2 minute read

5 ESCRITORES BRASILEIROS CONTEMPORÂNEOS PARA LER em2023

Ahistória da literatura brasileira carrega grandes nomes de autores e clássicos que renderam reconhecimento internacional para as obras que orgulhosamente chamamos de nossas. Nomes como Machado de Assis, Monteiro Lobato, Carlos Drummond de Andrade, Clarice Lispector e tantos outros marcaram o contexto literário e tornaram-se referência em seus respectivos gêneros, fazendo de suas obras leituras indispensáveis. Clássicos como Dom Casmurro, A rosa do povo e as histórias do Sítio do Picapau Amarelo atravessam gerações e permanecem acesas no imaginário popular.

Mas, para além dos queridos clássicos, novos livros vão surgindo e conquistando o coração dos leitores mais críticos e exigentes. Nomes que surgem na atualidade e prometem grandes feitos no mercado literário, inclusive já com indicações a prêmios da área. Graças às redes sociais, característica potente da contemporaneidade, o reconhecimento e a divulgação das obras acontecem de forma mais rápida e viral. Temas relevantes para o contexto atual figuram nas histórias, incentivando e desper- tando reflexões profundas e essenciais para a realidade.

Advertisement

Entre tantos nomes de destaque no cenário atual, com obras premiadas e até mesmo que inspiraram produções cinematográficas, nós separamos cinco indicações de escritores e escritoras nacionais que você precisa conhecer. Confira quem são e quais livros estão ganhando notabilidade!

RAPHAEL MONTES : escritor e roteirista carioca, autor dos romances Suicidas (2017), Dias perfeitos (2014), O vilarejo (2015), Jantar secreto (2016) e Uma mulher no escuro (2019), vencedor do Prêmio Jabuti 2020. Suas obras já foram traduzidas em mais de vinte e cinco países e têm os direitos de adaptação vendidos para o teatro e para o cinema. Das produções cinematográficas mais conhecidas, destacam-se os filmes A menina que matou os pais e O menino que matou meus pais, ambos lançados em 2021. Raphael também é escritor, roteirista-chefe e produtor-executivo de Bom dia, Verônica (2020), uma série de sucesso da plataforma Netflix que já conquistou diversos prêmios.

ALINE BEI: autora paulista formada em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e em Artes Cênicas pelo teatro-escola Célia Helena. Seu romance de estreia, O peso do pássaro morto (2017), foi vencedor do prêmio São Paulo de Literatura e do prêmio Toca, além de finalista do Prêmio Rio de Literatura. Dona de um estilo literário único, Aline retornou à cena literária em 2021 com o romance Pequena coreografia do adeus (2021), com a prosa poética que conquistou milhares de leitores.

DANIELA ARBEX: autora do premiado livro-reportagem e best-seller instantâneo, Holocausto brasileiro , também adaptado para documentário pela HBO. Em 2015, Daniela lançou Cova 312, vencedor do Prêmio Jabuti na categoria livro-reportagem (2016). Escreveu também Todo dia a mesma noite, em 2018, que narra a história não contada da boate Kiss. Em 2020, publicou Os dois mundos de Isabel, sua primeira biografia, no mesmo ano em que foi eleita a melhor repórter investigativa do Brasil pelo Troféu Mulher IMPRENSA.

GUILHERME FIUZA : autor das obras Fake Brazil (2020), Bussunda (2010), O Império do Oprimido (2016), 3.000 dias no bunker (2006), Meu nome não é Johnny (adaptado para o cinema), Eu e ela (para o teatro), O Brado Retumbante (para a TV, com Euclydes Marinho, Denise Bandeira e Nelson Motta), entre outras. Guilherme também é compositor, assinou músicas como Bossa Diluviana, O Som é o Sol (com Liah Soares) e atua como jornalista. Em 2022, lançou o livro Passaporte 2030: o sequestro silencioso da liberdade, livro que já figura na lista dos mais vendidos do ano.

CLARA ALVES: é escritora e editora freelancer. O seu primeiro romance LGBTQIAP+, Conectadas (2019), marcou presença na lista dos mais vendidos da Veja e do PublishNews, e recebeu o selo Cátedra Unesco de Leitura da PUC-Rio. Clara também publicou seus contos nas antologias De repente adolescente (2021) e Sobre amor e estrelas (e a cabeça nas nuvens), lançado em 2022, além de outras histórias independentes. Neste mesmo ano a autora lançou Romance real, um livro de conto de fadas moderno sobre perdas e segundas chances.

This article is from: