta campanha e este mês, ocorrendo durante todo o ano. Alguns exemplos são o mapeamento da saúde mental dos colaboradores e disponibilização de atendimento psicológico dentro da empresa gratuitamente, inclusive, quando necessário, em horário de trabalho, sem prejuízos ao funcionário. Há também palestras, grupos e eventos que envolvem a saúde mental realizados durante todo o ano. Importante destacar o papel e trabalho realizado pelas áreas de EHS (Saúde, Segurança e Meio Ambiente) e Recursos Humanos da própria empresa nesse sentido.

UNINEWS – Quais as causas mais comuns da depressão e por que o assunto ainda é tabu dentro da sociedade brasileira?

PAULA – A depressão não tem uma causa única e pode ser desencadeada por uma combinação de fatores, como história de vida, situações traumáticas, estresses prolongados, transtornos psiquiátricos, condições ambientais, fatores biológicos, bem como fatores sociais e/ou culturais (acesso à educação, proteção social, moradia, alimentação, lazer, condições dignas de trabalho, dentre outros). Entretanto, os casos têm sido cada vez mais recorrentes na sociedade atual, onde o “ter” prevalece sobre o “ser alguma coisa” e o

Setembro Amarelo e a importância da prevenção

experienciar a vida, esvaziando-a, portanto, de sentido. Vivemos também em um mundo do imperativo da felicidade, do ter que ser feliz a todo custo e sempre, sem muito espaço para a tristezas e frustrações inerentes à vida. Somando a isso, temos uma vida cada vez mais acelerada e sem espaço para as pausas, o aprofundamento, que faz com que os indivíduos vivam na superfície das coisas, esvaziando as experiências de sentido.

UNINEWS – Qual a importância do acolhimento e apoio à pessoa que apresente sintomas de ansiedade e ou depressão?

PAULA – O acolhimento e apoio são de extrema importância, pois devido a serem temas ainda permeados por diversos preconceitos e tabus, os indivíduos que sofrem destes quadros podem mascarar os sintomas ou não falar sobre eles, por medo do julgamento ou de não serem compreendidos. Isto faz com que vivenciem o sofrimento sozinhos, sem o apoio e acompanhamento necessário, o que pode intensificar os sintomas e trazer maiores prejuízos para a sua vida. Em alguns casos o sofrimento pode ficar tão intenso que, para acabar com ele, a pessoa pode tentar acabar com a própria vida. O acolhimento e apoio podem promover o alívio momentâneo do sofrimento, bem como fortalecer o vínculo e favorecer que a pessoa aceite e busque ajuda de profissionais capacitados e especializados.

UNINEWS – Como não deixar que as redes sociais, onde estilos de vida inalcançáveis podem ser vistos a todo minuto influenciem os sentimentos das pessoas de forma negativa?

PAULA – É importante que as redes sociais sejam usadas de

Palestra busca conscientizar, informar e combater os preconceitos sobre o suicídio

forma consciente e criteriosa, com a compreensão de que as informações ali contidas são apenas um fragmento da realidade, sendo apenas uma parcela da vida da pessoa e não o todo. São informações facilmente manipuláveis e distorcidas, não mostrando a realidade como ela de fato é. É importante que o contato com as redes sociais tenha um limite e não exceda o contato com o mundo real, que pode trazer uma realidade mais confiável e menos distorcida.

UNINEWS – O suicídio é um assunto tabu na sociedade brasileira. Existem “sinais” que podem alertar para uma possível tendência suicida? Como ajudar uma pessoa nessa situação?

PAULA – Existem muitos sinais que podem indicar a presença de sofrimento psíquico ou emocional que necessita de atenção e cuidado, podendo ou não desencadear a tentativa de suicídio. Alguns sinais que podem indicar maior risco de suicídio são falta de prazer na vida, de esperança, falas sobre morte e morrer, sentimentos de inutilidade ou de ser um peso, falas de que preferia estar morto, de que queria tomar remédios e não acordar mais, de que queria dormir e não acordar mais, pensamentos e planejamentos de concretizar o ato, isolamento excessivo e persistente, tristeza intensa e persistente, descuido significativo e persistente com a higiene e autocuidado.

UNINEWS – Qual a importância de campanhas como o Setembro Amarelo?

