INFORMAÇÃO, COMPROMISSO E SOLIDARIEDADE


PÁSCOA NA
BAIXADA SANTISTA
Escrever e ensinar são as minhas maiores paixões. Atualmente sou redatora na Revista Somando Mais Notícias e estou cursando Jornalismo, sou Professora de Alfabetização e Letramento. Busco a cada dia adquirir novos conhecimento e contribuir para um mundo melhor.
Editoria e Redação Apaixonada pela escrita. Comunicadora desde a infância, alto astral, criativa e sempre pronta para novo.
Tenho 29 anos, sou Jornalista Redator. Fã de esportes, através dele conheceu a sua grande paixão, a comunicação. Através do Bem da Madrugada e do Veterinário nas Ruas, auxilia na comunicação de quem realmente faz o bem.
Formado em jornalismo, sempre fui apaixonado pela escrita. Sendo mais que um hobby, uso das palavras para tentar expressar os sentimentos que voluntários e a PopRua têm durante as ações. Além da Somando Mais Notícias, atuo como redator do BdM e Sorriso Social”.
Formada em Design, e sempre me senti um poço de criatividade. Quando pequena fiz alguns trabalhos sociais, junto a minha família. Decide entrar para o Somando mais ações para de alguma maneira ajudar a PopRua. Dentro da Somando faço parte da Somando mais Notícias e do Sorriso Social.
30 milhões de animais vivem em situação de rua
Criado em 2010 por uma ONG sem fins lucrativos na Holanda, o dia 04 de abril, conhecido como Dia Mundial dos Animais de Rua, é um dia dedicado à conscientização da população, incentivando a diminuição dos casos de abandono e despertando um novo olhar nas autoridades para que busquem iniciativas que permitem a esses animais terem acesso a cuidados básicos como saúde e alimentação.
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), no Brasil, há cerca de 30 milhões de animais nas ruas. Devido a este número que não para de crescer, ter um olhar atento e cuidado constante a estes animais é extremamente necessário. São vidas que precisam ser amparadas e cuidadas.
Buscando proporcionar melhorias na qualidade de vida desses pets, muitas vezes ignorados pela sociedade, os Veterinários nas Ruas realizam atendimento que incluem curativos, fluidoterapia e todo tipo de procedimento necessário, tudo proveniente de doações.
Para conhecer, participar e contribuir com o projeto acesse o perfil oficial @veterinariosnaruas.
Músicos do Bem levam alegria e vivacidade as ações
Amúsica é uma forma de expressão muito utilizada para transmitir emoções, contar histórias e unir as pessoas. Além disso, a música também pode ter diversos benefícios para o nosso bem-estar físico e emocional, e pode ser uma ferramenta poderosa para ajudar pessoas em situação de rua.
Dentro da Somando, o projeto começou de repente, como explica Júlio Ap. Stevanato Vezu, Líder dos Músicos do Bem.
Eu já era voluntário do apoio há um tempo e, em determinada ação, a Pri (CEO da Somando) mandou mensagem no grupo perguntando se alguém tinha algum instrumentoquepudesselevar.Eudissequetinha,leveieassimcomeçou”.
A música reativa lembranças e aproxima as pessoas, além de nos fazer refletir
Amúsica tem diversos benefícios como a capacidade de reduzir o estresse e a ansiedade. Ouvir ou tocar uma música pode ajudar a relaxar os músculos, diminuir a frequência cardíaca e respiratória e reduzir os níveis de cortisol, o hormônio do estresse. Isso é especialmente importante para pessoas em situação de rua, que muitas vezes enfrentam situações de grande estresse e ansiedade no seu dia a dia.
Amúsicatemumpoderimpressionantesobrenós.Elaalegra,deixatriste,traz esperança,confortoeatédeprime.Elaécapazdenosacalmaretambémnosfaz pensar na vida. Tem até um escritor inglês, chamado Aldous Huxley, que diz: ‘Depoisdosilêncio,oquemaisseaproximadoinexprimíveléamúsica!’Eissoé muitoverdade!Nasaçõesvemosissonapráticaesentimosissojuntocomagalera queestáemsituaçãoderua”,reforça Júlio.
