


O seu Comunica de setembro está recheado de informação: no mês amarelo, nos propomos a refletir o estigma do suicídio na coluna Cultura FEC e demos segmento à sequência de textos “Inteligência Emocional no Trabalho”, parte integrante da Série Diálogos, igualmente importantíssima para pensarmos saúde mental.
E tem novidade boa também chegando por aqui: agora, a sede da Fundação conta com Ecopontos para a coleta seletiva do lixo produzido por nosso Time. Ah, lembra da arte que confeccionamos juntos(as) durante a Reunião de Alinhamento deste ano? Nas próximas páginas, você confere onde encontrá-la e admirar o fruto dessa dedicação coletiva.
Em caso de de dúvidas, sugestões ou críticas ao nosso jornal, não deixe de procurar pela ASCOM. Estamos à disposição! =)
Nome: Michelle.
Setor: GAPRO.
O que toca na sua playlist?
R: Sou eclética: aprecio MPB, pop, pagode e funk melody.
Sabemos que o mundo mudou bastante. Se você acordasse e descobrisse que está em 1990, do que sentiria mais falta?
R: Sentiria falta da Internet e de todas as suas facilidades (rsrsrs).
Qual profissão você não levaria o menor jeito para exercer?
R: Médica legista, porque não consigo imaginar uma autópsia.
Um filme, documentário ou série preferido: A Série "Rainha Charlotte".
Algum talento oculto?
Que lugar no mundo gostaria de conhecer? Gostaria de conhecer Paris.
R: Descobri o meu talento na confeitaria. Amo fazer bolos e doces personalizados.
Frase preferida:
R: “Um vencedor é um sonhador que nunca desiste.”
(Nelson Mandela)
Na última edição, falamos sobre o que são as emoções e como reconhecê-las, acolhê-las e decidir conscientemente o que fazer com elas.
Mas, afinal…
O que é a inteligência emocional?
Um dos principais autores que fala sobre a Inteligência Emocional é o psicólogo Daniel Goleman, em seu livro de mesmo nome. E é nele que me baseio para passar as informações. Segundo ele:
“A inteligência emocional é a capacidade de motivar a si mesmo e persistir, a despeito das frustrações, de controlar os impulsos e adiar a recompensa, de regular o seu próprio estado psicológico e impedir que o desânimo subjugue a faculdade de pensar, de sentir empatia e de ter esperança.”
– Daniel GolemanEssas habilidades envolvem:
↳ Autoconsciência e autoconhecimento emocional;
↳ Regulação das emoções;
↳ Automotivação, persistência e autoeficácia;
↳ Empatia e habilidades sociais.
Vamos mergulhar um pouco mais em cada item da relação acima.
Autoconsciência e autoconhecimento emocional
Ter consciência de que emoções você está sentindo, que comportamentos e pensamentos elas desencadeiam em você, conhecer quais situações lhe despertam tais emoções e quais são os seus limites.
É a aptidão fundamental da inteligência emocional para saber o que estamos sentindo, enquanto as emoções se resolvem dentro de nós.
“Se você consegue colocar em palavras o que está sentindo, o sentimento fica sob seu controle.” – Henry Roth
Regulação das emoções
Após reconhecer quais emoções sente e quais situações as despertaram, é possível pensar em quais formas são mais adequadas para reagir no momento ou de que formas é possível se acalmar ou se motivar após um acontecimento.
“Qualquer um pode zangar-se – isso é fácil. Mas zangar-se com a pessoa certa, na medida certa, na hora certa, pelo motivo certo e da maneira certa – não é fácil.” – Arístóteles, Ética a Nicômaco
Continuamos na próxima edição!
NOME: Yasmin Maudonet
SETOR: Inovação
CARGO: Assistente de Inovação
TEMPO DE FEC: 1 ano e 1 mês
E aí, galera!
Eu sou Yasmin Maudonet, mas, depois de contar sobre meu percurso na FEC, já me considero íntima de você que está lendo, então me chame de Yas a partir de hoje (hehe). Que delícia poder compartilhar minha vivência na FEC nesta coluna, na data em que me tornei Assistente de Inovação. Vamos por partes, vou rebobinar a minha história para saberem como cheguei até aqui.