PAULA – Campanhas são importantes pois auxiliam na informação, conscientização, bem como combatem preconceitos. Além disso, fazem com que as pessoas se sensibilizem para o cuidado com a saúde mental, possam identificar sinais de risco, saibam aonde e como buscar ajuda e o que fazer para ajudar, aumentando assim as chances de que a pessoa que pensa em cometer o suicídio encontre apoio, bem como aceite e busque atendimento especializado.

UNINEWS – Quais as fontes de apoio onde é possível recorrer em casos de risco de suicídio?

PAULA – Em casos de risco de suicídio é possível recorrer ao CVV (Centro de Valorização à Vida), através do número 188, que funciona 24 horas, de forma gratuita com escuta, apoio e orientação. É possível recorrer às Unidades Básicas de Saúde (UBSs), aos Centros de Atenção Psicossocial (CAPs) e, em casos mais graves e urgentes, levar a pessoa ao pronto atendimento ou acionar o Samu. Nestes casos, é de extrema importância o acompanhamento de um psicólogo e psiquiatra.

Matéria de CAPA

recebem visitantes no Portas Abertas FILIAIS

Evento marca os 25 anos da Unimil e fortalece o orgulho em fazer parte dessa história

As comemorações pelos 25 anos da Unimil não param. Iniciado no mês de agosto na Matriz em Piracicaba (SP), o programa Portas Abertas recebeu no dia 21 de setembro colaboradores e seus familiares nas Filiais de Assis (SP), Araçatuba (SP) e Rio Verde (GO), e no dia 28 nas unidades de Lençóis Paulista (SP) e Maringá (PR). O Portas Abertas ainda será realizado nas Filiais de Ribeirão Preto (SP) em outubro, e Dourados (MS), em novembro.

Para os clientes, um evento será realizado também em outubro em Ribeirão Preto (SP). A comemoração é a forma da empresa fortalecer seu relacionamento e prestigiar colaboradores e parceiros que possibilitaram seu crescimento ao longo desses 25 anos.

Durante o Portas Abertas, os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer a empresa onde seus familiares trabalham, em um momento de confraternização e celebração. Outro ponto importante do evento foi a oportunidade de integrar os times e seus familiares, fortalecendo o pertencimento e orgulho em fazer parte da história da Unimil

Os visitantes foram recebidos em cada unidade com um discurso do gerente da Filial e de um convidado do Staff ou da equipe de Marketing, para em seguida fazerem uma visita guiada pela unidade. Para finalizar o Portas Abertas, todos foram convidados a tomar um café da manhã

especial e as crianças puderam se divertir nos brinquedos. Por último houve distribuição de brindes para cada colaborador.

O operador de Logística Andre Henrique da Silva trabalha na Unimil de Assis há cinco anos e nove meses, e afirma que foi incrível ter a oportunidade de passar algumas horas com a família no local de trabalho. Para ele, momentos como o Portas Abertas são importantes porque,

além de unir ainda mais a equipe, permite conhecer os familiares dos colegas. “Poder mostrar como desenvolvo meu serviço para minha esposa e filhos foi muito especial pra mim. Ver meus filhos brincando e se divertindo no local onde tiro o sustento para eles foi sensacional.”

Em quase seis anos de empresa, Andre foi o primeiro operador logístico contratado na abertura da Filial, e viu

Equipe e familiares da Filial Assis (SP)
Portas Abertas Filial Rio Verde (GO)
Andre Henrique da Silva e família

o crescimento gradual da loja em todos os aspectos (vendas, estoque, comercial, clientes, contratos). “Isso me alegra muito, saber o que fiz e continuo fazendo para essa caminhada de sucesso.”

O operador de Logística Sebastião Marques tem cinco anos de casa na Filial de Araçatuba e diz que contribui para o crescimento da empresa com trabalho sério e garra, vestindo sempre a camisa da Unimil com muito orgulho. Ele conta que sua família viveu muitos momentos

felizes no Portas Abertas, principalmente seus netos. “Quanto aos colegas de trabalho, nunca havia tido a oportunidade de conhecer suas famílias. Foi ótimo ter a turma toda reunida, senti a felicidade em cada um deles diante de seus familiares, valeu a pena cada minuto desse dia, que venham mais outros pela frente”, elogia.

“Esse foi um dia muito especial para mim, especialmente por ter a presença da minha família. Além disso, pudemos fortalecer os laços entre colegas de trabalho

e integrar nossas famílias ao ambiente da empresa. O Portas Abertas ajudou a criar um clima de união e colaboração”, avalia o operador de Logística Eliomar Alves da Silva Junior, que trabalha há dez anos na Filial de Rio Verde. “Nesse tempo, tenho contribuído para essa história me dedicando a alcançar resultados consistentes e colaborar com a equipe. Faço parte do sucesso coletivo e estou sempre buscando fazer a diferença no meu papel”, afirma.

O vendedor Pauger José Oliver, há três anos na Filial de Lençóis Paulista, também sentiu grande satisfação em participar do Portas Abertas com a família e assim mostrar seu ambiente de trabalho, seus colegas da empresa e explicar como é seu dia a dia na Unimil. “Foram momentos de prazer e descontração com os companheiros de trabalho. Conhecemos a família de cada um, e nossos filhos puderam interagir. Para mim é uma honra poder fazer parte dessa história e um grande privilégio ter o senhor André Cachoni como gerente de nossa filial, sempre nos apoiando e orientando em nosso dia a dia, para conquistarmos nossos objetivos.”

Na Filial de Maringá, o operador de Logística Lucas Henrique Lança, que está há três meses na empresa, comenta que o evento foi uma experiência nova pela possibilidade de poder mostrar o local de trabalho para a esposa, as peças que são trabalhadas na Unimil e como funciona a logística da unidade. “Foi um momento descontraído com os companheiros de trabalho, tanto na organização para receber os familiares quanto no evento em si”, finaliza.

WEBSÉRIE CONTA TRAJETÓRIA DA UNIMIL

Até novembro, os colaboradores da Unimil terão acesso a uma websérie composta por quatro episódios que contam sua trajetória, com depoimentos e relatos de pessoas que fizeram e fazem parte dessa história. No segundo episódio, “Aquisição Unimil,” Jackson Schneider e Wenderson Rosa compartilham a história da aquisição da empresa pela John Deere, realizada em 2020, e os primeiros anos de integração. Confira!

Equipe e familiares da Filial Araçatuba (SP)
Equipe e familiares da Filial Lençóis Paulista (SP)
Equipe e familiares da Filial Maringá (PR)
André Cachoni, Pauger Oliver e Silvana Esteves
Equipe da Filial Rio Verde (GO)
Fernando Pimenta e Eliomar Junior

Processo será realizado no final de outubro e abrange todos os setores da empresa

A Unimil vai passar por uma auditoria externa de manutenção da certificação ISO 9001 entre os dias 28 e 31 de outubro. O processo é realizado anualmente, e antes de sua execução há uma preparação bastante criteriosa, que envolve planejamento, revisão de documentação, treinamento de equipe, simulação de auditoria, análise de resultados anteriores, identificação de melhorias, comunicação e preparação logística.

De acordo com o supervisor de Qualidade Robson Faxina Oliveira, cada parte da preparação é importante para garantir a manutenção da certificação da empresa. “No planejamento definimos o escopo, objetivos e processos a serem auditados; depois garantimos que toda a documentação do Sistema de

Unimil passará por auditoria de manutenção da ISO 9001

Gestão da Qualidade (SGQ) esteja atualizada em conformidade com a norma; preparamos a equipe sobre suas responsabilidades na auditoria; realizamos auditorias internas para identificar não conformidades antes da auditoria externa; revisamos relatórios de auditorias passadas para garantir que as correções foram feitas; buscamos oportunidades de melhoria a serem abordadas na auditoria; mantemos alinhamento entre a equipe e os auditores externos e organizamos locais de reunião e acessos necessários”, enumera.

Todos os setores da Unimil estarão envolvidos nessa preparação: Gestão da Qualidade,

Produção/Operações, Recursos Humanos, Vendas e Atendimento ao Cliente, Financeiro, Desenvolvimento de Produto e Manutenção. Segundo Robson, estes setores colaboram para fornecer as evidências necessárias e garantir que todos os aspectos do sistema de gestão da qualidade sejam auditados de forma eficaz durante a auditoria externa.

“A preparação para a auditoria externa ISO 9001 é importante para as empresas porque assegura que cumpram os requisitos da norma, evitando não conformidades; identifica áreas de melhoria nos processos; resulta em produtos e serviços de maior

qualidade; ajuda a identificar e otimizar ineficiências; melhora a imagem da empresa e aumenta sua credibilidade no mercado; permite adaptação ágil a novas demandas e aumenta a conscientização sobre a importância da qualidade. Todos esses fatores contribuem para o desempenho geral e a competitividade da empresa”, finaliza.

CONFIRA

O CALENDÁRIO DE DATAS DA AUDITORIA EXTERNA

MANUTENÇÃO ISO 9001

Maringá 28/10

Lençóis Paulista 30/10

Piracicaba 31/10

Workshop traz letramento financeiro aos colaboradores

A Unimil iniciou em abril deste ano uma série de worshops de letramento financeiro para os colaboradores, que se encerrará em outubro, após cinco sessões on-line com a presença em média de 45 participantes por encontro. Durante essas aulas, os colaboradores estão conhecendo mais sobre temas como despesas de viagens, gerenciamento de despesas, ativo fixo e controladoria, controle de capital e custos.

Segundo a supervisora financeira Cristiane Fonseca dos Santos, está prevista para outubro a última sessão que irá abordar a área de crédito e cobrança, onde estão sendo

isso, consigamos controles mais robustos, conhecimento diluído em todas as áreas da empresa, tomada de decisão efetiva com base em conhecimento adquirido no processo e por fim, levar a comunicação e informação da área financeira para todas as áreas da Unimil”, elenca Cristiane.

condução da sessão. “Na aula de prestação de contas e cartão corporativo tivemos muita participação, porque o pessoal realmente tinha dúvida sobre o que poderia fazer ou não durante o processo, o que era certo ou errado”, exemplifica.

O sucesso foi tanto que o Departamento Financeiro pretende, no próximo ano, preparar novas sessões com temas que não foram abordados nesse primeiro momento. “O resultado foi muito satisfatório, principalmente quando percebemos a abertura que todos sentem agora para questionar e o interesse em aprender mais sobre os processos”, conclui. revistos e implementados novos processos. “O objetivo dos workshops financeiros foi fazer o letramento financeiro dos funcionários para que, com

De acordo com a supervisora, quando foi feita a seleção dos temas e preparação do material, os organizadores buscaram assuntos que eram gargalos de difícil entendimento, e foi possível observar muita participação dos colaboradores com perguntas pertinentes que ajudaram inclusive na

Robson Faxina Oliveira
Cristiane Fonseca dos Santos

Ideias dos colaboradores buscam o bem-estar dos colegas e melhoria no rendimento da produção

Projetos visam mais segurança e produtividade

PROJETO 1755

A metodologia CI 200, implementada na Unimil em fevereiro desse ano, permite aos colaboradores que apresentem ideias para melhoria contínua nas áreas de segurança, 5S, qualidade, meio ambiente, produtividade e redução de custos. O objetivo do CI 200 é fortalecer a cultura de melhoria, fazendo com que a unidade vá de encontro às metas estratégicas. Nessa edição, a UniNews apresenta mais seis projetos já colocados em prática pela empresa. Confira!

INÍCIO: 4/3/2024 | COLABORADOR: Walisson Leonardo da Silva | CATEGORIA: Segurança

Para melhorar a segurança nas escadas, foi indicado adicionar marcação de sentido para evitar trombadas entre as pessoas.

PROJETO 1828

INÍCIO: 8/4/2024 | COLABORADOR: Tharciana Silva Santos | CATEGORIA: Segurança

Este projeto teve como objetivo identificar colaboradores novos para facilitar a visualização de quem está em treinamento, possibilitando aos mais experientes e facilitadores darem o suporte.

PROJETO 2055

INÍCIO: 11/4/2024 | COLABORADOR: Andressa de Oliveira Alves | CATEGORIA: Segurança Visando melhorar a ergonomia ao manusear o produto Disco, foi disponibilizado um dispositivo de içamento.

PROJETO 1893

INÍCIO: 25/4/2024 | COLABORADOR: Lucas Guilherme Borges | CATEGORIA: Segurança

Para facilitar o manuseio auxiliando a movimentação na calandra do produto rolo divisor, foi disponibilizado um suporte na lateral da máquina para apoiar o produto e não precisar colocá-lo direto no chão.

PROJETO 2043

INÍCIO: 29/4/2024 | COLABORADOR: Lays Fernanda Oliveira Souza | CATEGORIA: Segurança Com intuito de melhorar a iluminação, impactando também na produtividade, este projeto melhorou a iluminação nas tipadoras.

PROJETO 1933

INÍCIO: 29/4/2024 | COLABORADOR: Marlon Barella | CATEGORIA: Produtividade

Para melhorar a produtividade do item 045449, este projeto alterou a posição do corte laser, facilitando a fixação na morsa, diminuindo o tempo de rebarbação.

