Saúde da Mulhe�
MULHER Atenção ao Diabetes De acordo com a Federação Internacional de Diabetes (IDF), um em cada 10 adultos em todo o mundo é afetado pela diabetes, o que representa 537 milhões de adultos. E as mulheres têm apresentado mais diagnósticos da doença que os homens. As pessoas com diabetes precisam de cuidados e apoio contínuos para controlar sua condição e assim evitar complicações. Acompanhe a entrevista com a endocrinologista Dra. Thatianne Costa Silva, CRM 58747/ RQE 37922 que fala sobre os tipos de diabetes, sintomas, tratamentos e os fatores de risco.
1. Quais são os tipos de diabetes? Basicamente são: o diabetes tipo 1, em que há uma destruição precoce das células produtoras de insulina no pâncreas; o diabetes tipo 2, que surge a partir da resistência à insulina; e o diabetes gestacional causado pela secreção de hormônios contra insulínicos produzidos pela placenta.
Os maus hábitos de vida associados a rotina estressante, além dos níveis crescentes de sobrepeso e obesidade na população, são os grandes vilões para o desenvolvimento da doença.
2. Quais são os fatores de risco?
4. O diabetes é uma doença hereditária ou está mais relacionado a comportamento?
Sedentarismo, alimentação rica em carboidratos de alto índice glicêmico, tabagismo, aumento da circunferência abdominal, sobrepeso/obesidade e história familiar são os principais fatores de risco para a doença.
10
3. O que explica o número cada vez maior de mulheres diabéticas?
- Revista Universo Unimed Inconfidentes
Pessoas que têm casos de diabetes na família, têm mais chance de desenvolver a doença, devido ao caráter hereditário. Mas, mesmo com a hereditariedade, é possível evitar o surgimento do diabetes assumindo, desde cedo, bons hábitos de vida, como boa alimentação e prática regular de atividade física.