Uma das coisas mais bonitas que estruturei em mim, trabalhando aqui na FEC, foi o meu relacionamento com a confiança e a determinação. Entrei em agosto de 2021, no auge da pandemia, como estagiária do setor NUCEV. Eu fazia um
pouquinho de tudo e dava suporte a toda equipe, o que considero muito incrível porque conheci todo o fluxo de trabalho do time. O mundo estava tomado por inseguranças e incertezas, mas sempre confiei que logo mais iria pintar uma oportunidade para que fosse efetivada. E não deu outra!
Em fevereiro de 2022, fui efetivada e passei a atuar na prestação de contas final dos projetos, informando sobre a execução financeira dos recursos investidos nos projetos de cursos e eventos. E, talvez, tenha sido a minha primeira oportunidade de tirar metas ambiciosas do papel. Em agosto de 2022, me tornei Consultora de Projetos do NUCEV, onde atuei gerenciando financeiramente e administrativamente os projetos ao longo de sua vigência.
Por fim, em fevereiro deste ano, recebi uma proposta para atuar na área de Inovação, tendo como função estruturar iniciativas que visam reforçar a gestão e cultura inovadora na Fundação, estimulando as equipes a serem disruptivas, apontando caminhos para que essa transformação ocorra em diferentes áreas e facilitando os processos, além de explorar tendências tecnológicas e de mercado.
Eu sou muito grata pela minha trajetória não linear na FEC, porque foi exatamente isso que me fez descobrir a minha vocação multidisciplinar e trabalhar com profissionais excelentes. Obrigada a cada um que faz parte desse caminho e contem comigo sempre! =)
Instituto de Computação
Nome do projeto: Sistema de micro-serviços para treinamento de modelos baseados em redes neurais para interpretação, extração de informação e reconstrução 3D de cenas (as soluções devem ser do tipo severless e desenvolvidas sob os paradigmas de aprendizado ativo e AutoML)
Qual o impacto social gerado pelo projeto?
Este projeto visa utilizar métodos de Inteligência Artificial para, primeiramente, reconstruir cenas em 3D a partir de imagens 360º (imagens panorâmicas). Esta reconstrução permite que, com um conjunto de imagens ou vídeos, seja possível, em seguida, caminhar livremente por todo o local onde as mesmas foram capturadas.
Embora estejamos trabalhando na reconstrução de cenários de plataformas de petróleo, a técnica pode ser usada em qualquer outro contexto, permitindo que usuários possam andar em praticamente qualquer local, de onde tenham sido tiradas as imagens 360º. É possivel, portanto, criar diferentes aplicações educativas ou de entretenimento, possibilitando uma alta imersão do observador.
Uma vez reconstruída a cena 3D neste projeto, também estamos calculando tamanho de áreas de corrosão em algumas peças das plataformas, sem a necessidade de intervenção humana. Isto permite que a análise de corrosão seja muito mais barata e simplificada em ambientes embarcados. Este mesmo processo pode vir a ser usado para outras finalidades e em outros tipos de objetos.
De que forma a FEC contribui para a execução deste projeto? A FEC tem contribuído enormemente para este projeto. Primeiramente, em toda a gestão financeira, que, por si só, é bastante complexa, já que envolve a contratação de pessoas altamente especializadas. Além disso, a FEC tem sido de suma importância para a aquisição dos equipamentos necessários para o desenvolvimento do projeto.
Estamos muito satisfeitos com a celeridade!
O Setembro Amarelo chegou! Sob o mote “Se precisar, peça ajuda”, em 2023, a campanha instituída pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABF) e pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) busca alertar indivíduos em risco e pessoas próximas a recorrerem aos profissionais adequados em caso de necessidade.
Considerado um problema de saúde pública em todo o mundo, atualmente, o suicídio mata, anualmente, números superiores a outras condições, como o HIV, a malária ou o câncer de mama. Atingindo as mais diferentes culturas, camadas e nichos sociais, essa epidemia silenciosa tira cerca de 38 vidas diariamente apenas no Brasil.
Mas afinal, é possível mesmo identificar os sinais que precedem uma tentativa? Especialistas indicam que sim. Comportamentos como pessimismo constante, irritabilidade e excesso de culpa ou vergonha são alguns dos indícios deixados por pacientes em sofrimento. A repetição, nos diálogos, de temas como a solidão ou o desejo de não existir, evoluções bruscas em fortes quadros depressivos, isolamento ou mudanças drásticas na rotina
são outros fatores que também demandam cautela.
