Page 1

Viva

Las Vegas! No meio do deserto, a cidade é a capital do entretenimento

Audi

A3 Sedan

Novos motores 1.4 são referência em downsizing

Academias

boutique 9 772176 249026

0 00 43

Treino personalizado faz a diferença na hora de escolher

Família Colombo Barboza Juntos, eles mostram que a oftalmologia vai além da visão


Carta do Editor

S

omos escolhidos pra descer em terra e viver esse presente que chamamos de vida, e junto conosco vêm nossos carmas, nossos desafios, nossos dilemas e, é claro, os nossos anjos da guarda. Tolos seríamos de pensar que estamos aqui sozinhos. Podemos muitas vezes estar solitários, mas isso também é necessário. Esses anjos podem surgir das formas mais aleatórias, como nossa mãe, nosso pai, nossos irmãos de sangue e também os de alma que as vezes chamamos de amigos. Estes podem entrar e sair de nossas vidas numa velocidade que nem sequer percebemos. Mas essa é a meta: surgir, amparar, e sumir. Quem nunca teve aquele melhor amigo que surgiu de um dia pro outro, nos ajudou, secou nossas lágrimas e partiu ? Não digo partir dessa para uma melhor, mas partir da nossa vida - agora ajeitadinha - para a vida de outro que talvez precise mais naquele momento. Mas não se preocupe, outros surgirão, para ajudar com outros desafios, secar outras lágrimas e curar outras feridas. O que é a vida se não um constante cair e levantar, vencer e ser derrotado, ganhar e perder? O que levamos dessa vida são as memórias e as histórias que temos para contar, isso ninguém e nenhum mal pode tirar. Até mesmo a lágrima de dor que escorreu pelo rosto pode ter sido a ferramenta de Deus para fazer com que alguém te tocasse e demonstrasse que você não estava só. Eu peço todos os dias para que o cara lá de cima proteja todos aqueles que eu amo e que me amam, peço que ilumine e dê força a eles e a mim e que nunca deixe eu me sentir sozinho . E sempre que acabo de agradecer pelo dia que passou e pedir pelos que amo, algum sinal de que não estou sozinho acontece. Você já prestou atenção nos sinais? Boa vida e boa leitura,

Maycow Montemor @maycowmontemor

Editor-chefe

“Acredita em anjo Pois é, sou o seu Soube que anda triste Que sente falta de alguém Que não quer amar ninguém. Por isso estou aqui Vim cuidar de você Te proteger, te fazer sorrir Te entender, te ouvir E quando tiver cansada Cantar pra você dormir. Te colocar sobre as minhas asas Te apresentar as estrelas do meu céu Passar em Saturno e roubar o seu mais lindo anel. Vou secar qualquer lágrima Que ousar cair Vou desviar todo mal do seu pensamento Vou estar contigo a todo momento Sem que você me veja Vou fazer tudo que você deseja.” (Anjo – Saulo Fernandes)


SCA


Expediente Maycow Montemor Diretor

José Carlos dos Santos Tesoureiro

Edição especial

A Studiobox lançou uma edição especial no Praiamar Fashion Day 2015. A publicação comemora os 15 anos do Shopping Praiamar e foi feita pensando no público jovem e descolado. Contamos um pouco da história dos blogueiros santistas e dos blogueiros de moda Luh Sicchierolli, Fabi Santina e Adriana Alfaro, além das matérias de moda de João Freire e Ana Hirigoyen. Baixe o nosso aplicativo e leia online!

Léya Santana Logística

Jaqueline Soares Juliana Justino Jornalismo

Juliana Justino

A revista mais queridinha da cidade também pode ser lida em dispositivos móweis gratuitamente. Basta baixar o aplicativo para IOS ou Android nas respectivas App Stores.

Revisão e diagramação

Rafael Vaz Fotografia

Programa JB Clara Monforte

Ganhamos uma nova colaboradora!

Agradecimentos Coluna Social

A nutricionista clínica e esportiva Maria Luiza Migotto assina uma nova coluna, falando sobre suplementação e nutrição esportiva, dando dicas para melhorar o rendimento durante o treino e atingir os melhores resultados. Confira!

Juliana Reis Projeto Gráfico

FALE CONOSCO M. Montemor Editora M.Montemor dos Santos Editora - ME CNPJ 09.400.313/0001-01 IE 633.675.615.111

Nós queremos muito saber o que vocês acham de cada nova edição lançada, evento promovido e post publicado. Então, curta, comente, compartilhe ou nos envie um e-mail e ajude a deixar a Studiobox cada vez mais com a sua cara.

Av. Conselheiro Nébias, 703 conj.1810 Vila Rica - Santos/SP

contato@revistastudiobox.com.br

www.mmontemor.com.br contato@mmontemor.com.br (13)3028.1530

facebook.com/studiobox

@revista_studiobox

@studiobox


Índice .: Studiobox #43 :.

22

Reflexão

24

Praiamar Residence & Corporate

31

Simplificar é viver bem

35

Nicole Figueiredo

38

Crônica

40

Divã

42

Educação

44

Filosofia

46

Academias boutique

54

Editorial de Moda

62

Imagem

64

Moda feminina

66

Beleza

68

Dr. Colombo Barboza

78

Oftamologia

80

Odontologia

82

Dermatologia

84

Nutrição

Por Juliana Justino Por Juliana Justino Por Juliana Justino Clara Monforte Márcia Atik Regina Claudia Fuschinni Darrell Champin Por Juliana Justino

Ana Hirigoyen Renata Bala Juliana Góes Por Jaqueline Soares Dr. Guilherme Colombo Dra. Renata Cavassa Dra. Roseli Andrade Dra. Karina Abbud

86

Fitness

88

Suplementação

92

Audi A3 Sedan

96

Marketing

98

Motivacional

Rodrigo Ramos Maria Luiza Migotto Por Juliana Justino Diego Martins Lara Mattos

100

Direito e cidadania

102

Coaching

104

Las Vegas

108

Vinhos

110

Gastronomia

112

Viagem

114

Aqui em Santos tem

117

Coluna Social

Christiane Fatalla Andrea Umbuzeiro Por Juliana Justino Claudia Oliveira Beth Teani Eduardo Virtuoso Daniela Muniz

ustrativas Imagens Il


Backstage .: Colaboradores :.

Ana Hirigoyen Consultora de imagem

Andrea Umbuzeiro Coach humano e organizacional

Beth Teani Gastrônoma e apresentadora de TV

Christiane Fatalla Advogada

Clara Monforte Claudia Oliveira Advogada, colunista social e escritora Sommelière

Daniella Muniz Advogada e blogueira

Darrell Champlin Antropólogo

Diego Martins Gestor de redes sociais e palestrante

Eduardo Virtuoso Radialista e fotógrafo

Dr. Guilherme Colombo - CRM 124474 Juliana Góes Médico oftalmologista Jornalista e bloqueira

Dra. Karina Abbud - CRN 19444 Nutricionista

Lara Mattos Master coach

Márcia Atik Psicóloga

Regina Claudia Fuschini Pedagoga

Renata Bala Blogueira e fashion lover

Dra. Renata Cavassa - CRO 55068 Dentista

Rodrigo Ramos Personal trainer

Dra. Roseli Andrade - CRM 91690 Médica dermatologista

.: 24 :.


Fascínio em

dormir com Qualidade.

Camas Box • Colchões • Cabeceiras • Recamiers • Roupas de Cama • Poltronas


Projeto: Arquiteta Fernanda Trindade


foto: Bruna Veloso

Reflexão

“Os homens estão empenhados mil vezes mais em adquirir riqueza do que formação espiritual. No entanto, seguramente, o que se ‘é’ contribui muito mais para a nossa felicidade do que o que se ‘tem’.” Arthur Schopenhauer

Quer ver sua foto publicada aqui? É só publicar uma foto de Santos no Instagram com a hashtag #revistastudiobox e torcer para ser a escolhida.

.: 22 :.


Arquitetura e decoração

Por Juliana Justino

Praiamar corporate & residence Inovador, projeto une residencial e corporativo em um só espaço com excelência

C

om certeza você já teve vontade de morar a 30 passos do trabalho. Com a correria do dia a dia e o trânsito nas cidades ficando cada vez pior, viver perto do local de trabalho é o sonho de consumo de muita gente. De fato, tal praticidade nos faria perder menos tempo com deslocamentos, deixando mais espaço na agenda para curtir momentos com a família e os amigos, por exemplo. .: 24 :.

Pensando nisso, o Grupo Mendes investiu na construção de um empreendimento surpreendente, que vem para mudar a cidade de Santos. O projeto, ousado e inovador, traz o conceito de residencial privativo e empreendimento corporativo reunidos em um só local, algo único no Litoral Paulista. Perto da praia e ao lado do Shopping Praiamar, o centro de compras mais completo da região, o Praiamar


Corporate & Residence fica no ótimo bairro da Aparecida e é cercado de locais de conveniência, oferecendo aos santistas a oportunidade de morar no bairro mais bem estruturado de Santos e trabalhar no empreendimento corporativo mais moderno do País. Para as empresas, há a possibilidade de, quando necessário, hospedar os seus clientes no Hotel Sheraton, que faz parte do empreendimento com sua já conhecida qualidade.

Construída em um terreno de mais de oito mil metros quadrados, a parte residencial – o Praiamar Residence – é exclusiva na forma e no conteúdo dos seus dez andares. As cem unidades residenciais são amplas - variam de 66 a 106 metros quadrados, com configurações de um ou dois dormitórios, com varanda e vaga de garagem – e foram projetadas especialmente para ter a excelência como principal característica.

.: 47 :.


Os apartamentos possuem alto padrão de qualidade, aliados à praticidade de um bairro que oferece tudo para suprir as necessidades dos moradores. Isso sem contar a possibilidade de estar junto ao ambiente de trabalho no Praiamar Corporate. Inovador, inteligente e sustentável, o Praiamar Corporate é a divisão corporativa do projeto, que envolve os mais modernos recursos, hospedagem cinco estrelas com o padrão Sheraton e uma estrutura completa para empresas que estão na vanguarda do mercado. Serão 400 salas comerciais divididas em 25 pavimentos com diversas configurações que se adequam para atender a todos os tipos de empresas. Os conjuntos são bastante flexíveis quanto às lajes e layouts, com medidas que variam de 31 até mais de 1.790 metros quadrados. Atento à dificuldade para estacionar na Cidade, o Corporate conta com uma garagem para mais de mil carros, com uso totalmente independente da garagem do bloco residencial. .: 26 :.


A proposta de reduzir deslocamentos vai além. O empreendimento fica estrategicamente localizado próximo ao Porto de Santos e com acesso facilitado ao Centro da Cidade, a Guarujá e a saída para São Paulo. Dessa forma, quando for realmente necessário se deslocar à trabalho, a tarefa será mais rápida e fácil. E a facilidade não é apenas na mobilidade pelo asfalto. Para quem precisa se deslocar pelo ar, por meio de helicópteros, o Praiamar Corporate é o único empreendimento deste tipo no País que oferece um heliporto com hangar e estacionamento para quatro helicópteros.

O empreendimento ainda conta com estabelecimentos de uso comum, como academia, lojas, restaurante lounges e business center com salas de apoio e de eventos. Tudo com acesso fácil entre todos os segmentos do edifício. Com tudo isso, a segurança não poderia ser deixada de lado. Elevadores inteligentes e sistemas de segurança com circuito fechado de TV, esquemas de préidentificação com catracas e sensores de aproximação garantem que a tecnologia aplicada em todo o prédio também seja usada em favor da segurança e do bem-estar de todos.


Arquitetura e decoração

Por Juliana Justino

Simplificar

é viver bem

Condomínios com serviço de arrumação diária incluso facilitam o dia a dia e ajudam a controlar as contas do mês

N

os tempos atuais, imóveis enormes não são mais um sinônimo de luxo. Viver bem tem se tornado uma prioridade nas grandes cidades, onde, apesar do ritmo corrido do dia a dia e de todo o concreto urbano, muitas pessoas buscam se conectar ao ambiente em que vivem para obter mais qualidade de vida. Se moldando a essa realidade e ao momento econômico atual, as construtoras precisam oferecer inovações a fim de atrair novos compradores. Um exemplo disso são os apartamentos com serviço de arrumação incluso. O conceito chegou a Santos há quase 30 anos por meio da Vértice

Construtora e tem boa aceitação no mercado, se mostrando uma opção moderna para seguir as tendências de economia e praticidade. Experiente no assunto, a Vértice oferece essa opção para os moradores santistas desde 1997, quando foi entregue o Residencial Anglo Americano, no Canal 3, idealizado para ter os serviços de arrumação diária dos apartamentos, lavanderia, recepção, mensageria e pequenas manutenções, tudo incluso no condomínio. Nesse modelo, a construtora entregou outros quatro empreendimentos desde 2003: o Loft Santos, inspirado nos studios nova-iorquinos, o Residencial Pátio Iporanga, o Morada Ingá e o Residencial Barú, entregue em 2013.

Outros três com o mesmo padrão de serviços já estão previstos para entrega: o Residencial Guanandi, com previsão de entrega para 2016, o Residencial Braúna, para 2017, e o Residencial Tarumã, programado para 2018. Muitos empreendimentos de alto padrão aplicam outro conceito, o payper-use, que nem sempre é uma boa alternativa para quem busca economia e um controle mais acirrado das contas da casa. Pagando por cada serviço contratado, a conta sempre fecha com um valor diferente no final do mês. No caso do serviço de arrumação incluso, isso não acontece, pois ele já é montado para atender as necessidades diárias dos moradores sem que isso agregue custos a sua planilha mensal. .: 31 :.


“Em nossos empreendimentos, os serviços estão incluídos no custo condominial, ou seja, o morador não paga a mais para ter a arrumação diária do seu apartamento, não precisa se preocupar com contratação, férias, encargos trabalhistas, compras de produtos de limpeza... Tudo é feito pelo próprio condomínio”, explica Iná Quintas, diretora técnica da Vértice. Ela ainda ressalta que trabalhar com funcionários que são contratados do condomínio aumenta a segurança do prédio, já que menos pessoas de fora estarão circulando nas áreas comuns. O Residencial Tarumã, que está sendo construído na Rua da Paz, 20, é uma ótima vitrine desse conceito. Serão 16 andares de apartamentos de um dormitório, todos com 46 metros quadrados. Nas áreas comuns,

O apartamento utiliza o conceito de downsizing com elegância

proposta é exatamente reduzir o custo fixo de manutenção e conservação ao mínimo possível, para que a sobra se reverta em qualidade de vida.

academia bem equipada, piscina na cobertura com sauna com vista para o mar, salão de festa e de jogos oferecem tudo que é preciso para se morar com conforto e praticidade, mas sem abrir mão da economia.

Iná ainda destaca os diferenciais, como fechaduras com biometria, filtro de água na torneira da cozinha, infraestrutura para ar condicionado, ponto para toalheiro elétrico no banheiro e sistema de interfonia com possibilidade de receber linha externa, que, aliados ao espaço livre, sem paredes, são essenciais para se criar o ambiente ao gosto do morador.

O apartamento utiliza o conceito de downsizing com elegância. Os ambientes são integrados e funcionais, oferecendo praticidade à família moderna, que gosta de ter tudo à mão e de facilidade para reunir os amigos em encontros agradavelmente informais. A

Os apartamentos do Residencial Tarumã custam entre R$ 411 mil e R$ 475 mil, com previsão de condomínio de pouco mais de R$ 800. É possível visitar o plantão de vendas, com um apartamento decorado no local da obra, na Rua da Paz, 20, em Santos.


Arquitetura e decoração

Por Juliana Justino

Nicole Figueiredo Transformando interiores

com tecnologia e praticidade

Cozinha e sala com acabamentos SCA

M

esmo o mais leigo dos observadores sabe reconhecer o valor dos acabamentos em um projeto de decoração. Parece óbvio, pois são os acabamentos que estão ali à mostra e que, muitas vezes, definem a qualidade dos produtos utilizados, mas são detalhes que exigem conhecimento técnico e bom gosto na hora de serem escolhidos e que fazem toda a diferença. A designer de interiores Nicole Figueiredo sabe disso e pensa com carinho nos acabamentos de seus projetos, tanto comerciais como residenciais, pois, segundo ela, o que vemos é sempre o resultado final.

Ela começou seu trabalho em uma marcenaria, fazendo projetos de interiores e mobiliário exclusivo e hoje é uma profissional que se sobressai no mercado quando o assunto é tecnologia e inovação. A qualidade dos acabamentos é um dos motivos que a leva a trabalhar sempre com a SCA. Para Nicole, é essencial poder contar com uma empresa que entregue produtos bem acabados e que ofereça toda a tecnologia que ela imagine usar em um projeto, desde corrediças até sistemas de iluminação e automação. “Como venho de uma escola de móveis exclusivos e sob medida, estou acostumada a criar projetos

diferenciados de acordo com o perfil do cliente, e a SCA permite essa criação, pois possui uma modulação extensa e muitos modelos e texturas para escolha”, pontua a designer. Um dos seus trabalhos de maior destaque é o vestiário do Santos Futebol Clube, na Vila Belmiro. Realizado em apenas 20 dias, pois era o período que o clube podia ficar fechado enquanto acontecia a Copa das Confederações, o novo vestiário teve os espaços redistribuídos e ganhou novos acabamentos. “Nós usamos materiais com tecnologia agregada, com itens que auxiliam os técnicos e os jogadores a terem mais conforto durante as partidas”, explica Nicole. .: 35 :.


Cozinha montada com acabamentos SCA

Uma das inovações do vestiário foi a instalação de uma televisão conectada a uma câmera móvel que capta a imagem do campo em tempo real, controlada por um joystick e que permite ver as arquibancadas, como forma de incentivar o time. “Pensei nisso para que os jogadores pudessem sentir a vibração da torcida antes do jogo”, diz a designer. Essa, aliás, é uma característica dos projetos de Nicole. Segundo ela, todo ambiente deve ter vida e, por isso, ela usa a emoção para inspirar todos os seus projetos.

Para trazer tudo que há de mais atual e inovador no mundo do design de inteiores é preciso conhecer o mercado internacional e estar antenada nas tendências mundiais, e Nicole destaca dois de seus trabalhos fora do País. “Um dos que mais me orgulho é um projeto que fiz em uma casa na Itália, que me fez vivenciar o trabalho na Europa. O outro foi em Miami. Esses desafios fazem com o profissional cresça, pois temos que sair da zona de conforto e pesquisar e trabalhar ainda mais”, aponta Nicole. O que a designer mais gosta mesmo de fazer nos seus projetos é usar a tecnologia em favor da praticidade. “Uso sempre que possível. Hoje temos diversos recursos que ajudam no dia a dia do cliente, tanto residencial como comercial. Desde um equipamento eletrônico até uma gaveta que abra com um toque e já se ilumine internamente”, destaca.

Quanto aos acabamentos, Nicole prefere sempre usar texturas, como vidro, tecido e metal e apostar em tons neutros, mantendo o ambiente sempre moderno. “Deixo

“Os desafios fazem com que o profissional cresça, pois temos que sair da zona de conforto” para usar cores e objetos ousados apenas nos enfeites ou roupas de cama e almofadas, pois com a base neutra o espaço fica sempre atual. O que é momentâneo uso em peças que podem ser trocadas. Se hoje o azul está na moda, usamos o azul na almofada. Se amanhã for o amarelo, é só trocar a almofada”.


Comportamento .: Crônica :.

Por Clara Monforte

tão nítidos e, ao mesmo tempo, tão contraditórios que pulam como bolinhas de gude por todos os espaços que você circula.

Quem é você?

C

onheço você, mas nem sei exatamente quem você é. Seu rosto é, para mim, a expressão de alguém feliz, mas sei que não é! Jovial sem ser jovem. Percebo sua liderança e sua insegurança também. Extrovertido, mas nem sempre. Sorridente demais, com extremas características de que o abatimento o rodeia. Alma pura e coração bom nasceram em você. Atitudes espontâneas, sim. Impensadas, nunca! Generoso, mas com traços egoísticos. É líder frente a tudo e a todos, mas vive escondido dos sentimentos. O olhar estacionado demonstra sinceridade. Porém, está sempre .: 38 :.

desconfiado. Ingenuidade em determinadas análises, com uma constante dose de malícia. Inteligente, e sem aprimoramento também. Vivência não lhe falta, se positiva ou negativa eu não sei. É muito carente, mas, demonstrar esse sentimento... nem pensar! Quem é você? Vejo a imagem de alguém com um talento máximo para seduzir, encantar e persuadir. Impressão? Claro que não. Se não sei quem você é e, consequentemente, não consigo entendê-lo, como posso captar tantos traços de sua personalidade? Observação, percepção ou intuição? Nenhuma das três hipóteses. É que tais aspectos são

Não chegamos aqui agora, mas nossos destinos não se cruzaram. E agora? O que e como fazer? Silêncio! Preciso pensar. Sinto a sua presença, a sua falta e os momentos inexistentes. Que coisa paradoxal! Será, então, que posso dizer quem você é? Obrigatoriamente, não! Os relâmpagos da dúvida são fortes demais, até porque pormenores já foram ditos, reditos e revelados. Isso tem explicação: a não admissibilidade do óbvio. Este, é desconfortável, é maçante, não instiga a criatividade, nem aguça o raciocínio... é óbvio! Nessa miscelânea de pensamentos, como fica a sintonia? Autêntica, liberal, esplêndida, inegável. Uma explosão de entrosamento de alma! Um sinaleiro nas cores reais e habituais verde, amarelo e vermelho. Esta não muda: rubra, vibrante e encarnada. Decisiva! Ah, lembrei novamente... Quem é você? Não sei exatamente quem você é. Sua imagem fugiu antes de chegar. Foi só um ensaio. Ficou no ar apenas a pergunta: quem é você?


Comportamento .: Divã :.

Por Márcia Atik

Brinquedoteca para adultos

A

sexualidade é um assunto significativo, mais pelas proibições e tabus do que pela sua vivência simples e descontraída. Por isso, percebe-se uma tendência a torná-la objeto de regras cheias de ‘certos’ e ‘errados’. Nos dias em que o corpo está desnudo sem preconceitos, em que se fala de sexo na sala de casa e na escola, como podemos ainda ter aspectos não ditos nessa história? Por isso, hoje quero falar sobre fantasias sexuais e brinquedinhos que estimulam o sexo. Brincadeiras e acessórios são aspectos do jogo erótico, mas quanta vergonha trazem quando não se admite desejos que extrapolem os próprios corpos? .: 40 :.

O Brasil está entre os dez maiores consumidores de produtos eróticos do mundo. Esse boom, sem dúvida, foi impulsionado pelo público feminino, que passou a ter mais interesse por produtos eróticos, tirando as sex shops das periferias e beiras de cais. Hoje, elas estão nos shoppings e nas ruas de grande e luxuoso comércio. Recebemos conselhos para sermos criativos na cama, mas é cruel esse discurso sem se falar do caminho mais leve e fácil para isso: o da imaginação. Os brinquedos eróticos possibilitam o acesso ao corpo de uma forma diferente, lúdica e leve, e seu uso oferece respostas sexuais diferentes, com sensações e resultados novos.

O produto erótico estimula o desenvolvimento sexual de homens e mulheres, com a descoberta de sensações corporais que não eram conhecidas na sua profundidade e intensidade. E pode ser que, por meio deles, a pessoa ganhe uma consciência corporal que antes não tinha. O segredo para um encontro sexual prazeroso é a alegria e a diversão. Assim como crianças brincam com bola, casais têm um repertório enorme de brinquedinhos que os estimulam sensorialmente. Rituais íntimos e segredos entre casais fortalecem a ligação e estimulam cumplicidade e intimidade. Além de que sair da rotina traz a possibilidade de viver a novidade, tornando o encontro sexual mais dinâmico e interessante. Mais que realizar fantasias, permitir-se, admiti-las e levá-las em conta como necessidade, a brincadeira prazerosa valida a experiência pessoal, permitindo amadurecer na sua sexualidade fazendo caminhos muito pessoais e exclusivos. Ao experimentar novas alternativas para se excitar, a pessoa entra em contato com a própria sexualidade e percebe melhor seus limites, desejos e capacidades na cama. Resultado: seu desempenho sexual sai ganhando.


PNL


Comportamento .: Educação :.

Por Regina Claudia Fuschini

Frustrações:

como enfrentá-las?

C

omo quase tudo em educação, a formação se dá muito pelo exemplo. Pais, mães e professores são guias das crianças e devem conhecer o caminho a seguir e saber lidar com as próprias aspirações. Frustração é um sentimento que surge quando algo não sai como planejado. É uma expectativa que não se realiza. E aí podem surgir inúmeras reações: decepção, desânimo, desalento e até determinação para superar dificuldades. Se temos expectativas, teremos frustrações, pois o mundo não gira ao nosso redor e nem tudo sairá como planejado. Nem grandes projetos, nem pequenos acontecimentos do dia a dia. .: 42 :.

Mas, o que fazer quando as expectativas se frustram? O desafio é aceitar, entender e lidar com tais emoções. Para enfrentar frustações e alcançar seus objetivos, a criança precisa de jogo de cintura para aprender a esperar, trabalhar em grupo, expressar suas opiniões e não desistir de suas empreitadas. Tudo de diferente na vida da criança gera expectativa: o primeiro dia de aula, a professora nova, o vestibular, o término de um relacionamento na adolescência, a busca do primeiro emprego. Tais desafios serão superados com mais tranquilidade se a criança souber administrar o que sente e pensa não só com a parte racional, mas também com sua parte emocional, o coração.

É aí que as dez habilidades emocionais vão ajudar, se trabalhadas desde cedo. São elas: autoconfiança, paciência, coragem, tolerância, persistência, controle dos impulsos, autoconhecimento, empatia, comunicação e resistência à frustração. Nessa hora, é importante a união entre escola e família, pois a escola pode incentivar esse aprendizado diariamente, mas ele está intimamente ligado aos ensinamentos que a criança recebe desde o primeiro dia de vida, em casa. Experiências desagradáveis também são fundamentais para que ele esteja preparado para tudo o que ainda vai ocorrer na vida e que ele precisará lidar, estando os pais ou professores por perto ou não. Então é melhor que ele aprenda isso com o seu carinho. Na escola, a criança aprende na prática a expressar seus sentimentos e relacioná-los às situações. Aprende também a melhorar suas habilidades de relacionamentos e lidar com emoções no decorrer de seu rendimento escolar. A escola é um espaço importante para o desenvolvimento emocional e social, mas os principais modelos ainda são, como sempre, os pais. Permanecendo ao lado dos filhos e orientando-os nos momentos de frustações.


Comportamento .: Filosofia :.

Por Darrell Champlim

Traição virtual

T

riste destino de uma sociedade tão obcecada por tecnologia e que precisa apelar para as nuvens até para tentar assegurar companhia, seja ela legítima ou não, real ou virtual. Redes sociais são antissociais, relacionamentos reais, falsos. Quando o grupo de hackers ‘Impact Team’ publicou os dados que roubou do site de traição Ashley Madison, confirmou o que muitos desconfiavam: milhares de perfis de mulheres eram fake, talvez até 95% ou mais. Assim, a Gizmodo investigou a lista para descobrir quantas mulheres utilizavam o site e quem eram. O que descobriram foi que o mundo de Ashley Madison era .: 44 :.

um lugar muito mais distópico do que qualquer um imaginava. Não era um paraíso para homens em busca de prazeres sensuais e de trair suas mulheres. Sequer era um campo de batalha onde 31 milhões de homens competiam pelas 5,5 milhões de mulheres que constam no banco de dados. De fato, era mais como um futuro de ficção científica em que todas as mulheres na Terra estão mortas e um engenheiro as substituiu por robôs mal construídos e cheios de defeitos lógicos. Os milhões de homens de Ashley Madison estavam pagando para tentar arrumar um caso com mulheres que pareciam ter criado seus perfis e, depois, desaparecido ao etéreo. Ao

que parece, foram criados aos milhares por sistemas automatizados, por funcionários entediados ou a mando dos administradores do site. De fato, há alguns anos, uma ex-funcionária da Ashley Madison processou a empresa afirmando que havia desenvolvido lesão por esforços repetitivos (LER) nas mãos depois de ter criado, a mando da empresa, mil perfis falsos escritos em português para atrair o público brasileiro. A Gizmodo examinou os 5,5 milhões de perfis de mulheres buscando sinais de que eram falsos. Utilizou métodos como análise de e-mails e IPs e descobriu que milhares foram criados pela própria empresa. Além disso, descobriram o que quase nenhuma havia conversado com um homem por lá ou utilizado o site depois de criar o perfil. Das milhões de mulheres supostamente sedentas por um affair, parece que só umas 12 mil de fato eram mulheres ‘de verdade’, usuárias ativas do Ashley Madison. As evidências indicam que a maioria dos homes que utilizava o Ashley Madison não estava tendo um caso coisa nenhuma. Pagavam por uma fantasia. Assim, se seu marido ou namorado apareceu na lista, não se preocupe, ele dormiu só com uma fantasia! Agora, se sua namorada estava nela, verifique se ela realmente existe.


Saúde

Por Juliana Justino

Turbinando o treino nas

academias boutique Escolher a academia certa pode fazer toda a diferença para a motivação e até para os resultados do seu treino

U

ns não vivem sem, outros preferem nem passar perto. Mas a verdade é que frequentar uma academia e praticar exercícios regularmente é não só uma necessidade para manter o corpo em dia, mas também uma forma de relaxar a mente e ganhar qualidade de vida. E, para isso, é preciso frequentar uma academia que seja acolhedora, moderna e com uma equipe pronta para dar atenção a todos os alunos conforme a sua necessidade. .: 46 :.

Infelizmente, essa não é a realidade de muitas academias. Muitos alunos por sala, aparelhos sem manutenção, professores que não conseguem dar a devida atenção aos alunos, que às vezes acabam fazendo mais mal do que bem ao próprio corpo, são fáceis de encontrar em uma busca rápida pelas academias de qualquer bairro. Por isso, o mercado tem apostado cada vez mais na personalização como forma de atrair novos clientes – e segurar os antigos. Seja na grade da tv a cabo, seja nos menus dos restaurantes, a onda

é entender as necessidades dos clientes individualmente e trabalhar da melhor forma possível para atendê-los. E foi assim que nasceu o conceito de academia-boutique. A palavra boutique vem do francês e define um local especializado, normalmente uma lojinha, que reúne produtos diferenciados e de muito bom gosto. Longe de ser apenas uma “academia de gente chique”, as academias-boutique são espaços de convivência que oferecem um local agradável para realizar atividades físicas com o que


há de mais moderno no mundo fitness, tanto em infraestrutura como em metodologias. E fica a dica: o investimento vale a pena. Em Santos, uma das academias que aderiu ao conceito é a The One Fitness Club, que abriu as portas em dezembro de 2014 na Ponta da Praia. Além das tradicionais – mas com aparelhos e professores de primeira – musculação e aeróbica, eles também oferecem atividades bacanas e diferenciadas, como Fit Ballet, Postural Flex e Kangoo, modalidade praticada com botas especiais com molas. As aulas de bike, por exemplo, são feitas com a sala escura, luzes neon e muita música: praticamente uma balada.

O mercado tem apostado cada vez mais na personalização como forma de atrair novos clientes – e segurar os antigos Juliana Colaço, empresária santista que apostou na ideia, viu a necessidade do público santista de ter um serviço mais especializado, especialmente no bairro da Ponta Praia, que tem um público exigente

e de alto poder aquisitivo que nem sempre encontra o que procura na região onde mora. “O público de Santos está disposto a pagar um pouco mais por esse tipo de atendimento, esse tipo de mimo e de cuidado que a gente oferece na The One. O trabalho é todo personalizado, desde o treino até a disposição de entender quais são os objetivos do alunos. Traçamos metas e acompanhamos para ver se estamos chegando onde queremos chegar”, explica. A empresária pensou não só na necessidade do público da Cidade, mas também na sua própria dificuldade em encontrar uma academia do jeito que ela queria. “Eu

.: 97 :.


não sou uma pessoa acostumada a fazer academia, e queria um lugar onde me sentisse acolhida, com uma orientação personalizada”, diz Juliana, que também buscou um mix de aulas moderno, inspirado na variedade de modalidades que vemos nos blogs fitness na internet. “A gente acompanha muitas aulas diferentes e lúdicas na mídia, e eu não consegui encontrar tudo no mesmo lugar em Santos. E conseguimos fazer isso na The One, nosso mix de aulas é muito legal”, completa. O cuidado com a didática das aulas da academia é reflexo da experiência de Juliana na área da educação. Os professores fazem levantamento de perfil do aluno e trabalham o lado motivacional, incentivando o aluno de formas diferenciadas. “Fazemos um trabalho de educação corporal e conscientização da saúde dentro da

academia, mostramos a importância de se priorizar naquele momento. Por isso, temos diversos casos de pessoas que perderam 17, 20 quilos treinando com a gente. É muito bacana ver os resultados”, conta Juliana. De acordo com ela, a experiência com educação também foi um diferencial na hora de formar a

“Temos diversos casos de pessoas que perderam 17, 20 quilos treinando com a gente. É muito bacana ver os resultados”

equipe da The One, encontrando as pessoas certas para a equipe certa e para o público certo. “Conseguimos montar uma equipe que fala a mesma língua do nosso público, que entende a proposta e sabe executá-la, que cria afinidade com os alunos e entende o perfil de cliente com que está lidando”, afirma. A receita parece ter dado certo, pois, próxima de completar um ano de atividades, a academia não para de crescer. Segundo Juliana, a The One já atingiu o número de alunos necessários para manter a academia de maneira confortável, e as pessoas já estão renovando seus planos semestrais. “Fora as inúmeras histórias de sucesso que temos, gente que melhorou a qualidade de vida, emagreceu, ganhou condicionamento físico... Famílias inteiras treinam com a gente, as pessoas trazem seus amigos


e familiares, o ambiente é super agradável, o que é bom para todo mundo”. Se aqui no meio da matéria você já está ficando com preguiça e pensando na desculpa que vai usar para fugir da academia, saiba que a falta de tempo não é mais um motivo aceitável. A parte de musculação e aeróbica fica aberta das 6h às 23h, com aulas de modalidades até as 21h. Ou seja, se você quer acordar cedinho para malhar, pode. Se quiser deixar para o fim do dia, sem preocupações e ir dormir com o corpo relaxado, pode também. Se der vontade de fazer as duas coisas e ainda passar na academia rapidinho na hora do almoço para melhorar o alongamento e a postura também pode, fique à vontade. E para quem curte atividades ao ar livre, a The One oferece, a partir de novembro, o treino funcional na praia. Se você tem alguma limitação para fazer os exercícios convencionais, nem pense em usar isso como desculpa. Nesses casos, a indicação pode ser o Pilates com aparelhos. É uma atividade bastante exclusiva, em uma sala reservada, com horários agendados e acompanhamento profissional. Para quem tem problemas mais severos, há a opção de passar por uma fisioterapeuta para definir um planejamento individual de exercícios adequados para a condição. Ninguém fica sem opção nesse tipo de atendimento personalizado. Lucas Cardoso, coordenador das aulas da The One, conta que muita gente frequenta a academia até várias vezes por dia. “A gente não

oferece só aulas e musculação, temos outros diferenciais, como a loja, os procedimentos de estética, área de lazer... O pessoal se sente bem à vontade, não só com o serviço, mas com o espaço também”, diz. Segundo ele, o esquema é bem parecido com um clube, mas ainda melhor. “Você vai no banheiro e está tudo equipado. No feminino tem shampoo e condicionador das melhores marcas, secador, chapinha... No masculino também tem coisas como barbeador, então a pessoa pode vir despreocupada e sem trazer muita coisa. Além disso, as salas são bem equipadas, com aparelhos de ponta. Não tem nada faltando para uma experiência completa”, afirma o professor. Na área de lazer, com banquinhos, guarda-sol e cascata de água no jardim, também é possível, ler um livro, estudar e acessar o wi-fi, disponível em toda a academia. Além da extensa grade de exercícios, que é uma das mais completas da região, a The One também oferece tratamentos de estética, massagens, acompanhamento de fisioterapeuta e até uma loja de moda fitness. A parte estética é contratada à parte, em pacotes de dez sessões agendadas, e inclui procedimentos como o Hooke – equipamento de radiofrequência para rejuvenescimento facial e corporal, rugas, celulite e flacidez da pele -, o Sonofocus – para redução de medidas e remodelagem corporal – e o Heccus, que utiliza ultrassom para combater celulite e gordura localizada, dentre outras coisas. Com tantas atividades e um ambiente agradável, é de se esperar


encontrar salas cheias e aglomeradas, o que não acontece na The One. “Em qualquer horário vai estar cheio, mas sempre com qualidade. Não falta equipamento nem atenção, porque a gente tem uma logística, com distribuição de senhas, para manter a quantidade de alunos por sala e não perder qualidade”, explica Lucas. O professor ainda diz que o público de Santos, no geral, tem um objetivo muito parecido: estética. Ou querem emagrecer, ou ganhar massa ou definição muscular, mas sempre voltados para a estética e a qualidade de vida. “Todo mundo quer ficar mais saudável e bonito. Quer melhorar o rendimento no trabalho, se sentir mais disposto, os objetivos são muito claros. Então, tudo que a gente tem na The One proporciona isso para

Botas importadas exclusivas para a prática de Kangoo Jump na The One Fitness Club

.: 50 :.

os nossos alunos e faz com eles consigam atingir estes resultados”. E os resultados são incríveis mesmo. Quem treina de manhã cedo, por exemplo, diz que sai da academia mais disposto, menos estressado e enfrente o dia de trabalho ou de estudos com mais foco. “Alguns estudantes de Medicina treinam com a gente e dizem que em época de plantão a atividade física é fundamental, pois ajuda a cumprir os horários e dá disposição”, comenta Lucas. Fernanda Motta Gutierres da Silveira é aluna na The One e diz que sente a diferença no dia a dia. Depois de ficar longe das academias por mais de dez anos, a dona de casa voltou a treinar e está mais motivada do que nunca. “Além de ter mais pique para fazer as coisas, eu vejo a mudança

no meu corpo e me motivo mais ainda. Até me animei para mudar a alimentação, e não tenho mais vontade de atacar a geladeira e comer besteiras”, conta Fernanda. Como motivação extra, ela destaca as amizades que fez na academia. “Você vê que as pessoas também têm as mesmas dificuldades que você tem, como falta de flexibilidade e manter a respiração na corrida”. Para Fernanda, o ambiente alegre e acolhedor da The One é fundamental. “Visitei várias academias quando quis voltar a treinar e é tudo a mesma coisa, você chega e já vê todo mundo treinando, carregando peso, e você não consegue fazer nada. Aqui é totalmente diferente, o pessoal te acolhe e te deixa muito à vontade”, completa, satisfeita.


opticacto

opticacto


Foto: Rafael Vaz Beleza: Ary Elias

Editorial

Praiamar Fashion Day Para celebrar o Praiamar Fashion Day 2015, promovido pelo Praiamar Shopping como parte da comemoração do seu aniversário de 15 anos, em grande estilo, a Studiobox preparou uma seleção de looks incríveis montados exclusivamente com peças vendidas nas lojas do shopping e que são a cara da Primavera/Verão 2015/16. Inspire-se! Blusa, saia e colar

Loja Gomes Sapato Luiza Barcelos para Stiletto

.: 18 :.


Macac達o e cinto Eqqus Sapato Luiza Barcelos para Stiletto


Bolsa, sandรกlia e sapatilha

Mr. Cat


Camisa, shorts e sapato

Carmen Steffens


Blusa, saia e acess贸rios

Duetz Bolsa e sand谩lia

Arezzo


Casaco, blusa, shorts e acess贸rios

Shoulder Sapato Arezzo


Sapato Schutz Braceletes e charms

Pandora


Blusa, saia, cinto e colar

Fashion Republic Sandรกlia Luiza Barcelos para Stiletto


Vaidade .: Imagem :.

Por Ana Hirigoyen

Os óculos certos para o seu rosto

Ó

culos de sol são acessórios que têm o poder de acrescentar status, estilo e elegância às produções, e as marcas de moda estão investindo cada vez mais nas suas linhas de eyewear, fazendo de seus lançamentos itens de desejo. Muitas pessoas escolhem os óculos de sol aleatoriamente, por não saberem que cada formato de rosto harmoniza com determinados tipos de armações. Mas, utilizando os conceitos do visagismo, é possível escolher os óculos que vão cair bem em você. A primeira coisa a se fazer é identificar seu formato de rosto, o que pode ser feito de várias formas. Uma delas é .: 62 :.

prender o cabelo, ficar em frente ao espelho e observar seu formato. Se mesmo assim você tiver dificuldade, use um canetão ou um batom e faça o contorno do que vê no espelho. Assim, você vai conseguir visualizar facilmente o formato do seu rosto. Feito isto, é hora de saber o que combina mais com você: Rosto quadrado: para suavizar o formato quadrado e as linhas retas opte por óculos redondos ou ovais, principalmente na lateral da armação. Se possível, escolha um modelo mais largo do que o próprio rosto, ou da mesma largura, e evite os modelos muito estreitos. Os modelos redondos com armação fina, inspirados nos anos 70, estão em alta e são uma boa pedida.

Rosto redondo: vá na direção oposta do formato e escolha armações quadradas e angulosas, com linhas mais retas e diagonais, pois elas ajudarão à equilibrar proporções faciais e deixarão o visual mais harmônico. Os modelos clássicos, que geralmente tem a armação mais grossa e reta são uma aposta certeira e elegante. Rosto triangular: com o queixo e o maxilar mais estreitos do que a testa, o ideal é evitar óculos com a parte superior maior do que a inferior ou com muitos detalhes, já que eles podem deixar o seu rosto desproporcional. O modelo aviador, um clássico da RayBan, é uma excelente escolha! Rosto ovalado: este é o formato mais democrático e fácil de combinar. Pode usar todos os tipos de armações, desde que não sejam muito mais largas que o rosto. Além do formato de rosto, outros fatores devem ser levados em conta na hora de escolher os óculos que melhor harmonizam com você: cor, lente, tipo de material e até cor do metal. Aproveitem as dicas e lembrem-se que acima de qualquer regra de estilo está o bem estar e a autoestima!


Vaidade .: Moda feminina :.

Por Renata Bala

possibilidade, mais elegante. Para quem é mais ousada – e está com o corpo em dia – os decotes e recortes dão um toque especial na produção.

Macacão

fashion é ser confortável

É

ótimo ter peças simples e práticas. Por isso, as melhores roupas são as versáteis, que podem ser usadas facilmente e em várias ocasiões. As grifes estão trazendo roupas com mais funcionalidade para a moda, e a moda verão 2016 traz uma peça que andou sumida por algum tempo: o macacão! Inspirado na moda masculina, ele traz conforto e estilo ao mesmo tempo. Ícone dos anos 70, a peça pode aparecer de diversas maneiras. Chique e elegante para uma ocasião formal ou casual e despojado. Tudo depende do tecido e do corte, mas é para todos os gostos! .: 64 :.

Como o conforto tem se tornado peça comum nas passarelas, vale tentar. Escolha o corte e material adequados para a sua silhueta e arrase no estilo, pois o macacão é uma roupa possível para todo mundo. O segredo é escolher um estilo – ou vários – que combina com a sua personalidade. É mais fácil de usar do que você imagina. Uma roupa audaciosa, com certeza, mas basta usá-la na medida certa. Uma opção descontraída é inspirada nos uniformes, com tecidos mais pesados, como brim e jeans, e com modelagem mais solta. Os tecidos finos são outra

O macacão é para todas as idades, basta encontrar um modelo que valorize o que você tem de melhor. Na moda plus size, por exemplo, os modelos com cintura marcada ficam ótimos e, com salto alto, alongam a silhueta. Uma dica valiosa: Para um look statement, vale investir em um macacão branco bem ousado, com as costas de fora ou tomara que caia, com modelagem soltinha no quadril e bem justa na canela, ou ainda com as pernas bem pantalona ou super flare. Para um visual mais clássico, a dica é coordenar o macacão branco com acessórios certeiros, como cintos de metal, maxicolares, maxipulseiras ou um belo chapéu. Os modelos em jeans e no estilo jardineira também vão marcar presença entre os macacões brancos do verão 2016. Dá para fazer um look total branco, com uma blusa da mesma cor por baixo, ou brincar com um mix de jeans, fazendo uma sobreposição com camisa. Nesse caso, aposte em jeans com lavagens superclaras, para manter a leveza da estação.


Vaidade .: Beleza :.

Por Juliana Goes

Saciedade: por ser uma gordura, o óleo de coco tem digestão diferenciada. Ele fica no estômago por mais tempo do que um carboidrato, por exemplo, e aumenta a sensação de saciedade.

O milagroso

óleo de coco

V

Pele: Além de hidratar seu cabelo, o óleo de coco também proporciona uma pele mais macia. É só passar algumas gotas junto com seu creme. Dá até para usar como demaquilante, pois acalma a pele e evita irritações. Como demaquilante, eu aplico direto na pele do rosto e dos olhos, massageio bem e levo com meu sabonete facial. Exagerou no sol durante o verão? Um pouquinho de óleo de coco ajuda a hidratar e alivia a sensação de queimação.

ocê sabia que o óleo de coco, além de oferecer inúmeros benefícios para a saúde, é um ótimo aliado para cuidados de beleza? Conheça algumas formas de usá-lo para ficar mais bonita e saudável.

do fio, atuando na reconstrução e no fortalecimento capilar. Ele dá maciez e brilho para cabelos secos e sem vida, mas é importante usar da maneira correta. Não aplique direto no cabelo, misture algumas gotas ao seu hidratante.

Sistema imunológico: o consumo do óleo de coco pode fortalecer o sistema imunológico, pois combate e previne contra bactérias e fungos. Rico em ácido láurico, ele pode melhorar a absorção de nutrientes, reforçando as defesas do organismo.

Sistema Digestivo: graças à rápida absorção e solubilidade, o óleo de coco ajuda a normalizar o trânsito intestinal, combate bactérias que prejudicam o intestino e ajuda a absorver os nutrientes.

Unhas e cutículas: Boa parte da saúde das unhas tem a ver com a hidratação da cutícula. Depois que aprendi isso, manter as cutículas bem hidratadas virou um ritual para mim. E o óleo de coco é excelente para isso, pois é emoliente e deixa as cutículas hidratadas por horas!

Metabolismo: com o consumo diário, o óleo aumenta o gasto energético do organismo, estimulando o funcionamento da tireoide e queimando mais calorias. Um ótimo aliado para quem quer perder uns quilinhos!

É sempre bom lembrar que o acompanhamento de um profissional é indispensável. Ele vai te ajudar a escolher as melhores opções de produtos, tratamentos e tirar todas as suas dúvidas.

Cabelos: já pensou ter um cabelo mais hidratado sem precisar correr para o salão? O óleo de coco, rico em ácidos graxos e vitamina E, hidrata o interior .: 66 :.


A Emagrecimento Seventh atua no mercado de emagrecimento há 4 anos, com mais de 1.800 clientes atendidos, sendo que a soma da perda de gordura de seus clientes passa de 21 toneladas. É um case de sucesso na transformação de vidas, usamos o emagrecimento como ferramenta de transformação nos hábitos de nossos clientes. O estilo de vida muda e sua qualidade de vida aumenta. Um dos cases mais representativos é do cliente Maycow Montemor que eliminou 90 quilos. Hoje além de influenciar milhares de pessoas através da sua história é um modelo de como a mudança de hábito pode transformar vidas.

M

Y

Y

SÃO PAULO 11 3842.9740 | 11 41303005 Rua Domingos Fernandes, 572 Vila Nova Conceição

SANTOS 13 3307.2677 | 13 4062.9227 Rua Brasília, 15 Gonzaga

www.emagrecimentoseventh.com.br


Matéria de Capa

Por Jaqueline Soares Fotos: Rafael Vaz

Família

Colombo

Barboza

Oftalmologia além da visão Fundado em 12 de julho de 1936 como Clínica Visão, pelo Dr. Luiz Barbosa Filho, o Hospital Oftalmológico Visão Laser, uma referência da especialidade na região e no País, está prestes a completar 80 anos e, em paralelo, conclui uma grande obra de ampliação e modernização, mostrando que é possível crescer e ir além, até mesmo durante a crise.

.: 68 :.


Dr. Guilherme, Maria Clรกudia, Dr. Marcello, Dra. Maria Margarida e Dr. Colombo Barboza


E

ssa história de empreendedorismo tem muitos nomes e personagens - todos da família Colombo Barboza, que se encontra na terceira geração de oftalmologistas e que dá mais um importante exemplo: é possível trabalhar em família, desde que se tenha respeito, disciplina, ética e, acima de tudo, muito suor. Tudo isso não falta a eles, desde o Dr. Luiz Barboza Filho (falecido em 2006), pai do Dr. Luiz Roberto Colombo Barboza, hoje presidente do hospital. Há 79 anos, o Dr. Luiz, médico com um grande fascínio pela saúde dos olhos, abriu a Clínica Visão. Na época, a oftalmologia compreendia também o tratamento de nariz, ouvidos e garganta. Visionário, o Dr. Luiz já tinha em mente formar um negócio inovador e sério, trazendo para a região toda a tecnologia disponível com o intuito de ser útil ao próximo por meio da medicina. Também sentia que sua clínica chegaria longe. Seu filho Luiz Roberto, com 17 anos, decide cursar Medicina e se especializar em oftalmologia, curso que foi concluído na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), em 1971. Com os valores éticos rígidos e a busca constante por aprimoramento herdados do pai, Dr. Colombo Barboza se formou oftalmologista e foi trabalhar com o Dr. Luiz, além de atuar como médico no serviço público. “Como estudei em uma faculdade .: 70 :.

pública, achei por bem devolver à sociedade todo o conhecimento adquirido ao longo de tantos anos de estudo. Fiquei por anos no extinto Instituto Nacional de Previdência Social (INPS), hoje SUS (Sistema Único de Saúde), e também na Santa Casa de Misericórdia de Santos, sempre superando os obstáculos para oferecer o melhor ao paciente”, relembra o médico.

“Estudei em uma faculdade pública e achei que deveria devolver a sociedade todo o conhecimento adquirido”

Acreditando plenamente na excelência profissional, Dr. Colombo Barboza foi buscá-la em cursos nos Estados Unidos e na Europa. É professor emérito do Colégio Brasileiro de Cirurgiões e da Academia de Medicina. “Eu me encanto com a oftalmologia porque é uma das poucas especialidades que reúne os pilares mais importantes no ramo da medicina geral, incluindo a cirurgia. É desafiadora, e, também por isso, sempre procurei me especializar, para trazer inovações de fora e aplicar procedimentos modernos e eficientes”, explica. Desde então, suas escolhas e o espírito engajado o levaram muito

longe. Entre suas grandes conquistas está o primeiro transplante de córnea realizado na Baixada Santista, em 1975, na Santa Casa de Misericórdia de Santos. O episódio lhe rende até hoje a lembrança de uma iniciativa pioneira e que se estendeu como um exemplo a ser seguido por outros profissionais da área médica. Enquanto o Dr. Colombo Barboza narra sua história, seus olhos têm um brilho especial quando se refere a um dos seus bens mais preciosos: a família. Ela está em primeiro lugar na sua vida e se entrelaça com o cotidiano profissional. Se a profissão é o seu tesouro, a sua família é a maior riqueza, que está à frente de tudo. E ele faz questão de enfatizar a importância que tem a família para o sucesso em todas as direções de sua vida. Ele e Maria Margarida, que se tornou sua esposa e também é oftalmologista, tiveram os filhos Marcello, Guilherme e Maria Cláudia. Os meninos, desde pequenos, já demonstravam que gostariam de seguir a carreira dos pais. “Nunca nada foi imposto, foi uma escolha natural da parte deles, que viam o pai e a mãe trabalhando muito e satisfeitos com a Medicina”, explica a Dra. Margarida. “Acho que esse gosto que tínhamos e temos pelo exercício da nossa profissão mais a história da família, acabou motivando Marcello e Guilherme, que se tornaram respeitados especialistas, à base de muito estudo e dedicação”, emenda Dr. Colombo Barboza.


Mesmo estudando Direito, Maria Cláudia sempre esteve próxima do Visão Laser, e a distância se encurtou ainda mais com a decisão de se especializar em Gestão Hospitalar, na Fundação Getúlio Vargas, curso frequentado e concluído ao lado da mãe.

decisão, nos reunimos e conversamos. Pesamos tudo na balança, falamos e ouvimos uns aos outros. Cada um a sua maneira e com o seu temperamento, soma para resolvermos a questão da melhor forma possível”. Por parte dos filhos, é possível notar com algumas palavras a forma como Dr. Colombo conduz não só a empresa, como também o cotidiano de uma família muito tradicional e unida.

“Cada um com as suas características e personalidade tem um dom profissional e uma característica única que os tornam excelentes no que fazem”, orgulha-se Dr. Colombo. “Antes de incentivar qualquer coisa na vida dos meus filhos, eu incentivo que eles façam algo que traga satisfação, e que eles nunca deixem de se aprimorar e se especializar naquilo que fazem”, enfatiza o pai. Como patriarca da família e líder de um empreendimento do qual os filhos fazem parte, Dr. Colombo reconhece, admira e estimula o ganho de conhecimento. “O que eu sempre repito é que eles busquem constantemente pelo conhecimento, aqui ou lá fora. E que não parem de buscar inovações e acompanhar o que existe de novo para aplicar no cotidiano profissional”, esclarece. Mas nem só de trabalho vive essa família. Estão sempre juntos no hospital e nos raros momentos de lazer, convivendo e apoiando uns aos outros. Entre eles, há muito amor, respeito e união. E outro elemento é fundamental para que tudo funcione, na opinião do Dr. Colombo: o diálogo. Sem ele, a situação pode se complicar. “Quando da tomada de uma .: 71 :.


“Meu pai é o alicerce da família, um homem com princípios humanísticos fortes e que encontra na célula familiar uma forma inteligente de formar um mundo melhor. Ele estimula os filhos a despertarem o talento de cada um e está sempre ao lado para dividir as dificuldades e comemorar as conquistas. Ele é um tanto coruja em muitos momentos, mas muito rígido quando se fala em princípios familiares”, pontua Marcello. “Ele sempre enfatiza que os valores essenciais do homem não mudam nunca, mesmo com tantas modernidades, assim como o sol, que sempre nasce no leste e se põe no oeste”, completa Guilherme. O que enfatiza este elo familiar que Dr. Colombo sustenta são os adornos distribuídos por seu consultório. As fotos dos três filhos, netos e da esposa estão presentes em sua sala, e bem perto de sua mesa, como se quisesse olhá-los o tempo todo. Maria Cláudia também carrega os ensinamentos do pai e tem orgulho em tê-lo por perto. “Hoje passo para a minha filha Marina todos os valores e ensinamentos que tive a honra de aprender com o meu grande pai, um homem de valores e princípios que conseguiu e consegue conduzir brilhantemente a nossa família. Somos uma família abençoada e privilegiada por conviver de forma harmônica”, diz a filha. E o irmão destaca uma característica familiar que vem .: 72 :.

sendo passada de geração para geração e que é motivo de orgulho para os Colombo Barboza. “A exemplo do meu pai e do meu avô, nós estamos sempre pensando e agindo para a construção de um mundo bem melhor para todos”, diz Guilherme. Trabalho em família Ao longo dos últimos 79 anos, a empresa da família foi se transformando e crescendo. O registro encontra-se no próprio Visão Laser, nas fotos antigas colocadas na parede da recepção, mostrando

a evolução da sede situada na Avenida Conselheiro Nébias, que já foi um sobrado branco e um prédio com mil metros quadrados de área construída e quatro consultórios. Com a recente ampliação e modernização, a empresa possui cerca de 4 mil metros quadrados e mais 2 mil de estacionamento, 12 consultórios, além de uma estrutura com cinco salas cirúrgicas para vídeo cirurgias a laser e leitos para internação após os procedimentos. Infraestrutura que está disponível aos demais profissionais da área na forma de locação. Nesta


trajetória não se pode esquecer dos colaboradores, fundamentais para que tudo funcione no dia a dia. Nestes anos, o Hospital Visão Laser foi se expandindo a ponto de estar em total sintonia com as novidades mundiais da área da oftalmologia. Uma grande prova disso se deu em 2014. Quase 40 anos depois do primeiro transplante de córnea protagonizado por Dr. Colombo Barboza, a história se repete. Ele novamente realiza, junto com sua equipe, o primeiro transplante de córnea a laser da região, desta vez no hospital que preside. Recentemente, uma alta tecnologia de correção de miopia, hipermetropia e astigmatismo e a cirurgia de catarata a laser foram trazidas à instituição. Todo esse esforço de atualização não é à toa. Para a família Colombo Barboza, a visão é um dos principais sentidos do ser humano, portanto, preservá-la ou resgatá-la sempre vale à pena. “Em 2014, chegou ao meu consultório a Dona Dirce, cega

dos dois olhos. Em um a perda era irreversível. No outro, o problema podia ser tratado com cirurgia de catarata. No dia em que ela completou 93 anos, fizemos a cirurgia e Dona Dirce voltou a ver o rosto da filha e o mundo, após quatro anos de escuridão. A emoção que eu e minha equipe sentimos diante do reencontro foi algo proporcionado pelos avanços da oftalmologia. Por isso, continuamos estudando e investindo”, explica Dr. Colombo Barboza.

“Atuar ao lado da família e ver o legado de meu pai vivo me incentiva ainda mais”

O Visão Laser é ainda credenciado pelo Ministério da Saúde para captar e transplantar córneas na Baixada Santista, contribuindo para

que muitos pacientes, fadados à cegueira, ganhem uma nova córnea e uma vida mais saudável. Outra ação da qual se orgulham muito são as campanhas de prevenção ao glaucoma, realizadas anualmente com atendimento gratuito à população, visando detectar o problema no início e evitar a cegueira irreversível. Ainda no sentido da responsabilidade social e de manter o propósito inicial do Dr. Luiz Barbosa de trabalhar na medicina como um meio de ajudar ao próximo, o Visão Laser tornou-se parceiro do Instituto Neymar Jr., em Praia Grande, sendo responsável pelo atendimento oftalmológico das crianças do projeto, todas moradoras do Jardim Glória. Não parar. Este é o lema da família de empreendedores. Durante as obras de ampliação e modernização do hospital, acompanhadas pelo Dr. Guilherme, o Visão Laser não paralisou as atividades. “Foi um desafio realizar uma obra em um hospital em funcionamento, mas


conseguimos, sem comprometer a qualidade no atendimento do paciente”, destaca Dr. Guilherme. Enquanto isso, o irmão, Marcello, tornava-se professor doutor em Oftalmologia pela Universidade Federal de São Paulo e liderança jovem brasileira na Sociedade PanAmericana de Oftalmologia. Na agenda apertada de consultas e cirurgias, os Drs. Colombo Barboza, Maria Margarida, Marcello e Guilherme têm ainda a tarefa de lecionar para os jovens estudantes de Medicina das duas faculdades da Cidade, Unimes e Unilus, em aulas ministradas no próprio hospital. “Queremos contribuir com a formação de futuros profissionais. Sempre aprendemos ao dividir o conhecimento”, avalia o patriarca.

Mesmo diante de tantas conquistas, Dr. Colombo Barboza, assim como seu pai, continua com o olhar voltado para o futuro. O atual objetivo do médico é erguer uma edificação onde hoje é o estacionamento do hospital.

“Queremos ter a certeza de que fizemos, e fizemos bem feito” “Queremos agregar esse prédio ao Visão Laser, com outras especialidades da medicina. É um sonho e talvez tenha que deixar para os filhos e netos tocarem. Atuar ao lado da família e ver o legado de meu pai vivo me incentiva ainda mais”.

Com mãos firmes, é com carinho e olhos atentos que Dr. Colombo conduz tantas coisas ao mesmo tempo, sendo digno de admiração por pacientes, familiares e amigos. Para ele, não basta ser bom no que faz se todo o contexto ao seu redor tem algo errado. Para alguém que já passou por adversidades, não é qualquer coisa que o tira do sério. “Eu não paro e, por mais que o tempo passe, eu quero deixar o meu legado, assim como meu pai o fez. Acredito estar cumprindo bem o meu papel, pois o reflexo do que faço que vejo nas coisas, principalmente na minha família e no meu trabalho, é muito positivo. E queremos ter a certeza de que fizemos, e fizemos bem feito”, finaliza o médico.


Na Primavera-Verão, as peças são menores e mais leves. Ótimo: cabe muito mais no seu guarda-roupa.

A Coleção Primavera-Verão 2015 já chegou ao Praiamar.

EGO

Venha ver e aproveitar.


Saúde .: Oftamologia :.

Por Dr. Guilherme Colombo CRM 124474

mais bisturi ou lâminas - um avanço em termos de segurança, conforto e resultado ao paciente, que entra e sai andando do centro cirúrgico e volta para casa pouco tempo após o procedimento. A anestesia é feita por meio de colírio.

Opções refrativas

na terceira idade

O

s brasileiros estão vivendo mais, com mais produtividade e qualidade de vida, e a oftalmologia acompanha essa transformação. Hoje, homens e mulheres com mais de 50 anos são ativos, trabalham, praticam esportes e têm intensa programação social. Tal dinamismo requer uma visão à altura da nova terceira idade, e a oftalmologia brasileira dá a esse público a mais alta tecnologia para recuperação da qualidade visual. Afinal, o olho também envelhece. Atualmente, o idoso pode remover a catarata - problema ocular comum com .: 78 :.

o avanço da idade - ao mesmo tempo em que se submete a uma cirurgia de refração para correção do grau, que lhe permite abandonar os óculos.

A partir de imagens minuciosas do olho de cada paciente, o sistema ajuda o médico a planejar cada etapa da cirurgia de catarata. Essa ‘impressão digital’ servirá para registrar e rastrear o olho durante todo o procedimento, fornecendo uma referência visual que auxilia e guia o cirurgião. O sistema indica onde serão realizadas as incisões, marcações da capsulotomia - remoção do cristalino comprometido pela catarata - e do posicionamento correto das lentes intraoculares.

No mesmo ato cirúrgico, resolve-se a catarata e corrigem-se erros refracionais (miopia, astigmatismo e presbiopia - conhecida com vista cansada), possibilitando uma melhor visão de longe, perto e à meia distância, e mais facilidade nas tarefas do cotidiano, como leitura, uso do computador, prática de esportes e condução de veículos.

Durante cada etapa faz-se ajustes em tempo real, conforme o olho do paciente se movimenta, levando a um resultado final ainda mais preciso.

O procedimento é totalmente automatizado, aumentando a precisão e os resultados. A cirurgia é calculada e guiada por computador, e não utiliza

Como se vê, o céu é o limite para a nova terceira idade, que conquistou e merece toda a qualidade de vida e felicidade possíveis.

Outros benefícios são a rápida recuperação - entre 24 e 48 horas - e o menor risco de problemas oculares a longo prazo.


Saúde .: Odontologia :.

Por Dra. Renata Cavassa CRO 55086

As dúvidas sobre a diferença entre facetas e lentes de contato são comuns. As facetas são a opção quando precisamos alterar a forma e a cor dos dentes. Já a lente de contato é mais delicada e menos invasiva, mas não permite a mudança de dentes manchados e escurecidos.

Facetas ou

lentes de contato?

A

busca pela beleza não é uma característica das sociedades modernas.Ao longo da história, o belo é retratado de diferentes formas e com características próprias, que podem ser observadas na arquitetura e na arte. E quando se considera algo ‘belo’, vários fatores deve ser considerados: psicológicos, sociais, culturais, etários e aspectos individuais. Desta forma, os tratamentos estéticos requerem cuidadoso manejo desses fatores, levando a resultados que evidenciem a autoestima do indivíduo. Sorriso manchado e restaurações antiestéticas fazem parte do passado. As técnicas foram aprimoradas para .: 80 :.

oferecer ao paciente, além da saúde bucal, um visual agradável para atender as exigências da sociedade. Um sorriso bonito melhora não só o encaixe do maxilar, mas também a aparência do rosto e o bem estar pessoal.

Um profissional habilitado saberá resolver cada caso da melhor maneira, sempre buscando harmonia e simetria. A simetria é observada quando se encontra referência entre os hemiarcos com relação a forma, cor , textura e posicionamento dos dentes. Para atingir tal objetivo, levamos muitos fatores técnicos e científicos em consideração.

Existem diversas técnicas que melhoram a estética bucal e permitem um sorriso mais harmônico, no que diz respeito a forma, posição e cor dos dentes.

Atualmente, um sorriso pode ser totalmente repaginado para atingir harmonia, pois as técnicas disponíveis no mercado possibilitam essa reconstrução com excelência. Contudo, cada caso deve ser planejado individualmente para atender as necessidades do paciente com comprometimento em relação às expectativas estéticas dele, inclusive.

Pacientes com dentes saudáveis recorrem a métodos para alterar o tamanho e o formato dos dentes, por meio de lâminas de porcelana conhecidas como ‘lentes de contato’. Também recorrem aos clareamentos, coroas e próteses livres de metal.

Em uma época, onde a estética segue infinitos padrões e a busca pelos consultórios médicos é grande para se estar sempre bem, a odontologia segue os mesmos padrões.Um sorriso belo encanta, contagia e constrói relações pessoais e profissionais.


Saúde .: Dermatologia :.

Por Dra. Roseli Andrade CRM 91690 RQE 24843

Preparados

para o verão?

C

om a aproximação do verão, inicia-se a corrida aos dermatologistas em busca de tratamentos para melhora do corpo para se mostrar lindo nas férias de verão. Muitos solicitam tratamentos para celulite, estrias, cicatrizes, acne, manchas e para minimizar a oleosidade e o surgimento de poros abertos no rosto, que tendem a piorar com a alta temperatura, exposição solar e umidade característicos do verão. Como o tempo é curto, o paciente pode buscar procedimentos mais efetivos para obter estes resultados a tempo de .: 82 :.

aproveitar o verão. Tecnologias à laser, radiofrequência e microagulhamento são grandes aliados nestes casos. Os lasers vem sendo utilizados há muitos anos para melhorar a textura da pele, clarear manchas e cicatrizes de acne e pós cirúrgicas. A cada ano surgem novos aparelhos, mais acessíveis, com maior especificidade e menos desconforto. Já a radiofrequência, tecnologia baseada no aumento da temperatura local, estimula a reorganização do colágeno e forma novas fibras de sustentação da pele. Pode ser aplicada na face, para melhora do contorno facial e diminuição da flacidez, e no corpo, em

casos de flacidez leve a moderada e na melhora do aspecto de casca de laranja devido a celulite. Ela age apenas nas camadas mais profundas da pele e no tecido subcutâneo, não causando dano ou alteração na superfície da pele e podendo ser utilizada durante o verão. O microagulhamento é uma técnica que evoluiu ao longo dos últimos anos. Microagulhas perfuram a pele e ocasionam um trauma físico no local e tratando cicatrizes, estrias, poros dilatados e alopecia. Os minúsculos furos, estimulam as células a produzirem mais colágeno e elastina para restaurem a pele danificada. Assim, a pele é reestruturada e ocorre a reorgarnização das fibras colágenas existentes, resultando em uma pele mais firme e sem rugas e cicatrizes. Todos estes tratamentos são realizados no consultório, mediante avaliação da necessidade de cada paciente, têm resultados cumulativos e, em geral, não necessitam de repouso ou grandes restrições após o procedimento. Consulte um médico dermatologista para avaliar o seu caso e indicar um tratamento ideal!


Saúde .: Nutrição :.

Por Dra. Karina Abbud CRN 19444

Estresse: como modular?

N

aumento da pressão arterial e diminuição da capacidade de fertilização, o estresse ainda aumenta um dos hormônios que mais desestabilizam nosso sistema: o cortisol.

Primeiro, é preciso entender que o estresse é o estado gerado pela percepção de estímulos que provocam excitação emocional e, ao perturbarem o equilíbrio do nosso corpo, levam o organismo a disparar um processo de adaptação caracterizado pelo aumento da secreção de adrenalina, com várias consequências sistêmicas.

O cortisol é um hormônio liberado em situações de perigo, para que o corpo fique alerta para possíveis ações de fuga ou luta. Porém, com a correria do dia a dia, os estímulos estressores contínuos tornam-se aflitivos e exaustivos, o que caracteriza o estresse crônico e bloqueia a capacidade de lidar com a situação, impedindo o relaxamento e causando descontrole emocional, fadiga, angústia, irritação e desmotivação.

