
1 minute read
QUALIDADE DE VIDA
Comitê Local de Gestão de Pessoas (Cogesp)
Foi instituído, em agosto de 2021, o Comitê Gestor Local de Gestão de Pessoas (Cogesp), através do Ato n° 374/2021. Responsável por propor e coordenar plano estratégico local de gestão de pessoas, alinhado aos objetivos institucionais e às diretrizes da Política de Gestão de Pessoas, o Cogesp atua na interlocução com a Rede de Gestão de Pessoas do Poder Judiciário, compartilhando iniciativas, dificuldades, aprendizados e resultados, e tem o papel de monitorar, avaliar e divulgar o desempenho e os resultados alcançados pela gestão de pessoas. Cabe ao Cogesp, ainda, instituir grupos de discussão e trabalho com o objetivo de propor e de subsidiar a avaliação da Política e medidas de Gestão de Pessoas, entre outras atribuições.
Advertisement
Programa de Preparação para Aposentadoria

Considerando que 17% do corpo funcional da Corte é composto por servidores e servidoras com mais de 60 anos, o TRF5 lançou, em dezembro de 2022, o Programa de Preparação para a Aposentadoria (PPA). O objetivo é oferecer um espaço para informação, debate e reflexão sobre o encerramento das atividades laborais.

Em fevereiro deste ano (2023) foi realizada uma pesquisa com servidores(as) e magistrados(as). A proposta foi analisar algumas questões importantes, como vulnerabilidade econômica, física, mental e social, bem como fragilidade na autoestima e na autoimagem. Após a coleta dos dados, serão definidas ações específicas, voltadas para as necessidades do público abrangido pelo Programa. O Grupo de Trabalho à frente do projeto é composto por uma equipe multidisciplinar, formada por pessoas das áreas de saúde, desenvolvimento humano, administrativa, associativa e comunicação.
Migração para o Regime Complementar
No 2º semestre de 2022, a Diretoria de Desenvolvimento Humano (DDH) do TRF5 promoveu palestras e fomentou debates sobre a “Migração para o Regime Complementar”, em função do prazo de migração estabelecido pela Lei nº 14.467, de 26 de outubro de 2022. Um dos eventos foi ministrado pelo desembargador federal Rodrigo Tenório, que é autor, entre outras obras, do livro “Regime de Previdência: É hora de migrar?”, uma espécie de guia para o servidor público, com os pontos positivos e negativos da migração para o regime da previdência complementar. O magistrado expôs as vantagens e desvantagens de optar pelo novo regime, apontando que a migração não é para todos(as), sendo necessário avaliar as especificidades de cada caso.