Ações Sociais e Voluntariado

Iniciativa trabalha com mentorados do Programa Trilhar e da E.E. Dr. João

Chiarini, participante do projeto Unimil na Escola

O Programa de Mentoria da Unimil recebe em sua terceira edição 22 jovens de Piracicaba (SP), oriundos do Programa Trilhar e da E.E. Dr. João Chiarini, participante do programa Unimil na Escola. As idades dos mentorados variam entre 15 e 18 anos.

A Escola João Chiarini selecionou 14 alunos para o programa, todos do último ano do Ensino Médio e com idades entre 16 e 17 anos. Segundo o analista de Processo, mentor e membro do Comitê de Voluntariado da Unimil, Welliton Cezarino, a expectativa do projeto durante os dez encontros previstos é que os alunos descubram qual carreira profissional querem seguir. “O papel dos mentores é ser um suporte, mostrando como é a profissão escolhida de cada um, auxiliando com a trajetória, montagem de currículo, networking com profissionais da área, ou seja, o caminho a percorrer para que seus objetivos possam se concretizar”, detalha.

Ele coordena o programa na escola e avalia, de acordo com observações dos mentores das edições passadas, que a expectativa dos mentorados é adquirir conhecimento suficiente sobre a carreira profissional, entendendo o que as empresas esperam em nível comportamental e

Mentorias atendem

22 jovens em escola e entidades de Piracicaba

habilidades (soft e hard skills).

Dos 14 mentores do programa desse ano, cinco participaram da edição em 2023, e nove são novos voluntários. “A mentoria teve um bom resultado ano passado. Não houve nenhuma desistência e, ao final, a maioria tinha a definição da carreira profissional que queria exercer e qual caminho percorrer para isso”, afirma.

POTENCIALIDADES E

PLANO DE CARREIRA

A analista de RH Silvia Boni é membro do Comitê de Voluntariado da Unimil e coordena o Programa Trilhar, que vai atender oito mentorados esse ano com idades entre 15 e 18 anos. Fazem parte do Trilhar as entidades da Casa do Bom Menino e o Lar Franciscano de Menores.

Segundo Silvia, a expectativa desses jovens é serem conectados a mundos diferentes por meio do programa e que o mentor contribua para o desenvolvimento pessoal de cada um, além de ajudá-los a enxergar suas potencialidades e construir um plano de carreira.

A analista conta que no primeiro ano do programa a Unimil quem entrou em contato com as instituições para fazer a parceria, mas no ano seguinte foram elas que procuraram a empresa perguntando se a parceria seria continuada. “As instituições receberam esta iniciativa com grande entusiasmo, porque houve alguns jovens que se tornaram aprendizes na empresa e um deles ainda continua conosco”, relata.

Silvia comenta que os mentores sempre têm expectativas

altas em relação a poder ajudar os jovens a descobrirem as suas potencialidades, desenvolver neles o autoconhecimento e ampliar seus horizontes, mostrando que existem outros mundos e oportunidades que eles podem e devem aproveitar.

“Cada pessoa é um ser único. Existem orientações para o Programa, mas quando se está com o jovem, cheio de sentimentos e sonhos, percebe-se que não há fórmulas, é uma construção. A maioria dos jovens do Programa aproveita esta oportunidade e inicia sua carreira profissional a partir das orientações dos seus mentores. Ninguém muda ninguém e ninguém muda sozinho, e nestes encontros tanto mentorados quanto mentores são impactados e crescem com essa experiência”, encerra.

Os membros do Comitê de Voluntariado, Silvia Boni e Welliton Cezarino
Escola Estadual Dr. João Chiarini

Recursos Humanos

Colaboradores receberão bônus por indicações efetivadas para vagas nas áreas administrativas e operacionais

Unimil lança Programa Banco de Talentos PcDs

A Unimil lançou em setembro o Programa Banco de Talentos PcDs (Pessoas com Deficiência), para vagas a serem ocupadas nas áreas administrativas e operacionais. Para participar desse programa, o colaborador deve entregar ao RH da empresa o currículo impresso de uma pessoa com deficiência, que pode se tornar um colaborador da Unimil. Caso a contratação seja realizada, a pessoa que indicou o novo funcionário receberá um bônus de R$ 500 pela indicação, seguindo os termos e condições do programa.

O objetivo do programa é atrair talentos que pertençam ao grupo prioritário de PcDs, relacionado à Diversidade, Equidade e Inclusão. A ampliação do quadro de funcionários PcDs mostra o reconhecimento da Unimil frente ao impacto positivo que

talentos diversos trazem para a empresa.

O currículo indicado pode ser para uma vaga específica, que esteja aberta, ou para o banco de currículos. Aqueles que forem para o banco de talentos estarão disponíveis para contratações futuras. Caso o PcD indicado seja contratado, o colaborador da

Unimil que o indicou receberá um bônus no valor de R$ 500, em seu holerite, no mês seguinte à contratação.

REQUISITOS

CIRCLE-PLAY A indicação poderá ser feita apenas por funcionários CLT da Unimil e o programa se aplica somente às oportunidades destinadas aos PcDs, conforme especificação no anúncio das vagas.

CIRCLE-PLAY O gestor imediato não poderá indicar candidatos para as vagas de sua área.

CIRCLE-PLAY O programa não se aplica aos colaboradores do RH, Staff, estagiários e funcionários terceirizados. Essas pessoas poderão indicar PcDs, desde que não haja conflito de interesse, mas não receberão o bônus do programa.

CIRCLE-PLAY Não serão considerados candidatos indicados pessoas que trabalham atualmente na empresa (CLTs, estagiários, terceirizados); ex-funcionários com menos de dois anos de desligamento da empresa; e candidatos apresentados por agências de recrutamento ou que obtiveram informações sobre a vaga através das redes sociais da empresa, participação em feiras de empregos ou por meio de outros esforços de recrutamento da empresa.

Gerente da Filial de Lençóis Paulista, André Cachoni fala sobre sua trajetória ao longo de uma década na Unimil

Dez anos de crescimento constante

“Minha trajetória na Unimil tem sido uma jornada de crescimento constante e aprendizado.” Com essa frase, o gerente da Filial de Lençóis Paulista, André Cachoni, resume sua história na Unimil ao longo dos dez anos de casa, completados em setembro. Nesse período, ele assumiu diversas responsabilidades e projetos e destaca em sua carreira a promoção ao cargo de coordenador de Vendas, quando foi bem

acolhido e apoiado pelos colegas nesse momento enriquecedor do seu crescimento profissional.

Ao longo dos anos, André vivenciou muitas transformações dentro da Unimil, sendo uma das principais a transição de uma empresa familiar para uma multinacional. “Quando isso ocorreu, eu estava preparado para enfrentar os novos objetivos e desafios que surgiram.

A adaptação exigiu uma rápida evolução e uma abordagem estratégica para contribuir eficazmente com a empresa. Essa experiência foi fundamental para meu crescimento profissional e me ajudou a desempenhar um papel importante nesse novo modelo de negócio”, destaca.

André avalia que em uma década sua visão estratégica tem sido uma contribuição positiva para a empresa, ajudando a melhorar os processos e a alcançar resultados significativos. Em termos

pessoais, ele afirma que o trabalho na Unimil teve um impacto fundamenta em sua vida pessoal. “Graças ao crescimento e estabilidade proporcionados pela empresa, consegui adquirir minha casa própria. Além disso, essa estabilidade permitiu proporcionar um conforto maior para minha família, o que é extremamente importante para mim. Essas realizações são uma prova do quanto a dedicação e o esforço no trabalho podem refletir positivamente em aspectos pessoais e familiares”, encerra.

A revista eletrônica UniNews é uma publicação interna, para os colaboradores da Unimil • Periodicidade mensal GERÊNCIA GERAL UNIMIL: Jonas Reckziegel • COORDENAÇÃO DA REVISTA UNINEWS: Silvana Esteves e Alberto Augusto (Tantas Comunicação) • PROJETO GRÁFICO: Daniel Belluco • JORNALISTA RESPONSÁVEL: Alberto Augusto (Mtb. 18626) • REPORTAGENS E TEXTOS: Andrea Mesquita • EDIÇÃO DE ARTE: tantas.com.br • DIAGRAMAÇÃO: Fábio B. Natali • FOTOS: Lucas Lima, Silvana Esteves, Gustavo Avancini e acervo pessoal.

DÚVIDAS E SUGESTÕES: comunicado@unimil.com.br

Proibida a reprodução total ou parcial deste material sem prévia autorização.

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.