Além de causar alterações como a supressão do sistema imunológico,

O efeito crônico do cortisol vem sendo muito estudado e já se sabe que o

a nossa vida é quase impossível não nos estressarmos, seja em casa, no trabalho ou até mesmo vendo o noticiário na TV. Mas, não se estresse com isso, pois nós temos como modular essa situação.

.: 84 :.

acúmulo de gordura abdominal, perda de massa magra, compulsão alimentar, perda óssea, mau humor, diminuição de memória, ansiedade, hiperglicemia e alteração de sono são alguns dos efeitos crônicos da alta concentração deste hormônio em nosso corpo. Existem alguns gatilhos que aumentam o cortisol em nosso corpo: a carga de trabalho excessiva, produtos industrializados, falta de sono, jejum prolongado, alimentação com poucos nutrientes, gordura abdominal e sensibilidade alimentar. O primeiro passo para essa modulação é melhorar a alimentação, para que o corpo possa ter nutrientes suficientes para equilibrar o corpo. Alguns alimentos podem nos ajudar na hora de modular o cortisol, como abacate, açaí, semente de abóbora, ômega 3 e chá preto. Enfim, existe uma infinidade de meios para você ficar melhor preparado para o seu cotidiano estressante. Procure um nutricionista capacitado. Além de adaptar a alimentação, ele também poderá indicar fitoterápicos que auxiliam nessa batalha contra o estresse. Até a próxima. Fique calmo e nutra-se.


Saúde .: Fitness :.

Por Rodrigo Ramos

Sabendo disso, podemos afirmar que as mulheres podem treinar com maior frequência do que os homens, especialmente quando o objetivo é obter ganhos de força.

Homens e mulheres:

quais as diferenças no treino?

P

rogramas de treino para hipertrofia muscular e perda de peso para homens e mulheres podem ser iguais? A estrutura músculo-esquelética é praticamente idêntica, e os exercícios com pesos trabalham os mesmos grupos musculares em ambos os sexos. Mas a maioria das mulheres deseja ganhar massa muscular somente nos membros inferiores e diminuir o percentual de gordura.

Por razões que ainda são desconhecidas, pesquisadores mostraram que mulheres se recuperam mais rápido. Um estudo comparou as diferenças do nível da recuperação da força entre os sexos após a realização de treino com pesos. Seis homens e seis mulheres realizaram treinos com cinco séries de cinco repetições máxima de supino. Depois descansaram por quatro, 24 ou 48 horas.

Seja qual for o motivo pelo qual a mulher pratica musculação, uma característica importante da sua fisiologia deve ser levada em consideração na hora de montar o programa de treino: a capacidade de recuperação do tecido muscular.

Nos homens, os pesquisadores observaram uma diminuição da força após os intervalos de quatro e 24 horas de descanso. Já as mulheres não tiveram decréscimo da força, conseguindo recuperar os níveis de força depois apenas quatro horas.

.: 86 :.

Essa informação nos permite montar programas de treino para membros inferiores com grandes volumes e estímulos ondulatórios com apenas 48 horas entre as sessões de treino. E esse modelo associado a uma dieta hipercalórica pode ser muito eficiente no ganho de massa muscular nos membros inferiores. Mas devemos observar que, nesse estudo, as voluntárias não realizavam treino aeróbio, o que pode afetar significativamente a recuperação dos membros inferiores. Então, para alunas que estão em programas de perda de peso com alto volume de treino aeróbio, recomendo só duas sessões de treino de perna por semana. Além disso, todas as mulheres desse estudo estavam na fase folicular do seu ciclo menstrual, fase em que ocorre um aumento progressivo dos níveis de estrogênio, androstenediona e testosterona. Diversos estudos sugerem que a testosterona e o estrogênio tem efeitos anabólicos - e que a progesterona tem um efeito catabólico - no tecido muscular esquelético, o que poderia justificar o resultado dos estudos apresentados.


IdeaI

de atenção. 84% de interesse nos anúncios. 97% de leitura das notícias. Isso é o que chamamos de

Qualified Out Of Home. Chamar atenção sem ser invasivo é o sonho de toda mídia e a nossa realidade. Ao entregar conteúdo relevante para um público qualificado, a Elemidia eleva sua marca e transforma todos os segundos em momentos perfeitos para conversar com o consumidor. Fonte: Pesquisa Datafolha Elemidia, São Paulo, dez/2014


Saúde .: Suplementação :.

Por Maria Luiza Migotto CRN-3 26562

Além destas citadas, outras proteínas são importantes quando o assunto é ganho de massa muscular:

Proteínas

e seus benefícios

O

s macronutrientes mais importantes para a construção muscular são as proteínas, pois são elas que constituem os músculos e, por isso, precisam estar balanceadas na dieta. Fala-se muito sobre whey protein na suplementação, uma proteína extraída do soro do leite. Seu valor biológico é de 100, enquanto o do frango é 79, da carne vermelha é 80 e do ovo, 88. Como é extraída do soro do leite, o teor de água é muito grande, sendo necessário o processamento para concentrar as proteínas. Dependendo do processo, temos três tipos de whey protein: .: 88 :.

Concentrada: passa por um processo leve de filtragem, como microfiltração e ultrafiltração, resultando em 70 a 80% de proteínas e dividindo o resto entre carboidratos e gorduras. Isolada: possui concentração de proteínas muito maior se comparada à concentrada, pelo fato de passar por um processo de filtragem maior ou sofrer troca iônica. Chega a 95% de proteínas, com quase zero de carboidratos e gordura. É uma ótima opção para quem está em dieta de redução calórica. Hidrolisada: Além da filtragem, ela passa por um processo de hidrólise, facilitando a absorção pelo organismo.

Caseína micelar: É uma proteína de digestão e absorção lentas, que constitui cerca de 80% do total proteico do leite de vaca. Albumina: Proveniente do ovo, é uma proteína extremamente importante e de alto valor biológico. Considerada uma das fontes de proteína de ótima qualidade, compostas de valores significativos de leucina, valina e isoleucina. Um ponto negativo do uso isolado é sua baixa digestibilidade. Proteína hidrolizada do trigo: de origem vegetal, ela possui valor biológico muito alto e é fonte de peptideos de glutamina, que auxiliam na recuperação muscular. Algumas formulações possuem uma combinação dessas proteínas, como o Power 7, da GT Nutrition USA. Com a liberação gradual e as diferentes taxas de absorção das diversas proteínas presentes na composição do suplemento, o corpo recebe um fluxo constante de aminoácidos e mantém o estado anabólico por mais tempo. Converse com seu nutricionista!


IdeaI

de interesse

nos anúncios. 76% de aprovação de publicidade. 94% de atenção. Isso é o que chamamos de

Qualified Out Of Home. Chamar atenção sem ser invasivo é o sonho de toda mídia e a nossa realidade. Ao entregar conteúdo relevante para um público qualificado, a Elemidia eleva sua marca e transforma todos os segundos em momentos perfeitos para conversar com o consumidor. Fonte: Pesquisa Datafolha Elemidia, São Paulo, dez/2014


Mercado

Por Juliana Justino

Audi A3 Sedan downsizing com eficiência Um dos modelos de maior sucesso na história da marca no Brasil, o Audi A3 Sedan ganha duas versões com motor 1.4 Turbo

U

m dos carros mais desejados pelos consumidores do mercado automobilístico brasileiro, o Audi A3 Sedan é reconhecido pela qualidade da montadora alemã sem deixar de ser econômico, eficiente e, agora, ainda mais acessível. Na versões 1.4 TSFI e 1.4 TFSI Attraction, o sedã compacto vem equipado com um motor 1.4 turbo com injeção direta, que gera 122 cv de potência e que, combinado ao câmbio S tronic de sete velocidades com dupla embreagem, leva o carro a .: 92 :.

100 quilômetros por hora em apenas 9,4 segundos, atingindo velocidade máxima de 212 km/h. O motor 1.4 TFSI é referência mundial em downsizing – que é a diminuição do tamanho do motor sem perda de desempenho - e eficiência energética. Tecnologia é tudo e vale mais do que tamanho, especialmente com o know-how da Audi no assunto. A alta eficiência do motor é o resultado da combinação da injeção direta de combustível com a turboalimentação, complementada

por uma série de medidas de redução de atrito, como o aperfeiçoamento nos anéis dos pistões, a redução do diâmetro dos mancais principais do cárter, o uso de válvulas mais leves e a pressão controlada na bomba de óleo. No total, o motor pesa 107 kg, principalmente por causa do cárter de alumínio. Com a combinação de todos esses fatores, o 1.4 TFSI é um modelo de eficiência. Para quem busca ainda mais economia, o Audi A3 Sedan 1.4 TFSI conta também com o sistema start-stop, que aumenta a economia


de combustível, principalmente em situações de tráfego intenso. Ele desliga o motor automaticamente sempre que o carro é imobilizado, nos sinais fechados ou em engarrafamentos. Quando o motorista solta o pedal do freio, a partida é dada imediatamente. Com todos esses recursos e uma condução moderada, a redução de consumo pode chegar a 20 por cento. Como já é característica dos carros da Audi, o conforto e a segurança não podem ficar de lado. Por isso, fábrica aplica seu conhecimento para oferecer o melhor para os clientes. A direção eletromecânica Servotronic garante que as

Attraction

O motor 1.4 TFSI é referência mundial em downsizing – diminuição do tamanho sem perda de desempenho - e eficiência energética manobras sejam feitas sem esforço e com precisão, mesmo em altas velocidades, enquanto o ESP – programa de estabilização eletrônica – entra em ação sempre que o carro ultrapassar os limites de segurança nas curvas, ajudando o motorista a manter a trajetória correta.

Nesta versão, que conta com diversos itens de conforto e conveniência de série, o destaque é o volante multifuncional revestido de couro com shift paddles para comando do câmbio. A integração da multifuncionalidade fica por conta do computador de bordo e dos inúmeros dispositivos tecnológicos de série, como o Audi Sound System e o Audi Music Interface. O bacana também é que o veículo já vem pronto para instalação de rastreador, alarme antifurto e travamento central com controle remoto à distância. O carro ainda conta com vidros laterais e traseiros com isolamento térmico, manopla de alavanca de


câmbio com revestimento em couro, ar-condicionado, temporizador do limpador de para-brisa com quatro velocidades e o espelho de cortesia é daqueles iluminados. Os bancos são do tipo Conforto, em tecido, e têm ajustes de altura dianteira e apoio de braço. Além disso, o encosto do banco traseiro é rebatível, permitindo ampliar a capacidade do porta-malas - que comporta 425 litros -, e conta com suporte para cadeirinhas infantis. O visual do Attraction, é claro, é super moderno. O destaque é a grade single-frame com cantos angulosos, além dos faróis bi-xenônio, com ajuste automático de altura e limpador. Na

traseira, lanternas em LED e luzes de neblina são itens de série. É a opção ideal para quem faz questão de personalizar o veículo, especialmente acrescentando tecnologia. Como opcionais, a Audi oferece pintura metálica ou perolizada, sistema de navegação integrado ao rádio, bancos de couro sintético, controle de cruzeiro e sensor de estacionamento traseiro, além do incrível teto solar panorâmico elétrico Open Sky. Tudo isso disponível em 12 cores. O lançamento do A3 Sedan 1.4 faz parte de uma nova estratégia de preços para a linha Audi A3, que inclui três versões mais acessíveis

O volante multifuncional é o destaque da versão Attraction, revestido de couro e com shift paddles para comando do câmbio dos modelos Sportback 1.4 e 1.8 e também para o Sedan 1.8. Agora, com o lançamento dos veículos de entrada da linha A3, a montadora passa a oferecer nove versões do modelo no Brasil, incluindo o esportivo Audi S3.


sem juros Se você quer mais do que um imóvel precisa conhecer o Porto Seguro Consórcio. Com ele, você realiza os seus projetos, não paga juros e ainda participa de contemplações mensais por lance ou sorteio. Quem faz planos com o Porto Seguro Consórcio, tem o tempo certo para alcançar o que deseja.

Consórcio de Imóvel: • Créditos de R$ 55 mil a R$ 500 mil. • Parcelas a partir de R$ 346,081 sem juros. • Até 200 meses para pagar. • Possibilidade de utilização do FGTS². • Contemplações mensais por meio de lance ou sorteio. Veja alguns planos: Crédito

Parcela1

Crédito

Parcela1

R$ 55.000,00

R$ 346,08

R$ 250.000,00

R$ 1.533,26

R$ 100.000,00

R$ 629,24

R$ 300.000,00

R$ 1.839,92

R$ 150.000,00

R$ 943,85

R$ 400.000,00

R$ 2.453,22

R$ 200.000,00

R$ 1.258,47

R$ 500.000,00

R$ 3.066,53

Para mais informações, consulte-nos:

(13) 99716-8191 (13) 3221-2001

www.portoconsorcio.com.br

www.espacoconsorcio.com.br Imóvel: Taxa de administração de 20% para créditos de R$ 55 mil a R$ 240 mil. Taxa de administração de 17% para créditos de R$ 250 mil a R$ 500 mil. Correção anual de acordo com o INCC. Consulte-nos sobre créditos acima de R$ 500 mil. Taxa de administração antecipada de 2% no ato da venda. 1. Parcela inclui seguro de vida de 0,031% sobre saldo devedor. Fundo de reserva de 0,5%. 2. Em conformidade com as normas do FGTS. Porto Seguro Administradora de Consórcios Ltda. CNPJ: 48.041.735/0001-90. SAC - cancelamento, reclamações e informações: 0800 727 2743. Ouvidoria: 0800 727 1184. Consulte a região de abrangência no site www.portoconsorcio.com.br.


Mercado .: Marketing :.

Por Diego Martins

e da gasolina, aumento do custo para chegar ao trabalho, redução do poder de consumo e a piora da economia. Em resumo, poucos ganham com as cidades para carros.

Cidade

caminhável

H

ábitos ruins chegam ao Brasil na velocidade da luz, mas os bons demoram até decádas para pegar por aqui. Aos poucos, o Brasil adere ao conceito de cidade caminhável e, nesse sentido, o trabalho da Prefeitura de São Paulo chama atenção. Parece que prefeito da capital do estado está disposto a sacrificar o mandato com medidas impopulares, especialmente as relacionadas à ‘caminhabilidade’ - uma tradução de walkability - da cidade. Ele pretende aumentar malha cicloviária e calçadas, mesmo que isso estreite as ruas, incentivando a caminhada. Além de melhorar o trânsito, é uma forma comprovada de aumentar a saúde e a produtividade da população. .: 96 :.

Ao contrário do que alguns dizem, ele enxergou na prática - comum na Europa e nos Estados Unidos - uma alternativa para o futuro. A involução das últimas quatro décadas deve ser avaliada: incentivo às metrópoles, cidades sem limite de crescimento, prédios mais altos e viadutos. Tudo para facilitar o deslocamento de carro e a ocupação de novos espaços. Assim criou-se um conceito devastador para a vida das pessoas: “conduzas até onde tu podes pagar”. Então as pessoas dirigem cada vez mais longe para ter um imóvel que possam pagar. Como consequências devastadoras temos o aumento do valor dos imóveis

Um exemplo famoso de cidade caminhável é Portland, nos EUA, que aposta na ‘caminhabilidade’ desde os anos 70. Lá conseguiram reduzir o trânsito em 6,5 km e em 11 minutos, incrementando a renda per capita de 3,5%. Agora, as pessoas gastam dinheiro com outras coisas e a cidade tem 50% mais jovens com curso superior do que outras cidades americanas. Ao invés de apostar na antiga forma de atrair empresas para gerar mais empregos, Portland foi na contramão e atraiu pessoas qualificadas, fazendo com que grandes empresas quisessem estar na cidade. A função dos governantes é enxergar além. Novos caminhos para carros não trazem progresso, mas pessoas com mais tempo, dinheiro e saúde passando na frente dos comércios, sim. Elas geram maior incremento na economia, fomentando um outro fenômeno: a manutenção de comércios locais em face a grande redes que não possuem uma ligação com a cidade.


Mercado .: Motivacional :.

Por Lara Mattos

sonhos, que de tão legítimos precisam ser respeitados.

Chique é ser líder

T

odos os dias somos impulsionados, seja pelos sonhos ou pela realidade. Quando pela realidade, despertamos com compromissos assumidos e que precisam ser realizados. Quando pelos sonhos, despertamos sabendo que cumprir com uma tarefa, naquele dia e momento, pode nos aproximar de um objetivo, até então, idealizado.

conceito, tem um caráter inspirador como principal característica.

Diante das obrigações e agendas cheias, muitas vezes somos direcionados por alguém para continuar seguindo o nosso caminho. Em empresas, a estas pessoas, dá-se o nome de líder. Porém, percebo que o significado da palavra não é coerente com a prática. Liderança, segundo o

Este modelo mostrou-se eficiente em outros momentos da nossa história. Hoje em dia, com toda a tecnologia que nos permite interação e que nos dá abertura para a manifestação de nossas vontades e desejos, espera-se como agente direcionador um líder que nos inspire em busca de nossos

.: 98 :.

Nos trabalhos de coaching em grupos que tenho desenvolvido nas empresas, o papel do líder está equivocado. O líder, neste contexto, tem se apresentado como o chefe. Este, por sua vez, comanda, dá as diretrizes e funciona como agente controlador.

Liderança é um desafio nos dias atuais. Ser líder é chique, é cool e é contemporâneo. E ainda, infelizmente, reservado para poucos. Mas estamos no caminho certo para o despertar de novas lideranças. E onde está este tipo de liderança? Desejo que este tipo de líder esteja bem próximo de você. Que saia das capas dos livros que retratam a vida dos grandes nomes do Brasil e da história e que esteja bem ao seu lado, ou mesmo dentro de você, participando da sua realidade para a construção dos seus sonhos. Seja o líder de sua própria história e busque estar ao lado de pessoas que te inspirem e que abram seus olhos e sua mente para todas as possibilidades que a vida nos dá e que estão ao nosso alcance. Afinal, todos nós temos todos os recursos que precisamos, basta saber acessá-los. E finalizo esta coluna com a frase de um grande líder - Martin Luther King: “Se não puder voar, corra. Se não puder correr, ande. Se não puder andar, rasteje, mas continue em frente de qualquer jeito.”


Mercado .: Direito e Cidadania :.

Por Christiane Fatalla

reduza a jornada de trabalho de seus funcionários em até 25%, refletindo a redução nos salários de forma proporcional, propiciando economia à empresa que reduzirá o impacto salarial e as incidências previdenciárias e fiscais nessa mesma proporção.

Entenda o

lay-off

N

o atual momento econômico, as empresas brasileiras estão praticando uma medida juridicamente aceita para evitar demissões em massa, o lay-off. Ele consiste na redução dos períodos normais de trabalho ou suspensão dos contratos por iniciativa das empresas durante um determinado tempo, desde que tais medidas sejam indispensáveis para assegurar a viabilidade da empresa e manter os postos de trabalho.

mantendo a mão de obra qualificada. No entanto, o lay-off deve ser negociado entre empresa e sindicato para a deliberação e aprovação do plano de suspensão. Somente poderão se beneficiar de tal regime as empresas que tiverem situação contributiva regularizada perante a Receita Federal e a Segurança Social. Entenda as duas formas de lay-off:

A medida tem a vantagem de permitir que as empresas se adequem a eventual redução na demanda, minimizando custos e permitindo rápida recuperação da produção caso o cenário econômico melhore, sem promover demissões e

A lei 4.923/65 dispõe que a empresa que se encontrar em situação econômica que recomende, transitoriamente, a redução da jornada normal ou do número de dias do trabalho decorrente da conjuntura econômica desfavorável,

.: 100 :.

Redução temporária da jornada de trabalho e do salário:

Suspensão dos contratos de trabalho para requalificação profissional: Aqui, diferentemente do que ocorre com a primeira hipótese de lay-off, o contrato de trabalho fica suspenso para que o trabalhador se requalifique, período no qual o empregado se submeterá a frequentar cursos ou programas de qualificação. Durante a fase de qualificação o empregado não recebe salários, que devem ser substituídos por “ajuda compensatória mensal, sem natureza salarial” da empresa, fazendo jus ainda a receber “bolsa de qualificação profissional” custeada pelo Governo Federal através do Fundo de Amparo ao Trabalhador - FAT, além da percepção de benefícios que poderão ser concedidos de forma voluntária pelo empregador, não havendo a incidência de encargos previdenciários, tudo a fim de desonerar a empresa propiciando sua recuperação econômica e garantindo a manutenção do emprego ao trabalhador.


Mercado .: Coaching :.

Por Andrea Umbuzeiro

se colocarmos nossa força e foco em um conceito que foi construído por outras pessoas.

Fracassos:

prenúncios do sucesso

N

ossa relação com o fracasso é algo que se transforma bastante ao longo da vida.

e a televisão e como devemos realmente nos enxergar.

Quando somos crianças temos uma relação saudável com o fracasso, já que o aprendizado é o resultado uma sucessão de tentativas e erros. E é apenas assim - tentando e errando que atingimos o sucesso.

Os nossos anseios e desejos são basicamente traçados por necessidades que possuímos, como, por exemplo, a aceitação e a pertença. Em busca da satisfação dessas necessidades, tornamo-nos mais susceptíveis aos já conhecidos modelos de sucessos fabricados.

Muitas vezes, a própria ideia de viver com sucesso não é nossa, mas acaba sendo absorvida por nós, vinda de todo o ecossistema que nos cerca. O marketing, a família, os amigos pessoais e os de trabalho, o cinema

Esta distância que existe entre a presunção do que é sucesso - que é formada pelo mundo que nos cerca e o que autenticamente entendemos por sucesso vai resultar sempre em algum grau de fracasso irremediável,

.: 102 :.

Portanto, antes de falar em fracasso, certifique-se de que o conceito de sucesso que está na sua cabeça tenha sido construído por você. Valores emprestados não representam sua realidade e essência e o levarão na direção oposta. Tendo essa convicção, cada fracasso é um novo conhecimento e uma oportunidade para o sucesso. Novas ideias e informações são adicionadas ao sistema até que todas as suas habilidades e o favorecimento do contexto culminem no equilíbrio do sistema, que é o que você entende por sucesso, independente do que represente para outros. Assim como no método científico, a reiterada experimentação e observação trazem novos conhecimentos a cada fracasso, possibilitando que outras áreas do conhecimento evoluam. A sabedoria em decifrar os fracassos pavimenta o caminho do triunfo. E a culpa será deliciosamente sua.


Turismo

Por Juliana Justino

Las Vegas

diversão garantida para todos

U

m dos destinos norteamericanos mais famosos, Las Vegas recebe turistas do mundo todo que chegam à cidade em busca de diversão. E é bem isso ela oferece aos seus visitantes, pois é um enorme parque de diversões em forma de cidade. Las Vegas é a cidade mais populosa do estado de Nevada, no oeste dos Estados Unidos, e tem a maior taxa de crescimento de toda a América .: 104 :.

do Norte. A cidade fica no meio do deserto, então a meia-estação – de março a maio e de setembro a novembro - é sempre mais agradável para os visitantes, com temperaturas que dificilmente vão ultrapassar os 30ºC. Mas se você é desses que pretende passar os dias dentro das megaestruturas de entretenimento, que são climatizadas, Las Vegas está sempre pronta para te receber. Às vezes, a cidade nos dá a impressão de que estamos em um mundo

paralelo, onde a Estátua da Liberdade fica a uma quadra da Torre Eiffel, a duas quadras das gôndolas de Veneza e a três das pirâmides de Gizé. Com um vulcão no meio. É surreal. Mas não há dúvidas de que a sua principal atração são os cassinos. Milhares de turistas vão a Vegas todos os anos para tentar a sorte e, quem sabe, encher os bolsos de dinheiro. A Las Vegas Boulevard, mais conhecida como Strip, é o endereço certo para isso, pois abriga diversos dos cassinos


mais famosos do mundo, como o Bellagio, o Caesars Palace, Excalibur, Luxor, Mandala Bay... A lista é infinita. Na Las Vegas Strip também ficam os mais luxuosos e estratosféricos hotéis da cidade, que são uma atração à parte. É incrível ver as luzes e estruturas colossais dos hotéis e resorts que conhecemos por meio dos cartões postais tomarem forma na nossa frente. As fontes do Bellagio Hotel, por exemplo, são a maior atração da avenida. São 1200 fontes e mais de 4500 lâmpadas que se encarregam do espetáculo luminoso com efeitos audiovisuais que acontece a cada 15 minutos no lago artificial de 36 mil metros quadrados localizado na frente da fachada do hotel. A maior parte dos hotéis é ‘visitável’ e você não precisa estar hospedado neles para conhecer, tomar café da manhã

ou passar uma tarde na piscina. Quase todos têm cassinos e shoppings anexos, com opções de alimentação, teatros que recebem shows e casas noturnas bem frequentadas.

Os Diamantes são Eternos’, ‘Onze Homens e Um Segredo’ e ‘Se Beber, Não Case’. Por isso, não é difícil reconhecer as locações enquanto se passeia pelos arredores.

É possível passar uma semana em Las Vegas, se divertir a valer, fazer programas diferentes e nem passar perto de um caça-níqueis

Mesmo com os cassinos em lugar de destaque na paisagem, é possível passar uma semana em Las Vegas, se divertir a valer, fazer programas diferentes e nem passar perto de um caça-níqueis. As opções são inúmeras e vão de shows badaladíssimos – esse ano teve até um Rock In Rio em Las Vegas! – a restaurantes estrelados com iguarias que você só encontra por lá. Isso sem contar todas as opções de lugares para fazer compras.

A fama de Las Vegas fez com que ela fosse cenário de grandes produções do cinema, como ‘007 –

Um passeio imperdível para fazer durante o dia é a visita aos cânions. São mais de 400 quilômetros de desfiladeiros moldados pelo Rio Colorado ao longo de milhares de


anos. Eles ficam um pouco longe – a parte mais próxima de Las Vegas é o Grand Canyon West, que fica cerca de duas horas de distância -, mas são uma das sete maravilhas naturais do mundo, não dá para perder. É possível conhecer o Grand Canyon de carro, de ônibus e até de helicóptero. Calcule o tempo que quer gastar no passeio e escolha a melhor opção. A parte mais bonita é o Grand Canyon South, que fica a 450 quilômetros de Vegas. A viagem é longa – cerca de quatro horas de carro – mas vale a pena, tanto pelo destino como pelo trajeto. À noite, não perca a oportunidade de assistir a um dos espetáculos do Cirque du Soleil que estão sempre em cartaz na cidade. O mais recomendado é o ‘O’, que acontece

no Bellagio e se passa quase todo em uma piscina gigante que serve como palco. Atrações superfamosas, como o Blue Man Group e os shows de mágica do David Copperfield também têm apresentações fixas em Las Vegas. Todos os espetáculos são megaproduções que você nunca encontrará no Brasil, e por um preço bem justo. Para comer, os buffets quilométricos dos hotéis são uma ótima opção para quem quer variedade e um precinho camarada. Um dos pratos indispensáveis são as patas de caranguejo do Alaska. Mas não se iluda, é preciso enfrentar grandes filas e nenhum buffet vai ser tão gostoso quanto os restaurantes à la carte. Por isso, vale a pena procurar bons lugares para comer, já que

O Grand Canyon é uma das sete maravilhas naturais do mundo, não dá para perder muitos restaurantes reconhecidos internacionalmente têm filiais em Vegas, com preços melhores e reservas para o mesmo dia, se você estiver com um pouco de sorte. Uma das premissas é que “o que acontece em Vegas fica em Vegas”. Ou seja, lá a diversão é liberada e você pode se soltar, fazer o que der vontade e ser quem você quiser. É o que todos estão fazendo em Las Vegas, ninguém vai te julgar.


