2657 - TRIBUNA - Sábado a Segunda-feira - 27 a 29.05.2023

Page 1

ANO XXXII

Fundado em 26 de fevereiro de 1991

@tribunadosmunicipios tribunadosmunicipios.com.br

COM CERTIFICAÇÃO DIGITAL NACIONAL

Edição 2657 R$ ,00

Tribuna dos Municípios

Rio de Janeiro, Sábado a Segunda-feira, 27 a 29 de Maio de 2023

Flip anuncia data de sua 21ª edição

TRE negou recurso de Vanderson Bento e Vinicius Correa, mantendo decisão que cassava os mandatos por suposta fraude à cota de gênero dos partidos deles na eleição de 2020

A Justiça Eleitoral determinou o afastamento dos vereadores de Cabo Frio Vanderson Bento (PTB) e Vinicius Correa (PP). A decisão se deu após o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) negar, na quinta-feira (25), recurso da defesa dos políticos.

No mês passado, o Tribunal manteve a decisão que cassava os mandatos por suposta fraude à cota de gênero dos partidos deles durante as eleições de 2020. A tendência é que os políticos recorram da decisão no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Os embargos de declaração que a defesa dos políticos protocolou previam mantê-los no cargo até a decisão do TSE.

Atualmente, Vanderson Bento é secretário de Obras de Cabo Frio. Dessa forma, ele se licenciou da Câmara e o mandato foi assumido por Silvio Blau Blau (PTB). No entanto, ele também perde a vaga, por ser uma condenação para o partido deles.

A acusação que gerou a decisão pelo afastamento dos vereadores de Cabo Frio é de que o PTB e o PP cometeram fraude ao preencher a cota de gênero na nominata na última eleição.

O resultado da totalização de votos pelo TRE ainda não saiu, mas, segundo especialistas em cálculos eleitorais, o responsável pela ação inicial, Átila da Ótica (Avante), e o atual secretário de Segurança Pública e Direitos Humanos de Cabo Frio, Coronel Ruy França (CID), devem assumir os mandatos.

Antes da determinação do afastamento, vereadores de Cabo Frio estavam otimistas

Em abril, o advogado Fábio Rigueira, que representa Vanderson Bento, expressou sua confiança de que seu cliente recorreria da decisão na Corte Superior.

“Não tivemos nenhuma surpresa, já imaginávamos isso. Mas estamos seguros de que Vanderson recorrerá na cadeira”, declarou o advogado, demonstrando otimismo em relação à possibilidade de reverter a decisão.

Da mesma forma, Vinicius Correa também se mostrou confiante em uma decisão favorável no futuro e acreditava que poderia continuar exercendo seu trabalho na Câmara Municipal até a decisão final do TSE. “Estou muito confiante”, afirmou ele durante uma conversa por telefone.

Agora, caberá aos vereadores afastados e suas respectivas defesas a busca por recursos legais para reverter a cassação de seus mandatos.

Em nota, a Câmara de Cabo Frio informou que “não foi notificada”.

A volta da Flip às ruas e praças de Paraty, em 2022, depois de duas edições virtuais, foi recebida com entusiasmo pelo público. Moradores e visitantes lotaram os auditórios do Programa Principal e outros espaços ocupados por uma programação diversa e gratuita. Nas transmissões das mesas, disponíveis em seu canal oficial no YouTube, é possível ouvir os aplausos de uma plateia vibrante: a Flip voltou em grande forma. Pág.5

Lula: “Para ter um país forte, uma indústria forte, é preciso ter trabalhadores fortes”

Uma política industrial ativa, moderna, competitiva, conectada à necessidade de transição energética e capaz de gerar boas condições de trabalho e remuneração aos seus funcionários. Foi com esse horizonte que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se dirigiu a uma plateia de empresários na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), em evento que marcou o Dia da Indústria na quinta-feira (25). Pág. 3

Búzios Jazz Festival na cidade mais badalada do Brasil

Serão três (03) dias frenéticos, com muita energia e boa música ao som de atrações nacionais e internacionais de nomes consagrados no universo do Jazz. O Búzios Jazz festival acontece no circuito das praças Santos Dumont e Eugênio Honold (Praça dos Ossos). Pág. 6

Torna-se obrigatório o estabelecimento de protocolo de segurança cirúrgica em todos os procedimentos realizados em salas de cirurgia das redes de saúde pública e privada do Estado. Pág. 3 Pág. 8

1
Aproveite e reserve dias incríveis em Arraial do Cabo, “Onde o Sol faz morada o ano todo!”
SanMon
Divulgação Ricardo Stuckert/PR

Secretaria da Pessoa com Deficiência e Gran Cine Bardot proporcionam sessão de cinema para assistidos do CAPS

PSICOLOGIA EM DIA: O EFEITO DA CONVIVÊNCIA ENTRE PAIS E FILHOS E O DESEMPENHO ACADÊMICO

Podemos dizer que a família é o pilar no qual se torna fundamental ao desenvolvimento da criança. É por meio dela que os primeiros cuidados de sobrevivência são oferecidos trazendo segurança e garantindo a criança um desenvolvimento físico e emocional de qualidade.

Os cuidados iniciais que a família oferece é o que norteará no indivíduo como se desenvolverá seu sistema emocional, pois é por meio da interação familiar que suprimos necessidades afetivas, aprendemos normas e valores e começamos o processo de socialização.

Winnicott(1960/2005)

Em comemoração ao Dia da Luta Antimanicomial, a Prefeitura de Armação dos Búzios, por meio do Centro de Atenção Psicossocial - CAPS e a Secretaria da Pessoa com Deficiência, contou com o super apoio do Gran Cine Bardot para proporcionar uma Sessão de Cinema Especial para os assistidos do CAPS.

A sessão aconteceu na manhã de quinta-feira (25), com o filme O Lado Bom da Vida, dirigido por David O. Russell e estrelado por Bradley Cooper e Jennifer Lawrence. Uma sensível trama que trata questões de saúde mental e relações humanas que despertou identificação e profunda reflexão evidenciada no podcast “Debate dos alo

prados” que aconteceu em seguida.

A Luta Antimanicomial é necessária não só para garantir a liberdade, os direitos e a inclusão da pessoa com transtornos mentais como também para trazer a sociedade geral para dentro do debate e, assim, levar mais conhecimento que é a melhor arma contra o preconceito.

A comemoração marca também os 10 anos de atividades do Centro de Apoio Psicossocial (CAPS) em Búzios e a festa segue por lá! Amanhã, muita alegria, música, apresentações artísticas e atividades recreativas acontecerão na sede do CAPS que fica ao lado do Detran. A liberdade deve sempre ser celebrada. Manicômio nunca mais.

destaca que a família exerce um papel fundamental na constituição da personalidade do indivíduo e que são os cuidados iniciais promovidos pelo ambiente que poderão estimular ou bloquear o desenvolvimento emocional/psíquico da criança. Temos exemplos de muitos transtornos psicológicos que são adquiridos ainda na infância por fatores ambientais como rejeição, desestruturação familiar, violência, entre outros. Um exemplo disso é o Transtorno de Personalidade Borderline, ocasionada, muitas vezes, pela falta da presença paterna, rejeição, entre outros...

