Revista AdvAgro

Page 1

01/2019

UM OLHAR FEMININO SOBRE O AGRONEGÓCIO COMPARTILHANDO CONHECIMENTOS


GENTE & IDEIAS

AGRO NEGÓCIO

ADVAGRO, SEGMENTADA NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL E EM PROL DO FORTALECIMENTO DO AGRONEGÓCIO BRASILEIRO.

São sete advogadas do Agro, semeando conhecimentos e dividindo experiências, o resultado: uma safra recorde!


ODARA WEINMANN

Como iniciar na Advocacia do Agronegócio? É muito conhecida entre os advogados a lendária frase: "Advocacia não é profissão para covardes." Devo dizer que concordo plenamente, pois ao ingressar nessa carreira o profissional deve estar disposto e preparado para mudar e correr riscos. O advogado moderno deve priorizar as ferramentas de atuação compatíveis com o mercado. O profissional também deve saber identificar gargalos e oportunidades, pois o poder de visualizar cenários futuros é vital para o advogado de sucesso. Além disso, é impossível falar em oportunidades sem fazer um link com a “Advocacia do Agronegócio”, especialidade essa que demanda do operador do Direito um amplo conhecimento em relação ao funcionamento do mercado internacional, das relações envolvendo a comercialização das principais commodities e da gestão de riscos do agronegócio. Ufaaa.. muita coisa!! Em razão disso, muitos colegas têm me perguntado como buscar esse conhecimento e iniciar uma carreira na advocacia do Agro. Não preciso dizer que essa trajetória vai exigir muito do profissional, o sucesso sempre depende de inúmeras renuncias e dedicação, mas se realmente você estiver disposto a ingressar nesse mundo fascinante, Vou oferecer 05 dicas que são essenciais .Vamos avançar juntos nessa jornada?


ODARA WEINMANN

5 dicas essenciais para começar a advocacia no Agro 1)Não se prenda ao seu escritório. Saia da zona de conforto e aprenda a ir a campo, literalmente. Conhecer a vida, os problemas, os anseios do homem do campo e, principalmente, desenvolva o amor pela terra, item essencial para seu sucesso. 2)Busque qualificar seu conhecimento. Especialize-se nessa área, no entanto, lembrese não basta conhecer a legislação, é necessário que conheça o funcionamento do mercado internacional e suas relações correlatas. 3)Desenvolva soluções extrajudiciais, nenhum negócio que se preze, principalmente o agronegócio, deve se sujeitar a morosidade e a insegurança do judiciário. 4)Mapeie a Gestão de Riscos do Agronegócio “antes, dentro e fora da porteira”, conhecendo as diversas áreas vinculadas, como: ambiental, contratos, trabalhista, tributário, comercialização, financiamentos, operações, enfim todo o mapa negocial do Agronegócio. 5) Por fim, e não menos importante: Faça parcerias com outros advogados e profissionais que atuam nesse segmento, um portfólio multiprofissional é vital para o amadurecimento e a qualidade do trabalho.

Espero que tenham gostado das minhas dicas, em breve vamos aprofundar o estudo nessas matérias e juntos trabalhar para desenvolver um agronegócio forte!!


ODARA WEINMANN

Compliance nas Agroindústrias: competitividade e superioridade no Agronegócio. Todos sabem o quanto eu admiro e acredito no programa de Compliance, somado a isso, temos ainda minha paixão pelo Agronegócio. Em decorrência disso, comecei a aplicar alguns desses preceitos junto a algumas agroindústrias clientes, adaptando à realidade do agro. Os resultando estão sendo surpreendentes, desde que implementamos parte do programa já observamos inúmeras melhorias e por hoje vou listar algumas vantagens comuns à maioria dessas agroindústrias: - Redução de multas. - Agilidade na obtenção de licenças. - Mais engajamento da equipe. - Aumento da produtividade. - A imagem da empresa melhora diante dos fornecedores e consumidores. - Melhores condições de finaciamentos junto às instituições financeiras. Enfim, são infinitos os benefícios decorrentes da adoção do Programa de Compliance, os resultados dessas empresas são nossa maior prova!


REBECA YOUSSEF

Um bom planejamento sucessório faz a diferença! Bem disse Cora Coralina que "haverá sempre esperança de paz na Terra enquanto houver um semeador semeando trigo (...)". Para que o sonho expresso através das empresas familiares rurais continue, é preciso mais que semear. Um bom planejamento sucessório fará toda diferença entre quais propriedades continuarão através do tempo, e quais ruirão pelo caminho, surpreendidas com inventários custosos financeira e emocionalmente por herdeiros despreparados. Iniciado o processo de sucessão ainda em vida, a análise cuidadosa dos bens em questão e das habilidades necessárias, apontarão aos proprietários quais os caminhos necessários para uma gestão sustentável do negócio familiar. Desse cenário, a família estará preparada para a tomada de decisões sobre qual papel recairá a cada herdeiro, além de determinar todas as outras questões relacionadas ao patrimônio. A colheita continua. Ganham todos!


CARLA BAPTISTA

As execuções de contratos bancários são temidas pelos agricultores As execuções de contratos bancários são temidas pelos agricultores, que muitas vezes possuem patrimônios oferecidos em garantia nos empréstimos. Apesar de temidas, são comuns e corriqueiras. Não raro há frustrações nas safras, problemas na comercialização dos produtos, no preço, doenças e mortandades de animais, dentro outros problemas de força maior, sendo como consequência natural a impossibilidade de pagamento dos contratos bancários, ou seja, dos empréstimos anteriormente realizados. No momento em que o agricultor é citado da execução, e portanto fica ciente de que está sendo executado, deve imediatamente buscar um advogado especialista em direito bancário rural, pois há inúmeras possibilidades de se resolver essa situação de modo seguro, dentro da lei e protegendo o patrimônio do agricultor, sendo estudado cada caso de forma especifica. O prazo para apresentar defesa é de 15 dias úteis, e o contrato executado será estudado de forma artesanal, cláusula por cláusula, de modo a ser apresentado ao agricultor todas as possibilidades de solução, sendo decidido junto ao advogado o melhor caminho a seguir para o caso em especifico.


ADVOGADAS DO AGRO

ODARA WEINMANN - @DIREITO_ADVAGRO VANESSA BRENDLER - @VANESSABRENDLER CARLA BAPTISTA - @CARLAVBAPTISTA GLÁUCIA SERAFINI - @GLAUCIASERAFINI GABRIELA CEZIMBRA - @GABRIELACEZIMBRA REBECA YOUSSEF @ADVOCACIARURAL ISABELLA ALBUQUERQUE - @_ALBUQUERQUEISA

w w w . a d v a g r o . c o m . b r


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.