Boletim UISG 178/2022

Page 68

Ir. Sheila Kinsey, FCJM - Semear Esperança para o Planeta

reuniram em seus respectivos grupos para determinar suas ações em relação ao Grito da Terra e ao Grito dos Pobres. Muitas delas foram coletadas e colocadas no site da Semear Esperança para o Planeta como testemunho público do trabalho das religiosas em suas respectivas áreas. O site, Semear Esperança para o Planeta, Sowing Hope for the Planet, é muito interativo e inclui um mapeamento das várias iniciativas de advocacia (defesa) que estão focalizadas nas sete Metas da Laudato Sì. Este interesse também serviu como base para o desenvolvimento de habilidades em advocacia (advocacy) patrocinado pelo outro Projeto da UISG ‘Sisters Advocating Globally’, ‘Irmãs Advogando Globalmente’. Vários seminários foram desenvolvidos ao longo desses anos para atualizar as participantes sobre novos desenvolvimentos, para se conscientizarem e serem incluídas em eventos como a Estação da Criação, o Sínodo Amazônico e o COP’s, e para prover atualizações oportunas. Até hoje, 17 seminários têm sido apresentados desde 2019 e outros mais estão programados para este ano. Alguns dos tópicos têm sido sobre sustentabilidade, sinodalidade, realização da totalidade dos objetivos da Laudato Sì e resposta ao Grito da Terra e ao Grito dos Pobres. Os seminários foram planejados para dar informações sobre estes eventos e promover um espírito de trabalho em rede. Estas experiências foram desenvolvidas para serem práticas, informativas, desafiadoras, inspiradoras e encorajadoras. Foram desenvolvidas ferramentas especiais para que as pessoas de contato possam utilizar em seu próprio desenvolvimento de planos e experiências de suas comunidades e congregações locais. A ênfase foi colocada em construir a partir dos carismas congregacionais, no planejamneto de transições para os Objetivos da Laudato Sì que são regularmente avaliados e tornados públicos os compromissos. Para manter as líderes religiosas informadas, foram enviadas correspondências regulares às Superioras Gerais para mantê-ls atualizadas sobre o que vem acontecendo com os novos desenvolvimentos do Semear Esperança para ao Futuro do Planeta (SEFP) e a Plataforma de Ação Laudato Sì (PALS). A PALS (Plataforma de Ação Laudato Sì) foi desenvolvida através de muitas contribuições a partir da experiência dos/as religiosos/as. Participamos do painel quando o Papa Francisco lançou a PALS, em maio de 2021. Somos líderes do Setor Religioso, membros do Comitê Diretor da Laudato Sì e da Comissão Força, Tarefa, Ecologia da COVID-19. Todas estas oportunidades contribuíram para o desenvolvimento da PALS, patrocinada pelo Vaticano.

UISG - Bollettino n. 178, 2022

Os recursos desenvolvidos para o SEFP (Semear Esperança para o Futuro do Planeta) também estão sendo compartilhados com o site da PALS Sowing Hope for the Planet. O Semear Esperança para o Planeta continua a cuidar especialmente dos religiosos e das religiosas, mesmo quando apoiamos fortemente o envolvimento das congregações na PALS. Desenvolvemos para os religiosos/as o guia PALS, ferramentas para planejamento e o caderno de melhores práticas. Estas atividades em conjuntos continuam porque a PALS inclui 7 setores com as diversas necessidades. Às vezes, no empenho de ser universal, ainda há áreas particulares que precisarão de atenção especial de vários setores individuais. Isto é mostrado à medida que os listamos: 1) Famílias, 2) Instituições Educacionais, 3) Economia, 4) Ordens Religiosas, 5) Paróquias e Dioceses, 6) Hospitais e Centros de Saúde, e 7) Organizações e Grupos. Uma relação benéfica está crescendo entre o projeto “Irmãs Advogam Globalmente” e os esforços de Advocacia (Advocacy) dos/as participantes do Semear Esperança para o Planeta, relacionados com as Metas da Laudato Sì. O SEFP, com base nos dados da advocacia e seus recursos de pesquisas e mapeamento, tem realizado seminários sobre biodiversidade, mudança climática, mineração, migração e economia ecológica. Os seminários proporcionaram um espaço para que os membros pudessem compartilhar informações sobre seu trabalho e criar redes. Em parceria com a ASG,

68


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.