Giro Cultural .: Vinhos :.

Por Claudia Oliveira

Vinhos e cinema:

divinos! Santé! Muitos filmes têm o vinho como protagonista. Por isso, fiz uma lista para vocês apreciar na telinha: Sideways (2004): despedida de solteiro na qual dois amigos viajam pelos vinhedos e vinícolas da Califórnia. O filme foca diversas degustações e o fatídico momento de se abrir um Cheval Blanc, grande vinho de Bordeaux, e o beber num copo de papelão. Vale a pena assistir. Mondovino (2005): grandes e pequenos produtores, suas paixões, suas diferenças, suas crenças e seu modo de ver o vinho e a vinha. Aborda também influência de críticos e enólogos como .: 108 :.

Robert Parker e Michel Rolland sobre as vendas de vinho no mercado mundial. O Julgamento de Paris (2009): fatos reais de 1976 inspiraram uma produção impecável. O Novo Mundo entrou para a história do vinho mundial quando um vinho norte americano, degustado às cegas, ao lado de grandes Châteaux da França, foi eleito o melhor. Esse fato mudou a visão dos apreciadores e críticos mundiais, abrindo alternativas positivas para outras regiões, já destacadas mas não aclamadas, fora da Europa. Red Obsession (2013): narrado por Russel Crowe, fala sobre a obsessão

e a paixão pelos vinhos de Bordeaux, e o que ocorre no mercado asiático. “É um estudo do espírito e cultura dos homens, visto através da estética de Bordeaux, assim como a crise econômica européia e a incerteza global”, explicou Andrew Caillard, um dos produtores. O filme tem a participação de produtores e críticos de vinhos que vão desde Oz Clarke até Francis Ford Coppola. A Year in Burgundy (2013): retrata as fases dos vinhedos nas quatro estações do ano em Borgonha. A evolução das uvas Pinot Noir e Chardonnay. O receio, o medo, a expectativa e as alegrias dos produtores da região. Produtores como a grande Lalou Bize-Leroy, que, com seus oitenta anos, ainda está totalmente envolvida na produção. Lindo! A Year in Champagne (2014): mostra pequenos produtores independentes como Champagne Saint-Chamant, onde todas as garrafas contam, até grandes maisons como a Gosset e a Bollinger. O dia a dia nos vinhedos, todo o processo de produção do Champanhe e seu glamour. Deguste os filmes com um bom vinho e até a próxima taça!


Giro Cultural .: Gastronomia :.

Por Beth Teani

Panforte

Toscana

simples e saborosa

P

ão sem sal, azeite extravirgem, alecrim, sálvia, timo e louro. A culinária da Toscana se caracteriza pela simplicidade com diferenciado e apreciado sabor. Não podemos deixar de ressaltar a famosa “bistecca alla fiorentina”, preparada com altura de três centímetros, pouco cozida e temperada com azeite extravirgem, sal e pimenta. Fazem também parte desta culinária os produtos da fazenda, como galinhas, perus, gansos, galinha d’angola e pombos, além de coelhos e animais de caça, lebre e javali selvagem, faisão e porco-espinho. Não podemos esquecer do porco, que origina o tão renomado presunto Prosciutto toscano. .: 110 :.

As verduras complementam a gastronomia toscana, com presença farta e garantida nos pratos típicos. Entre os queijos, temos o delicioso pecorino. E se falarmos em doces, o diferenciado e apreciado sabor continua com cantucci, ricciarelli, castagnaccio alla pistoiese e lo zuccotto, famoso no mundo como o primeiro semi frio da história. É claro que os pratos devem sempre ser servidos com um bom vinho chianti clássico ou brunello de Montalcino. Para curtir um pouco da Toscana em casa, siga a tradicional receita do panforte, um doce feito com amêndoas, mel, frutas e especiarias, e saboreie acompanhado de Vinsanto, molhando finas fatias diretamente dentro da taça.

Papel arroz 100g de amêndoas sem pele, torradas e picadas 100g de avelãs sem pele, torradas e picadas 100g de cascas de laranja e limão cristalizadas 100g de figos secos picados Raspas de 1 limão ½ colher (chá) de canela em pó ½ colher (chá) de noz moscada moída na hora ¼ colher (chá) de cravo moído ¼ colher (chá) de pimenta da Jamaica 75g de farinha de arroz ou de trigo 30g de manteiga 140g de açúcar 4 colheres (sopa) de mel Açúcar de confeiteiro para polvilhar Prepare uma forma com 20 cm de diâmetro untando o fundo e as laterais. Corte no papel de arroz um círculo de 20 cm e coloque no fundo da forma. Pre aqueça o forno (180°C). Coloque as amêndoas, avelãs, cascas cristalizadas, figo seco, raspas de limão, canela, noz moscada, cravo, pimenta e farinha em uma tigela grande e misture bem. Coloque a manteiga, açúcar e mel em uma panela e leve ao fogo até derreter. Junte à mistura de nozes e misture até incorporar os ingredientes. Coloque a massa na forma preparada e alise a superfície. Asse por 30 minutos e retire do forno. Deixe esfriar na forma. Desenforme, deixando o papel de arroz na parte inferior do panforte. Polvilhe com açúcar de confeiteiro e sirva em fatias finas. Caso a massa fique muito mole acrescente mais amêndoas, cascas cristalizadas ou figo. Não deixe o tempo de forno ser ultrapassado, mesmo que aparentemente ainda esteja mole; ele endurece quando esfria.


Giro Cultural .: Viagem :.

Por Eduardo Virtuoso

fotos: @edu_virtuoso

verde e transparente que quase sempre está repleta de barcos.

Mallorca Espanha

M

allorca é uma ilha para todas as idades, bolsos e estilos. Ela é enorme e possui todo tipo de cenários e regiões. Mas é bom saber que sem um carro é praticamente impossível desbravá-la. O coração de Mallorca fica em Palma. A catedral é o marco principal da cidade e ao redor dela ficam as lojas e os hotéis. Longe dali, é possível encontrar muitos lugares interessantes, que listarei abaixo. Pela ilha, também há muitas opções que não valem a pena. Não perca seu tempo! Visite os lugares certeiros. .: 112 :.

Calo des Moro Sem dúvidas é uma das praias mais bonitas da Europa. Ela é escondida e existe uma pequena trilha para chegar até lá. A vista de cima é impressionante e inesquecível: uma pequena faixa de areia cercada por morros, que abrigam uma baía de água cristalina. Cala Varques Para chegar a esta praia, é preciso enfrentar uma rua estreita e uma trilha cansativa. Mas o visual e a possibilidade de caminhar sobre as pedras compensam o esforço. De cima das pedras, admira-se a água

Cap Formentor Uma estrada longa e cheia de curvas te leva ao melhor lugar da ilha para assistir ao pôr do sol, que cai exatamente na sua frente, em cima do mar. Durante o caminho, a vontade de parar e assistir o espetáculo de qualquer lugar é grande, mas segura a ansiedade, seja persistente e espere a salva de palmas embaixo do farol, o lugar perfeito. Santanyi É uma pequena vila, ideal para almoçar e passar uma tarde agradável. Por lá, escolha o simpático restaurante Sa Botiga. Ali perto você encontra uma das maiores atrações de Mallorca: Cuevas del Drach. São grutas que escondem um grande lago e que configuram um ótimo passeio para fazer com a família. Outros lugares também são bem procurados, como Villa Deia, Valdemossa, Sant Elm e as praias Es Trenc, San Vicente e Mondragó. Para quem busca bons restaurantes a dica é visitar Puerto Portals, uma marina que abriga diversos barcos e opções gastronômicas. Para baladas e bares turísticos, dê uma caminhada pelo Paseo Marítimo.


Giro Cultural .: Aqui em Santos tem :.

Por Daniella Muniz

A

fotos: @aquiemsantostem

franquia gaúcha Croasonho é um sucesso, com lojas espalhadas pelo Brasil inteiro. Antônio Castro trouxe a empresa para Santos e inaugurou a Croasonho em uma movimentada esquina do Gonzaga, com um deck ao ar livre e um ambiente aconchegante. No cardápio variado, a especialidade é o croasonho, que pode ser pedido em diferentes versões nos tamanhos P, M e G. As opções vão desde as mais simples, sem recheio nem cobertura, até as cobertas por chocolate Nestlé derretido, M&M’s coloridos ou Negresco. Também há opções salgadas, como frango com queijo cremoso e o requisitado filé com cinco queijos. Caso você visite a casa na hora do almoço, prove uma das opções do dia, entre pratos e saladas. A novidade é que comprando uma caixinha de mini croasonhos você ainda pode levar para casa um dos personagens da Looney Tunes - ou todos! Todo o cardápio pode ser pedido também pelo delivery! Croasonho. Rua Galeão Carvalhal, 15, Santos/SP. Telefone: 3345-2919.

E

m abril de 2014 Santos ganhou uma franquia da Depyl Action, comandada pelas sócias Ramila e Nívya. Especializada em depilação masculina e feminina e com mais de 30 anos de experiência, a empresa desenvolveu uma técnica de depilação suave e exclusiva.

fotos: @aquiemsantostem

A cera morna de própolis tem ingredientes 100 % naturais com propriedades anestésicas e cicatrizantes, e o efeito hidratante do mel deixa a sua pele macia e ainda mais bonita. O diferencial da Depyl Action é a depilação sem hora marcada, super prática para a correria do dia a dia. As cabines de depilação são individuais e climatizadas. Depyl Action. Avenida Conselheiro Nébias, 745, Santos/SP. Telefone: 3877-0070.

.: 114 :.


Praiamar Fashion Day 2015 A edição 2015 do Praiamar Fashion Day contou com o Encontro de Blogueiros, em parceria com a Studiobox, oficina de maquiagem com Fernando Torquatto e o já tradicional desfile de moda com as tendências para a Primavera/Verão 2016.

Luh Sicchierolli, Fabi Santina e Adriana Alfaro

Érica Monteiro, Eliane Cotovio Sammarco e Carol Mendes

Marcos Baldassari e Fernanda Rolim


Lançamento Studiobox #42 A festa de lançamento da Studiobox #42 acontecendo junto com o aniversário de João Bernardo Simões, que foi capa da edição, no Museu Pelé.

Maria Vitória Simões e JB

Gabi Montoro

Dr. Ewaldo Bolivar de Souza Pinto e Dr. Raimundo Macedo


O 1º aninho de Catarina Mendes Catarina Mendes comemorou o seu primeiro aninho em clima circense, com a presença dos palhaços Patati e Patatá. Mágicos, palhaços e muita diversão embalaram a festa!

Carina e Catarina Mendes

Adriane Galisteu e Vittorio Iodice

Celeste, Catarina, Armenio, Carina, Nicole e Victoria Mendes

Av. Floriano Peixoto, 314 Pompéia - Santos


Mauro Sammarco completa 40 anos Mauro Sammarco comemorou os seus 40 anos ao lado de muitos amigos e da família. O badalado aniversário aconteceu na Casa da Frontaria Azulejada e contou com a presença da banda Sambô.

Família Sammarco

Fabiana e Gustavo Gotfryd

Leo Cunico e Camila Fagundes


Imóvel é moeda forte. Mais forte ainda quando é do Grupo Mendes.

Maior grupo do Litoral Paulista. Shoppings, hotéis, centros de convenções, rádio, cinema, empreendimentos residenciais e corporativos fazem do Grupo Mendes o maior do Litoral.

Tradição em inovar. São mais de 40 anos de história, empreendimentos pioneiros que geram desenvolvimento e entretenimento para toda a Baixada Santista.

É a moeda forte da experiência.

É a moeda forte da segurança

Creci J 8104

Paixão em fazer bem feito.

Respeito pelo seu tempo.

O Grupo Mendes faz para encantar. Todos os empreendimentos utilizam o que há de melhor no mercado, do piso do estacionamento ao interruptor.

Todos os empreendimentos, sem exceção, foram entregues no prazo e a maioria antes dele. Compromisso de quem entende seus sonhos, pois tempo é dinheiro.

É a moeda forte da valorização.

É a moeda forte da satisfação.


EGO

Invista nestas moedas fortes do Grupo Mendes, prontas para morar:

Ville de France

RESIDENCE

2 ou 3 SUÍTES 135 a 165 m² privativos

PONTA DA PRAIA SANTOS

Rua Guaiaó, 55 - Santos / SP. Ao lado do Praiamar Shopping

Tel.: 13.3261.6959

R

E

S

I

D

E

N

C

I

agna

A

L

R e s id e nc e

2, 3 ou 4 SUÍTES

128 a 344 m² privativos

APARECIDA SANTOS

Realização:

Central de Vendas:

tella

3 SUÍTES ou 3 DORMS. (1 suíte) 125 e 167 m² privativos

4 SUÍTES 416 a 960 m² área total

GONZAGA SANTOS

PONTA DA PRAIA SANTOS

Incorporação, Construção e Vendas:

ACESSE

CORRETOR

OnLINE

www.construtoramiramar.com.br das 9 às 21h

IMÓVEIS COM A CREDIBILIDADE DO MAIOR GRUPO DA REGIÃO - HOTÉIS • RÁDIO • CENTRO DE CONVENÇÕES • CINEMA • SHOPPINGS

VISITE NOSSO NOVO SITE www.construtoramiramar.com.br e conheça as novidades da Construtora Miramar


Studiobox #43  
Studiobox #43  

O tema desta edição é Família, e escolhemos a família Colombo Barboza para retratar a união e mostrar que é possível unir os laços familiare...

Advertisement