Ouvir músicas que gostamos pode liberar endorfina, o hormônio do prazer, e fazer com que nos sintamos mais felizes e animados, o que melhora nosso humor e autoestima. Isso pode ser especialmente importante para pessoas em situação de rua, que muitas vezes enfrentam sentimentos de solidão, tristeza e desesperança.
A música também pode ser uma ferramenta poderosa para conectar as pessoas e criar laços de amizade e solidariedade. Nas ações com pessoas em situação de rua, os músicos criam um ambiente acolhedor e descontraído, onde as pessoas podem se sentir mais à vontade para interagir e compartilhar experiências.
“
Melembrodequandoeuestavanaprimeira açãocomomúsico,narotaZonaNorte,alino metrôAnhangabaú.Muitasbarracas,muito frio.Quasenofimdaação,umapessoaem situação de rua pediu para que eu tocasse a música ‘Faz um milagre em mim’ (Como Zaqueu...). E ali a gente se emocionou cantando e, no fim da música, a pessoa se aproxima,olhabemdentrodosmeusolhos ediz‘Muitoobrigado!Nessanoitevocême deu um pouco mais de esperança!’. Aquilo metocouprofundamenteetemmemotivado a continuar”. Relembra Júlio.
Como vimos, a música pode ter diversos benefícios para o nosso bem-estar físico e emocional, e pode ser uma ferramenta poderosa para ajudar pessoas em situação de rua. E para quem tem interesse em participar do projeto Músicos do Bem, Júlio tem um recado final para você. “Seja no instrumento, na voz, nas palmas, não deixe a vergonha ou a insegurança te impedir de espalhar a música que há dentro de você. Alguém pode estar precisando ouvi-la!”.
Gostou da matéria e quer fazer parte do projeto ou ajudar de alguma forma? Siga o perfil no Instagram @musicosdobemoficiale entre em contato pela DM.
Música transcende as gerações e nos toca independentemente da idade
Para encerrar o mês da Páscoa, Bem da Madrugada e os pequenos do VolunKids entregam alegria e ovos de Páscoa a quem precisa
No dia 27 foi realizada a ação de Páscoa do Bem da Madrugada e a conclusão da campanha Doce Solidariedade, onde além de doar cobertores, produtos de higiene e lanches, foram entregues também ovos de Páscoa para os jovens em situação de rua. A ação contou com a participação de diversos projetos, entre eles o VolunKids.
Como uma forma de levar um pouco da magia da Páscoa a quem não tem condições financeiras para comemorar e sobrevive diante das dificuldades diárias nas ruas, a campanha “Doce Solidariedade” veio para trazer, além das doações físicas, uma forma de inclusão, tanto em relação a pessoa em situação de rua, que se sente pertencente, mesmo que pouco, dentro da sociedade, quanto ao voluntário mirim, que traz nova perspectiva ao trabalho voluntário.
A ação aconteceu na região central de São Paulo, na Rua Senador Feijó, às 19h, mas também se estendeu às outras regiões da capital paulista (zonas norte, sul, leste e oeste). E apesar do horário, nossos voluntários mirins do VolunKids participaram ativamente. Isso graças aos voluntários monitores do projeto e alguns pais e responsáveis que orientaram, organizaram os grupos e monitoraram os pequenos nas abordagens e entrega das doações.
Com a participação dos Músicos, Veterinários, Médicos e Fotógrafos, esta ação encerrou o mês de Páscoa solidária nos fazendo refletir o quanto é importante reviver a magia dentro dos corações, e os jovens do VolunKids trouxeram mais felicidade e esperança nesta ação, pois estes representam o futuro, a semente da solidariedade que estamos plantando.
Por: Debora SousaUm pouco da alegria da Páscoa para quem sobrevive na cidade
Plantando a semente do bem para colher os frutos da solidariedade
Dia do Bem no litoral de São Paulo triplica a meta de doações em ação especial de Páscoa
N o dia 17/04 ocorreu a ação do Dia do Bem, na embaixada da Baixada Santista, em Cubatão, litoral de São Paulo. Foi a segunda ação de Páscoa do bem no mês e foi um sucesso.
Para a ação, os voluntários conseguiram triplicar a meta esperada pelos organizadores do evento. Arrecadando centenas de caixas de bombons, barras de chocolates e ovos de Páscoa. As doações foram fundamentais para que o projeto alcançasse o sucesso que se esperava.
Com isso, as duas ações especiais conseguiram atingir cerca de 300 crianças das regiões mais carentes do litoral, como as comunidades da Mantiqueira, Conjunto São Judas Tadeu, Vila Esperança e Vila dos Pescadores. Durante a ação houve muito aprendizado com os menores, com brincadeiras, pinturas e danças. Com os maiores, a prática de esportes foi o principal atrativo, com foco no campeonato de futsal. Tudo para adoçar o dia de todos, sem contar com o chocolate. Muito chocolate! Tudo para ver a felicidade no olhar e o sorriso no rosto de crianças que provavelmente teriam uma Páscoa mais amarga.
É admirável ver que ainda há pessoas que se importam com o próximo, sem esperar nada em troca. É através desses detalhes que se mantém vivas a esperança e a vontade de seguir com os projetos do Somando espalhados pelo Brasil.
Por: Guilherme Soares
Em uma cerimônia realizada em 05 de abril na Secretaria dos Direitos Humanos, em São Paulo, Priscila Rodrigues, CEO da Somando Mais Ações, foi nomeada Suplente do Comitê Intersetorial da Política Municipal para a População em Situação de Rua – Comitê PopRua, que tem como objetivo principal acompanhar, construir e avaliar a política municipal para a população em situação de rua da cidade de São Paulo.
A participação do Somando Mais Ações neste comitê contribuirá para que as pessoas em situação de rua tenham acesso a todos os cuidados necessários e, principalmente, que passem cada vez mais a serem reconhecidos e não ignorados pela sociedade e pelas autoridades.
Os projetos que compõem a Somando Mais Ações mostram a cada ação o quanto é transformador e necessário proporcionar melhorias na qualidade de vida desses cidadãos que tanto sofrem nas ruas.
Em média, são atendidas de 100 a 500 pessoas em situação de rua a cada ação realizada pelos voluntários do Somando Mais Ações. Como um tijolinho que, de pouco em pouco, se construiu um belo edifício. Da mesma forma, de “tijolinho em tijolinho”, construímos uma sociedade cada vez mais igualitária e fraterna.
Em 14 de abril aconteceu a primeira ação do BdM na cidade de Catalão, em Goiás. Inicialmente com quatro voluntários, a nova embaixada foi a luta, arrecadou donativos e ajudou muitos em situação de rua. Foi o primeiro grande passo para expandir a solidariedade e vencer os desafios.
Em um projeto inicial, o embaixador Lucas Gabriel foi em busca de voluntários, pedindo doações a pessoas próximas e também nas redes sociais. A partir disso, com orientação dos gestores do Bem da Madrugada, encontrou o lugar adequado para atender e organizou o dia da ação. “Eu soube do projeto através de um amigo, que está no BdM de Brasília, e me interessei em trazer para minha cidade”, contou Lucas Gabriel .
Aqui em Catalão existem muitas pessoas em situação de rua, a cidade precisa depessoasquequeiramajudar.” Lucas Gabriel embaixador do Bem da Madrugada Catalão.
Mesmo num time de apenas quatro voluntários, foram ajudadas aproximadamente 50 pessoas, entre adultos e crianças, que receberam itens de higiene pessoal e alimentos. Este é apenas o início de muitas ações do Bem da Madrugada Catalão. O BdM segue, no Brasil e no Mundo, expandindo a solidariedade cada vez mais.
Ajude a expandir! Siga o Bem da Madrugada Catalão no Instagram @bemdamadrugadacat.
