2 minute read

vitrola no encontro o livro que nos une

Discuss Es E Pautas Recentes Do Mercado Livreiro

por Tayná Werlang

Advertisement

Durante os dias 26, 27 e 28 de outubro de 2022, em Campinas, SP, foi realizado o evento O livro que nos une: Encontro de Editores, Livreiros, Distribuidores e Gráficos, no Royal Palm Plaza Resort. No encontro, organizado pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), foram realizadas palestras, imersões em conteúdos relacionados ao mercado livreiro, gráfico e editorial, além de diversos debates sobre temas atuais e altamente relevantes para esses mercados e indústrias. A programação teve a coordenação do jornalista Leonardo Neto.

O encontro reuniu nomes de grande importância para a indústria dos livros e representantes de grupos editoriais, jornalistas, associações e sindicatos como Abigraf, SNEL, Abrelivros, ANL, LIBRE, ABEU, ABDL e SINDIGRAF. Além disso, também estiveram presentes influenciadores literários, conhecidos como BookTokers, que falam sobre livros e fazem resenhas e debates em seus perfis na rede social.

A Vitrola Editora e Distribuidora esteve presente no evento, presti- giando as palestras, debates e discussões. Um dos principais destaques da presença da Vitrola foi o networking feito durante o encontro, isto é, as novas conexões criadas entre os empresários do ramo e a possibilidade de debater o futuro do mercado livreiro, que é do interesse de todos os envolvidos. O Diretor da Vitrola, Ramir Severiano, e o Gerente de Compras, Severino Piovesan, tiveram a oportunidade de dialogar e de se conectar com membros de editoras e demais empresas do segmento.

As principais pautas abordadas no Encontro O livro que nos une foram a Lei Cortez, questões políticas, a situação das livrarias físicas, principalmente as menores e independentes, que enfrentam mais dificuldades, a necessidade da união vital entre gráficas e editoras e a importância de estar em dia com as tecnologias mais recentes no mercado, como a experiência do metaverso e o TikTok — plataforma de vídeos curtos que tem influenciado cada vez mais a leitura entre os jovens e o interesse no universo literário. O TikTok apresenta um enorme potencial de influência, fazendo com que títulos viralizem rapidamente a partir de indicações de personalidades da rede social que acumulam milhares de seguidores.

Também foram discutidos diversos pontos de grande interesse do setor livreiro, como o ecossistema do livro, sua cadeia de produção e o futuro da distribuição de livros. Indo mais além, o evento também teve encontros que trouxeram temas como o uso de materiais digitais no ambiente de ensino, tanto em escolas públicas quanto privadas, as semelhanças entre o mercado do livro e do vinho, que vêm passando por transformações nos últimos anos, e a forte relação entre a responsabilidade socioambiental e a reputação e credibilidade das empresas do setor livreiro e gráfico.

Por fim, os membros, diretores e editores debateram sobre descontos, a venda feita pelas editoras diretamente de forma on-line, as feiras do livro e a organização da cadeia de produção do livro, novamente destacando a importância da união e do bom relacionamento entre os profissionais e empresas do mercado livreiro.

Conheça alguns dos nomes em destaque na literatura nacional que estão conquistando cada vez mais leitores

por Suzanne Borela

This article is from: