1 minute read

Fim da Ressaca

Valores referentes ao segmento Carnaval e Festas de Fim de Ano terão distribuição agora em maio; entenda o que entra na conta

do_ Rio

Todo ano é mais ou menos assim: primeiro vem a folia, que se esparrama pelos meses de fevereiro e/ou março. Depois, chega a ressaca. E, para ajudar a curá-la, maio traz a distribuição dos valores arrecadados em direitos autorais referentes à rubrica Carnaval.

Mas o que é exatamente essa rubrica? Segundo o Ecad, a categoria, na verdade, é maior do que os festejos de Momo propriamente. Entram nela os montante referentes às festas de confraternização de fim de ano, festas natalinas e de réveillon, bailes pré e pós-carnavalescos, blocos e coretos e festas e bailes realizados durante o período oficial do carnaval.

Toma-se como base uma amostragem de 50 mil execuções a serem captadas no período de dezembro a março em todas as cinco regiões brasileiras. Gravam-se eventos localizados nas áreas de atuação das equipes do Ecad, e selecionam-se aleatoriamente os eventos, prioritariamente os adimplentes, para compor a amostragem.

Ficam de fora, portanto, os números relativos aos shows e desfiles de carnaval, que entram no segmento de distribuição Shows. Este, diferentemente do segmento Carnaval e Festas de Fim de Ano, tem distribuição mensal e direta. As gravações que baseiam o cálculo do total a ser distribuído são coletadas pelos técnicos através da tecnologia Ecad Tec Som, que grava as músicas dos shows, de desfiles de carnaval e de trios elétricos, conferindo acuidade e precisão ao processo.

Folia de números
50 mil é a amostragem das execuções usada para calcular o valor a ser distribuído.
4 são os eventos contemplados: festas (de fim de ano, de carnaval, de Natal e ano-novo); bailes (carnavalescos, assim como pré e pós); blocos; e coretos. Ficam de fora os desfiles de escolas de samba, por exemplo, e os shows.
4 é o número de meses contemplados na amostragem: dezembro, janeiro, fevereiro e março.
5º é o mês do ano em que se dá a distribuição: é agora em maio!
LEIA MAIS! O calendário completo de distribuição do Ecad. ubc.vc/Calendario