Quando uma criança é criada em um ambiente familiar estruturado ou que forneça as condições necessárias de segurança

LEONARDO NUNES e afeto, seu desempenho acadêmico será produtivo. No entanto, muitas vezes, vemos crianças com dificuldades de aprendizagem derivadas da má formação familiar nas quais se desenvolveram. Há muitos fatores ambientais que podem interferir e até mesmo bloquear o processo de aprendizagem de uma criança. Porém, há sempre uma chance de recomeçar. Se você se enquadra no que foi falado acima ou tem um filho(a) e percebe que a criança não apresenta um bom desenvolvimento acadêmico. Talvez seja hora de investigar como tudo começou. Procure uma ajuda psicológica que poderá lhe auxiliar da melhor forma possível.

Leonardo Nunes – Psicólogo Clínico e Neuropsicólogo – CRP: 05/56446.

Atendimentos: Gama Y Consultórios – Rua Professor Souza, 350. Bacaxá, Saquarema-RJ (Convênio Saf Lagos). Clinilagos – Cabo Frio. Consultório Particular em Cabo Frio – Rua Vinte e Cinco de Dezembro, 252, sala 103, São Cristóvão. Email: leonardonunes91@hotmail.com.br

A Secretaria de Segurança e Ordem Pública, por meio da coordenadoria da Defesa Civil, realizará a partir do dia primeiro (1º) de junho uma campanha para arrecadar cobertores e agasalhos para ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade social no município.

A campanha busca minimizar os impactos das baixas temperatura neste inverno e amenizar o frio dessas pessoas e famílias.

Ponto de coleta:

- Sede da Secretaria de Segurança e Ordem – Base da Defesa Civil- Avenida José Bento Ribeiro Dantas, na Rasa.

Contato: 199 e (22) 998249377

O Hotel da Cachoeira fica localizado na Colônia Finlandesa do Penedo-RJ, um destino turístico pitoresco que ainda preserva características de sua colonização escandinava. Fica entre Rio e São Paulo, aos pés das Agulhas Negras, nos limites do Parque Nacional de Itatiaia.

Penedo é um precioso santuário ecológico, privilegiado pelo clima de montanha e sua natureza exuberante! Possui Mata Atlântica remanescente, que abriga espécies de animais e vegetais que só existem nela, além de diversas cachoeiras. Cenário perfeito para um passeio romântico em busca de paz, sossego e tranquilidade ou fazer caminhadas ecológicas, trilhas e até escaladas. Penedo também possui uma vida noturna agitada com uma variedade de bares e restaurante.

A arquitetura do hotel respeita o relevo montanhoso da região. Sendo assim, temos escadas para o acesso ao café da manhã e chalés.

EXPEDIENTE

(24) 3351-1180

R. Santa Rita, 60 - Penedo, Itatiaia - RJ, 27580-000 reservas@hoteldacachoeira.com.br

* COM CERTIFICAÇÃO DIGITAL NACIONAL

Fundado em 26/02/91

O Franco Grafica e Editora Ltda - ME

CNPJ nº 26.753.088/0001-06

Insc. Munic. 1/0038107 // Insc. Estadual 87.295.559

Presidente: Aloisio Santiago Monteiro

Editoração e impressão: O Franco Grafica e Editora Ltda - ME

Periodicidade: Diário /// Tiragem: 30.000

Redação: Endereço: Rua Casimiro de Abreu, 189

Centro, Cabo Frio - RJ, CEP: 28905-360

E-mail: tribunadosmunicipios@gmail.com

Comercial: (22) 992122715 / Telefone (22) 20411787

Circulação

Região Metropolitana Belford Roxo; Duque de Caxias; Guapimirim; Itaboraí; Itaguaí; Japeri; Magé; Mesquita; Nilópolis; Niterói; Nova Iguaçu; Paracambi; Queimados; São Gonçalo; São João de Meriti; Seropédica;Tanguá e Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).

Norte e Noroeste Fluminense

Aperibé; Bom Jesus do Itabapoana; Cambuci; Italva; Itaocara; Itaperuna; Laje do Muriaé; Miracema; Natividade; Porciúncula; Santo Antônio de Pádua; São José de Ubá; VarreSai; Campos dos Goytacazes; Carapebus; Cardoso Moreira; Conceição de Macabu; Macaé Quissamã; São Fidélis; São Francisco de Itabapoana e São João da Barra.

Rádio SIGA-ME BRASIL

Região dos Lagos Araruama; Armação dos Búzios; Arraial do Cabo; Cabo Frio; Cachoeiras de Macacu; Casimiro de Abreu; Iguaba Grande; Maricá; Rio Bonito; Rio das Ostras; São Pedro da Aldeia; Saquarema e Silva Jardim.

Médio Paraíba Barra do Piraí; Barra Mansa; Itatiaia; Pinheiral; Piraí; Porto Real; Quatis; Resende; Rio Claro; Rio das Flores; Valença e Volta Redonda. Região Centro-Sul Fluminense Areal; Comendador Levy Gasparian; Engenheiro Paulo de Frontin; Mendes; Miguel Pereira; Paraíba do Sul; Paty do Alferes; Sapucaia; Três Rios; Vassouras; Angra dos Reis; Mangaratiba e Paraty.

Divulgação/PMAB
2 - Cidades
Municípios Sábado a Segunda-feira, 27 a 29 de Maio de 2023 Divulgação
Tribuna dos
SanMon
-
Búzios lança Campanha para arrecadação de cobertores e agasalhos para ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade social

Lula: “Para ter um país forte, uma indústria forte, é preciso ter trabalhadores fortes”

Uma política industrial ativa, moderna, competitiva, conectada à necessidade de transição energética e capaz de gerar boas condições de trabalho e remuneração aos seus funcionários. Foi com esse horizonte que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se dirigiu a uma plateia de empresários na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), em evento que marcou o Dia da Indústria na quinta-feira (25).

“Nós precisamos fazer uma política industrial ativa e altiva, competitiva, moderna, que leve em conta os avanços tecnológicos. Para ter um país forte, uma indústria forte, é preciso trabalhadores fortes, ganhando salários justos e podendo ser consumidores das coisas que produzem”, disse o presidente. Ele ressaltou que o fortalecimento do setor não implica uma queda de braço com outras áreas.

“A gente quer que a indústria cresça, mas a gente quer que a nossa exportação de commodities continue crescendo. A gente quer que o nosso agronegócio continue crescendo. É importante a gente ter em conta que o Brasil precisa também de ser exportador cada vez mais de grãos, de carne, das coisas que sabemos produzir. Isso não atrapalha a indústria”, declarou Lula.

Mais cedo, no Palácio do Planalto, o presidente se encontrou com representantes do setor automotivo e anunciou que o governo pretende reduzir impostos que vão permitir

reduzir em até 10,96% o preço de carros de até R$ 120 mil. A iniciativa faz parte de um conjunto de medidas para aquecer a indústria brasileira. Os detalhes serão apresentados em junho e levam em conta critérios sociais e ambientais.

RETOMADA - Anfitrião do evento, Josué Gomes, presidente da FIESP, lembrou que entre os anos de 1940 e 1980 a indústria puxou o crescimento do país de forma vertiginosa e garantiu a entrada do Brasil no grupo das dez maiores economias do mundo. A indústria alcançou quase 30% de participação no PIB do país.

Nas últimas quatro décadas, contudo, a indústria estagnou e hoje responde por cerca de 23% do PIB, segundo informações do Portal da Indústria.

“É urgente interromper o processo de desindustrialização. Estamos criando as condições para que o nosso mercado interno de consumo recupere o vigor. Para que, assim como ocorreu até meados da década passada, ele volte a ser um dos principais motores a impulsionar a roda de nossa economia”, disse Lula.

O encontro da FIESP reuniu diversas autoridades, entre elas o ministro do Desenvolvimento, In-

dústria, Comércio e Serviços e vice-presidente da República, Geraldo Alckmin; o ministro da Fazenda, Fernando Haddad; e a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck. Também estiveram presentes o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco; o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante; o presidente da Confederação Nacional da Indústria, Robson Braga, além de parlamentares e outras autoridades.

REFORMA TRIBUTÁRIA –Tanto o ministro Fernando Haddad quanto o vicepresidente Geraldo Alck-

ESTADO É OBRIGADO A CRIAR PROTOCOLO DE SEGURANÇA EM CIRURGIAS HOSPITALARES

min destacaram em seus discursos que a reforma tributária é fundamental para que a indústria brasileira volte a crescer.

“Nós queremos apoiar a indústria, sabemos do papel da indústria para o desenvolvimento nacional. Não há como crescer a produtividade no Brasil com esse sistema tributário. O que queremos é ter uma regra estável, em que o Estado saiba quanto investir, quanto gastar, e os empresários saibam se planejar no médio e longo prazo. Os investimentos hoje exigem um prazo de planejamento e de previsibilidade que o sistema tributário atual

não consegue oferecer”, afirmou Haddad. Geraldo Alckmin elencou uma série de benefícios que virão a reboque da reforma tributária. “Vai dar um salto de eficiência, redução de custo Brasil, simplificação, ajudar a exportação e, enfim, dar um passo importante”, reforçou o vice-presidente.

BNDES – Neste Dia da Indústria, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES anunciou uma série de medidas para fortalecer as atividades industriais do país. Uma delas assegura redução de até 60% nas taxas praticadas na linha de financiamento voltada para produção de bens nacionais para exportação para micro, pequenas e médias empresas. As taxas passam de um patamar entre 0,80% e 1,30% ao ano para uma faixa de 0,50% a 0,80% ao ano, o que garante melhores condições para as empresas produzirem e exportarem.

Já as empresas com receita em dólar ou atrelada à variação cambial terão até R$ 2 bilhões para financiar a aquisição de máquinas com taxa fixa em dólar. Além disso, o BNDES anunciou R$ 20 bilhões para financiamento de projetos inovadores de pesquisa e desenvolvimento (P&D) com juros de 1,7% ao ano e prazo de dois anos de carência. “Vai ter dinheiro para inovação do BNDES a custo barato. Subsídio não é jabuticaba. Transparente, ele é indispensável neste póspandemia”, afirmou Aloizio Mercadante.

Medida busca evitar crimes contra pacientes anestesiados ou em vulnerabilidade.

Torna-se obrigatório o estabelecimento de protocolo de segurança cirúrgica em todos os procedimentos realizados em salas de cirurgia das redes de saúde pública e privada do Estado. A determinação é da Lei 10.026/23, da deputada Martha Rocha (PDT), que foi sancionada pelo governador Cláudio Castro e publicada no Diário Oficial de sexta-feira (26).

O protocolo deverá ser feito com base na Lista de Verificação de Segurança Cirúrgica disponibilizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Entre as medidas previstas na lista, está a obrigatoriedade da permanência de duas enfermeiras até a liberação do paciente para o quarto e que o referido documento seja arquivado na administração do hospital. Segundo a autora, a medida visa à prevenção de crimes que possam

ser praticados contra o paciente anestesiado ou em condições de vulnerabilidade. “Recentemente, uma mulher, após realizada a cesariana, foi vítima do crime de estupro no Hospital da Mulher, em São João de Meriti, crime este praticado pelo próprio médico anestesista”, exemplificou Martha Rocha. Estatística de casos De acordo com dados do Instituto de Segurança Pública (ISP), entre 2015 e 2021, ao menos 177 casos de estupro contra mulhe-

res foram registrados em hospitais, clínicas e outras unidades de saúde no estado. Em média, um novo caso é reportado a cada duas semanas. Mais da metade dos casos são contra vulneráveis — menores de 14 anos ou pessoas incapazes de se defender.

Ainda segundo o relatório do ISP, ao menos 37 crianças menores de 13 anos foram violentadas nessa situação, dez adolescentes de 14 a 17 anos e cinco idosas com mais de 60 anos.

Ricardo Stuckert/PR 3 - Política Tribuna dos Municípios Sábado a Segunda-feira, 27 a 29 de Maio de 2023 Residencial Alpes de Jambeiro Cidade vizinha de São José dos Campos - Vale do Paraíba - SP Lotes ao redor de 500 m2 Venha ver e viver com qualidade no Alpes de Jambeiro. Contato: ( 12) 997146561/ ( 12) 997551841 VENDO

Polícia Civil fecha central que aplicava golpe do empréstimo consignado em Madureira

Principais vítimas eram idosos, aposentados e pensionistas

Agentes da Delegacia Especial de Atendimento à Pessoa da Terceira Idade (Deapti) fecharam, na quinta-feira (25), uma central que aplicava golpe do empréstimo consignado em idosos, aposentados e pensionistas. O local funcionava em Madureira, Zona Norte da capital. Sete pessoas foram presas em flagrante, computadores, celulares, chips de telefones e contratos redigidos em nome de financeiras foram apreendidos.

Os policiais foram ao endereço indicado após levantamento de informações e um trabalho de inteligência. No falso escritório os agentes encontraram um “call center” em que o grupo atuava disfarçado de operadores de telemarketing. De acordo com as investigações, os golpistas entravam em contato com as vítimas,

ofereciam crédito consignado e renegociação de dívidas. No entanto, quando recebiam os valores, não repassavam os créditos para os clientes. Ainda

segundo os agentes, após contato por telefone, as vítimas enviavam documentos pessoais pelo celular.

Durante vistoria no imóvel, os policiais verificaram

que os criminosos conversavam com pessoas de vários lugares do país, levantando a suspeita de que atuavam em outros estados do Brasil.

Entidades pedem atuação do MPF por omissão do Estado brasileiro no caso Favela Nova Brasília e apontam descumprimento da ADPF 635

Participantes propõem ações para evitar repetição de casos como a chacina na Favela Nova Brasília e nova condenação internacional do Brasil

No dia 24 de maio, enquanto eram realizadas operações policiais nas comunidades do Complexo do Alemão e do Complexo da Penha, o Ministério Público Federal (MPF), por meio da Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão (PRDC) no Rio de Janeiro, estava promovendo reunião pública com o intuito de debater justamente a segurança pública e a violência policial, tendo em vista as orientações decorrentes da condenação do Brasil pela Corte Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) e decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental 635 (ADPF 635 ou ADPF das favelas).

O encontro foi marcado por depoimentos muito emocionados, falas revoltadas, mas especialmente muitas sugestões de atuação. Foram discutidas formas de garantir a não repetição do Caso Favela Nova Brasília, como estabelecido pela Corte IDH em julgamento que condenou o Brasil, assim como os impactos dos reiterados descumprimentos por parte do Estado do Rio de Janeiro das decisões do STF no âmbito da ADPF das Favelas.

A reunião pública foi uma iniciativa da PRDC do Rio de Janeiro, que instaurou procedimento administrativo para acompanhar a questão, atendendo ao Fórum Popular de Segurança Pública do Rio de Janeiro (FPOPSEG). O evento proporcionou espaço de reflexão e encaminhamentos sobre a política de segurança pública do Estado, assim como a necessidade de elaboração de um plano de combate à letalidade policial que seja realmente efetivo.

O evento foi coordenado pelos procuradores regionais dos Direitos do Cidadão no Rio de Janeiro Jaime Mitropoulos, Julio Araujo e Aline Caixeta, com participação do procurador federal do Direitos do Cidadão (PFDC), Carlos Alberto Vilhena, e do conselheiro Antônio Edílio de Souza, pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

Remotamente, o procurador regional da República Paulo

Leivas representou o Grupo de Trabalho Racismo na Atividade Policial, da Câmara de Controle Externo da Atividade Policial e Sistema Prisional do

MPF (7CCR).

Além dos representantes do MPF e do CNMP, também participaram da reunião representantes do Ministério da Justiça e Segurança Pública, do Ministério da Igualdade Racial, do Ministério dos Direitos Humanos, da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, da Comissão de Direitos Humanos da OAB/RJ, da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, da Anistia Internacional Brasil e da Fiocruz, além de estudantes da Universidade Federal do Rio de Janeiro e da Universidade Federal Fluminense.

Entre os movimentos e representantes da sociedade civil que participaram estavam: Justiça Global, Mães de Manguinhos, Rede de Comunidades e Movimento Contra a Violência, Redes da Maré, Instituto de Estudos da Religião, Iniciativa Direito à Memória e Justiça Racial, Mobilização da Organização da Casa Fluminense, Centro pela Justiça e o Direito Internacional, Programa de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos, Observatório de Favelas, Coletivo Papo Reto e Frente Estadual pelo Desencarceramento.

Os representantes da PRDC enfatizaram a importância do encontro para atuação do MPF. “A partir de todas as contribuições apresentadas aqui, pretendemos atuar dentro de nossas atribuições a fim de garantir que essas iniciativas não fiquem apenas no campo das intenções. Inclusive, cobrando a implantação das medidas anunciadas pelos ministérios do governo federal em suas intervenções. Também vamos buscar soluções para os impactos diretos que as operações policiais causam nas escolas e no atendimento médico, além de cobrar esclarecimentos sobre essas e outras situações”, afirmou Julio Araujo.

O procurador da República Jaime Mitropoulos destacou o papel de relevo que o Sistema PFDC tem para atuar na temática visando a garantia do direito à segurança pública, inclusive como forma de assegurar o acesso a outros direitos sociais. Ele ressaltou que a política nacional de segurança pública e defesa social, estabelecida pela Lei 13.665/2018, assegura a participação plural e efetiva da sociedade civil nas tomadas de decisão na construção dessas políticas. “Precisamos da participação de todos para que possamos vislumbrar novas perspectivas e um horizonte melhor. Acredito que o MPF possa contribuir

para catalisar e fomentar a reflexão e o diálogo no caminho de uma segurança pública mais humanizada”. Nessa mesma linha, a procuradora da República Aline Caixeta destacou a atuação da PRDC na defesa das temáticas da cidadania, ainda que não tenha atribuição direta para atuar na atividade-fim, mas no papel de articulador, “inclusive, para buscar a participação no desenho da política pública para redução da letalidade”.

O procurador federal do Direitos do Cidadão (PFDC), Carlos Alberto Vilhena, demonstrou a preocupação da instituição com a letalidade policial. “A violação dos direitos humanos é evidente, como exemplificado pela chacina na Favela Nova Brasília e no Jacarezinho, sem responsabilização dos agentes públicos envolvidos. A alta letalidade policial, com grande impacto sobre negros, evidencia a necessidade de políticas efetivas para reduzir a violência e garantir os direitos de todos os cidadãos, por meio da fiscalização policial, responsabilização dos envolvidos, melhoria na apuração de responsabilidades, coleta de dados confiáveis e valorização da vida e da integridade física dos cidadãos”.

O conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) Antônio Edílio Magalhães Teixeira falou sobre a Recomendação 96/2023, que trata da aplicação pelos membros do Ministério Público dos tratados internacionais de direitos humanos e da observância das sentenças da Corte Interamericana (CIDH). Citou o concurso de monografia do CNMP sobre a temática e a iniciativa de se criar a residência em direitos humanos junto à Corte. Antônio Edílio também destacou a criação de um comitê que tem entre as atribuições acompanhar e monitorar o cumprimento das decisões da CIDH, encaminhar aos órgãos competentes do MP as decisões da Corte envolvendo o Estado brasileiro. “É um passo importante para se tornar concreto o cumprimento das decisões da CIDH”. Ele ressaltou também o papel do grupo de trabalho que o conselho instituiu para propor uma resolução para disciplinar as investigações do Ministério Público nos casos de mortes, torturas e violências sexuais no contexto de intervenções policiais. Os participantes da audiência cobraram a participação da sociedade civil na discussão em torno do texto.

O procurador da República e integrante do GT Racismo

1 - Agentes do 25º BPM recuperaram, em São Pedro da Aldeia, uma carga roubada. Na ação, cinco criminosos foram presos e um carro e uma moto foram apreendidos. A carga recuperada, composta por maços de cigarro, foi apresentada para registro de ocorrência na 126ª DP.

na Atividade Policial, da Câmara de Controle da Atividade Policial e Sistema Prisional do MPF (7CCR) Paulo Leivas destacou a atuação do GT e divulgou dados que considera preocupantes sobre pesquisa realizada pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes com policiais que atuam na Região Metropolitana de Porto Alegre. A intenção era saber quais as características suspeitas para gerar uma abordagem policial. “Ser negro foi a resposta mais lembrada pelos policiais. Em segundo, ter tatuagem e, em terceiro, ser jovem. O que motiva a abordagem policial não é a suspeita sobre o fato de a pessoa estar cometendo crime, mas características físicas, raciais. Certamente, se essa pesquisa for realizada em outros locais do Brasil, teremos resultados semelhantes, o que demonstra a necessidade do enfrentamento do racismo na atividade policial”.

Condenação internacional – No Caso Favela Nova Brasília, a Corte Interamericana de Direitos Humanos condenou o Estado brasileiro pela violação do direito à vida e à integridade pessoal das vítimas – 26 homens vítimas de homicídio e 3 mulheres vítimas de violência sexual – durante operações policiais realizadas na Favela Nova Brasília, Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, em duas incursões ocorridas nos dias 18 de outubro de 1994 e em 8 de maio de 1995. A demora na investigação e punição dos responsáveis foi um dos pontos destacados na condenação.

Além das indenizações, a Corte determinou a realização de efetiva investigação, tratamento psicológico às vítimas e adoção de medidas de reparação simbólica, como a instalação de placas na favela para expressar a memória do ocorrido e informar a população sobre o resultado do processo na Corte, assim como a realização de um ato de reconhecimento de responsabilidade internacional. Outras medidas incluem a divulgação de relatórios anuais com dados sobre o número de policiais e civis mortos durante operações e ações policiais, além da extinção dos chamados “autos de resistência”.

ADPF das Favelas – A Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 635, também conhecida como ADPF das Favelas, foi proposta em 2019 pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB) com o objetivo de coibir a violência policial no Rio de Janeiro.

2 - Em ação do 9º BPM, parte de uma carga de café roubada foi recuperada na rua Mambucaba, em Coelho Neto. O material foi encaminhado para registro na 40ª DP. Nossa equipe está comprometida com o Policiamento Ostensivo para servir e proteger a população.

3 - Um Homem foi detido por policiais do 7º BPM no Jóquei Clube, em São Gonçalo. Na ação foram apreendidas diversas drogas. Ocorrência encaminhada à 75DP.

4 - Durante uma ação no Bairro do Engenho, em Itaguaí, o 24º BPM efetuou a prisão de um criminoso. Na ação, uma pistola calibre 9mm foi apreendida. A ocorrência foi encaminhada à 50ª DP. Estamos comprometidos em garantir a segurança da população.

5 - Barricadas no Complexo Santo Cristo, em Niterói, foram removidas pelos policiais do 12º BPM. Nossa equipe está comprometida em garantir a segurança e a mobilidade na região. Seguimos trabalhando incansavelmente para servir e proteger a população, disse.

6 - Durante uma operação na comunidade do Chapadão, o 41º BPM realizou a prisão de um criminoso perigoso! Na ação, foram apreendidos

4 - Polícia Tribuna dos Municípios Sábado a Segunda-feira, 27 a 29 de Maio de 2023
Divulgação/PMERJ REGISTROS
Divulgação/Polícia Civil uma pistola Glock calibre 9mm, um rádio transmissor e várias drogas ilícitas. A ocorrência foi encaminhada à 31ª DP.

Flip anuncia data de sua 21ª edição

LENDA DO ROCK

A Flip - Festa Literária Internacional de Paraty confirmou as datas da edição de 2023: será celebrada de 22 a 26 de novembro.

A volta da Flip às ruas e praças de Paraty, em 2022, depois de duas edições virtuais, foi recebida com entusiasmo pelo público. Moradores e visitantes lotaram os auditórios do Programa Principal e outros espaços ocupados por uma programação diversa e gratuita. Nas transmissões das mesas, disponíveis em seu canal oficial no YouTube, é possível ouvir os aplausos de uma plateia vibrante: a Flip voltou em grande forma.

Terminada a festa, já em dezembro, a nova data passou a ser aguardada, com perguntas frequentes sobre sua realização no tradicional mês de julho. “Sabemos que existe uma expectativa de que a Festa retorne a ocupar as férias de inverno, época que era tida como baixa temporada pelos moradores de Paraty, razão pela qual fixamos esse período desde a nossa primeira experiência”, observa Mauro Munhoz, diretor artístico da Festa. “Com a normalização das regras para o fomento cultural e outras políticas públicas para o setor, temos a perspecti-

va de retomar um plano plurianual para trabalhar nas edições subsequentes e atender a essa demanda”, complementa. Este ano, a organização da Festa criou o Flip-se Hospitalidade, um canal de engajamento ao público interessado em participar da Flip. Por meio do e-mail hospitalidade@ flip.org.br, as pessoas podem tirar suas dúvidas e receber informações em primeira mão sobre datas, hospedagem, ingressos e outras experiências oferecidas pela Flip.

SOBRE A FLIP

Desde sua primeira edição, em 2003, a Flip, que foi reconhecida como Patrimônio Histórico Cultural e Imaterial do Estado do Rio de Janeiro, é uma experiência única: os encontros promovidos nos cinco dias de Festa são apenas parte de uma manifestação cultural muito mais ampla. São, na verdade, fruto de uma relação que atravessa as ruas da cidade de Paraty em todos os meses do ano. A cada ano, um projeto artístico, arquitetônico e urbanístico é elaborado para promover um novo encontro com o território do qual emerge. A literatura é ferramenta para criar pontes entre diversas formas de arte e conhecimento.

Ao ocupar os espaços públicos com cultura, e ao promover mecanismos de troca entre aqueles que transitam e aqueles que vivem no território, a Flip condensa uma dupla singularidade: diferencia-se de outras festas e festivais literários, da mesma forma que, ao incorporar-se no intenso calendário de comemorações populares de Paraty, reafirma essa identidade tão ímpar.

Além de reunir personalidades do mundo da cultura e literatura para conversas, palestras, lançamentos de livros, entre outras atividades, a Flip promove ações de incentivo à leitura e à formação de novos leitores com um programa educativo para crianças e jovens ao longo de todo o ano, que culmina na celebração da Flipinha e Flipzona.

Pela Flip já passaram autores das mais variadas origens, tendências e linguagens. Entre os nomes internacionais de destaque estão Svetlana Alexijevich, Toni Morrison, J. M. Coetzee, Teresa Cárdenas, Salman Rushdie, Anne Enright, Jonathan Safran Foer, Nadine Gordimer, Karl Ove Knausgård, Ian McEwan, Chimamanda Ngozi Adichie, Amós Oz, Paul B. Preciado e, mais recentemente, Annie Ernaux.

Vinícius Dias e Daniella Mendes assumem secretarias em Cabo Frio

O prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio, deu posse aos novos secretários de Fazenda, Vinícius Dias, e de Relações Institucionais e Captação de Recursos, Daniella Mendes, durante cerimônia realizada no Palácio das Águias, na tarde de quinta-feira (25).

O evento teve a participação do secretariado municipal; e de outras autoridades, como o presidente da Câmara Municipal, Miguel Alencar, e o vereador Alexandre da Colônia, além de representantes da classe empresarial.

Daniella Mendes assume a Secretaria de Relações Institucionais após comandar a pasta da Fazenda desde o começo da atual gestão. Seu sucessor, Vinícius ocupava o cargo de secretário adjunto de Receita.

O prefeito José Bonifácio elogiou o trabalho realizado por ambos nas antigas funções, para o reequilíbrio das contas públicas, e manifestou confiança no avanço na gestão financeira do município. Ele afirmou que o momento é propício para a prospecção de recursos para Cabo Frio.

“Essa mudança que estamos fazendo agora é no sentido de aprimorar a nossa equipe. Nós temos na estrutura uma secretaria que, durante uma parte do nosso governo, teve pouca possibilidade de função, porque os recursos por parte do Governo Federal escassearam; e os progra-

mas também”, disse o prefeito. Por sua vez, Vinícius Dias agradeceu ao prefeito pela confiança, destacou a parceria com Daniella na Secretaria de Fazenda, e afirmou que prosseguirá na busca pelo aumento de receitas próprias. O novo secretário aproveitou para pedir a colaboração das demais pastas para uma adequada gestão financeira do município. “Todo mundo sabe que a Secretaria de Fazenda é uma secretaria complexa, e todas as secretarias dependem da Secretaria de Fazenda. Os recursos vêm de lá. O bom trabalho da Secretaria de Fazenda influencia no trabalho das demais secretarias”, destacou. Em meio à cerimônia, a equipe da Secretaria de Fazenda prestou uma homenagem à Daniella Mendes, agradecendo-lhe pelo apoio ao longo do período em que esteve à frente da pasta. Antes de discursar, Daniella ainda recebeu palavras elogiosas da superintendente de Políticas Públicas para as Mulheres, Tânia Lopes, e da secretária de Assistência Social, Nilza Miquelotti, que destacaram a sua atuação profissional, assim como a presença feminina em um cargo desta importância. O vereador Alexandre da Colônia também desejou sorte para o novo desafio. Emocionada com as palavras e homenagens recebidas, Daniella

Neste mês perdemos a nossa rainha do rock. O que falar da rainha do rock?! Quem era a rainha do rock?

Rita Lee Jones de Carvalho foi uma cantora, compositora, instrumentista, apresentadora, escritora e ativista brasileira. Capricorniana, nascida em 1947, divertida, brincava com a música. Suas composições sempre falavam em amor, rebeldia e alegria. Uma mulher que não tinha medo da opinião alheia, vestia-se como queria como se sentia bem. Com sua guitarra, encantava a todos. Ganhou o mundo na década de 60. Era novidade a mulher no rock. Ela ousou, foi lá e deu seu recado. Uma das suas músicas mais cantadas atravessou o tempo: “Ovelha Negra”, e muitas pessoas se identificaram com a música. Parabéns eterna Rita! Seremos eternamente gratos pelas alegrias que nos proporcionou. Gratidão! LÁGRIMAS DE DOR

Um episódio humilhante, revoltante. As lágrimas desceram pelo rosto do Vinícius Júnior ao ser insultado durante uma partida de futebol na Espanha. Torcedores gritavam palavras de ofensa devido à cor da pele do rapaz, chamando-o de “macaco”. Para quem não sabe, racismo é crime. Infelizmente incidentes como esse é recorrente, volta e meia vem acontecendo, pessoas passando por constrangimento racista. Uma pena que ainda existem pessoas que nutrem dentro de si, pensamentos e sentimentos tão desprezível. A Espanha tem fama de ser um país extremamente racista. Uma pena, um país tão belo.

VAMOS MALHAR!

Cada dia que passa as academias ganham mais espaço na sociedade. Está realmente comprovado que 20 minutos de exercícios físicos melhoram sua saúde. Alguns benefícios são notados em algumas semanas de exercícios, tais como: diminuição de estresse, melhoria da circulação sanguínea, aumento a energia e da produtividade no dia a dia. Uma rotina com exercícios físicos contribui para sua saúde física e mental, trazendo bem-estar. A prova disso é que Harriette Thompson 92 anos venceu 2 cânceres e uma Maratona em 2015 na Califórnia EUA. E o atleta Japones Hiro Tanaka de 92 anos venceu a prova dos 60 metros do mundial Master em 11 segundos. Vamos exercitar galera!

Mendes agradeceu o trabalho feito pela sua equipe na Secretaria de Fazenda, relembrou os problemas administrativos e as dívidas herdadas pela atual gestão, destacando os avanços no trabalho de equilíbrio das contas públicas, que resultaram na aprovação do balanço fiscal de 2021 pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) e na obtenção da nota A no índice Capag (Capacidade de Pagamento), do Tesouro Nacional.

Daniella Mendes afirmou que vai intensificar a busca de investimentos para cidade, em meio ao trabalho feito por Cabo Frio para liberar o Cauc, que são requisitos fiscais a serem cumpridos para tornar o município apto a receber recursos federais. A secretária espera que a liberação do Cauc ocorra em breve.

“Não vou medir esforços em buscar, através de estudos ou através de contatos, tudo o que a gente puder fazer para desenvolver essa cidade, seja através de transferências governamentais, seja através de empresas, para também melhorar a nossa arrecadação. Como empresas que possam aumentar nossa capacidade de arrecadação de ICMS Verde; que além de desenvolver emprego e renda na nossa região, vão desenvolver atributos dentro da nossa capacidade arrecadatória”, prometeu.

ATENÇÃO AMIGOS FITNESS

5 - Cidades Tribuna dos Municípios Sábado a Segunda-feira, 27 a 29 de Maio de 2023
Divulgação SanMon
Divulgação
•TRAGA SEU AMIGO PARA MALHAR COM VOCÊ E ELE PAGA APENAS R$ 49,90 NO PRIMEIRO MÊS! • APROVEITE ESSA SUPER PROMOÇÃO E INCENTIVE SEU AMIGO A CUIDAR DA SAÚDE JUNTO COM VOCÊ. • MAS CORRA, A OFERTA É VÁLIDA SOMENTE ATÉ 31/05! MARQUE SEU AMIGO NOS COMENTÁRIOS E VENHA APROVEITAR ESSA OPORTUNIDADE JUNTOS! #ACADEMIA #PROMOÇÃO #AMIGOS #VIDASAUDÁVEL

Búzios Jazz Festival na cidade mais badalada do Brasil

Serão três (03) dias frenéticos, com muita energia e boa música ao som de atrações nacionais e internacionais de nomes consagrados no universo do Jazz. O Búzios Jazz festival acontece no circuito das praças Santos Dumont e Eugênio Honold (Praça dos Ossos).

Pela primeira vez na história da cidade, a abertura do Búzios Jazz Festival será realizada por uma pessoa com deficiência e buziano, o músico (baterista) Enéias Pereira. Logo após, as bandas Juancho Huenulef Quartet, Azymuth e Laretha Weathersby sobem no palco do evento, para abrilhantar o festival.

No sábado (27), os shows começam na Praça Eugênio Honold (Ossos), a partir das 15h, com apresentação da Banda Big Washington, e logo após às 17h, será a vez da apresentação de Márcio Ciribelli e Dudu Lima.

Ainda no sábado (27), a partir das 20h, na Praça Santos Dumont, o trombonista Joabe Reis faz sua apresentação. Às 21h30, Stanley Jordan Trio sobe no palco do festival, e para fechar a noite com chave de ouro Alabama Mike e The Simi Brothers encerram a noitada.

No domingo (28), a partir das 15h, a Banda Back2Blues se apresenta no palco da Praça Eugênio Honold (Ossos), e às 17h, Jefferson e Fernando Magalhães encerram o circuito dos Ossos.

E para encerrar os três dias do Búzios Jazz Festival, a Praça santos Dumont recebe no seu palco às 20h, Jamz em um tributo a Dolores Duran, e às 21h30, a Orquestra Voadora.

Iniciativa promoveu atendimentos dermatológicos com foco em ações de atenção e prevenção

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu uma ação itinerante com serviços de atenção e prevenção no bairro da Baleia. O evento, realizado na quinta-feira (25), foi direcionado aos pescadores da localidade e ofereceu atendimento dermatológico.

A iniciativa contou com a presença da médica dermatologista do Serviço de Atendimento Especializado (SAE) do município, Bianca de Mel-

lo Guaraldi, e do médico dermatologista da cidade de Friburgo, Gelson Andrade Guaraldi, que atendeu os aldeenses de forma voluntária.

O evento é fruto de uma ação conjunta dos setores de Vigilância em Saúde, Saúde do Trabalhador e Vigilância Epidemiológica das Doenças e Agravos não Transmissíveis (DANTs).

O principal foco da ação foi o atendimento dermatológico, principalmente com exames para identificação de câncer

de pele, visto a atividade laboral dos atendidos.

A diretora da Vigilância em Saúde, Tatiana Leal de Oliveira, falou sobre a iniciativa. “A ação foi excelente e, dos 27 atendimentos prestados, foram identificados dois casos da doença”, comentou.

Além das consultas, também foram realizadas aferição de glicemia e pressão arterial, testagens de doenças infectocontagiosas e avaliação nutricional.

Fotos: Divulgação Ascom 6 - Cidades Tribuna dos Municípios Sábado a Segunda-feira, 27 a 29 de Maio de 2023
Big Washington Trombista Joabe Reis Alabama Mike Azymuth Laretha Weathersby

SanMon Rapidinhas

Olho Vivo

Envie suas críticas, sugestões e reclamações para o e-mail tribunadosmunicipios@ gmail.com e veja-as publicadas na próxima edição.

Em entrevista ao GloboNews Mais na sexta-feira (26), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que a medida do governo para reduzir o preço de carros não é um programa de longo prazo, mas que pode ajudar a conter o fechamento de fábricas automotivas. Na quinta-feira (25), o governo federal anunciou que vai reduzir impostos, com o objetivo de diminuir o preço final dos carros populares em até 10,96%. A medida valerá para veículos com valor final de até R$ 120 mil. Segundo o ministro, o governo acredita que a taxa de juros no Brasil deve a cair, e o programa de redução de preços de veículos é uma transição até que esta queda favoreça ao barateamento do crédito.

Reflorestamento

As Comissões de Defesa do Meio Ambiente e de Cumprimento das Leis (Cumpra-se), da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), realizaram na sexta-feira (26) audiência pública para discutir a implementação de políticas relacionadas ao reflorestamento e ao desenvolvimento florestal no estado - previstas nas leis 8.538/19 e 9.972/23, respectivamente. Durante o encontro, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente prestou esclarecimentos em relação à implementação dessas ações.

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que o aplicativo de mensagens Telegram informe ao tribunal quem será o novo representante legal da empresa no Brasil. O advogado que prestava serviços à companhia deixou de atendê-la há duas semanas.

BATATA RECHEADA NO MICRO-ONDAS

Ingredientes:

4 batatas grandes

Sal a gosto

1 xícara (chá) de requeijão

2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado

1 colher (sopa) de salsicha picada

150g de bacon fatiado

Modo de preparo:

Lave e seque bem as batatas com casca. Com um garfo, faça vários furos e embrulhe cada batata com papel manteiga. Coloque em um refratário e leve ao micro-ondas em potência alta por 18 minutos. Retire o papel com cuidado, embrulhe com papel alumínio e re-

TRIBUTO

serve. Enquanto isso, em um refratário raso, forre o fundo com folhas de papel toalha e distribua as fatias de bacon, cobrindo com mais papel toalha. Leve ao micro-ondas em potência alta por 7 minutos. Retire o papel e então pique o bacon. Em um refratário pequeno, misture o requeijão, o queijo ralado e metade do bacon. Volte ao micro-ondas por mais 30 segundos. Junte a salsicha, misture e reserve. Para montar, descubra a parte superior do papel alumínio e, com uma faca, faça um corte na batata em forma de cruz. Com as mãos, abra espaço no miolo. Retire um pouco de batata do centro, polvilhe o sal, recheie com o requeijão preparado e decore com o bacon reservado. Sirva em seguida.

Santa Léia

Santo Agostinho da Cantuária

Dai-nos, Senhor Deus, por intercessão de Santo Agostinho de Cantuária, a graça de bem nos prepararmos em humildade e conhecimento Vosso para vencer as distâncias que nos separam de Vós, a fim de que possamos incansavelmente levar a Boa Nova ao nosso próximo – tanto no sentido da nossa fraternidade como Vossos filhos, como no de haver sempre mais um a quem devemos amar e por isso evangelizar. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, e Nossa Senhora. Amém.

A morte não existe. Se você perdeu um ente querido, não se desespere: tenha a certeza de que ele não morreu. Apenas mudou de estado e, mais cedo ou mais tarde, você o irá novamente encontrar.

Não dê a ele, pois, a decepção de querer fugir da luta. Não pretenda ser superior a Deus: aceite o que Deus determinou em Sua Sabedoria, e será imensamente feliz.

Crimes raciais

Os registros de crimes raciais cresceram mais de 400% no primeiro trimestre deste ano no estado de São Paulo. Os números estão em um levantamento feito pela TV Globo, com base na Lei de Acesso à Informação, que também apontam 279 boletins de ocorrência na capital paulista nesse mesmo período, o que representa 720% a mais do que o registrado no mesmo período do ano passado. Registros de crimes raciais: Cidade de São Paulo (1ºtri. 2023) - 279 casos - 720% - Estado de São Paulo (1ºtri. 2023) - 656 casos - 408%. A delegada Ivalda Aleixo explica que há uma percepção tanto do aumento do incentivo pela denúncia como do aumento de casos.

DORINA NOWIL: PIONEIRA NA LUTA PELOS DEFICIENTES VISUAIS

Dorina de Gouvêa Nowill (1919-2010) atuou como professora, ativista, filantropa e pedagoga brasileira tendo sido responsável pela inclusão de deficientes visuais no país. Dorina era conhecida por muitos como a “dama da inclusão”.

Dorina Nowill nasceu em São Paulo no dia 28 de maio de 1919. Ela ficou ficou cega aos 17 anos, não se sabe até hoje o motivo que levou a perda da visão.

Pioneira, ela foi a primeira aluna cega a se formar na Escola Normal Caetano Campos. Seu desejo de inclusão fez com que conseguisse convencer a instituição a implantar o primeiro curso de especialização de professores para o aprendizado de cegos.

Dorina conseguiu cursar uma especialização em Nova Iorque no Teacher´s College da Universidade de Columbia com uma bolsa de estudos bancada pelo governo

dos Estados Unidos. O lema da ativista era: “Vencer na vida é manter-se de pé quando tudo parece estar abalado. É lutar quando tudo parece adverso. É aceitar o irrecuperável. É buscar um caminho novo com energia, confiança e fé.”

Luta pela inclusão Em março de 1946, Dorina criou com um grupo de amigas a Fundação para o Livro do Cego no Brasil. Em 1991, a instituição - que produzia livros em braile para distribuir gratuitamenterecebeu o seu nome.

Entre 1961 e 1973 dirigiu a Campanha Nacional de Educação de Cegos do Ministério da Educação e Cultura. Foi também presidente do Conselho Mundial para o Bem-Estar dos Cegos (atualmente a instituição se chama União Mundial de Cegos). Em São Paulo criou o departamento de Educação Especial para Ce-

gos na Secretaria de Estado da Educação. Dorina foi igualmente uma das responsáveis pela criação da União Latino Americana de Cegos.

Livro

Em 1996 escreveu e publicou o livro ...E eu venci assim mesmo. A obra chegou a ser traduzida para espanhol (...Y aun así lo he conseguido).

Vida pessoal

Dorina Nowill foi casada com Edward Hubert, com quem teve cinco filhos (Alexandre, Cristiano, Denise, Dorininha e Márcio Manuel) e 12 netos.

Morte

A ativista faleceu aos 91 anos no dia 29 de agosto de 2010 no Hospital Santa Isabel (São Paulo) vítima de uma parada cardíaca. Dorina Nowill estava internada há quinze dias para tratar uma infecção.

Redução
Adriano Machado/Reuters
Reprodução
Thiago Lontra Divulgação Guia da Cozinha
Determinou
AO SANTO
RECEITA ORAÇÃO
Divulgação
7 - Variedades Tribuna dos Municípios Sábado a Segunda-feira, 27 a 29 de Maio de 2023

Rio das Ostras continua vacinando com Pfizer bivalente

População a partir de 18 anos pode receber a dose de reforço disponibilizada nas unidades de saúde

esquema primário ou como dose de reforço, respeitando um intervalo de quatro meses da última dose.

O recadastramento dos integrantes do Programa Renda Alternativa de Rio das Ostras começa na próxima quinta-feira, 1º de junho. Para renovar o cadastro, até o dia 30 de junho, é preciso comparecer na sede da Coordenadoria Geral de Fiscalização e Postura (Comfis), localizada na Avenida Roberto Silveira, s/nº – Costazul. O atendimento é das 8h às 17h.

No ato de cadastramento, é necessário apresentar os seguintes documentos: carteira de identidade ou habilitação, crachá utilizado no exercício da atividade e comprovante de residência. Quem comercializa produtos alimentícios também precisa levar atestado de saúde atualizado e certificado de desinsetização do meio auxiliar.

Os cadastrados com veículo motorizado, trailer ou food truck devem ter o CRLV – Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos atualizado.

Rio das Ostras voltou a vacinar com a vacina Pfizer bivalente contra a Covid19, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30, nas unidades de saúde. O Polo do

Turismo, também vai imunizar no sábado (03) de junho, das 8h às 18h.

Todas as pessoas com 18 anos ou mais podem tomar a dose de reforço,

desde que já tenham sido imunizadas com, pelo menos, duas das doses das vacinas monovalentes contra a Covid-19 (CoronaVac, AstraZeneca e Pfizer) como

A vacinação com a dose de reforço tinha sido interrompida na segunda- feira (22), por falta de doses, mas com o envio de novas remessas da vacina pelo Ministério da Saúde, a aplicação foi regularizada ainda na terça-feira (23).

A vacina Pfizer bivalente oferece proteção contra a variante original do coronavírus e contra as cepas que surgiram posteriormente, incluindo a Ômicron.

A população em geral, com idade entre 6 meses e 17 anos de idade, deve continuar seguindo o esquema de vacinação com a aplicação das doses monovalentes, de acordo com a faixa etária.

Todas as unidades ofere-

cem repescagem das doses dos imunizantes para o coronavírus, neste momento, a Cidade está em falta da Pfizer monovalente, mas outras doses estão disponíveis e também a dose de reforço Bivalente.

INFLUENZA – A vacinação contra a Influenza (gripe) continua nas unidades de saúde, de segunda a sexta-feira, para toda população a partir de seis meses de vida, das 8h30 às 16h30, e no Polo do Turismo neste mesmo horário.

A campanha segue até o dia 31 de maio, a princípio, quando se encerra a 25ª Campanha contra a Influenza. A população pode se vacinar enquanto houver doses disponíveis nos postos.

A vacina é segura, eficaz e protege contra as complicações da gripe, como pneumonias.

PBH abre unidade em Venda Nova e aumenta vagas para castração de cães e gatos

Na terça-feira (30), a partir das 8h, a Prefeitura de Belo Horizonte abre a agenda para castração gratuita de cães e gatos durante o mês de junho. Serão ofertadas 4,4 mil vagas – número 10% superior às castrações realizadas até maio, graças à abertura do Centro de Esterilização de Cães e Gatos Venda Nova (CECG-VN), no bairro Mantiqueira. Nos pró-

ximos meses, a capacidade chegará a 4,8 mil cirurgias. Para serem submetidos à cirurgia, os animais devem ter no mínimo 4 meses de idade e no máximo 8 anos. Os filhotes de gatos devem pesar mais de 1,5kg. Antes da cirurgia é feita uma avaliação médica veterinária para identificar algum problema de saúde que impeça a sua realização.

A castração é um procedimento cirúrgico que envolve anestesia geral. Por isso, o animal precisa ser devidamente preparado, o que inclui jejum hídrico (8 horas) e alimentar (12 horas), indispensáveis para a segurança. No dia marcado para a castração, o dono do animal deve permanecer na unidade até a alta.

Com o funcionamento do novo centro, a PBH mantém seis Unidades de Esterilização de Cães e Gatos que, juntas, realizam cerca de 25 mil cirurgias por ano.

Mais informações sobre a castração de cães e gatos, além dos endereços das unidades de esterilização, podem ser conferidas no Portal da PBH.

8 - Cidades Tribuna dos Municípios Sábado a Segunda-feira, 27 a 29 de Maio de 2023
Celso Ávila Divulgação/PBH

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.