
3 minute read
Saúde do Homem
Perda involuntária da urina
já ouviu falar sobre esse assunto ou conhece alguém que já passou por isso?
Advertisement

A perda involuntária da urina, também chamada de incontinência urinária, acontece quando o indivíduo elimina a urina e não percebe. Esse desconforto pode ocorrer tanto em homens, quanto em mulheres. Na entrevista, a fi sioterapeuta, Juliana Amaro, CREFITO 186313F, explica o que é a incontinência urinaria e o que pode causá-la e também orienta sobre fi sioterapia pélvica.
A incontinência urinária é caracterizada pela perda involuntária de urina, quando o indivíduo perde urina sem perceber e sem ter o controle. Juliana Amaro esclarece que são três tipos mais comuns de incontinência urinária:
• A incontinência urinária por esforço é a que acontece quando o indivíduo faz algum esforço como espirrar ou carregar peso.
• A incontinência urinária de urgência é quando o indivíduo perde urina de forma involuntária, sem conseguir chegar ao sanitário, pois não dá tempo.
• A incontinência urinária mista é a junção da incontinência urinária por esforço e de urgência.
Causas
No homem, a perda involuntária da urina pode ser causada por diversos fatores como idade, sobrepeso, doenças da bexiga, doenças como câncer de próstata ou crescimento da próstata (que é a hiperplasia benigna); pode ser causada também por doenças neurológicas como Alzheimer, Parkinson ou doenças como lesão medular em decorrência de algum acidente.
De acordo com a fisioterapeuta, a melhor prevenção é cuidar da saúde, estar com as consultas e os exames sempre em dia, manter hábitos saudáveis, ter uma boa alimentação, fazer atividade física regulamente.

Pompoarismo

O pompoarismo é uma técnica milenar que consiste em exercícios do assoalho pélvico. É uma técnica muito usada tanto por mulheres quanto por homens, que visa a melhora da performance sexual.
Juliana Amaro alerta sobre a importância do acompanhamento de um profissional, pois algumas pessoas buscam esses exercícios em cursos online, muito comuns hoje em dia. Mas é preciso tomar bastante cuidado porque é uma musculatura específica. Muitas pessoas não têm a consciência corporal dessa musculatura e acabam fazendo de forma errada.
Por exemplo, ao fazer um exercício de contração do assoalho pélvico, não se trabalha o abdômen, então se a pessoa sente dor no pé da barriga ela está contraindo uma musculatura acessória, ou seja, que não deveria ser trabalhada naquele momento, explica a fisioterapeuta.
Benefícios
A técnica do pompoarismo traz muitos benefícios para a saúde do homem, pois melhora a performance sexual, prolonga a ejaculação, previne a disfunção erétil e dá mais sensibilidade na região íntima.
Geralmente, após a cirurgia de próstata, alguns homens têm como sequela a incontinência urinária. Juliana Amaro orienta que o tratamento com a fisioterapia, imediatamente após a cirurgia, assim que liberado pelo médico, é muito importante porque é considerada padrão ouro para reabilitação de incontinência urinária, principalmente após o câncer de próstata.
Outros recursos que podem ser utilizados na reabilitação são a cinesioterapia (exercícios específicos da região pélvica), biofeedback, tanto manométrico quanto o eletromiográfico (equipamentos capazes de quantificar o nível de contração muscular do paciente), e também os exercícios associados a eletroterapia. É muito importante realizar esses tratamentos com um profissional especializado, para que o resultado seja mais assertivo.

