Ciclo de Debates 2012

Page 25

SAÚDE E ENGENHARIA BIOMÉDICA Titulo: Goniómetro baseado em acelerómetros Autores: Guerreiro, A.M., Barradas, M., Rocha, J., Amaral, R. Barradas, M. (guida.barradas@hotmail.com) RESUMO O dispositivo desenvolvido neste projeto final de curso, surge em substituição do goniómetro manual, constituído apenas por réguas e esquadros que apresenta como desvantagem o facto de depender da acuidade visual de cada observador. Assim, o trabalho desenvolvido teve como objectivo a construção de um sistema de análise goniométrica denominado de “Goniómetro”, que permita quantificar a capacidade de flexão nos membros superiores e inferiores em tempo real. Pretende-se que facilite, melhore e auxilie o trabalho dos técnicos de saúde (médicos, fisioterapeutas, fisiologistas, etc.) no tratamento de lesões articulares, melhorando também a terapêutica utilizada no doente. Assim, é possível avaliar a evolução clínica de um doente e compará-la em cada sessão. O sistema desenvolvido é composto por um sensor (O acelerómetro ADXL330, encontra-se incorporado numa placa denominada de Accel Board) que tem como função realizar as medições de ângulos articulares com base na aceleração instantânea, convertendo a aceleração obtida num valor de tensão. O sistema é microcontrolado, isto é, integra um microcontrolador (PIC 16F887) que controla e gere o sistema de medição de ângulos devido a movimentos articulares. Através de um mostrador de cristais líquidos é possível visualizar os ângulos medidos em tempo real, pois cada vez que há uma variação de posição do sensor há também uma variação neste mostrador que serve para realizar a interface com o utilizador. O projecto resultou de uma parceria entre a Meditor, na medida em que esta financiou o projecto e algum material necessário e a Escola Superior de Tecnologia de Setúbal, onde foi desenvolvido o módulo de electrónica e a estrutura mecânica do goniómetro. O sistema desenvolvido encontra-se dividido em quatro partes sendo estas: a aquisição de sinal, o acondicionamento de sinal, o processamento digital do sinal e a sua respectiva visualização.

Titulo: Avaliação das Propriedades Mecânicas da Pele em Regiões de Proeminência Óssea Autores: Faria, R., Carvalho, V., Pina, C., Silva, P. Carvalho, V. (vandasscarvalho@gmail.com) RESUMO Devido ao facto das posições de decúbito dorsal e lateral serem as mais comuns em pessoas acamadas, mesmo supondo a alternância de decúbitos, considerou-se relevante avaliar as propriedades mecânicas da pele nas regiões de proeminência óssea que se encontram em contacto com a superfície dos colchões, uma vez que é nestas regiões que existe uma maior prevalência de úlceras de pressão. Conhecer as cargas envolvidas nestas regiões, grau de deformação da pele, e a sua variação com outros parâmetros, tais como o sexo, grau de hidratação da pele e Índice de Massa Corporal (IMC), pode ajudar a compreender melhor a biomecânica envolvida no processo de formação de úlceras de pressão e servir de base para a formulação de novas estratégias de prevenção. Como tal, este projecto tem como principal objectivo a determinação in vivo das propriedades mecânicas da pele em regiões de proeminência óssea, em particular, nas regiões em contacto com uma superfície nas posições de decúbito dorsal e lateral, através de indentação. Será analisada uma amostra de 10 voluntários do sexo feminino e 10 voluntários do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 21 e os 29 anos, da população de estudantes do Instituto Politécnico de Setúbal. O projecto compreenderá uma fase experimental, realizada com recurso a um protótipo de compressão/descompressão desenvolvido pela Escola Superior de Tecnologia de Setúbal do Instituto Politécnico de Setúbal; e uma fase não experimental de modelação bidimensional de corpos múltiplos, de forma a obter os valores das tensões a que normalmente estão sujeitas as regiões analisadas. Irão ser avaliadas as propriedades mecânicas da pele (deformação do tecido em função da carga aplicada, obtida através da penetração do indentador e da carga aplicada pelo mesmo), tendo

25


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.