ComunicaFEC - Edição 83

Page 5

COMUNICA FEC COMUNICAFEC Rua Miguel de Frias, 123, parte – Icaraísomosfec.org.br #SOMOSFEC SETEMBRO/22 | EDIÇÃO 83
ÍNDICE Nota da Redação ................................................................................................ 3 FEC Entrevista ...................................................................................................... 4 Coluna do Fabs .................................................................................................... 5 Cultura FEC .............................................................................................................. 8 Reencontro FEC.................................................................................................... 6 Alô, Comunica ....................................................................................................... 9 2

OLÁ, EQUIPE!

Iniciamos mais uma estação das flores. Com a chegada da primavera, voltamos a ter dias mais longos e também mais bonitos, já que contamos com o colorido da natureza.

Muitas vezes, nos podamos para que possamos renascer de forma diferente, encontrar caminhos novos, descobrir algo diferente em nós mesmos.

Que a estação mais colorida do ano traga com ela um novo florescer, ainda mais vivo e resiliente para cada um e cada uma de nós.

Boa leitura!

Abraços virtuais, Manuela Teteo e Viviane Maia

NOTA DA REDAÇÃO
3

FEC ENTREVISTA

Nome: Camila.

Setor: GSUP.

O que toca na sua playlist?

R: De tudo um pouco.

Um filme/documentário/série preferido:

R: Harry Potter, À Procura da Felicidade e Marley e Eu. Sabemos que o mundo mudou bastante. Se você acordasse e descobrisse que está em 1990, do que sentiria mais falta?

R:: Da praticidade da comunicação pelo celular. Que lugar no mundo gostaria de conhecer?

R: Maldivas.

Algum talento oculto?

R: Talento esportivo.

Qual profissão você não levaria o menor jeito para exercer e por quê?

R: Médica, porque acho que não teria emocional para lidar com o falecimento de pacientes.

Frase preferida:

R: Não diria que é a preferida, mas é a que falo com mais frequência para meus amigos: "deixa para descansar quando partir. Vamos aproveitar a vida."

4

COM AS REDES 5G?

A tecnologia de conexão 5G é o próximo passo evolutivo para a banda larga sem fio. O foco principal dessa tecnologia é elevar, e muito, as potencialidades da rede atual, conhecida como 4G e 4G +, alçando a banda larga móvel a altíssimos padrões de velocidade de conexão e de usuários simultâneos.

Resumindo, as conexões baseadas com a tecnologia 5G prometem aos seus futuros usuários uma cobertura mais eficiente, maiores transferências de dados, além de um número significativo de maior quantidade de conexões simultâneas.

Logo, será possível com a conexão via tecnologia 5G:

↳ Reduzir o tempo de latência, que, por sua vez, possibilitará a comunicação entre veículos autônomos e permitirá o desenvolvimento de sistemas de segurança que evitem acidentes automobilísticos;

↳ Diminuir os custos futuros a partir da redução do consumo de energia, o que a torna mais ecológica; e

↳ Possibilitar a realização de cirurgias remotas por meio de robôs.

Futuramente, espera-se que, à medida que o custo de fabricação diminua, outros dispositivos, como eletrodomésticos e wearables (pulseiras e relógios inteligentes, por exemplo), possam se conectar à rede.

A tendência é que o 5G substitua, em um futuro próximo, até mesmo as redes residenciais de Wi-Fi.

Até a próxima coluna do Fabs :)

Olá!

5 COLUNA DO FABS: O QUE SERÁ POSSÍVEL

REENCONTRO FEC

Fabricio Rodrigues ATI

Começo o meu depoimento com a seguinte frase do meu caro professor de informática e vida, Renato Machado:

– “Back to business, meu caro Fabs!” (De volta ao trabalho!)

Com a volta do novo normal, vou confessar, fiquei muito curioso em saber como foi a experiência que cada um vivenciou ao longo da pandemia, pois, convenhamos, foram mais de dois anos sem contato e fazendo suporte de forma remota (muitas das vezes via chat). Eu sentia falta daquele calor humano, do café das 15h da Andrea e da troca de experiências na hora do almoço com os outros colaboradores.