Encarado como tabu, o suicídio acomete em maior parcela aqueles com transtorno de humor ou personalidade, mas é comum que pessoas sem qualquer histórico psiquiátrico flertem com a ideia após traumas intensos, como abusos, lutos ou a descoberta de questões de saúde. Por isso, empatia e um olhar atento e generoso sobre o outro são fundamentais.
Se você tem percebido a si ou a quem ama desesperançoso(a), procure o suporte qualificado de psicólogos e psiquiatras. Você não está sozinho(a)!
Estamos este mês iniciando as atividades de coleta seletiva e educação ambiental na FEC, e eu, pessoalmente, me orgulho muito de poder fazer parte deste movimento. Como engenheiro ambiental formado pela UFF, é um prazer enorme poder retornar para a Universidade e as entidades ligadas a ela um pouco do que absorvi em minha formação.
A Ciclo Urbano surgiu há quase 5 anos através de uma dor pessoal, ao tentar por conta própria dar a destinação correta para os meus materiais recicláveis. Desde lá, expandimos para quase 20 estabelecimentos, entre condomínios residenciais e instituições privadas nas cidades de Niterói e do Rio de Janeiro, atingindo a marca de mais de 160 toneladas de materiais encaminhados corretamente de volta para a indústria.
O trabalho que está sendo desenvolvido para a FEC tem por trás uma forte metodologia desenvolvida pela empresa, além do intuito de realizar algo muito maior do que simplesmente a gestão correta dos materiais recicláveis gerados no local. Temos por objetivos destacar os compromissos da Fundação em relação à sua agenda ESG como ambição torná-la referência na cidade no que diz respeito a boas práticas nas esferas sociais e ambientais.
Será criado um Ecoponto no andar térreo onde os colaboradores em trabalho presencial e os visitantes poderão encaminhar para a
reciclagem os materiais oriundos também de suas residências.
O capricho na estética e no acabamento dos coletores e das sinalizações implantadas fazem parte do nosso DNA, de forma a agregar valor ao espaço e estimular o engajamento de quem passa.
Em pleno funcionamento, o projeto proporcionará a gestão correta dos seguintes materiais: papéis; plásticos; metais; vidros; eletrônicos; óleo de cozinha; e orgânicos.
Além da competência técnica e do comprometimento ético, a Ciclo desenvolve sempre laços muito fortes e próximos por onde atua. Contamos com a participação de todos para que possamos atingir resultados incríveis!
Reciclando valores, hábitos e resíduos.
Pedro Mottola Cordeiro Fundador da Ciclo UrbanoO resultado da dinâmica de grupo promovida durante nossa última Reunião de Alinhamento, realizada em abril de 2023, já está disponível na sede! O mosaico que ilustra um astronauta, pintado por todos(as) os(as) colaboradores(as) presentes na data, pode ser conferido por quem chega à sede no pavimento que divide as escadas.
Essa arte, construída a muitas mãos, é uma lembrança permanente do poder de união, dedicação plena e inovação de nosso Time que, lado a lado, trabalhou valores como a interdependência e o pensamento estratégico em prol de um bem comum.
01 – Livia (GAPRO)
05 – Breno (NUCEV)
10 – Giselle (NUCEV)
12 – Manoel Jorge (DIREÇÃO)
13 – Judie (AJU)
14 – Daniela (SUP)
17 – Jhonata (GSUP)
24 – Bruno Belizario (ATII)
27 – Leticia Maia (GAPRO)
Retorno de pessoal: Informamos que Brenner Ribeiro, ex-prestador de serviços do Núcleo de Conhecimento (NUCON), e Giovanna Leite, ex-aprendiz do mesmo setor, estão de volta à Fundação desde o dia 15/08, agora como prestadores de serviços do NUCON. Damos as boas-vindas novamente à Brenner e Giovanna e desejamos boa sorte nessa nova etapa!
Movimentação de pessoal: Comunicamos que Yasmin Maudonet, integra a partir de hoje, 01/09, o Time de Inovação da FEC. Desejamos sucesso ao longo da nova fase!
Gostaria de sugerir uma pauta, uma nova coluna ou fazer uma crítica?
Envie para: comunicacao.fec@somosfec.org.br.
Dúvidas sobre RH? Encaminhe para o e-mail oficial do setor: recursos.humanos@somosfec.org.br.
Caixinha de sugestão! Deixe sua sugestão, crítica ou elogio à FEC de forma anônima: https://bit.ly/CaixadeSugestaoFEC.
LinkedIn: /company/fec-fundacao.
Instagram: @somos.fec.