
4 minute read
SanMon Rapidinhas
Olho Vivo
Envie suas críticas, sugestões e reclamações para o e-mail tribunadosmunicipios@ gmail.com e veja-as publicadas na próxima edição.
Advertisement
Em entrevista ao GloboNews Mais na sexta-feira (26), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que a medida do governo para reduzir o preço de carros não é um programa de longo prazo, mas que pode ajudar a conter o fechamento de fábricas automotivas. Na quinta-feira (25), o governo federal anunciou que vai reduzir impostos, com o objetivo de diminuir o preço final dos carros populares em até 10,96%. A medida valerá para veículos com valor final de até R$ 120 mil. Segundo o ministro, o governo acredita que a taxa de juros no Brasil deve a cair, e o programa de redução de preços de veículos é uma transição até que esta queda favoreça ao barateamento do crédito.
Reflorestamento
As Comissões de Defesa do Meio Ambiente e de Cumprimento das Leis (Cumpra-se), da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), realizaram na sexta-feira (26) audiência pública para discutir a implementação de políticas relacionadas ao reflorestamento e ao desenvolvimento florestal no estado - previstas nas leis 8.538/19 e 9.972/23, respectivamente. Durante o encontro, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente prestou esclarecimentos em relação à implementação dessas ações.

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que o aplicativo de mensagens Telegram informe ao tribunal quem será o novo representante legal da empresa no Brasil. O advogado que prestava serviços à companhia deixou de atendê-la há duas semanas.

BATATA RECHEADA NO MICRO-ONDAS

Ingredientes:
4 batatas grandes
Sal a gosto
1 xícara (chá) de requeijão
2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
1 colher (sopa) de salsicha picada
150g de bacon fatiado
Modo de preparo:
Lave e seque bem as batatas com casca. Com um garfo, faça vários furos e embrulhe cada batata com papel manteiga. Coloque em um refratário e leve ao micro-ondas em potência alta por 18 minutos. Retire o papel com cuidado, embrulhe com papel alumínio e re-
Tributo
serve. Enquanto isso, em um refratário raso, forre o fundo com folhas de papel toalha e distribua as fatias de bacon, cobrindo com mais papel toalha. Leve ao micro-ondas em potência alta por 7 minutos. Retire o papel e então pique o bacon. Em um refratário pequeno, misture o requeijão, o queijo ralado e metade do bacon. Volte ao micro-ondas por mais 30 segundos. Junte a salsicha, misture e reserve. Para montar, descubra a parte superior do papel alumínio e, com uma faca, faça um corte na batata em forma de cruz. Com as mãos, abra espaço no miolo. Retire um pouco de batata do centro, polvilhe o sal, recheie com o requeijão preparado e decore com o bacon reservado. Sirva em seguida.
Santa Léia
Santo Agostinho da Cantuária


Dai-nos, Senhor Deus, por intercessão de Santo Agostinho de Cantuária, a graça de bem nos prepararmos em humildade e conhecimento Vosso para vencer as distâncias que nos separam de Vós, a fim de que possamos incansavelmente levar a Boa Nova ao nosso próximo – tanto no sentido da nossa fraternidade como Vossos filhos, como no de haver sempre mais um a quem devemos amar e por isso evangelizar. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, e Nossa Senhora. Amém.
A morte não existe. Se você perdeu um ente querido, não se desespere: tenha a certeza de que ele não morreu. Apenas mudou de estado e, mais cedo ou mais tarde, você o irá novamente encontrar.
Não dê a ele, pois, a decepção de querer fugir da luta. Não pretenda ser superior a Deus: aceite o que Deus determinou em Sua Sabedoria, e será imensamente feliz.
Crimes raciais
Os registros de crimes raciais cresceram mais de 400% no primeiro trimestre deste ano no estado de São Paulo. Os números estão em um levantamento feito pela TV Globo, com base na Lei de Acesso à Informação, que também apontam 279 boletins de ocorrência na capital paulista nesse mesmo período, o que representa 720% a mais do que o registrado no mesmo período do ano passado. Registros de crimes raciais: Cidade de São Paulo (1ºtri. 2023) - 279 casos - 720% - Estado de São Paulo (1ºtri. 2023) - 656 casos - 408%. A delegada Ivalda Aleixo explica que há uma percepção tanto do aumento do incentivo pela denúncia como do aumento de casos.
DORINA NOWIL: PIONEIRA NA LUTA PELOS DEFICIENTES VISUAIS
Dorina de Gouvêa Nowill (1919-2010) atuou como professora, ativista, filantropa e pedagoga brasileira tendo sido responsável pela inclusão de deficientes visuais no país. Dorina era conhecida por muitos como a “dama da inclusão”.

Dorina Nowill nasceu em São Paulo no dia 28 de maio de 1919. Ela ficou ficou cega aos 17 anos, não se sabe até hoje o motivo que levou a perda da visão.
Pioneira, ela foi a primeira aluna cega a se formar na Escola Normal Caetano Campos. Seu desejo de inclusão fez com que conseguisse convencer a instituição a implantar o primeiro curso de especialização de professores para o aprendizado de cegos.
Dorina conseguiu cursar uma especialização em Nova Iorque no Teacher´s College da Universidade de Columbia com uma bolsa de estudos bancada pelo governo dos Estados Unidos. O lema da ativista era: “Vencer na vida é manter-se de pé quando tudo parece estar abalado. É lutar quando tudo parece adverso. É aceitar o irrecuperável. É buscar um caminho novo com energia, confiança e fé.”
Luta pela inclusão Em março de 1946, Dorina criou com um grupo de amigas a Fundação para o Livro do Cego no Brasil. Em 1991, a instituição - que produzia livros em braile para distribuir gratuitamenterecebeu o seu nome.
Entre 1961 e 1973 dirigiu a Campanha Nacional de Educação de Cegos do Ministério da Educação e Cultura. Foi também presidente do Conselho Mundial para o Bem-Estar dos Cegos (atualmente a instituição se chama União Mundial de Cegos). Em São Paulo criou o departamento de Educação Especial para Ce- gos na Secretaria de Estado da Educação. Dorina foi igualmente uma das responsáveis pela criação da União Latino Americana de Cegos.
Livro
Em 1996 escreveu e publicou o livro ...E eu venci assim mesmo. A obra chegou a ser traduzida para espanhol (...Y aun así lo he conseguido).
Vida pessoal
Dorina Nowill foi casada com Edward Hubert, com quem teve cinco filhos (Alexandre, Cristiano, Denise, Dorininha e Márcio Manuel) e 12 netos.
Morte
A ativista faleceu aos 91 anos no dia 29 de agosto de 2010 no Hospital Santa Isabel (São Paulo) vítima de uma parada cardíaca. Dorina Nowill estava internada há quinze dias para tratar uma infecção.