Por: Debora SousaUma nova embaixada BdM no Brasil para multiplicar o bem e ajudar a mais pessoas
A primeira ação do Bem em Catalão - GO
Veterinários nas Ruas, ganha reforço com parcerias pontuas para as ações
D urante o mês de abril, o projeto Veterinários nas Ruas, que, nas ações, se dedica em cuidar e medicar os pets de quem vive em situação de rua, ganhou uma parceria pontual com algumas empresas para dar seguimento ao longo dos meses.
Uma delas foi com a Virbac, empresa no ramo de medicamentos veterinários, que disponibilizou dezenas de caixas de antipulgas, medicamento essencial para os pets que vive em situações impróprias, e o principal utilizado pelos vets. durante as ações.
E não para por aí! A busca do projeto com as parcerias é, além da coleta de suprimento, também com material humano. Como acontece com a parceria feita com a Atlética de Medicina Veterinária da FMU. Através dessa parceria, o projeto conta com suporte dos alunos com divulgação e propriamente novos voluntários.
Essa é uma parceria que promete se estender por muito tempo, inclusive, foi através dela que as últimas doações surgiram. Alunos que participam da atlética conheceram e começaram a frequentar o projeto, arrecadaram e doaram para o Veterinários nas Ruas, cerca de 20 kg de ração para gatos e 28 kg de alimentos para os cãezinhos.
É através do material humano que muita coisa é conquistada. Formando amizades de todas as maneiras, fazendo o bem nas oportunidades que aparecem, pois toda ajuda é bem-vinda.
Prefeitura da cidade diz que barracas causam problema de ordem pública
N o início de 2023, a prefeitura da cidade de São Paulo iniciou uma operação para retirar as barracas de rua e desocupar as áreas públicas. A justificativa da gestão municipal é que as barracas causam problemas de ordem pública e prejudicam o fluxo de pedestres e veículos nas ruas.
Para muitos as barracas são o único “teto” acima de suas cabeças @akezzialine
De acordo com dados da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, até março de 2023, cerca de 2.500 barracas foram retiradas das ruas da cidade. Essas barracas eram ocupadas por cerca de 4.500 pessoas em situação de rua, que agora precisam buscar novos lugares para se abrigar.
A ação da prefeitura foi duramente criticada por organizações de defesa dos direitos humanos e por ativistas que atuam na área de assistência social. Para muitos, a retirada das barracas não resolve o problema da falta de moradia na cidade, e ainda agrava a situação das pessoas em situação de rua, que ficam sem um abrigo e sem acesso a serviços básicos como água e saneamento.
Por: Kelvyn HenriqueAinda segundo a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, a prefeitura tem oferecido abrigos temporários para as pessoas em situação de rua, mas muitas delas recusam a oferta, alegando que os abrigos são insalubres e violentos. Além disso, a prefeitura tem enfrentado dificuldades para lidar com o grande número de pessoas que precisam de assistência.
A retirada das barracas de rua na cidade de São Paulo em 2023 mostra como a questão da falta de moradia e assistência social é um problema complexo e que exige soluções mais amplas e estruturais. Enquanto isso, as pessoas em situação de rua seguem enfrentando enormes dificuldades para sobreviver nas ruas da cidade.
O Bem da Madrugada e demais projetos da Somando Mais Ações ficarão de olho, sempre se posicionando a favor da PopRua e de seus direitos, pois entendemos que as barracas são, muitas das vezes, a única forma de se proteger nas noites frias, que a população em situação de rua possui. O Somando Mais Notícias seguirá cobrindo demais informações sobre o tema.
Diversas ONGs se mostraram contrárias as ações da Prefeitura
Segundo estudo realizado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mais de 86 mil pessoas vivem em situação de rua no estado de São Paulo. Só na capital paulista são mais de 52 mil. Ao todo, no país, mais de 206 mil pessoas vivem nas ruas, um aumento de 7,4% desde o levantamento anterior.
Lembrando, estes números levam em consideração dados do CadÚnico, portanto, deve-se levar consideram as subnotificações, que deixaram os números ainda maiores que os citados.
Questão necessita de um olhar mais atento não só do Poder Público, mas também, da sociedade
Diversas ONGs se mostraram contrárias as ações da Prefeitura