
4 minute read
O gênero literário que marcou o ano de 2022
Estilo vem se reinventando e incorporando elementos complexos às narrativas que conquistam cada vez mais leitores
Todo leitor assíduo entra em um dilema quando o assunto é escolher a sua próxima leitura. Com tantos gêneros e estilos narrativos, e com a diversidade de tramas propostas pelas obras, sejam elas novas ou clássicas, a missão de decidir qual será o próximo destino literário nem sempre é uma tarefa fácil. Mas as preferências subjetivas acabam levando em conta principalmente as expectativas em relação ao que cada um está buscando no momento da escolha. Além disso, existe um fator que influencia direta ou indiretamente essa decisão, e que desperta o interesse até mesmo dos leitores mais convictos de suas predileções: a atenção mundial para uma obra ou autor que está em evidência.
Advertisement
Esse foi o diferencial do romance em 2022, o gênero literário mais procurado do ano, e que garantiu lugar a algumas obras no topo da lista dos livros mais vendidos mundialmente. Mas o romance não é apenas uma história de amor contada no decorrer das páginas. O gênero tem como características principais o detalhamento e encadeamento de ações, a descrição complexa de personagens e relações e a narrativa que prende o leitor desde o primeiro momento. As histórias apresentam os conflitos, as disputas morais, os desafios e todos os sentimentos despertados ao desenrolar da trama.
A versão moderna do romance nasceu com Miguel de Cervantes, na clássica obra Dom Quixote. Com o passar do tempo, o gênero foi se reinventando e se desdobrou em diferentes subgêneros, como o romance policial, distópico, histórico, psicológico e o young adult, por exemplo. E foi exatamente um desses estilos que conquistou leitores no mundo inteiro e fez os livros de Colleen Hoover, autora best-seller, tornarem-se sucesso imediato.
ROMANCE PSICOLÓGICO, O NOVO QUERIDINHO DOS LEITORES
Uma narrativa que aborda as emoções em suas extremidades e trabalha profundamente com as razões íntimas das ações e escolhas humanas — assim são as histórias escritas pela ótica do romance psicológico. O gênero explora o comportamento humano e as memórias e pensamentos mais íntimos e complexos de seus personagens.
Essas são particularidades que encontramos nas obras de Colleen Hoover, a escritora norte-americana de livros de romance e ficção voltados ao público jovem adulto. CoHo, como é carinhosamente chamada por seus fãs, traz histórias com temas fortes, muitas vezes baseadas em fatos reais. Antes de se tornar escritora, Colleen atuou como Assistente Social, uma oportunidade que a fez entrar em contato com diversas realidades, as quais inspiraram muitas de suas histórias. O gosto pela escrita a acompanha desde a infância, mas sua entrada no universo literário ocorreu apenas em 2012. Com o incentivo de sua avó, a autora autopublicou o livro Slammed ( Métrica , no Brasil), um romance sobre uma jovem de 18 anos que lida com a morte do pai.
Com mais de vinte obras literárias publicadas, a escritora já é uma das mais amadas nas redes sociais, especialmente no TikTok, onde suas obras viralizam entre os usuários. Os livros direcionados especialmente para um público jovem adulto apresentam tramas que envolvem romance, ficção e sexualidade, que fisgam os leitores com um debate importante e inspirador sobre temas que fazem parte do cotidiano de muitas pessoas, como a violência doméstica, os conflitos de identidade e o abuso psicológico. A PublishNews, maior portal literário do Brasil, afirma com convicção: “Colleen Hoover é a maior estrela da ficção neste ano de 2022, e provavelmente manterá sua posição por algum tempo.”

A OUSADIA DA AUTORA MAIS VENDIDA DO ANO
Umdos sucessos mais recentes da escritora, o livro É assim que acaba , publicado em 2016, foi baseado na relação abusiva de seus pais durante sua infância. Na obra, a protagonista passa por um relacionamento difícil marcado pela violência doméstica. Entre as maiores qualidades da autora, está a coragem para abordar temas considerados tabus, como a sexualidade, a gravidez na adolescência, o abuso infantil, a traição e a própria violência doméstica.
Além disso, quem lê qualquer livro de Colleen Hoover jamais se esquecerá de seus personagens fortes e carismáticos. A autora tem o dom de descrever e criar pessoas únicas, explorando a diversidade, a complexidade e a subjetividade de cada um. CoHo apresenta aos leitores lições para uma vida toda, mostrando que, com acertos e erros, somos todos humanos, e ninguém consegue ser totalmente perfeito nas suas escolhas e decisões.

Para fechar o ano com chave de ouro, Colleen lançou É assim que começa, livro que retoma a história logo após o epílogo de É assim que acaba, revelando mais sobre o passado e a jornada de Lily e Atlas, personagens principais das obras, com uma trama emocionante e cheia de reviravoltas. No Brasil, as obras da autora foram publicadas pela Galera Record. De acordo com o site da PublishNews, a editora declarou que o lançamento terá uma tiragem inicial de 150 mil livros, uma das maiores no Brasil em 2022: “Os impactos nas vendas do setor podem ser consideráveis”, destacam.
É assim que começa promete ultrapassar a marca de mais de 80 mil exemplares de seu antecessor e ser o livro mais vendido de 2022. Até o momento, essa aposta está se confirmando.
Livros De Romance Mais Vendidos De 2022
Além dos best-sellers de CoHo — Uma segunda chance, Todas as suas imperfeições, Verity, As mil partes do meu coração, além dos já citados É assim que acaba e É assim que começa —, a lista dos livros mais vendidos do Brasil conta com mais títulos de romance que caíram no gosto dos leitores, como A hipótese do amor, de Ali Hazelwood, A biblioteca da meia-noite , de Matt Haig, Os sete maridos de Evelyn Hugo, de Taylor Jenkins Reid, e Torto arado, de Itamar Vieira Junior.