5 minute read

Flip anuncia data de sua 21ª edição

Lenda Do Rock

A Flip - Festa Literária Internacional de Paraty confirmou as datas da edição de 2023: será celebrada de 22 a 26 de novembro.

Advertisement

A volta da Flip às ruas e praças de Paraty, em 2022, depois de duas edições virtuais, foi recebida com entusiasmo pelo público. Moradores e visitantes lotaram os auditórios do Programa Principal e outros espaços ocupados por uma programação diversa e gratuita. Nas transmissões das mesas, disponíveis em seu canal oficial no YouTube, é possível ouvir os aplausos de uma plateia vibrante: a Flip voltou em grande forma.

Terminada a festa, já em dezembro, a nova data passou a ser aguardada, com perguntas frequentes sobre sua realização no tradicional mês de julho. “Sabemos que existe uma expectativa de que a Festa retorne a ocupar as férias de inverno, época que era tida como baixa temporada pelos moradores de Paraty, razão pela qual fixamos esse período desde a nossa primeira experiência”, observa Mauro Munhoz, diretor artístico da Festa. “Com a normalização das regras para o fomento cultural e outras políticas públicas para o setor, temos a perspecti- va de retomar um plano plurianual para trabalhar nas edições subsequentes e atender a essa demanda”, complementa. Este ano, a organização da Festa criou o Flip-se Hospitalidade, um canal de engajamento ao público interessado em participar da Flip. Por meio do e-mail hospitalidade@ flip.org.br, as pessoas podem tirar suas dúvidas e receber informações em primeira mão sobre datas, hospedagem, ingressos e outras experiências oferecidas pela Flip.

SOBRE A FLIP

Desde sua primeira edição, em 2003, a Flip, que foi reconhecida como Patrimônio Histórico Cultural e Imaterial do Estado do Rio de Janeiro, é uma experiência única: os encontros promovidos nos cinco dias de Festa são apenas parte de uma manifestação cultural muito mais ampla. São, na verdade, fruto de uma relação que atravessa as ruas da cidade de Paraty em todos os meses do ano. A cada ano, um projeto artístico, arquitetônico e urbanístico é elaborado para promover um novo encontro com o território do qual emerge. A literatura é ferramenta para criar pontes entre diversas formas de arte e conhecimento.

Ao ocupar os espaços públicos com cultura, e ao promover mecanismos de troca entre aqueles que transitam e aqueles que vivem no território, a Flip condensa uma dupla singularidade: diferencia-se de outras festas e festivais literários, da mesma forma que, ao incorporar-se no intenso calendário de comemorações populares de Paraty, reafirma essa identidade tão ímpar.

Além de reunir personalidades do mundo da cultura e literatura para conversas, palestras, lançamentos de livros, entre outras atividades, a Flip promove ações de incentivo à leitura e à formação de novos leitores com um programa educativo para crianças e jovens ao longo de todo o ano, que culmina na celebração da Flipinha e Flipzona.

Pela Flip já passaram autores das mais variadas origens, tendências e linguagens. Entre os nomes internacionais de destaque estão Svetlana Alexijevich, Toni Morrison, J. M. Coetzee, Teresa Cárdenas, Salman Rushdie, Anne Enright, Jonathan Safran Foer, Nadine Gordimer, Karl Ove Knausgård, Ian McEwan, Chimamanda Ngozi Adichie, Amós Oz, Paul B. Preciado e, mais recentemente, Annie Ernaux.

Vinícius Dias e Daniella Mendes assumem secretarias em Cabo Frio

O prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio, deu posse aos novos secretários de Fazenda, Vinícius Dias, e de Relações Institucionais e Captação de Recursos, Daniella Mendes, durante cerimônia realizada no Palácio das Águias, na tarde de quinta-feira (25).

O evento teve a participação do secretariado municipal; e de outras autoridades, como o presidente da Câmara Municipal, Miguel Alencar, e o vereador Alexandre da Colônia, além de representantes da classe empresarial.

Daniella Mendes assume a Secretaria de Relações Institucionais após comandar a pasta da Fazenda desde o começo da atual gestão. Seu sucessor, Vinícius ocupava o cargo de secretário adjunto de Receita.

O prefeito José Bonifácio elogiou o trabalho realizado por ambos nas antigas funções, para o reequilíbrio das contas públicas, e manifestou confiança no avanço na gestão financeira do município. Ele afirmou que o momento é propício para a prospecção de recursos para Cabo Frio.

