Jornal do Sindicato dos Bancários e Financiários de Florianópolis e Região - CUT Ano 32 - Nº 313 - Florianópolis, Janeiro 2023


Jornal do Sindicato dos Bancários e Financiários de Florianópolis e Região - CUT Ano 32 - Nº 313 - Florianópolis, Janeiro 2023
A falta de respeito com empregados e clientes obriga o SINTRAFI (Sindicato dos Bancários) a fechar agência insalubre.
Agência do Bradesco em Stº Amaro da Imperatriz, atingida pela enchente em dezembro, foi reaberta para atendimento em condições precárias. Diretores do sindicato visitaram a agência e constataram que o ambiente estava insalubre e oferecia riscos à saúde e à integridade física de funcionários e clientes, esses foram os motivos de o SINTRAFI ter atuado e fechado a agência nos dias 9, 10 e 11 de janeiro.
Os riscos à saúde eram devido à permanência de móveis e equipamentos danificados no interior da agência, causando mau cheiro; além
do fato de a agência não ter passado por um processo completo de limpeza, desinfecção e pintura. Já os riscos à integridade física eram piso inadequado devido à retirada do carpete, a existência de fios em locais de passagem, ausência de reforma da parte elétrica, além do mobiliário deteriorado e sujo.
Inadmissível que o banco sequer tenha providenciado a imediata reposição dos caixas eletrônicos para atender aos clientes com celeridade. Depois de mais de um mês da enchente, é lamentável o desrespeito com os clientes e principalmente com os funcionários. QUE VERGONHA BRADESCO!
A assessoria jurídica do Sintrafi Floripa conquistou e agora o sindicato repassa mais detalhes sobre o acesso dos bancários egressos do BESC ao direito de optar pela Cassi, plano de saúde do Banco do Brasil - BB.
Abrangência: contempla os empregados do Banco do Brasil, egressos do BESC, que trabalhavam em Florianópolis na data do ajuizamento da ação (17/12/2010), que trabalham atualmente em Florianópolis, ou seja, que estão na ativa e os que se aposentaram após a incorporação e que trabalhavam em Florianópolis.
Orientação sobre abrangência: todos os interessados que se enquadrarem na situação acima devem se manifestar, independentemente de estarem dentro da interpretação do BB.
Prazo para manifestação: individualmente até o dia 23/2/2023.
Os funcionários que estão em férias, em licença saúde ou interesse, além daqueles que não receberam o comunicado do banco, precisam fazer a manifestação. O BB ainda informa que até a data limite o funcionário pode desistir da adesão.
Como se cadastrar: acessar o link e preencher o formulário; Salvar o documento com a confirmação de preenchimento ou “printar a tela”. Esta orientação serve inclusive para aqueles que já se manifestaram através do re-querimento físico conforme modelo que o sindicato apresentou anteriormente.
Link para os funcionários da ativa: https://bit.ly/efetivoscassi
Link para os aposentados: https://bit.ly/aposentadoscassi
Importante: Fazer a solicitação de exclusão do Plano Sim somente após confirmação pela Cassi da adesão ao plano de associados da entidade.
A decisão de aderir à Cassi é individual e deve ser avaliada com critério conforme a necessidade de cada funcionário e de seus familiares.
Dúvidas:
Sintrafi Florianópolis: (48) 99154.1620
Escritório da Assessoria Jurídica (48) 3223.4933 (48) 99191.1126
Mais informações acessse:
Os dois maiores bancos públicos do Brasil serão comandados por mulheres, Maria Rita Serrano, na CAIXA e Tarciana Paula Gomes Medeiros, no Banco do Brasil
Mesmo sendo praticamente metade da força de trabalho na categoria, as mulheres são minoria nos postos de comando, pouco mais de 10% dos cargos executivos são ocupados por mulheres.
Apesar de as bancárias ocuparem 49% do total de postos de trabalho e de terem escolaridade mais elevada recebem salários, em média,
23% menores que os dos homens.
Fonte:EntrevistacomIvoneSilva,04dejaneiro de 2023.
Segundo a vereadora de Florianópolis e primeira suplente deputada federal, Carla Ayres o primeiro fato a se destacar é que “ter mulheres a frente desses postos significarão uma percepção diferenciada no encaminhamento dos benefícios sociais”, pois a maiorias desses benefícios são pagos a mulheres.
Afora que, ter duas mulheres à frente dessas entidades, pode ser interpretado como uma conquista da
categoria na luta por igualdade e democracia, além de reforçar o combate ao preconceito e a busca por um ambiente de trabalho mais justo com uma categoria equiparada com relação às questões de gênero.
Tarciana, será a primeira mulher a comandar o Banco do Brasil; já Maria Rita, será a segunda empregada de carreira e a quarta mulher a comandar a CAIXA, a primeira foi a atual secretária executiva da Secretaria-Geral da Presidência, Maria Fernanda Ramos Coelho, de 2006 a 2011; depois, Mirian Belchior, de 2015 a 2016 e Daniella Marques no final de 2022.
completou 22 anos de trabalho em 2022;
•
completou 33 anos de trabalho em 2022;
• oriunda do movimento sindical, foi presidenta do sindicato dos Bancários do ABC;
• defensora dos bancos públicos e da importância da CAIXA como banco social;
• coordena o Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas;
• eleita três vezes para representar os empregados no Conselho de Administração da CAIXA, sendo a última com mais de 90% dos votos dos empregados;
• conselheira fiscal da FENAE (Federação Nacional de Associações de Empregados);
• mestre em Administração e graduada em Estudos Sociais e História, com especialização em Governança Corporativa para conselheiros;
• publicou Caixa, banco dos brasileiros e uma autobiografia, Rompendo Barreiras; é coautora na publicação “Se é público, é para Todos”, que reúne textos sobre empresas públicas.
bacharel em Administração de Empresas e pós-graduada em Administração, Negócios e Marketing; • de 2013 a 2018, assumiu a Superintendência Comercial da BB Seguros;
em 2018, ela se tornou executiva na Diretoria de Empréstimos e Financiamentos;
desde 2019 era Gerente executiva na diretoria de Clientes, é responsável pela definição e coordenação da estratégia comercial, planejamento, gestão e desenvolvimento de ações para interações com clientes em canais digitais;
• foi feirante, depois professora antes de ser bancária;
• negra e nordestina;
• feminista e ativista LGBTQIA+.
Sintrafi substituiu o tradicional brinde de final de ano pela aquisição de colchões, conjuntos de roupa de cama, toalhas, produtos de higiene e limpeza, cestas básicas, etc., que foram entregues, juntamente com os itens obtidos na campanha de arrecadação, nas prefeituras de Palhoça, Santo Amaro da Imperatriz e Águas Mornas, além das comunidades Yakã Porã e Frei Damião.
Mais uma vez o espírito da partilha e a solidariedade da categoria garantiram um Natal com brinquedos para crianças em vulnerabilidade. A arrecadação de brinquedos promovida pelo Sintrafi levou alegria às crianças atendidas no Centro de Apoio Formação Integral Ser e no Lar Nossa Senhora do Carmo, além da Orionópolis e o Projeto Social Ohana, numa carreata com Papai Noel na entrega dos brinquedos.
“Impossível com palavras, expressar a alegria dessas crianças”, conforme relato do dirigente Gijo que ressaltou que são esses gestos que recompensam nossa luta!
Projeto Gráfico, Editoração Marcio Furtado (mfpg100@gmail.com)
Tiragem: 1.500 mil exemplares Redação: Rua Emir Rosa, 589 Centro - Florianópolis/SC - CEP: 88020-050 Fone: (048) 991541620 www.sintrafifloripa.org.br secom@sintrafifloripa.org.br Instagram: @sintrafifloripa Face: @bancariosfloripa Twitter: @SintrafiFloripa Youtube: SINTRAFIFloripa