Ciclo de Debates 2012

Page 45

SAÚDE ESCOLAR E PRÉ-ESCOLA

Titulo: Relação entre Linguagem e Aprendizagem Escolar - Estudo de Caso de uma PEL do subtipo PPL Autores: Pacheco, B.; Pereira, T. Pacheco, B. (pachecobeatriz89@gmail.com) RESUMO

Objetivo: A presente investigação teve como objetivo analisar a relação entre linguagem e aprendizagem

escolar, através da descrição das características linguísticas e competências académicas de uma criança com Perturbação Específica da Linguagem (PEL) do subtipo Perturbação Pragmática da Linguagem (PPL). Metodologia: Foram recolhidos dados de natureza qualitativa e quantitativa através de testes de avaliação da linguagem oral, leitura, escrita e matemática. Resultados: Foram encontradas limitações no processamento fonológico, competência narrativa, semântica, morfossintaxe e pragmática, bem como na leitura, escrita e matemática. Conclusão: A relação entre linguagem e aprendizagem escolar foi confirmada. As dificuldades na leitura e escrita parecem ser justificadas pelo conjunto de défices linguísticos, enquanto que, na matemática estas parecem relacionar-se com défices na compreensão da linguagem oral.

Titulo: HERÓIS DO MOVIMENTO Prevenção da Obesidade Infantil Autores: Teixeira, A.; Lina, R. Teixeira, A. (Arnaldinho_sz@hotmail.com) RESUMO

Introdução: A Obesidade Infantil é identificada na atualidade como uma “epidemia global” (British Medical

Association, 2005), que afeta a população mundial em geral e que tem vindo a tomar proporções gravosas. Portugal encontra-se numa das posições mais desfavoráveis do cenário europeu sendo um dos países com maior prevalência de obesidade infantil. Atualmente 30% de crianças portuguesas apresentam sobrepeso e mais de 10% são obesas (Adair 2008 e DGS 2009 cit. em Eiras 2009). De acordo com a literatura atual, uma intervenção precoce na mudança de hábitos alimentares associada com aumento da atividade física, é o procedimento mais eficaz para reduzir os valores de peso e, consequentemente, o índice de massa (IMC) de crianças e adolescentes. Objetivo: O objetivo do presente projeto foi reduzir as taxas de prevalência e incidência de excesso de peso e obesidade infantil em crianças do 1º e 2º ano do ensino básico e verificando a efetividade da intervenção realizada sobre os valores do Índice de Massa Gorda (IMC), percentagem de Massa gorda (%MG) das respetivas crianças, bem como, aumentar os conhecimentos referentes a esta temática nas crianças e respetivos encarregados de educação. Metodologia: A população alvo foram 64 crianças com idades compreendidas entre os 6 e ou 8 anos, e 50 encarregados de educação, pertencentes a duas escolas básicas de uma localidade do concelho de Sesimbra, Zambujal. Trata-se de um programa de intervenção com duração de 3 meses desenvolvido em três fases. Numa primeira fase procedeu-se à avaliação física inicial das crianças através de técnicas antropométricas (peso, altura, IMC, pregas cutâneas, % massa gorda perímetros), bem como, a avaliação inicial dos conhecimentos das crianças e respetivos encarregados de educação sobre a temática da Obesidade Infantil, através de questionários. A segunda fase correspondeu ao desenvolvimento do programa, baseado em sessões teóricas e práticas, tendo como conceitos fundamentais a prática de exercício físico e uma alimentação saudável. Por fim, na última fase, avaliou-se a efetividade do programa implementado através de uma avaliação similar à da primeira fase. Resultados: O presente programa demonstrou efeitos positivos na maioria dos outcomes avaliados, Relativamente aos valores do IMC verificou-se uma evolução significativamente positiva, contrariamente aos valores da percentagem de massa gorda. Os conhecimentos demonstrados pelas crianças e encarregados de educação apresentaram evolução positiva apesar de não se ter atingido os indicadores estipulados. Conclusão: Em projetos similares, melhores resultados estão associados a um período de intervenção mais prolongado. Contudo, a metodologia de implementação demonstrou ser eficaz e de fácil execução, sendo notória a importância que este tipo de programas tem na promoção da saúde e melhor qualidade de vida e bem estar da população infantil.

45


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.