Boletim Plansul e Appa

Page 1

boletim

do Sinttel-Rio DIA

MÊS

ANO

04 MAR 2020

PLANSUL E APPA

Portal: www.sinttelrio.org.br | Instagram: @sinttelrio | Youtube: WebTVSinttelRio QUER RECEBER INFORMAÇÕES DO SINDICATO?

(21) 98136-0325

SINTTEL COBRA RESPOSTA DAS EMPRESAS

Desde novembro, quando o Sinttel-Rio tomou conhecimento que duas novas empresas prestariam o serviço de teleatendimento para o Banco do Brasil, dirigentes do Sindicato procuraram imediatamente ambas para informá-las sobre a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT-2019), database 1º de maio e exigir o seu cumprimento.

O

Sindicato também cobrou a mesma posição do tomador de serviços (BB) e agendou reunião para tratar do cumprimento da CCT e reivindicar a concessão de auxílio-creche e plano de assistência médica para os trabalhadores. O Sindicato observa que ambas as empresas conhecem muito bem a convenção que devem cumprir, porque já utilizaram a mesma em outros contratos, mas se esquivaram da responsabilidade. PLANSUL DESCUMPRE A CCT Agendamos duas reuniões

em janeiro. Na primeira, no dia 14/01, nenhuma empresa compareceu. Uma nova reunião foi marcada para o dia 27/01, da qual apenas a Plansul apareceu. O Sindicato cobrou dela o cumprimento da CCT. Exigimos também a correção do auxílio-refeição que a Plansul vem pagando em valor inferior ao definido na CCT. Por fim, cobramos a concessão de assistência médica e auxílio-creche, e a empresa ficou de responder em uma semana, mas não respondeu até hoje. O Sindicato contatou o responsável pela Plansul no Rio e este alegou que não teve resposta da matriz. Cobramos exaustivamente do BBTS que determinasse às suas prestadoras de serviços o cumprimento da CCT, mas este também se omitiu e não deu resposta. É inaceitável o descaso dessa empresa com os seus empregados, debaixo do nariz Banco do Brasil que não fiscaliza esses contratos. APPA: SEM PLANO DE SAÚDE E SEM CRECHE A APPA ignorou solenemente o Sinttel-Rio desde o nosso primeiro contato. Não compareceu às duas primeiras reuniões agendadas. Só após uma terceira convocação, os

representantes administrativo e jurídico apresentaram no dia 6 de fevereiro os comprovantes de cumprimento da CCT, data-base em 1º de maio. O Sinttel por sua vez apresentou também as reivindicações dos trabalhadores sobre a concessão de assistência médica e auxílio-creche. Uma reivindicação justa em razão do alto índice de adoecimento desses trabalhadores e da falência dos serviços de saúde do Estado e Município. Enfatizamos também que o auxílio-creche está previsto em Lei e que o quantitativo de mulheres que trabalham nas empresas é alto. A APPA reclamou que o Banco do Brasil precisa repactuar e ficou de ver com o BBTS e responder, mas passado exatamente um mês, nada respondeu e finge-se de morta, enquanto os empregados, sem plano de saúde sofrem nas UPAs. NOTIFICAÇÃO EXTRAJUDICIAL È importante ressaltar para conhecimento dos trabalhadores que tanto a Plansul, como a APPA, bem como o próprio BBTS foram notificadas extrajudicialmente pelo Jurídico do Sinttel à observância da Convenção Coletiva de Trabalho e que estão, desde então, constituídas em mora.


OS TRABALHADORES PRECISAM REAGIR O Banco do Brasil por sua vez dorme sono profundo, não está nem aí e não atende ao Sindicato. Faz vista grossa a todas as irregularidades, chegando a ser desumano o descaso e a forma como trata os trabalhadores. O Sinttel-Rio reivindica o básico para que todos possam trabalhar e produzir melhor.

Convocamos os trabalhadores a reagir, pois às vezes, é necessária uma pressão maior, com paralisação mesmo que de pouco tempo, mas o suficiente para o patrão entender as nossas insatisfações. O QUE QUEREMOS Queremos o cumprimento da Convenção Coletiva de Trabalho,

data-base 1º de maio, onde o piso mínimo para os operadores de teleatendimento é R$ 1.418,85 e o vale-refeição diário é no valor de R$ 18,00 até 30 de abril de 2020, data de sua vigência, já que a partir de 1º de maio o valor terá que ser outro. Reivindicamos concessão de plano de assistência médica e auxílio-creche.

Não fique só, fique sócio

Leia o Jornal do Sinttel e os boletins especiais | Siga o Sinttel no twitter e no instagram | Acesse o Portal do Sinttel: www.sinttelrio.org.br

Fique ligado no Sindicato 2204-9300

E-mails: sinttelrio@sinttelrio.org.br / denuncia@sinttelrio.org.br


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.