2 minute read

HBO: Referência no ensino de oftalmologia

Na média dos últimos três anos, o programa de residência da instituição se mantém em primeiro lugar na região Sul.

O Hospital Banco de Olhos São Pietro possui uma longa e bem sucedida história no ensino de oftalmologia no Rio Grande do Sul. Anualmente, o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) avalia todas as instituições que têm cursos credenciados/residência médica, mediante realização de prova de título de especialista em oftalmologia. Na média dos últimos três anos (2021, 2022 e 2023), o Programa de Residência do Hospital Banco de Olhos São Pietro se mantém como referência em primeiro lugar na região Sul e em 7º lugar do Brasil

Advertisement

A jornada, dedicada à pós-graduação na área de oftalmologia, iniciou-se em 1988, sob o comando dos Drs. João Borges Filho (Coordenador Geral) e Roberto Lubisco Filho (Coordenador Executivo). Dentre muitos líderes de setores especializados, destacam-se os Drs. Antônio Celso Araújo, Eduardo Marques Mason, Humberto Lubisco Filho, Roberto Freda e Wilson de Oliveira Leite Filho. Em 2011, formalizou-se o Programa de Residência Médica junto ao MEC e, antes, em 2006, teve início ao que hoje é designado o Programa de Aperfeiçoamento em Oftalmologia Especializada - Modalidade Fellowship.

Sob a coordenação do Dr. Ricardo Morschbacher (foto) desde 2014, a equipe de ensino é composta atualmente por 23 preceptores distribuídos em suas subespecialidades oftalmológicas. Ao longo desses 27 anos, formaram-se mais de 30 turmas de especialistas que hoje ocupam destacadas posições no meio profissional e acadêmico. De acordo com o Dr. Morschbacher, “o Programa de Residência da instituição sempre foi de excelência e o desempenho dos residentes na área, mediante avaliação do curso, chancela hoje a posição do hospital como o primeiro da região Sul do Brasil”, afirma.

Referência em doenças oculares e maior prestador de serviços SUS na área de oftalmologia do Estado, a residência médica do HBO é baseada em dois grandes pilares. O número 1 é o número de pacientes atendidos, com uma demanda extensa de inúmeros diagnósticos e ocorrências. O segundo pilar é o ensino do ponto de vista teórico e o desenvolvimento de habilidades em vários procedimentos, resultado da presença constante do preceptor junto ao residente.

Segundo a Dra. Maria Paula Sandri Facchin, chefe dos residentes, o que torna a residência médica do hospital uma das mais qualificadas do Brasil é fruto do desempenho e comprometimento de todo o corpo clínico e docente. “Como representante dos residentes de oftalmologia em 2023, em nome dos meus colegas, afirmo que é uma grande honra poder fazer parte da história do Hospital Banco de Olhos São

Pietro. Nosso hospital conta com um programa de especialização de excelência, abordando as mais diversas subespecialidades dentro da oftalmologia. Seguindo o legado que iniciou em 1988, temos como princípios, guiados pelos nossos preceptores, a atualização constante, a ética e a humanidade no atendimento, e, principalmente, a prática de procedimentos e cirurgias dos mais diversos níveis de complexidade”, afirma Facchin.

Desde 2015, o Hospital Banco de Olhos São Pietro vem se posicionando de forma exemplar na avaliação do ensino, despontando em primeiro lugar entre os melhores serviços do País. O próximo edital para residência, com data do próximo concurso, está previsto para sair no 2º semestre de 2023.

This article is from: