
1 minute read
A lição de vida da Formiguinha Fifi
Um dos últimos lançamentos da Vitrola Editora apresenta uma história com uma grande lição de vida, que ensina aos pequenos sobre empatia, amizade e respeito. Estamos falando do livro infantil A Formiguinha Fifi. E quem guia os leitores nesse caminho de aprendizado e consciência é Rosangela Albarello Pacheco, professora pós-graduada em Educação Especial Inclusiva e em Práticas Pedagógicas Interdisciplinares.
Estreante no mundo literário, a escritora narra a jornada de superação da cativante personagem ao descobrir que é diferente das demais formigas. Em um bate-papo com a Vitrola, Rosangela conta de onde surgiu a inspiração para esse projeto. Confira a entrevista com a autora!
Advertisement


No meu dia a dia em sala de aula gosto muito de trabalhar com livros. As histórias encantam os pequenos, e essa experiência despertou em mim a vontade de escrever para eles. A relação com os livros sempre foi muito importante para mim. Gosto muito de ler, e escrever sempre foi um sonho, que agora se concretizou.
A Formiguinha Fifi é uma formiga diferente das demais e nem por isso foi rejeitada pelos seus amigos. A história surgiu dentro da sala de aula, onde estou diariamente, e observei que as diferenças são respeitadas pelas crianças, e que o diferente sempre foi acolhido. A rejeição não existe ali, e a história da Fifi veio para confirmar esta tese.
Sempre gostei de crianças, elas são alegres, espontâneas e têm uma pureza que encanta, por isso decidi que seria professora. Comecei minha graduação e, com o passar dos anos, tive a certeza de que tinha feito a escolha certa e que poderia como educadora proporcionar para algumas crianças uma realidade diferente, oferecendo, além do aprendizado, carinho, amor e acolhimento.
Os planos são muitos, e continuar escrevendo é um deles. Estar inserida no mundo dos escritores me deixou muito feliz. O livro A Formiguinha Fifi foi muito bem-recebido, tanto pelas crianças quanto pelos professores, e o retorno que vem para mim é muito positivo e isso me incentiva a continuar. Estou com um novo livro já a caminho, e logo teremos novidades.







