Tivemos que nos adaptar a tantos novos normais, como por exemplo:

– Mudanças e criação de processos internos e externos;

– Economia na impressão de papel;

– Nascimento do sistema de chamados;

– Assinatura no formato eletrônico; e

– Os mais diversos novos processos.

Dito isso, quando ouvi que a FEC entraria em processo de reforma para preparar um ambiente para nós colaboradores, eu logo pensei “Huhuhu! Vamos voltar! \0/”. Mas, internamente, me questionei “Será que vamos voltar a fazer todos os processos e procedimentos como antigamente? Como será esse novo normal, meu Deus?”.

6

REENCONTRO FEC

Mesmo com essas incertezas pairando à época, sou muito grato à Liderança FEC por ter pensado até nos pequenos detalhes para que a nossa volta fosse a mais confortável possível. Hoje, sinto que estou vivenciando uma nova fase da FEC, pois percebo que ela está mais humanizada, ou seja, a Fundação não está preocupada apenas com o números, como acontece infelizmente com outras organizações, e sim, preocupada principalmente com o nosso bem-estar e saúde mental.

Hoje, percebo que somos ainda mais empáticos, somos ainda mais humanos, somos vacinados e o meu famoso Somos Todos FEC. Back Business!

10 107
to
#Sobrevivemos #SomosFEC # SomosHumanos

CULTURA FEC - SETEMBRO VERDE

Você sabia que setembro é considerado o Mês da Luta pela Inclusão de Pessoas com Deficiência? O Setembro Verde, como é nomeado, é comemorado desde 1982 e tem como intenção debater a acessibilidade e os direitos da minoria. Em um cenário onde sete em cada dez pessoas com deficiência estão fora do mercado de trabalho, é crucial que discutamos como o capacitismo - isto é, o preconceito e a descriminação contra o grupo - pode ser minimizado. Por isso, nessa edição, separamos algumas dicas de como não ser capacitista no seu dia a dia. Vem com a gente!

↳ Exclua termos como "retardado" e "demente" do seu vocabulário Brincadeiras ou insultos como esses aumentam a percepção de que pessoas com deficiência intelectual são inferiores ou incapazes. O melhor a fazer, nesse caso, é evitar o seu uso.

↳ Não infantilize ou desumanize pessoas com deficiência: Adultos com deficiência são indivíduos comuns, que cometem erros e acertos. Tratar PCDs como ingênuos, coitados ou guerreiros tira suas vozes e os coloca em uma caixa.

↳ Não preste ajuda em tarefas sem autorização expressa Presumir que pessoas com deficiência não podem viver sem auxílio em atividades básicas também as diminui. PCDs podem ser tão independentes e ágeis quanto pessoas sem deficiência.

↳ Não pergunte às pessoas sabidamente com deficiência o que há de diferente com elas É comum que pessoas com deficiências invisíveis sejam questionadas sobre suas condições ou invisibilizadas em espaços destinados a PCDs. Gestos como esses são tidos como invasivos e inadequados. Respeite o espaço e a privacidade de todos!

E não esqueça: a luta por inclusão é uma luta de todos. Vamos juntos e juntas!

8

ALÔ, COMUNICA

Gostaria de sugerir uma pauta, uma nova coluna ou fazer uma crítica? Envie para: comunicacao.fec@somosfec.org.br.

Dúvidas sobre RH? Encaminhe para o e-mail oficial do setor: recursos.humanos@somosfec.org.br. .

Caixinha de sugestão. Deixe sua sugestão, crítica ou elogio à FEC de forma anônima: https://bit.ly/CaixadeSugestaoFEC.

LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/fec-fundacao.

Instagram: https://www.instagram.com/somos.fec/.

9
#SOMOSFEC COMUNICAFEC

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
ComunicaFEC - Edição 83 by Comunicação Interna - FEC - Issuu