“Essa mudança que estamos fazendo agora é no sentido de aprimorar a nossa equipe. Nós temos na estrutura uma secretaria que, durante uma parte do nosso governo, teve pouca possibilidade de função, porque os recursos por parte do Governo Federal escassearam; e os progra- mas também”, disse o prefeito. Por sua vez, Vinícius Dias agradeceu ao prefeito pela confiança, destacou a parceria com Daniella na Secretaria de Fazenda, e afirmou que prosseguirá na busca pelo aumento de receitas próprias. O novo secretário aproveitou para pedir a colaboração das demais pastas para uma adequada gestão financeira do município. “Todo mundo sabe que a Secretaria de Fazenda é uma secretaria complexa, e todas as secretarias dependem da Secretaria de Fazenda. Os recursos vêm de lá. O bom trabalho da Secretaria de Fazenda influencia no trabalho das demais secretarias”, destacou. Em meio à cerimônia, a equipe da Secretaria de Fazenda prestou uma homenagem à Daniella Mendes, agradecendo-lhe pelo apoio ao longo do período em que esteve à frente da pasta. Antes de discursar, Daniella ainda recebeu palavras elogiosas da superintendente de Políticas Públicas para as Mulheres, Tânia Lopes, e da secretária de Assistência Social, Nilza Miquelotti, que destacaram a sua atuação profissional, assim como a presença feminina em um cargo desta importância. O vereador Alexandre da Colônia também desejou sorte para o novo desafio. Emocionada com as palavras e homenagens recebidas, Daniella

Neste mês perdemos a nossa rainha do rock. O que falar da rainha do rock?! Quem era a rainha do rock?

Rita Lee Jones de Carvalho foi uma cantora, compositora, instrumentista, apresentadora, escritora e ativista brasileira. Capricorniana, nascida em 1947, divertida, brincava com a música. Suas composições sempre falavam em amor, rebeldia e alegria. Uma mulher que não tinha medo da opinião alheia, vestia-se como queria como se sentia bem. Com sua guitarra, encantava a todos. Ganhou o mundo na década de 60. Era novidade a mulher no rock. Ela ousou, foi lá e deu seu recado. Uma das suas músicas mais cantadas atravessou o tempo: “Ovelha Negra”, e muitas pessoas se identificaram com a música. Parabéns eterna Rita! Seremos eternamente gratos pelas alegrias que nos proporcionou. Gratidão! LÁGRIMAS DE DOR

Um episódio humilhante, revoltante. As lágrimas desceram pelo rosto do Vinícius Júnior ao ser insultado durante uma partida de futebol na Espanha. Torcedores gritavam palavras de ofensa devido à cor da pele do rapaz, chamando-o de “macaco”. Para quem não sabe, racismo é crime. Infelizmente incidentes como esse é recorrente, volta e meia vem acontecendo, pessoas passando por constrangimento racista. Uma pena que ainda existem pessoas que nutrem dentro de si, pensamentos e sentimentos tão desprezível. A Espanha tem fama de ser um país extremamente racista. Uma pena, um país tão belo.

VAMOS MALHAR!

Cada dia que passa as academias ganham mais espaço na sociedade. Está realmente comprovado que 20 minutos de exercícios físicos melhoram sua saúde. Alguns benefícios são notados em algumas semanas de exercícios, tais como: diminuição de estresse, melhoria da circulação sanguínea, aumento a energia e da produtividade no dia a dia. Uma rotina com exercícios físicos contribui para sua saúde física e mental, trazendo bem-estar. A prova disso é que Harriette Thompson 92 anos venceu 2 cânceres e uma Maratona em 2015 na Califórnia EUA. E o atleta Japones Hiro Tanaka de 92 anos venceu a prova dos 60 metros do mundial Master em 11 segundos. Vamos exercitar galera!

Mendes agradeceu o trabalho feito pela sua equipe na Secretaria de Fazenda, relembrou os problemas administrativos e as dívidas herdadas pela atual gestão, destacando os avanços no trabalho de equilíbrio das contas públicas, que resultaram na aprovação do balanço fiscal de 2021 pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) e na obtenção da nota A no índice Capag (Capacidade de Pagamento), do Tesouro Nacional.

Daniella Mendes afirmou que vai intensificar a busca de investimentos para cidade, em meio ao trabalho feito por Cabo Frio para liberar o Cauc, que são requisitos fiscais a serem cumpridos para tornar o município apto a receber recursos federais. A secretária espera que a liberação do Cauc ocorra em breve.

“Não vou medir esforços em buscar, através de estudos ou através de contatos, tudo o que a gente puder fazer para desenvolver essa cidade, seja através de transferências governamentais, seja através de empresas, para também melhorar a nossa arrecadação. Como empresas que possam aumentar nossa capacidade de arrecadação de ICMS Verde; que além de desenvolver emprego e renda na nossa região, vão desenvolver atributos dentro da nossa capacidade arrecadatória”, prometeu.

Aten O Amigos Fitness

This article is from: