SOMANDO MAIS NOTÍCIAS
INFORMAÇÃO, COMPROMISSO E SOLIDARIEDADE
CUIDAM E MERECEM
ELAS
SER CUIDADAS
MARÇO 2023 EDIÇÃO 09
EXPEDIENTE
Equipe de Comunicação Bem da Madrugada - Março de 2023
REDATORES
Beatriz Amorim, Debora Sousa, Guilherme Soares e Kelvyn
Henrique
PROJETO GRÁFICO
Raphaela Giglio
2 MARÇO 2023 SOMANDO MAIS NOTÍCIAS
FAZENDO
ÍN DI CE BDM CUIABÁ
DIFERENTE 4
3 MARÇO 2023 SOMANDO MAIS NOTÍCIAS SOS LITORAL E AS CHUVAS NO LITORAL NORTE 12 ALINHANDO OS PROJETOS PARA A MÁQUINA DO BEM FUNCIONAR 14 16 18 A CADA FLASH UMA NOVA HISTÓRIA 6 DISFUNÇÃO COGNITIVA CANINA 10 ELAS CUIDAM E MERECEM SER CUIDADAS
MAIS SAÚDE
SOMANDO
Ação da BdM Cuiabá para os moradores das regiões ribeirinhas sendo entregue através de barco
BDM CUIABÁ FAZENDO DIFERENTE
Por: Guilherme Soares
Embaixada do Mato Grosso altera a maneira de colaborar, tentando atingir o máximo de pessoas na região
Ajudar as pessoas em situação de rua é uma das missões do Bem da Madrugada, na capital paulista e em todas as suas embaixadas ao redor do Brasil e do mundo. Na embaixada de Cuiabá, MT, essa missão ganhou uma atualização, tendo em vista ajudar o máximo de pessoas possíveis na sua região, independentemente da situação.
Criada em novembro de 2019, a embaixada mato-grossense pouco conseguiu fazer antes do surto de Covid-19, fazendo com que acontecesse um grande hiato (pausa) entre as suas ações. Ao retornar com as ações, a equipe da BdM percebeu que havia outros grupos para ajuda humanitária, principalmente os religiosos, de paróquias da região, que auxiliavam os moradores, havendo um certo conflito na agenda dos grupos. “Nossa população em situação de rua é muito pequena e temos muitos grupos de igrejas que atendem eles. Então começou a conflitar as ações e acabar sobrando itens e sem ter pra quem doar. Foi aí que começamos a traçar um caminho mais amplo, além da população em situação de rua”, conta Ícaro, presidente da embaixada de Cuiabá.
Pensando nisso, o BdM começou a buscar outras maneiras de ajudar, sendo elas: casas de apoio, orfanatos, abrigos e regiões mais afastadas da capital como as populações ribeirinhas e indígenas, na famosa região do Pantanal, riquíssima de natureza, mas carente de ajuda. “Só no Pantanal temos mais de 100 comunidades espalhadas no meio do mato”, detalha Ícaro.
O acesso não é fácil, mas quando é para fazer o bem, nada mais é empecilho. A embaixada conta com cerca de 50 voluntários ativos, que buscam colaborar de todas as maneiras possíveis. Indo de carro, barco ou a pé, não importa como, o importante é ajudar. “Quando o assunto é ajudar, nossa comunidade é bem unida!”
Mesmo com pouco tempo de existência e tendo uma fase difícil nesse período, Ícaro já projeta os próximos passos da ONG, como trazes outros projetos da Somando Mais Ações para a região, e inclusive expandir suas ações para o interior do Cuiabá. “O agronegócio trás muito dinheiro para a nossa região, mas ao mesmo tempo nos traz muita pobreza. Queremos expandir principalmente para o interior por isso. Mas vamos primeiro inserir outros projetos da Somando. Tentamos o Veterinários nas Ruas, porém não deu certo, quem sabe em um outro momento”.
A embaixada do Bem da Madrugada de Cuiabá, nesses 3 anos, possui cerca de 13 ações realizadas e você pode acompanhar um pouco mais sobre eles através de suas redes sociais clicando aqui.
MARÇO 2023 SOMANDO MAIS NOTÍCIAS
Por: Beatriz Amorim
A CADA FLASH UMA NOVA HISTÓRIA
Movidos pelo desejo de eternizar e propagar o bem através da arte da fotografia, os Fotógrafos do Bem estão nas ruas a cada ação dos projetos da Somando, com suas lentes prontas e atentas para registrar cenas de muito amor, carinho e solidariedade.
O projeto iniciou seus trabalhos entre os anos de 2000 e 2001 e, de lá para cá, muitas cenas inesquecíveis foram registradas e postadas nas redes sociais. Os Fotógrafos são uma corrente do bem que não para de crescer e deseja expandir cada vez mais suas lentes.
“A cada ação, em média, quatro fotógrafos podem se inscrever através do link disponibilizado no perfil oficial do projeto no Instagram. O @fotografosdobem” , como nos explica Lucas dos Santos Pires, Coordenador dos Fotógrafos do Bem e do projeto Luz, Câmera, Rua.
Há espaço para todos, profissionais ou não. O único critério é estar disponível para fazer o bem através das câmeras.
As mulheres também estão presentes nesta rede de amor. Mayara Lokoi, orgulhosamente fotógrafa do bem há dois anos, nos conta um pouco de sua experiência.
“Serfotógrafadobemédarereceberumabraçosilenciosoeumsorrisosincero.É eternizaratrocadecarinhomaisgenuína,maispura” , conta.
7 MARÇO 2023 SOMANDO MAIS NOTÍCIAS
MARÇO 2023 SOMANDO MAIS NOTÍCIAS
Este abraço não se limita a quem recebe, mas também a quem dá, como a fotógrafa nos relata, relembrando uma ação marcante em sua trajetória do bem. “AaçãodoDiadoBemnocircodoPatati&Patatáfoiinesquecível! O brilho no olhar e o sorriso das crianças na chegada com a fumaça e o corredor de voluntários batendo palmas, na hora que elas ganharam a pipoca, o olhar hipnotizante para o espetáculo e as gargalhadas foi mágico.Depois,comasbrincadeirasdesabão,ascomidinhaseadança foipurafarra!Aenergiadodiaestavaelevadíssima,osvoluntáriosderam umshowdeatenção,carinhoeanimação.Foirealmenteemocionantedo inícioaofimdodia” , relembra Mayara.
Os Homens são maioria entre os fotógrafos do projeto, mas o número de mulheres não para de crescer. “Me sinto privilegiada, mesmo tendo só líderes homens, todos sempre me incentivaram, apoiaram minha participação nos projetos e valorizaram minhas entregas, tanto das fotografias, como na entrega pessoal.
Fico muito feliz em encontrar outras mulheres fotógrafas nos projetos, estamos crescendo a quantidade a cada ano. É lindo fazer parte de um grupo que tem portas abertas para todas as mulheres com tanto carinho. E torço muito para que esse número continue a crescer” diz Mayara.
Bora fazer parte do time? Dá uma passadinha no perfil oficial dos Fotógrafos do Bem , fique ligadinho no período de inscrições e vem somar com a gente.
9 MARÇO 2023 SOMANDO MAIS NOTÍCIAS
DISFUNÇÃO COGNITIVA CANINA
Alzheimer canino, que pode comprometer a vida do cachorro, é pouco conhecido entre os pais de pets
Por: Guilherme Soares
10 SOMANDO MAIS NOTÍCIAS
MARÇO 2023
A disfunção cognitiva canina ou apenas DCC é uma doença que atinge o sistema nervoso central dos cães, principalmente nos mais idosos. Faz com que muito do aprendizado de toda a vida do animal se comprometa, deixando eles mais rabugentos ou atrapalhados. Muitas das vezes é passado despercebido pelos tutores, pois justamente seus sintomas serem associados a idade avançada do animal.
Muito da sua doença ainda é pouco conhecido pela medicina veterinária. O fato de não haver cura e sua semelhança com a doença que atingem os seres humanos, o apelidaram de Alzheimer canino
Entretanto, é possível perceber sintomas que podem antecipar o diagnóstico da doença, que há cura, podendo retardá-la, fazendo com que seu cãozinho tenha uma vida mais tranquila.
Alguns dos sintomas que, por muitas vezes, acabam passando despercebidos pelos donos são;
• Alteração na rotina de sono: Quando o cão passa a dormir fora do horário que estava habituado, ou dormir menos em seu horário comum;
• Necessidades fisiológicas: Fazer xixi ou cocô fora do local que o pet aprendeu ou marcou território durante sua vida. Muitas das vezes é confundido como birra deles, mas é um dos sintomas mais comuns;
• Desorientação: Todo animal conhece bem cada canto de seu lar. Portanto, não é comum vê-los perdidos pela casa, não é mesmo?
• Mudança de comportamento: Ao perceber que o animal está mais irritado, agressivo ou ignorar seus tutores, estes sintomas podem ser confundidos com depressão, como o próprio DCC.
Portanto, é imprescindível conhecer e compreender melhor o seu bichinho, para que as ações que ele venha apresentar no futuro possam ser interpretadas com mais atenção. Ao identificar um comportamento semelhante, procure um veterinário. Realizar checkups regularmente também são necessários para se antecipar de qualquer diagnóstico.
MARÇO 2023 SOMANDO MAIS NOTÍCIAS
Campanha de arrecadação foi feita em prol das famílias afetadas pelas chuvas no Litoral Norte de SP
SOS LITORAL E AS CHUVAS NO LITORAL NORTE
Por: Kelvyn Henrique
Em meio às festas de Carnaval cidades do Litoral Norte de SP tiveram que lidar com os problemas causados pelas chuvas
MARÇO 2023 SOMANDO MAIS NOTÍCIAS
As fortes chuvas que atingiram o Litoral Norte de São Paulo em fevereiro e março desse ano causaram estragos e deixaram muitas pessoas desabrigadas nas cidades de São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba e Ubatuba. As chuvas foram intensas causando inundações e deslizamentos de terra em várias áreas.
Segundo balanço do governo do estado, mais de 1.730 pessoas foram afetadas pelas chuvas e precisaram deixar suas casas e 64 foi o número de vidas perdidas. Alguns bairros inteiros foram inundados, estradas foram interditadas e muitas famílias perderam seus pertences e documentos.
Diante dessa situação difícil, várias organizações e empresas se uniram para ajudar as vítimas das chuvas. O Bem da Madrugada, que já atua na região da Baixada Santista há alguns anos, se juntou à sua embaixada Bem da Madrugada Baixada Santista e ao Gimba (uma rede de lojas de materiais de escritório, papelaria e supermercado) para coletar doações para as pessoas afetadas pelas chuvas. A ação recebeu o nome de SOS Litoral.
As doações incluíram alimentos em geral, produtos de higiene pessoal, lanches e itens de primeira necessidade. Foi um esforço coletivo para arrecadar o máximo possível de doações e distribuí-las de forma justa para as pessoas que mais precisam.
A parceria entre o Bem da Madrugada, Bem da Madrugada Baixada Santista e o Gimba é um exemplo de como a solidariedade e a cooperação podem fazer a diferença em momentos de crise. As chuvas no Litoral Norte de São Paulo foram uma tragédia para muitas pessoas, mas a ajuda e o apoio de diversas organizações e empresas estão dando esperança às vítimas e ajudando-as a se recuperar.
13 SOMANDO MAIS NOTÍCIAS MARÇO 2023
ALINHANDO OS PROJETOS PARA A MÁQUINA DO BEM FUNCIONAR
A Somando Mais Ações, como proposta de integração e alinhamento das equipes, troca de ideias e planejamento das ações ao longo de 2023, realizou uma tarde de treinamento e orientação aos líderes das embaixadas e aos projetos coirmãos.
Os temas principais abordados foram:
• Cultura e planejamento 2023;
• Descobrindo a Somando por dentro;
• E Processos de ações.
Mas, além disso, foi uma tarde de troca de informações, dicas entre os projetos, dinâmicas e ideias para atualizar o andamento das próximas ações.
“Foi muito legal! Teve dinâmica, para nos conhecermos e para conhecermos mais dos outros projetos, sobre nós mesmos e dos nossos projetos. Acredito que serviu pra todos se sentirem muito mais pertencentes e entenderem muito melhor como tudofunciona” , explicou a líder do projeto Veterinários nas Ruas da capital paulista, Mariane.
Este foi o primeiro treinamento e a participação de todos é de grande importância para integrar e entender com mais detalhes como funcionam os processos de cada projeto e embaixada. A Somando Mais Ações conta sempre com a sua presença!
Por: Debora Sousa
14 MARÇO 2023 SOMANDO MAIS NOTÍCIAS
No dia 12 de março a Somando realizou, no centro de SP, uma tarde de treinamento com a participação de líderes de embaixadas e projetos coirmãos
MARÇO 2023 SOMANDO MAIS NOTÍCIAS
ELAS CUIDAM E MERECEM SER CUIDADAS
A equipe do Bem foi proporcionar um dia de beleza e acolhimento às mulheres da Casa do Imigrante em São Paulo
No dia 20 de março foi realizada uma ação especial em comemoração ao Dia da Mulher (08 de março) e os projetos Dia do Bem, Psicólogos nas Ruas, Navalhas nas Ruas, Músicos do Bem e Lanchinho do Bem se juntaram, na Casa do Imigrante, em São Paulo, levando alegria e acolhimento a todas as mulheres guerreiras que estão abrigadas na instituição.
Com atendimento voltado 100% ao público feminino, a ação teve o objetivo de oferecer atendimento estético e psicológico a mulher, uma vez que a instituição acolhe refugiados que buscam residência no Brasil. E para isso os psicólogos voluntários conversaram individualmente com cada atendida, criando um espaço empático para que todas se sentissem confortáveis em falar, já que entendemos que a saída do país de origem traz muitas dificuldades, e dialogar sobre isso contribui para a recuperação de possíveis traumas.
A equipe do Navalhas nas Ruas, junto aos músicos, proporcionaram um dia de beleza, com corte de cabelo e penteados, para renovar a autoestima das assistidas, e com muita alegria, música e lanchinhos, foi entregue também um Kit Mulher –com esmaltes, batom, preservativo, absorventes e itens de higiene pessoal para incentivar o autocuidado.
A Casa do Migrante, abrigo da Missão Paz, no centro de São Paulo, acolhe refugiados de aproximadamente 15 nacionalidades há mais de três décadas. A casa tem capacidade para acolher 120 pessoas. Nela são oferecidos alojamento, alimentação, material de higiene pessoal, roupas, aulas de português e acompanhamento de assistentes sociais.
Por: Debora Sousa
MARÇO 2023 SOMANDO MAIS NOTÍCIAS
SOMANDO MAIS SAÚDE
Médicos e enfermeiros mostraram a importância do respeito entre as profissões e como isso contribui positivamente nas ações
A relação entre médicos e enfermeiros é essencial para garantir uma assistência de qualidade aos pacientes. Os profissionais de saúde trabalham em conjunto para cuidar dos pacientes em todas as etapas do tratamento, desde o diagnóstico até a recuperação.
Um bom relacionamento entre médicos e enfermeiros é fundamental para a comunicação e o trabalho em equipe. Cada um tem um papel importante a desempenhar no tratamento do paciente, e é necessário que haja uma colaboração estreita para garantir que o paciente receba o melhor cuidado possível.
“Oprimeirodetudoéorespeito!Semaboarelaçãoentreosprofissionaisnãodápra ter um bom atendimento e seguimento do paciente. Acaba gerando dificuldade de comunicação, ordens e tratamento” , esclarece Priscila Cursi, Diretora do Médicos nas Ruas.
Por: Kelvyn Henrique
18 MARÇO 2023 SOMANDO MAIS NOTÍCIAS
Voluntários se reuniram para mais uma ação da Somando Mais Saúde
“Levando para os nossos atendimentos nas ruas, se eu não tiver um bom relacionamento com quem atende comigo, tanto estudantes quantoenfermeiros,nãoteremosumbomacolhimentoparaaspessoas em situação de rua. Cada um tem as suas responsabilidades, mas o bom relacionamento e comunicação faz com que sejam mais fáceis e tranquilos.Esserespeitodeveserestendidoatodos!”.
No dia 16 de março, os projetos Médicos nas Ruas e Enfermeiros nas Ruas realizaram uma ação conjunta e essa sinergia e importância da boa relação entre médicos e enfermeiros pôde ser comprovada na ação da Somando Mais Saúde.
A ação contou com a participação de profissionais de saúde que saíram às ruas para atender as pessoas em situação de rua e mostrou na prática a importância da colaboração entre esses dois grupos. Também estiveram presentes outros projetos como Veterinários do Bem, Sorriso Social, Lanchinho de Bem, Músicos do Bem e Fotógrafos do Bem.
“Tivemosumaintegraçãomuitoboa,foiumadasaçõesmaisorganizadas queparticipei.Atéofinalprestamosomelhoratendimentoquepudemos daràspessoas” , relembra Priscila.
19 MARÇO 2023 SOMANDO MAIS NOTÍCIAS
Atendimentos realizados com empatia, amor e respeito
Os projetos Médicos nas Ruas e Enfermeiros nas Ruas têm como objetivo levar atendimento médico e de enfermagem a populações em vulnerabilidade social. A iniciativa visa garantir o acesso à saúde a pessoas que muitas vezes não têm condições de ir a um hospital ou clínica.
Para quem ficou com vontade de participar, Priscila tem um recado muito importante:
“Não importa qual a nossa profissão, sempre precisamos de ajuda! Comomédica,euprecisodaajudadosmédicosparaestarnasruas,dos estudantespararealizaroacolhimento,dosenfermeiros.Precisamosde todomundo:dosveterinários,dospsicólogos,dopessoaldaodonto,que era uma das principais necessidades antes de surgir o Sorriso Social. Precisamos muito de assistentes sociais, porque muitos dos atendidos queremvoltarparasuascidadeseestãosemdocumentos.Então,sevocê não for um profissional da saúde, sempre precisamos de voluntários para ajudar na montagem, organização, a distribuir as doações. Cada um pode ajudar um pouco, não só com as doações, mas também com trabalho voluntário. Quando vai uma vez, você se apaixona!” , declara Priscila.
20 MARÇO 2023 SOMANDO MAIS NOTÍCIAS
Voluntários atenciosos são a marca registrada nas ações